Conduziram líquido com cachaça · 27/10/2018 - 00h11 | Última atualização em 27/10/2018 - 00h41

Dois jovem ingerem veneno e morrem a caminho do hospital em Arraial


Compartilhar Tweet 1



Dois jovens de aproximadamente 20 anos morream na comunidade Campinas, zona rural de Arraial, após ingerirem veneno matatudo, na manhã desta sexta-feira (26/10).

Os dois, identificados como José Gomes e Alisson Passos da Silva Borges, participavam da coberta de uma casa de palha na comunidade, trabalho que sempre é feito em mutirão. Um hábito em atividades do gênero é ingerir bebida alcoólica durante o trabalho, o que foi a causa de grande tristeza para os familiares dos jovens.

“Eles pegaram um vidro pequeno de pitchula e teriam dividido ao meio o líquido e beberam pensando que era cachaça, mas era veneno”, disse uma fonte ao Somos Notícia.

Os jovens foram socorridos e levados ao hospital, mas não resistiram e vieram a óbito no caminho.

    Fotos: Reprodução

 


Fonte: Somos Todos Notícia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dois jovens morreram na cidade de Arraial nesta sexta-feira (26/10) após confundirem veneno com cachaça.Os dois tinham aproximadamente 20 anos e o caso chocou a população do município. 

José Gomes e Wallisson, participavam da coberta de uma casa de palha na comunidade, trabalho que sempre é feito em mutirão. Um hábito em atividades do gênero é ingerir bebida alcoólica durante o trabalho, o que foi a causa de grande tristeza para os familiares dos jovens.

 

 


Fonte: Somos Notícia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 2.216 votos e 79,77% dos votos válidos.

Para o Senado, Ciro Nogueira obteve 2.137 votos e 41,98% dos votos válidos. Marcelo Castro teve 1.449 votos e 28,47% dos votos válidos.

O candidato a deputado federal mais votado no município foi Flávio Nogueira com 878 votos e 29,45% dos votos válidos.

O candidato a deputado estadual mais votado no município foi Georgiano com 662 votos e 21,92% dos votos válidos.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Reavivar a fé cristã. Reviver memórias. Inspirados pela busca do autoconhecimento, piauienses de Aroazes e Valença realizaram a Cavalgada da Missão neste 29 de setembro de 2018.

A cavalgada reúne uma série de eventos que tem objetivo maior conhecer e divulgar como se deu a formação de nossa sociedade nos anos de 1600 e 1700. A partir deste período, a presença dos bandeirantes, os conflitos com os índios, a chegada dos jesuítas, a formação das fazendas de gado, a vinda dos africanos escravizados para a mão-de-obra, certamente promoveram a transformação da região criando um palco de acontecimentos sociais que, apesar de tão marcantes, foram se apagando com o tempo e que precisam ser resgatados.

Com o envolvimento da população, a Cavalgada da Missão ganha sua importância no calendário turístico do Piauí. É uma festa religiosa que ajuda a colorir a cidade de Aroazes em um clima de confraternização.

Confira toda a matéria aqui

 

 


Fonte: Notícias 180
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Capitaneado pelo desembargador federal Dr. Carlos Brandão, os piauienses estão “escavando” o passado histórico do Piauí de 300 anos atrás. Portugueses se embrenhando nas profundezas dos sertões nordestinos se depararam com os “índios”.

O enfrentamento foi brutal por décadas até que, por volta de 1729, o Padre Gabriel Malagrida, numa missão jesuítica, aldeou os índios Aroazes às margens do Rio Sambito, promovendo um período de pacificação, podendo assim, dar-se o início da instalação as primeiras fazendas de gado que viriam a transformar o Piauhy no maior produtor de carne bovina do Brasil Colônia, segundo informações do desembargador José de Ribamar Oliveira, um dos apoiadores do movimento.

Os jesuítas ergueram na região vários templos sendo que, de um deles, ainda existe uma pedra que está no centro do hoje município de Aroazes.

Conheça mais da história clicando aqui

 

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Pelo segundo ano seguido, será realizada a Cavalgada da Missão em Aroazes. O evento acontecerá neste sábado (29/09), com aclamação de Nossa Senhora, a representação do Auto da Imaculada, a Virgília das Luzes, com percurso feitos em hinos e hosanas até o largo da Matriz, onde ocorre o encontro entre Nossa Senhora e sua mãe Santa Anna, sob inspiração do Divino Espirito Santo.

