Compartilhar Tweet 1



O prefeito Tomé Portela, de Aroazes, esteve em Teresina para participar do último dia do II Congresso das Cidades do Piauí, que aconteceu nessa quarta-feira (08/05).

O Congresso se iniciou na segunda-feira (06), no Centro de Convenções Atlantic City, uma realização da TV Cidade Verde em parceira com o Sebrae, promovendo mais de 70 palestras destinados a várias áreas da gestão municipal, atraindo pessoas de todos os 224 municípios do estado. E teve 204 prefeitos inscritos.

Neste ano, o Congresso debateu inovação, soluções inovadoras e a busca pelas informações corretas. Além das palestras stands da Caixa Econômica Federal, da Associação Piauiense de Municípios (APPM), do Governo do Estado e outros, que estavam disponíveis à serviço dos gestores e suas equipes.

Prefe

Comentar
Em Teresina · 08/05/2019 - 08h27 | Última atualização em 08/05/2019 - 08h51

Prefeito concede entrevista e participa do II Congresso das Cidades. Veja o vídeo!


Compartilhar Tweet 1



Na noite desta terça-feira (07/05), o prefeito Tomé Portela participou do II Congresso das Cidades no Atlantic City, visitou estandes e assistiu palestras com o intuito de levar melhorias ao seu município. Assista à entrevista na íntegra! 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito Tomé Portela, de Aroazes, participou nesta segunda-feira (06/05), da abertura do Congresso das Cidades do Piauí, evento do Sebrae, que acontece no Centro de Convenções Atlantic City.

Neste ano, o Congresso está voltado para Gestão, Inovação e Desenvolvimento Humano, apresentando, debates, informações, soluções inteligentes e conhecimento prático para empreendedores e gestores públicos buscando o desenvolvimento das cidades.

Mais de 70 palestras, sobre os temas, serão ministradas durante o evento. Ao final, ainda será sorteada uma ambulância 0 km para o prefeito que participar da abertura ao fechamento do evento.

Na ocasião, estiveram presentes o governador Wellington Dias, Davi Alcolumbre, presidente do Senado Federal, Rodrigo Maia, presidente da Câmara Federal, Freitas Neto, presidente do Sebrae Piauí, Mário Lacerda, diretor do Sebrae, e outras autoridades.

 

Comentar

O prefeito de Aroazes, Tomé e a primeira-dama Evilânia, participaram nesta quarta-feira (10/04) da programação do terceiro dia da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, na Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A programação se iniciou contou com a presença do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, discussão com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e reunião com deputados federais.

Ainda aconteceram palestras com a primeira-dama Michelle Bolsonaro, a ministra da Agricultura Tereza Cristina e a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Costa.

 

Comentar

O prefeito de Aroazes, Tomé, em entrevista ao 180graus, falou sobre as expectativas depois de discursos e conversas durante a abertura da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

"Muita conversa a gente sempre têm escutado, hoje escutamos mais conversas, vamos saber se essas vão se tornar realidade. Só conversa já não resolve mais, nós precisamos de ação e é isso que nós estamos buscando, que o governo faça as ações necessárias para que os municípios possam desenvolver".

Nesta manhã de terça-feira (09/04) foi realizada a abertura oficial da marcha com a presença do presidente Jair Bolsonaro, Rodrigo Maia, Aroldi Glademir, presidente da Confederação Nacional de Municípios, e várias outras autoridades políticas.

 

Comentar
De São Miguel do Tapuio · 18/03/2019 - 08h55 | Última atualização em 18/03/2019 - 09h18

Família pede ajuda para encontrar 'Chico Valério'; mudou-se para Aroazes há 6 anos


Compartilhar Tweet 1



Francisco Pereira da Silva, conhecido como Chico Valério, 59 anos, de São Miguel do Tapuio, está desaparecido em média seis anos e sua família pede ajuda para encontrá-lo.

Chico Valério saiu para a cidade de Aroazes e desde então a família não soube mais notícias dele.

Quem souber de alguma notícia sobre o paradeiro dele deve entrar contato nos telefones: (86) 9-8107-9950 (Dalvelina);  (34) 9-9824-1387 ou (34) 9-9223-7657.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de Cajazeiras do Piauí, Aldemar Neto, participa da cerimônia de posse dos deputados estaduais, na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) nesta sexta-feira (01/02).

