TRE acatou parecer · 17/03/2020 - 12h57 | Última atualização em 17/03/2020 - 19h35

Cassação de prefeito e vice por compra de voto e abuso de poder é mantida


Compartilhar Tweet 1



O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) no Acórdão nº 060036194 em consonância com o parecer do Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) negou provimento ao recurso do prefeito de Aroeira do Itaim (PI), Wesley Gonçalves de Deus e manteve a sentença que aplicou ao Prefeito e Vice-prefeito do Município de Aroeira do Itaim-PI, Edilson Teixeira, nos moldes do art. 41-A, da Lei 9.504/96, com pena de multa de 30 mil Ufir, para cada um (dez mil Ufir para cada voto comprado) e também a cassação dos respectivos diplomas da Prefeito e Vice-prefeito do Município de Aroeira do Itaim.

Prefeito Wesley Gonçalves de Deus e o vice Edilson Teixeira
Prefeito Wesley Gonçalves de Deus e o vice Edilson Teixeira    Gelimar Moura

 

A ação de investigação judicial eleitoral foi ajuizada pela Coligação “Unidos para o bem do povo” e após apresentação de Recurso Eleitoral pelos investigados, houve parecer da  Procuradoria Regional Eleitoral no Piauí, que manifestou-se pelo conhecimento e desprovimento do recurso.

Ainda cabe Embargos de Declaração e Recurso para o TSE. Confira a íntegra aqui

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fonte: MPF-PI
Comentar
Após cassação dos gestores · 04/03/2020 - 17h12 | Última atualização em 04/03/2020 - 17h31

Presidente da Câmara Municipal de Aroeiras do Itaim assume município temporariamente  


Compartilhar Tweet 1



Após o TRE-PI confirmar a cassação dos gestores de Aroeiras do Itaim, o presidente da Câmara Municipal, Francisco Borges de Macedo, mais conhecido como Chico Mundico (PTB), deve assumir em breve o comando da prefeitura. As informações são do Riachao Net.

Presidente da Câmara Municipal, Chico Mundico
Presidente da Câmara Municipal, Chico Mundico    Foto: Reprodução

 


Fonte: Riachao Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O juiz da 10ª zona eleitoral, Fabrício Paulo Cysne de Novaes, cassou, no dia 12 de abril de 2019, o mandato do prefeito Wesley de Deus e do vice-prefeito Edílson Teixeira por captação ilícita de sufrágio, a popular compra de votos, e de abuso de poder. As informações são do Riacho na Net.

Após a decisão do magistrado, as defesas do gestor municipal e do vice-prefeito ingressaram com um recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) que acabou confirmando a cassação nesta terça-feira (03/03).

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Riacho na Net
Comentar
Quatro votos a favor · 04/03/2020 - 16h15 | Última atualização em 04/03/2020 - 16h34

TRE-PI confirma cassação do mandato do prefeito de Aroeiras do Itaim


Compartilhar Tweet 1



Com quatro votos a favor e três contra, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) confirmou a cassação do mandato eletivo do prefeito de Aroeiras do Itaim, Wesley Gonçalves de Deus (PTB) e do vice Edilson Rodrigues Teixeira (PT). O julgamento de recurso interposto pelas defesas do prefeito e do vice foi realizado nesta terça-feira (03/03). As informações são do Riacho na Net.

    Foto: Reprodução

A  Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o prefeito Wesley Gonçalves de Deus e o vice Edílson Teixeira foi ajuizada pela coligação “Unidos para o bem do povo”, formada pelos partidos do PSB, MDB, PTC, PRTB, PTN e PPS, encabeçada pelo candidato a prefeito Zênio Neves Holanda (PTC).

 


Fonte: Riacho na Net
Comentar
CRIME · 19/06/2019 - 14h42 | Última atualização em 19/06/2019 - 15h36

Jovem é assassinado com vários tiros dentro de casa na zona rural de Aroeiras do Itaim


Compartilhar Tweet 1



Um jovem identificado como Marcos Paulo, mais conhecido como 'Júnior de Guinô', foi morto a tiros na tarde desta terça-feira (18/06), no povoado Chapada dos Mirôs, Zona Rural da cidade de Aroeiras do Itaim. As informações são do Riachão Net. 