A cavalgada é, ao mesmo tempo, uma jornada religiosa e a rememoração dos eventos históricos que ocorreram no período do Brasil Colônia. 

Segundo o desembargador Carlos Brandão, um dos entusiastas da Cavalgada, trata-se de "uma espécie de levante do sertão brasileiro, e de resgate das nossas tradições. A região dos Aroazes (região valenciana) guarda como um sacrário do patrimônio imaterial brasileiro, tradições militares e espirituais do catolicismo dos séculos XVII-XVII. Estamos revivendo nossa história. Daí, a grande importância da Cavalgada".

Clique e veja mais

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Cavalgada da Missão será realizada pelo município de Aroazes, nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Toda a população de Francinópolis e cidades do entorno estão convidadas para o momento.

O evento celebra a formação de um dos primeiros aldeamentos do Piauí, marcada pela presença do bandeirante Domingos Jorge Velho, por volta da segunda metade dos anos 1600, na ocupação dos vastos sertões nordestinos.

O evento traz a marca da religiosidade do povo piauiense. É um resgate da transformação do aldeamento, em 1725, em um Missão Jesuítica, por obra do Padre Gabriel Malagrida, quando os religiosos instalaram-se no lugar com a finalidade de catequizar os habitantes da região.Resistem ao tempo muitos vestígios dessa história adormecida. Uma pedra do templo construído pelos jesuítas está no centro da cidade. Mas, o que se há de mais valioso é a imagem de Nossa Senhora da Conceição, esculpida e conservada.

Clique aqui e confira a programação

 

 

Comentar
Atrás de 4 municípios · 09/06/2017 - 17h23 | Última atualização em 09/06/2017 - 17h39

Município de Arraial registrou 171,3 incidências de Chikungunya


Compartilhar Tweet 1



O Piauí registrou em relação à chikungunya, foram 951 casos notificados, em 47 municípios, registrando queda de 31,7% em relação ao mesmo período de 2016, sem registro de óbitos.

No entanto, se compararmos os números da 22ª semana epidemiológica (de 01 a 07 de junho) com os da 21ª semana (de 25 a 31 de maio), houve aumento de 40,8% dos casos da doença. Na semana 21 foram 675 novos casos prováveis notificados, já na semana 22 o registro foi de 951 ocorrências, 276 a mais.

As maiores incidências de chikungunya por 100 mil habitantes foram registradas nas cidades de Várzea Branca (388,6), Bom Jesus (193,2), Floriano (176,9), Oeiras (176,2) e Arraial (171,3).

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações da CCOM
Prazo até dia 31 de maio · 24/05/2017 - 03h00

TCE diz que IEGM causa bloqueio de contas nos municípios


Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)

Mais asfaltos e calçamentos · 11/03/2017 - 09h22 | Última atualização em 11/03/2017 - 09h55

Numas Porto solicita melhorias para Arraial em reunião com Wellington Dias


Compartilhar Tweet 1



Na última sexta-feira, o prefeito do município de Arraial, Numas Porto, esteve em reunião com o governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, junto do deputado federal Flávio Negueira, do deputado estadual e secretário de Turismo do Estado, Flávio Nogueira Júnior, no palácio de Karnak.

Em pauta foram discutidos a construção de mais asfaltos e calçamentos para o município bem como a reforma do Parque de Vaquejada do município.

Também estavam presentes os procuradores do município, Neyran Porto e Neyrisdenis Porto, além dos vereadores Alberto Rocha. Édio e Rosimeyre.

Fotos: Isabel Ribeiro / 180graus

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense de Municípios (APPM), através da Escola de Municípios do Piauí, Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e a Controladoria Geral do Estado (CGE) realizam nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, o primeiro Seminário de Gestão de 2017.

No primeiro dia, foram abordados temas como Sistema Integrado de Controle Interno, Visão Constitucional do Controle Interno, Visão das Entidades Internacionais (COSO e IIA), Atividades de Controle Interno na Gestão Pública e Oficina de Análise de despesa baseada em riscos.

(Redação Teresina)

No Rio Poty · 09/02/2017 - 14h26 | Última atualização em 09/02/2017 - 14h32

Naiany Porto marca presença na abertura do seminário dos secretários de saúde do PI


Compartilhar Tweet 1



A secretária de Saúde do município de Arraial, Naiany Porto, está em Teresina, onde participa do Seminário de Acolhimento aos Secretários Municipais de Saúde.