O evento conta com a presença de várias autoridades políticas.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta quarta (23/01) por volta das 11h, Policiais Militares do GPM de Aroazes, efetuaram a prisão de um homem por cometer crime contra a ex-companheira, após diligências continuadas, haja visto que o caso de violência contra a mulher, teria acontecido na tarde de terça-feira (22/01), por volta das 17h, que teve início na residência da vítima e terminou na casa dos pais da vítima.

O agressor Antônio José da Silva foi preso por ter cometido os crimes de ameaça e injúria contra sua ex-companheira, Tamara Célia Amorim Feitosa.

A prisão só não se deu no dia dos fatos, porque o agressor se evadiu do local do crime, mesmo assim as diligências continuaram para prender o agressor, mas só nesta manhã a polícia teve êxito e efetuou a prisão.

O agressor foi autuado sob a conduta contida no contexto de violência familiar e contra mulher, sob a lei Maria da Penha.

 


Fonte: Polícia Militar
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma mulher identificada como Maria das Graças Conceição Vieira, de 37 anos de idade, morreu após ser atropelada por uma motocicleta enquanto fazia caminhada na PI 237, nas proximidades do conjunto habitacional Osório do Vale, na cidade de Aroazes.

O acidente aconteceu na noite desse domingo (20/01). O motociclista não foi identificado e fugiu sem prestar socorro à vítima. Maria das Graças chegou a ser socorrida ainda com vida, mais não resistiu e veio a óbito antes de dar entrada no hospital de Valença.

 

 


Fonte: Canal 121
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Nesse sábado (05/01), por volta das 02h, efetuaram a prisão em flagrante por uso de droga, do nacional M. C. S. P., de 33 anos. E com o mesmo foi apreendido porção de substância identificada como “cocaína”, enrolada em um plástico, que estava dentro de sua carteira de bolso.

O mesmo foi flagrado pelos policiais, consumindo a droga em um capô de um carro. O usuário foi abordado e durante revista, foi encontrado a droga e feita a apreensão. E por conta do flagrante de uso de droga, o mesmo fora conduzido a unidade policial para devidos procedimentos.

 


Fonte: Grupamento Policial Militar de Aroazes
Comentar
Plano de Saneamento Básico · 22/11/2018 - 17h16

Prefeito de Aroazes participa de solenidade de entrega do PMSB no Karnak


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Tomé Soares Aroazes participou na manhã desta quinta-feira (22/11), no Palácio de Karnak, da solenidade de entrega do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

O evento foi realizado pela Secretaria das Cidades (SECID), em parceria com o Governo do Federal.

Os municípios contemplados foram: Aroazes, Campo Largo do Piauí, Batalha, Madeiro, Landri Sales, Sigefredo Pacheco, Joca Marques, Regeneração, Paes Landim e outros municípios.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A família de José de Sousa Martins Sobrinho, conhecido por Deto, residente da comunidade Serra da Raquel município de Aroazes está pedindo ajuda para trazer o corpo do mesmo até Aroazes. Ele morreu neste sábado (17/11), em Ribeirão Preto, São Paulo.

De acordo com seus familiares o custo gira em torno de R$ 14 mil reais. Quem puder ajudar pode depositar qualquer quantia na conta da Caixa agência 2374. Operação 013 conta 11832-1. José Eliton de Sousa.

 


Fonte: Portal V1
Comentar
Às margens do Rio Sambito · 12/11/2018 - 16h39

Caminhão carregado de madeira tomba na PI 237 em Aroazes


Compartilhar Tweet 1



Neste Sábado (10/11), um caminhão baú com placa de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, carregado com madeira tombou, na localidade Alegre II, às margens do Rio Sambito na PI 237, que liga a BR 316 à cidade de Aroazes.

O acidente aconteceu por volta das 02h30 da madrugada de sábado. De acordo com testemunhas, o motorista perdeu o controle do veículo ao passar por um quebra-molas. O motorista sofreu ferimentos leves, foi atendido pelo SAMU e encaminhado para o hospital de Valença.