Populares informaram que ele estava na frente de sua residência quando dois homens em uma motocicleta se aproximaram e efetuaram um disparo contra ele na região do peito.  

Júnior entrou correndo para o interior da casa, pedindo socorro à sua mãe e tentou fugir pelo muro. Porém, já sem forças por conta do disparo, ele não conseguiu abrir a porta e a dupla efetuou mais tiros, terminando a execução.   

Após o crime, a dupla fugiu em sentido ignorado. O caso começou a ser investigado e ninguém foi preso.

    Foto de divulgação

 


Fonte: Reprodução/ Riachão na Net
Comentar
Na localidade de Barro Branco · 25/04/2019 - 10h26

Tio de vereador é achado morto após ser esfaqueado em Aroeiras do Itaim


Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado como Antônio Barroso de Carvalho foi encontrado morto na noite desta quarta-feira (24/04) na localidade de Barro Branco, zona rural de Aroeiras do Itaim. As informações são do Grande Picos.

A vítima era tio do vereador do município de Aroeiras do Itaim, Edivá Barroso. De acordo com informações da polícia, a vítima apresentava um golpe de arma branca, que provavelmente tenha sido causado por uma faca ou facão.

As investigações apontam a morte como homicídio e a polícia já levantou o nome de um suspeito.

O corpo de Antônio Barroso de Carvalho foi periciado em Picos e em seguida liberado para a família. Uma equipe do Portal Grande Picos está na Central de Flagrantes colhendo mais informações sobre o caso.

 


Fonte: Grande Picos.
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dois homens armados assaltaram na noite dessa terça-feira (05/02), um mercadinho no povoado Chapada dos Mirôs, zona rural do município de Aroeiras do Itaim. Os criminosos levaram dinheiro e aparelhos celulares das vítimas. As informações são do Riachao Net.

Segundo informações dos moradores, a dupla chegou na localidade em uma motocicleta e se dirigiram ao mercadinho. Lá, eles compraram um refrigerante e saíram. Minutos depois retornaram ao estabelecimento comercial e anunciaram o assalto.  

Ainda de acordo com os moradores do povoado, durante o assalto as vítimas foram colocadas em um quarto. Os bandidos levaram uma quantia de R$ 4 mil e dois aparelhos celulares.  

Os moradores informaram ainda que ao saírem do mercadinho os criminosos se depararam com pessoas da localidade e fugiram a pé, deixando a motocicleta, que tinha restrição de roubo. Logo depois, a dupla roubou uma motocicleta de um morador e fugiram em direção a Picos.  

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em publicação no Diário Oficial do Estado do Piauí nesta quarta-feira (28/11) o governador Wellington Dias assinou decreto onde declara situação de emergência em 45 municípios, incluindo Aroeiras do Itaim, devido à seca. A validade é por 180 dias.

Segundo o decreto, foi considerado irregularidade na distribuição pluviométrica observada nos últimos anos no Estado, na maioria dos municípios, principalmente na região do Semiárido, destacando os que ficam nos Territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Guaribas e Vale dos Rios Piauí e Itaueira.

Segundo monitoramento realizado pelo Órgão da Agência Nacional de Águas (ANA), é demonstrado que parte do território do Estado ainda se encontra em seca, caracterizando o momento atual como em Situação de Seca Extrema.

No decreto consta que as chuvas ocorridas neste ano não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios d'água dos municípios.

    Relação de todas as cidades em estado de emergência

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Acatando o parecer do Ministério Público de Contas, a Corte do TCE-PI julgou irregulares as contas do prefeito do município de Aroeiras do Itaim, Wesley Gonçalves de Deus, em sessão da Primeira Câmara ocorrida na terça-feira (13/11). Na ocasião, ficou determinada, ainda, a aplicação de multa equivalente a duas mil Unidades Fiscais de Referência do Piauí (UFR-PI) e a emissão de parecer pela reprovação das contas de governo.

