Compartilhar Tweet 1



As obras do Programa Mais Asfalto, do Governo Estadual, tiveram iniciou em Bacabal nesta quarta feira (4). O secretário estadual de Infraestrutura, Cleyton Nolêto, veio acompanhado do deputado Carlinhos Florêncio para a solenidade de lançamento e inicio das obras que começaram pela a Estrada da Bela Vista.

Para o deputado Carlinhos Florêncio, este momento tem um grande significado, pois se realiza uma de suas cobranças junto ao Governo do Estado, que vem na hora certa para beneficiar a população. O Secretário Cleyton Nolêto falou da alegria de poder vim a Bacabal cumprir um compromisso assumido pelo governador Flavio Dino e da importância do Programa Mais Asfalto para as cidades beneficiadas como é o caso de Bacabal e muitas outras em todo o Estado.


Fonte: Sérgio Matias

Compartilhar Tweet 1



A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão aprovou na sessão desta quarta-feira (21) a Proposta de Emenda Constitucional nº002/2015, de autoria do deputado Carlinhos Florêncio (PHS), que visa instituir o Fundo Estadual da Pessoa com Deficiência, no Estado do Maranhão. Agora, a proposta segue para sanção governamental.O Fundo - que poderá equipar os conselhos - também poderá financiar os projetos de diversas instituições, a exemplos da APAE; Associação dos Deficientes de Bacabal; ASMA; ASDEVIMA; Associação Pestalozzi de São Luís; Associação de Pessoas com Deficiência de São José de Ribamar; Associação dos Amigos Autistas do Maranhão e Associação de Pessoas com Deficiência de Caxias.


Fonte: sérgio matias

Compartilhar Tweet 1



O Deputado Roberto Costa (PMDB) subiu novamente à tribuna na manhã desta quarta-feira (7) para cobrar mais segurança pública à cidade de Bacabal. No discurso, o parlamentar também apontou soluções para o problema do crescente número de assaltos na cidade.Acatando às reivindicações da população, Roberto Costa havia solicitado ao secretário imediato aumento do efetivo, bem como das viaturas e motos e a retomada das obras do Batalhão e da Delegacia Regional que estão paralisadas.

“O secretário Jeferson Portela se comprometeu, na medida do possível, em atender as demandas que fortalecerão toda a estrutura de segurança da região do Médio Mearim para que enfim a população volte a ter tranquilidade", concluiu Costa.


Fonte: sérgio matias

Compartilhar Tweet 1



O deputado Roberto Costa (PMDB) participou no último dia 6 de setembro da I Virada PJoteira de Bacabal que tem como objetivo mostrar aos jovens suas próprias limitações e fragilidades.

Cerca de 100 jovens passaram à noite em vigília na Paróquia de Santa Terezinha celebrando as sete palavras de Jesus na cruz e o que elas inspiram na vida pejoteira e na missão dos jovens envolvidos na causa do Senhor.

Para Costa a celebração reflete o sonho dos jovens em viver numa civilização de amor. "Onde as pessoas amam e perdoam, tem esperança, são companheiros e além de tudo deixam-se guiar pela vontade de Deus", justificou.


Fonte: Sérgio Matias

Compartilhar Tweet 1



A pedido da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Bacabal foi feita uma reunião, na manhã de terça-feira (8), com o advogado conciliador do Procon Bacabal, Ivan Machado Júnior, para discutir deficiência de cobertura, bloqueio de internet e qualidade do sinal de telefonia móvel. O presidente da Câmara, Manuel da Concórdia (PSB), explica que o objetivo foi discutir os problemas na prestação dos serviços de telefonia móvel e internet em Bacabal.

A comissão formada pelos vereadores Reginaldo do Posto (PPS), Rogério Santos (PPS) e Professor Maninho (PMDB), vai solicitar das operadoras dados atualizados quanto a número de clientes em Bacabal e principais reclamações recebidas.


Fonte: Sérgio Matias

Compartilhar Tweet 1



Esse ano a Prefeitura de Bacabal resolveu antecipar para o dia 6 de setembro o desfile cívico em comemoração a independência do Brasil. A alegação é que isso já acontece em outras cidades e que assim também evita-se expor ao sol causticante alunos e o público que todos os anos prestigia o evento.

De acordo com a Secretaria de Educação, 1.350 alunos de 43 escolas municipais desfilarão em um trecho da Rua Getúlio Vargas (Rua Grande) que será interditado.

O inicio está marcado para às 17h30 desse domingo (6).A decisão de mudar a data do desfile cívico organizado pelo município foi tomada de comum acordo com diretores, professores, alunos e pais de alunos. Pelo menos é o que a SEMED informa.