O evento teve início nesta quarta-feira (8) e segue nesta quinta-feira (09/02) realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS), Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Na ocasião, os novos gestores de saúde dos municípios piauienses estão tendo a oportunidade de entender o funcionamento dos principais programas e sistemas estaduais e federais da área.


Compartilhar Tweet 1



A secretária de Saúde do município de Arraial, Naiany Porto, está em Teresina, onde participa do Seminário de Acolhimento aos Secretários Municipais de Saúde.

O evento teve início nesta quarta-feira (8) e segue nesta quinta-feira (09/02) realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS), Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Na ocasião, os novos gestores de saúde dos municípios piauienses estão tendo a oportunidade de entender o funcionamento dos principais programas e sistemas estaduais e federais da área.

Gestores das principais cidade · 06/02/2017 - 17h32

Numas Porto participa de evento na APPM e encontra amigos prefeitos do PI


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o CGU realizou na manhã desta segunda-feira (06/02), o Encontro Município Transparente. O prefeito do município de Arrail, Numas Porto, esteve no evento que é regionalizado, nos 26 Estados do país, que reúne prefeitos para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública.

Os prefeitos receberam um pen-drive que contém orientações da CGU.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta quinta-feira (02/02) o prefeito do município de Arraial, Numas Porto, participa da primeira reunião de 2017 da Associação dos Municípios da Micro-Região do Médio Parnaíba (Ampar) no ano de 2017.

A reunião tem o intuito de integrar as prefeituras associadas da Ampar onde os prefeitos possam se integrar e ter uma troca de informações. Na reunião também está sendo discutida sobre a nova construção da sede da Ampar, bem como a marcha dos prefeitos que é organizada pela CNM. Será colocado em pauta também a contratação de uma assistente em Brasília e também um campeonato de futebol entre as prefeituras associadas a Ampar.

Leucilio Sales e Isabel Ribeiro - direto da APPM

Capacitando os profissionais · 30/01/2017 - 15h40 | Última atualização em 30/01/2017 - 15h43

Auxiliadora Santos participa de evento de boas vinda na sede da APPM


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta segunda-feira (30/01), a secretária de educação da cidade de Arraial, Auxiliadora Santos, participou do seminário de Boas Vindas aos Novos DME e secretários de Educação dos municipios na Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento acontece no Auditório da APPM e tem como proposta qualificar os gestores e técnicos municipais.

A palestra iniciou com a apresentação do plano municipal de Educação com o palestrante Rede PME. Logo após, foi departido sobre o uso pedagógico das avaliações externas: IDEB (Provas Brasil; ANA - Avaliação Nacional da Alfabetização) com a palestrante Rosangela Maria de Sá, avaliadora técnica.

Equipe de municípios - direto do local


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União realizará no Piauí, no dia 6 de fevereiro, o Encontro Município Transparente. Eventos regionalizados, nos 26 Estados do país, vão reunir prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área, e deve reunir prefeitos e técnicos. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Adm Pública.
(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da APPM
Selo Unicef · 19/12/2016 - 16h57 | Última atualização em 19/12/2016 - 17h16

A cidade de Arraial recebeu o Selo Unicef


Compartilhar Tweet 1



O município de Arraial recebeu na manhã desta segunda-feira (19/12), o Selo Unicef.
A solenidade de entrega aconteceu, às 9h, no Auditório da Justiça Federal. Arraial é um dos 40 municípios, dos 240 do Piauí premiado. A premiação é para os que desenvolveram trabalhos eficientes durante a gestão municipal nas áreas em defesa da criança e do adolescente.

(Redação Teresina)

Novos Gestores · 01/12/2016 - 10h34

Prefeito se fez presente em seminario na APPM


Compartilhar Tweet 1



Aconteceu na última terça-feira (29/11), o segundo dia do seminário de Novos Gestores:
Municipalismo de Resultados, na sede da APPM, com algumas palestras sobre o evento.
O prefeito eleito, esteve presente no evento, junto com outras autoridades.

Realizado por APPM e Escola dos Municípios do Piauí, o evento tem o patrocínio master da Caixa Econômica Federal e Governo Federal; patrocínio do Sebrae e OAB;
e apoio do TCE, EGC, ODS, UESPI, Governo do Piauí e Alepi.