Segundo a apuração de oito denúncias, o gestor encontra-se inadimplente perante a concessionária Eletrobras, configurando débito de mais de 17 (dezessete) mil reais. A análise das contas de gestão identificou, ainda, irregularidades na prestação de contas e no cadastramento de licitações, além de indícios de acumulação de cargos públicos.

O parecer ministerial da Procuradora Raíssa Rezende foi seguido pelo relator Kleber Eulálio e acatado por unanimidade na sessão. 

 

 


Fonte: Cidades em Foco
Comentar
Analisar irregularidades · 09/11/2018 - 10h31 | Última atualização em 09/11/2018 - 11h34

Tribunal de Contas do Estado irá julgar prestação de contas do prefeito Wesley de Deus


Compartilhar Tweet 1



O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) irá julgar nesta terça-feira (13/11), a prestação de contas do prefeito de Aroeiras do Itaim, Wesley de Deus em referência ao exercício financeiro do ano do 2016.

O Conselheiro Kleber Eulálio irá analisar irregularidades na entrega do balanço geral do exercício financeiro da Prefeitura, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), Fundação Municipal de Saúde e Câmara Municipal.

 

 

 


Fonte: Com informações do TCE-PI
Comentar
Eleições 2018 · 10/10/2018 - 10h37 | Última atualização em 10/10/2018 - 11h44

Veja quais os candidatos mais votados no município de Aroeiras do Itaim


Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 1.895 votos e 75,62% dos votos válidos em Aroeiras do Itaim.

 

Lista de candidatos ao Senado mais votados:

 

Lista de candidatos a deputado federal mais votados:

 

Lista de candidatos a deputado estadual mais votados:

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Aroeiras do Itaim irá receber nesta sábado (07/07) a 11ª jornada da Caravana Lula Livre, que acontece pelo interior do Piauí. A comitiva, composta por militantes petistas e representantes de movimentos sociais e sindicais, seguirá agenda por mais 13 municípios, neste final de semana.

O roteiro seguirá por Pio IX, Fronteiras, Vila Nova do Piauí, Campo Grande, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos, Santo Antônio de Lisboa e Bocaina, na sexta (06/07). No sábado (07/07) continua por Aroeiras do Itaim, Jaicós, Francinópolis e Hugo Napoleão.

“Chegamos a 100 cidades e queremos chegar a todo o estado do Piauí. Eles não poderão silenciar a nossa voz, enquanto essa injustiça, que é a prisão política do ex-presidente Lula, não for corrigida. Então, à luta, Lula Livre para o Brasil ser feliz de novo.”, pontua Assis Carvalho, presidente do PT Piauí.

 

 


Fonte: AsCom / PT Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Tribunal de Contas do Piauí aprovou, em sessão plenária realizada nesta quinta-feira (05/07), que as contas de 13 Prefeituras Municipais, 10 Câmaras Municipais, 02 Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e 02 Consórcios sejam bloqueadas por eventuais pendências na prestação de contas referentes ao SAGRES Contábil e SAGRES Folha até o mês de março de 2018. 

A proposta de bloqueio foi apresentada pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Leandro Maciel, conforme o disposto na Resolução TCE nº 18/2016 e a análise concomitante das prestações de contas municipais de 2018 realizadas pela Divisão de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM).

Por determinação de bloqueio de contas bancárias por decisão do Tribunal de Contas, a conta da câmara municipal de Aroeiras do Itaim está inclusa entre as selecionadas por pendências.

 


Fonte: AsCom / TCE-PI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Aroeiras do Itaim e mais 57 municípios do Piauí, entre os dias 4 e 8 de julho equipes de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizarão visitas técnicas para validar as informações obtidas através do questionário do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).

Neste ano foi definido pela Rede Indicon que as dimensões a serem validadas no exercício 2018/2017 serão Educação e Saúde. Uma equipe composta por 9 Auditores de Controle Externo e 6 Técnicos realizarão procedimentos in loco para conferir os documentos solicitados e efetuar entrevistas e visitas a, no mínimo, 1 Unidade Básica de Saúde e 1 unidade escolar em cada município.