Fonte: sérgio matias
Visita à Assembleia Legislativ · 31/08/2015 - 08h37

Deputado Roberto Costa recebe alunos de Bacabal em visita à Assembleia


Compartilhar Tweet 1



Alunos do Centro de Ensino Médio (CEM) Elisa Monteiro, do município de Bacabal, visitaram as instalações da Assembleia Legislativa. Os 38 estudantes foram recepcionados pelo deputado Roberto Costa (PMDB), que os acompanhou e os apresentou a Casa.
Os alunos de Bacabal vieram a São Luís para uma aula de campo em Panaquatira, Região Metropolitana, e aproveitaram a ocasião para conhecer um pouco mais sobre o Parlamento Estadual. Durante a visita, os alunos do CEM Elisa Monteiro foram acompanhados pelo deputado Roberto Costa, que explicou todo o funcionamento do Legislativo, apresentando também aos alunos as dependências da Casa.


Fonte: al.ma.leg.br
Jovem Desaparecido · 30/08/2015 - 12h39

Jovem desaparecido em Bacabal há quatro dias


Compartilhar Tweet 1



Procura-se Jairo Nascimento Costa, desaparecido desde a ultima quinta-feira (27/08/2015) visto pela ultima vez às 19h na cidade de Bacabal. Vestia calça jeans e camisa rosa e andava em uma moto fan 2015 de cor preta (sem placa).

Quem souber informações entrar em contato com os familiares pelos fones:
(98) 99117-2969 ou (98) 98421-5174.


Compartilhar Tweet 1



O Projeto ‘Fazendo Educação’, desenvolvido pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAGRIMA), foi um dos destaques na programação da 10ª Agrofeira de Bacabal.
A equipe de Educação Sanitária da AGED, durante todo o dia desta quinta-feira (27), desenvolveu o projeto fazendo educação, através de teatro de fantoches e palestras abordando temas relacionados à febre aftosa, o uso correto e seguro dos agrotóxicos e a destinação correta das embalagens vazias dos produtos agroquímicos para 55 alunos do ensino fundamental I Adventista e para 81 alunos da unidade de ensino fundamental, Professor José Vieira Lins, com idades entre 8 e 12 anos.


Fonte: ma.gov.br/aged
Conselho tutelar de Bacabal · 25/08/2015 - 09h03

Relação dos Candidatos Inscritos para o CONSELHO TUTELAR de Bacabal


Compartilhar Tweet 1




Fonte: bacabal.ma.gov
Acidente de trânsito · 21/08/2015 - 08h47

Motociclista fica ferido em acidente no centro de Bacabal


Compartilhar Tweet 1



Acidente de trânsito ocorrido por volta das 21 horas desta quinta-feira (20), no cruzamento das ruas Magalhães de Almeida e Osvaldo Cruz, deixou um motociclista ferido, aparentemente com gravidade, após o mesmo perder o controle do veículo e cair ao tentar desviar de um ciclista.

O condutor da motocicleta foi identificado como Ricardo Silva, servidor público municipal. Ele foi encaminhado ao Socorrão e deveria ser transferido para uma unidade de saúde de outra cidade, porém, ao passar por uma bateria de exames essa possibilidade foi descartada, pelo menos por enquanto.

O ciclista sofreu apenas escoriações.


Fonte: sérgio matias

Compartilhar Tweet 1



A Marcha dos Vereadores, organizada anualmente pela UVB – União dos Vereadores do Brasil, em 2015 acontece de 18 a 21 de agosto, em Brasília.
O evento tem como tema 'Municipalidade e Pacto Federativo', e conta com a participação de 1400 vereadores de praticamente todos os municípios brasileiros, dentre os quais, Bacabal.


Uma comissão formada pelos vereadores Gleydson Santos, Reginaldo do Posto, Professor Maninho e Regilda Santos se fazem presente, haverá palestras e debates que abordam assuntos relacionados ao tema e se encerrará no Congresso, quando na oportunidade uma comissão da UVB, composta por vereadores de todos os estados, será recebida pelos parlamentares federais.


Fonte: sérgio matias

Compartilhar Tweet 1



Lançado em fevereiro de 2015, o programa CNH Jovem concede a estudantes de escolas públicas gratuidade nos custos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, desde os cursos de formação teórico-práticas até as taxas administrativas cobradas pelo Detran. A gratuidade vale para emissões da Permissão para Dirigir (PD) e de CNH nas categorias A, B e AB.

O Colégio Militar Tiradentes, de Bacabal, foi a escola campeã geral na modalidade Judô, faixa etária de 12 a 14 anos, dos Jogos Escolares Maranhenses (JEM'S 2015), categoria infantil, competição promovida pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEDEL). A escola bacabalense conquistou duas medalhas de ouro com Benedito Neto e Raimundo Neto, uma de prata com Josué Ferreira e outra de bronze cm Jordson Guilherme. Foi a segunda participação da escola nos jogos maranhenses.