Equipe de municípios - Direto da APPM


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Araial, Numas Porto, está participando da abertura do Seminário de Gestão 2017-2020: Municipalismo de Resultados, na sede da APPM, nesta segunda-feira (28/11). Estão presentes o governador Wellington Dias e vários deputados e autoridades estaduais.

O encontro segue até dia 30. Realizado pela APPM e Escola dos Municípios do Piauí, o evento tem o patrocínio master da Caixa Econômica Federal e Governo Federal; patrocínio do Sebrae e OAB; e apoio do TCE, EGC, ODS, UESPI, Governo do Piauí e Alepi.

Equipe de Municípios - Direto da APPM
Isabel Ribeiro, Maycon Carlos, Leucilio Sales e Altivo Neto - Direto do evento da APPM


Compartilhar Tweet 1



O prefeito reeleito de Arraial, Numas Porto, esteve em Brasília participando do Seminário Novos Gestores: Região Nordeste, organizado pela Confederação Nacional de Municípios – CNM. O evento começou dia 09 e encerrou dia 11 de novembro. Além de palestras, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, os prefeitos puderam manter contato com representantes dos ministérios e outros órgãos de interesse da gestão municipal. Assim como, puderam ter acesso há vários livros e informativos que podem lhe auxiliar no mandato.

Isabel Ribeiro e Lorenna Ribeiro – direto de Brasília

Derrotou o atual prefeito · 04/10/2016 - 09h50

Numas Porto é eleito em Arraial com 52,74% dos votos


Compartilhar Tweet 1



Numas Porto (PDT) foi eleito prefeito do município de Arraial com 52,74% dos votos contra 43,69% de Dedé Marinho e 3,56% do Sargento Welton (PP).

Eleições 2016 · 26/08/2016 - 08h48 | Última atualização em 26/08/2016 - 09h40

PSD, PDT e PP lançam registram candidatos para município de Arraial


Compartilhar Tweet 1



Até às 08h15, do dia 26 de agosto de 2016, no site do TSE, na página do DivulgaCandContas, Arraial conta com três candidatos a prefeito e 19 a vereador. Todos aguardando julgamento do TSE.

O atual prefeito Dedé Marinho (PSD) é candidato a reeleição. Rogério dos Correios (PV) concorre como seu vice pela coligação "Unidos para continuar o trabalho".

Numas Porto (PDT) também é candidato, com o odontólogo Dr. Borges (PR) como vice, pela coligação "Acredita Arraial".

Sargento Welton (PP) também é candidato, com o agricultor Assis do Capa (PPS) como vice, pela coligação "A Verdadeira Mudança para o Povo".

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do TSE-PI
Governador em Arraial · 30/05/2016 - 15h46 | Última atualização em 30/05/2016 - 17h49

Prefeito Dedé Marinho e governador inauguram obras em Arraial


Compartilhar Tweet 1



Na manhã de 27 de maio, o governador Wellington Dias foi recebido em Arraial pelo prefeito Dedé Marinho para realizar a inauguração e entrega da ponte que liga os bairros da sede ao bairro Cidade Nova e fica localizada sobre o rio Arraial; inauguração e entrega do Matadouro; e entrega da quadra poliesportiva no bairro Cidade Nova.

Estiveram presentes o prefeito de Francisco Ayres, Valkir Nunes; deputados federais Júlio César e Flávio Nogueira; deputados estaduais Georgiano Neto, Fábio Xavier, Flávio Nogueira Júnior; vereadores Selenia Santos, Jackson Fernandes, Welton Santos, Rosimeire Costa, Rogério dos Correios, Alberto Santos, Eron Marques, Dr. Borges e Tertuliano Pereira.

Luan Silva, Sollon Rodrigues e Dário Gomes – direto de Arraial

Apoio da Prefeitura Municipal · 07/04/2016 - 11h22 | Última atualização em 07/04/2016 - 11h30

Secretaria de Assistência Social adquire carro 0km para atender necessidades da população


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Assistência Social,em parceria com a Prefeitura Municipal de Arraial, adquiriu, no mês de fevereiro, com recursos próprios, uma Picape Strada modelo 2016 cabine dupla, para atender as necessidades da população urbana e rural do município. Conquista atribuída ao desejo do Gestor Dedé Marinho para que o município continue melhorando na qualidade do atendimento às famílias.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Assessoria