O Tribunal de Contas do Piauí aplicou, entre os dias 01/03/2018 a 30/04/2018 (prorrogado até o dia 11/05/2018), questionários do IEGM para avaliar os municípios do Estado relativos ao exercício de 2017. Ao final do prazo, 100% dos municípios responderam os 7 questionários.

    Fotos: Reprodução / TCE

 


Fonte: TCE
Comentar

Compartilhar Tweet 1



As equipes de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizarão visitas técnicas em 58 municípios para validar as informações obtidas através do questionário do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), entre os dias 4 e 8 de junho.

Neste ano foi definido pela Rede Indicon que as dimensões a serem validadas no exercício 2018/2017 serão Educação e Saúde. Uma equipe composta por 9 Auditores de Controle Externo e 6 Técnicos realizarão procedimentos in loco para conferir os documentos solicitados e efetuar entrevistas e visitas a, no mínimo, 1 Unidade Básica de Saúde e 1 unidade escolar em cada município.

 

 


Fonte: AsCom / TCE-PI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Aroeiras do Itaim, Wesley de Deus, marca presença em jantar na casa do senador Ciro Nogueira e da deputada federal Iracema Portella, em Brasília na noite desta quarta-feira (23/05).

Na ocasião estiveram presentes 83 prefeitos, presentes o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, deputados federais Rejane Dias, Mainha, Júlio César, Paes Landim, ministro das Cidades, Alexandre Baldy, vice-governadora Margarete Coelho, deputados estaduais Júlio Arcoverde, Flora Izabel, Firmino Paulo, Georgiano Neto, Arão Martins, do Detran, vereador de Teresina, Venâncio, e o ex-presidente da APPM, Carlão, entre outros.

Os parlamentares aproveitaram a presença dos prefeitos na XXI Marcha à Brasília, realizada pela Confederação Nacional de Municípios – CNM, para organizar a confraternização.

 

 

Comentar
Morte fatal · 28/08/2017 - 16h44 | Última atualização em 28/08/2017 - 17h19

Grave acidente de moto é registrado na PI-379 em Aroeiras do Itaim


Compartilhar Tweet 1



Na tarde do último domingo (27/08), foi registrado um acidente no município de Aroeiras do Itaim,morte fatal. A vítima identificada como José Carlos de Moura, de 32 anos, conduzia uma motocicleta e após perder o controle da mesma colidiu contra o meio-fio da PI-379, rodovia que liga Aroeiras do Itaim à Picos.

Segundo informações do comandante do GPM de Aroeiras do Itaim, sargento Campos, José Carlos foi arremessado contra o chão e devido o impacto da batida veio a óbito no local do acidente.

Os policiais do GPM de Aroeiras do Itaim foram acionados e fizeram o isolamento do local. Acionamos a Perícia, que esteve no local e fez a liberação do corpo, disse o sargento , Campos.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Folha Atual

Compartilhar Tweet 1



Nesta sexta-feira, (19/05), que as mães dos alunos da rede municipal de ensino de Aroeiras do Itaim se reuniram em uma manhã repleta de homenagens.

Realizada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação de Aroeiras do Itaim as mães participaram de brincadeiras, banho de piscina, distribuição de brindes e som ao vivo com os cantores Ed Sacana e Laércia dos Teclados.

“Me sinto feliz em proporcionar este momento de lazer e diversão para as mães de nossos alunos. Quero aproveitar para parabenizar cada mãe que veio de todas as localidades do município até aqui para que pudéssemos prestar esta simples homenagem, mas feita de coração, pois todas são merecedoras”, disse o prefeito Wesley Gonçalves.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e fotos de Portal Folha Atual
Mobilidade Urbana · 18/05/2017 - 16h00 | Última atualização em 18/05/2017 - 16h32

Processo licitatório garante pavimentação ao município de Aroeiras do Itaim


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Aroeiras do Itaim, cidade que fica localizada no sudeste do estado, divulgou nesta quinta-feira (18/05) o resultado do processo de licitação que visa contratar uma empresa para executar o serviço de pavimentação a cidade.