As disputas aconteceram na última quinta-feira (13) no ginásio Paulo Leite, em São Luís. A competição individual feminina contou com 08 (oito) decisões, com três escolas conquistando duas medalhas de ouro: Colégio Militar Tiradentes, Dom Quixote e Marista de São Luís.


Fonte: Blog: SergioMatias

Compartilhar Tweet 1



Raimundo Nonato Lopes da Silva, 21 anos, acusado de praticar roubo de aparelhos celulares no bairro Cohab I e adjacências foi agarrado, por volta das 16h30 desta quarta-feira (12), pela população e, graças a intervenção de uma guarnição da Polícia Militar, o pior não aconteceu, já que o mesmo foi atingido por tapas, socos, chutes e até pauladas ao ser alcançado na rua São José, na Cohabinha.
Armado com uma faca ele havia acabado de tentar tomar de assalto o celular de uma senhora.


Com sangramento em algumas partes do corpo ele foi levado para o Pronto Socorro Municipal e posteriormente para a cadeia.
O acusado reside no bairro Coelho Dias e já tem passagem pela polícia pela mesma prática delituosa


Fonte: Blog: SergioMatias
CRUZ VERMELHA EM BACABAL · 12/08/2015 - 09h04

Cruz Vermelha do Brasil apresenta os números das ações em Bacabal


Compartilhar Tweet 1



Mais de 3 mil pessoas foram assistidas com palestras educativas sobre higiene bucal, prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, assessoria jurídica e ações de saúde .Foram distribuídos mais de 14 mil preservativos, 1000 escovas de dente, 800 cremes dentais e aplicação de flúor amilhares de crianças.
Foram realizados 640 procedimentos entre aferição da pressão arterial e teste de glicemia. Mais de 100 peças de roupas foram doadas para famílias de baixa renda,500 idosos e mais de 100 crianças foram vacinados e 50 consultas psicológicas foram registradas.Além do trabalho preventivo, os voluntários encaminharão um relatório sobre as necessidades urgentes de cada povoado para o prefeito de Bacabal


Fonte: bacabal.ma.gov

Compartilhar Tweet 1



O 15º Batalhão de Policia Militar de Bacabal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou, no sábado (15), na sede da Igreja Assembleia de Deus, a cerimônia de formatura de 440 alunos que integram o Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência nas escolas do município. O projeto tem como objetivo transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter os adolescentes e jovens longe das drogas.

Estiveram presente o tenente-coronel Egídio, comandante do 15º BPM de Bacabal; o vereador Rogério Santos, representando o prefeito municipal de Bacabal; Carlos Alberto Fernandes Gusmão, secretário de educação de Bacabal; Hilderlan Santos, diretor do Departamento Municipal de Trânsito; Joab Araújo, dirigente da Assembleia de Deus do Bairro Cohab I;


Compartilhar Tweet 1



Com intuito de desenvolver ações de prevenção, combate e repreensão ao tráfico de drogas, a 16º Delegacia Regional de Bacabal deflagrou uma operação, coordenada pelos delegados Carlos Alessandro e Luigi Conte, na noite da quinta-feira (6).

Na Vila São João, os policiais prenderam Alcenir Oliveira Sousa, 30 anos, em sua residência, quando o mesmo comercializava drogas. No interior do imóvel, foi apreendido 17 trouxinhas de cocaína, que seriam vendidas pelo valor de R$ 50,00 cada; e a quantia de R$ 150,00 reais em espécie.

No interior do Maranhão · 03/11/2014 - 18h22

PM prende assaltantes em Bacabal


Compartilhar Tweet 1



Policiais Militares do 15º Batalhão em Bacabal prenderam, na última sexta-feira (31), integrantes de uma quadrilha, acusados de cometer assalto em uma loja de tintas, naquele município. Foram presos Wlysses Paixão de Oliveira, Antônio Franck Lima da Silva e Mateus Pereira da Silva. Na ação foram apreendidos dois menores de 17 anos.

De acordo com as informações, durante o assalto, os acusados fizeram um arrastão, ameaçaram proprietários e clientes, levaram joias, dinheiro e objetos pessoais. Com o bando foi encontrado um revólver calibre 38, quatro munições, sendo duas intactas e duas deflagradas, objetos subtraídos no local e uma bicicleta azul que teria sido utilizada na ação.

No interior do Maranhão · 28/10/2014 - 16h37

Traficante é preso em Bacabal


Compartilhar Tweet 1



Um trabalho investigativo realizado neste final de semana pela 16ª Delegacia Regional de Bacabal, sob a coordenação dos delegados Carlos Alessandro, Luigi Conte e Thiago Salgado, resultou na prisão de Fernando José da Silva, de 30 anos, suspeito de traficar drogas, na cidade de Bacabal.