Para o certame é estimado investimento na ordem de R$ 249.500,00.

O contrato tem como objeto a contratação de empresa para a execução de serviços de pavimentação em paralelepípedo de via pública no município. A fonte dos recursos é a CODEVASF.


Fonte: Diário Oficial dos Municípios

Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal 180 graus
Seminário sobre previdência · 27/04/2017 - 17h12 | Última atualização em 28/04/2017 - 08h44

Prefeito de Aroeiras do Itaim participa de seminário em Teresina


Compartilhar Tweet 1



Na última terça-feira (25/04) o prefeito Wesley de Deus da cidade de Aroeiras do Itaim compareceu ao seminário piauiense sobre regime próprio de previdência (RPPS), o evento foi promovido pela associação Piauiense de municípios (APPM) e contou com a presença de empresas e gestores de previdência , bancos de investimentos e instituições públicas .

Atualmente 63 municípios do Piauí possuem regimes próprios de previdência e outros desejam criar a RPPS, saindo do regime geral de previdência Social (RGPS) . Dentre os variados temas que foi abordado as palestras com o DR. Marcelo Caetano (ministério da previdência) sobre a reforma da previdência e palestra do DR. Alex Sertão (TCE- PI) sobre o impacto da Pec 287-2016 sobre os RPPS, foi uma das mais importantes do evento.

(Equipe de Município)


Compartilhar Tweet 1



A população prejudicada pelo incêndio que devastou parte da vegetação da Serra da Atalaia, localizada no limite entre os municípios de Aroeiras do Itaim e Picos, realizaram uma nova reunião para discutir os problemas vivenciados pelos criadores de animais e produtores rurais. Na oportunidade, o grupo criou uma associação de caráter civil sem fins lucrativos para lutar pela reconstrução da região.

“Os moradores atenderam ao chamado e se fizeram presentes”, destaca Assis Valério, aclamado presidente da entidade.

A reunião que culminou com a criação da associação contou com a participação de mais de 60 produtores e criadores da região. Grande parte deles, segundo Valério, já se associou à entidade.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Grande Picos
Porta e janela quebrada · 20/03/2017 - 09h16

Estudantes protestam contra transporte escolar em Aroeiras do Itaim


Compartilhar Tweet 1



A situação do transporte escolar em Aroeiras do Itaim ganhou repercussão depois que estudantes da zona rural do município usaram as redes sociais para denunciar o estado do ônibus escolar encarregado de levar alunos da rede municipal e estadual de educação.

Em vídeos e fotografias, eles expõem o interior do veículo sujo, com uma porta que não fecha, bancos quebrados, uma janela estilhaçada e até um adolescente que teria se ferido nos vidros da janela quebrada. O veículo está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação de Aroeiras do Itaim.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Grande Picos

Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União realizará no Piauí, no dia 6 de fevereiro, o Encontro Município Transparente. Eventos regionalizados, nos 26 Estados do país, vão reunir prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área, e deve reunir prefeitos e técnicos. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Adm Pública.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da APPM

Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de Aroeiras do Itaim, Wesley de Deus, marcou presença na Assembleia Geral realizada nesta sexta-feira (06/01). A pauta principal era a eleição para mesa diretora da Associação. O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, foi aclamado como presidente da APPM por maioria qualificada de votos.

A Assembleia foi aberta com 136 prefeitos presentes, quórum suficiente para tal. Perguntados se aclamavam o novo presidente, os prefeitos ergueram os braços. A posse aconteceu ainda no final da manhã com presença do governador Wellington Dias, senadores Regina Sousa e Elmano Ferrer, deputados federais Rejane Dias, Marcelo Castro, Júlio César, presidente da Alepi, Themístocles Sampaio, deputados e secretários estaduais.

(Redação Teresina)