Segundo informações policiais, Fernando José da Silva trabalhava como segurança em uma empresa do ramo alimentício e já estava sendo monitorado há cerca de dois meses, após uma série de denúncias contra ele.

Ainda de acordo com o delegado regional de Bacabal, Carlos Alessandro Assis, o segurança foi preso após ser pego vendendo um saco de trouxinhas de cocaína para um usuário de drogas.

No interior do Maranhão · 23/09/2014 - 07h32

Homicida é preso em Bacabal


Compartilhar Tweet 1



Por meio de uma ação conjunta da 16ª delegacia regional e 15º BPM, de Bacabal, foi preso, no fim de semana, Antônio Ferreira do Nascimento. Dele é suspeito de cometer um homicídio, no povoado Duas Irmãs, há 40 quilômetros de distância do município de Vitorino Freire.

Segundo o delegado regional de Bacabal, Carlos Alessandro Assis, no último sábado (20), por volta da meia noite, no Povoado Duas Irmã, Antônio estava alcoolizado quando iniciou uma discussão com um adolescente de 16 anos. Na ocasião, o indivíduo pegou uma foice e desferiu vários golpes na região da cabeça da vítima.

Prisão de traficante · 03/09/2014 - 14h45

Policia Militar prende traficante em Bacabal


Compartilhar Tweet 1



Uma ação realizada por policiais militares do 15º Batalhão da Polícia Militar de Bacabal culminou, na segunda-feira (1º), na prisão de Francisco Veridiano da Silva, conhecido como “Chico Barbosa” de 35 anos, no povoado Centro dos Paulinos, na cidade de Bacabal.

Com Francisco foram encontrados 150g de substância semelhante a maconha, R$ 1.400 reais em espécie , duas espingardas calibre 36 com dez cartuchos sendo quatro deflagradas e uma motocicleta da marca Honda Titan, de cor preta e placa DTL 1440.
Segundo informações policiais, o acusado já vinha sendo monitorando, após denuncias de tráfico de drogas na localidade. Ele foi encaminhado à Delegacia Regional de Bacabal e autuado em flagrante por tráfico de drogas.

No interior do Maranhão · 22/07/2014 - 22h38

Policia Militar prende hackers em Bacabal


Compartilhar Tweet 1



O Serviço de Inteligência do 15º BPM, de Bacabal, realizou, na última segunda-feira (21), a prisão de John Cleiton Maia Sousa, 22 anos, Maria Edite Machado Aguiar, 40 anos, e Cleide Soares dos Santos, 40 anos, suspeitos de falsificação de documento público e corrupção, na cidade de Bacabal.

Segundo o comandante do 15º BPM, tenente-coronel Egídio Soares, John é apontado pela polícia como o principal hacker do Maranhão. O indivíduo possui inúmeros móveis e imóveis em nome de laranjas, como apartamentos, pousadas, fazendas e veículos. Ainda de acordo com a PM, John e sua mãe são responsáveis por uma empresa de recargas para aparelhos celulares, em Bacabal. Além desta função, o estabelecimento oferece empréstimos a aposentados e pensionistas.


Compartilhar Tweet 1



O juiz titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Bacabal, Marcelo Silva Moreira, procedeu à entrega, nessa quarta-feira (11), dos alvarás judiciais às entidades selecionadas para receber recursos do Judiciário arrecadados na unidade. A entrega do alvará se deu na sala de audiências do Juizado.

Conforme o juiz, o total de recursos arrecadados de julho de 2013 a fevereiro de 2014 - R$ 17.770,91(dezessete mil, setecentos e setenta reais e noventa e um centavos) - foi dividido igualmente entre as três entidades selecionadas: Associação de Cidadãos e Cidadãs Solidários – VAMOS; Associação da Caridade Social Maranhão Piauí – Projeto Social Beata Madre Rosa e Fundação Educativa Nova Aliança.


Compartilhar Tweet 1



Em mais uma ação de combate ao tráfico de drogas na cidade de Bacabal, militares da Força Tática, subordinados ao 15º BPM, com apoio de investigadores da 16ª delegacia Regional estouraram mais uma boca de fumo. Durante a ação, na quinta feira (8), uma mulher suspeita de envolvimento com a prática criminosa foi detida. Carliane Silva Ferreira, 18 anos, recebeu voz de prisão no interior de sua residência localizada na Travessa Armando Filho, no bairro Trizidela, que segundo as investigações, era utilizada como ponto de venda de drogas.

No momento da abordagem policial, a suspeita ainda tentou se desfazer dos entorpecentes, mas foi detida em flagrante. Com ela, os policiais apreenderam 18 trouxinhas de crack prontas para a comercialização e a quantia de R$ 300 em espécie.