 


Fonte: Portal V1
Comentar
Assumiu no dia 07/11 · 08/11/2018 - 18h12 | Última atualização em 08/11/2018 - 18h20

Cabo PM Sérgio Negreiros Assume o comendo da Polícia Militar em Aroazes


Compartilhar Tweet 1



O Grupamento da Policial Militar (GPM) de Aroazes, tem novo comandante. Trata-se do cabo PM Sérgio Negreiros que assumiu o comando nesta quarta-feira (07/11). Ele substitui o cabo PM Francuar que esteve à frente do grupamento policial nos últimos dois anos.

Sérgio Negreiros assume o comando depois de passagens bem sucedidas pelos grupamentos de Inhuma, Pimenteiras e Novo Oriente.

“Nosso trabalho será voltado a uma policia comunitária prevenindo e reprimindo a pratica dos crimes contra a integridade física e a vida do cidadão assim como furtos, crimes de perturbação e trânsito, sem esquecer as parcerias com os poderes constituídos”, destacou Sérgio Negreiros.

    Portal V1

 


Fonte: Portal V1
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 2.858 votos e 74,76% dos votos válidos.

Para o Senado, Marcelo Castro obteve 2.475 votos e 36,11% dos votos válidos. Ciro Nogueira teve 2.270 votos e 33,12% dos votos válidos.

O candidato a deputado federal mais votado no município foi Dra. Marina com 708 votos e 17,59% dos votos válidos.

O candidato a deputado estadual mais votado no município foi Nerinho com 564 votos e 13,83% dos votos válidos.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Reavivar a fé cristã. Reviver memórias. Inspirados pela busca do autoconhecimento, piauienses de Aroazes e Valença realizaram a Cavalgada da Missão neste 29 de setembro de 2018.

A cavalgada reúne uma série de eventos que tem objetivo maior conhecer e divulgar como se deu a formação de nossa sociedade nos anos de 1600 e 1700. A partir deste período, a presença dos bandeirantes, os conflitos com os índios, a chegada dos jesuítas, a formação das fazendas de gado, a vinda dos africanos escravizados para a mão-de-obra, certamente promoveram a transformação da região criando um palco de acontecimentos sociais que, apesar de tão marcantes, foram se apagando com o tempo e que precisam ser resgatados.

Com o envolvimento da população, a Cavalgada da Missão ganha sua importância no calendário turístico do Piauí. É uma festa religiosa que ajuda a colorir a cidade de Aroazes em um clima de confraternização.

Confira a matéria completa aqui

 


Fonte: Notícias 180
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Rio São Vitor. Você conhece este rio? Segundo pesquisas e o testemunho dos organizadores da Cavalgada da Missão este é o nome original do que hoje conhecemos por Rio Sambito. O nome atual, portanto vem a ser uma corruptela popular de São Vitor, ou seja, ao longo dos anos o nome foi se transformando até chegar ao atual Sambito.

Pois bem, no vale do Rio Sambito habitavam as sete aldeias dos índios da etnia Aroaque. A entrada dos Bandeirantes para a ocupação da região causou o massacre e a quase extinção dos índios da região. Os sobreviventes que habitavam estas sete aldeias, tidos como “pacificados” foram unidos no mesmo povoamento pela ação da Missão Jesuítica liderada pelo Padre Gabriel Malagrida.

Para ocupar e tornar a colônia produtiva, a coroa portuguesa mandou instalar as primeiras fazendas de gado na região. Daí a necessidade de “catequizar” os índios para formar a mão de obra.

Confira toda a matéria aqui

 


Fonte: Notícias 180
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Capitaneado pelo desembargador federal Dr. Carlos Brandão, os piauienses estão “escavando” o passado histórico do Piauí de 300 anos atrás. Portugueses se embrenhando nas profundezas dos sertões nordestinos se depararam com os “índios”.

O enfrentamento foi brutal por décadas até que, por volta de 1729, o Padre Gabriel Malagrida, numa missão jesuítica, aldeou os índios Aroazes às margens do Rio Sambito, promovendo um período de pacificação, podendo assim, dar-se o início da instalação as primeiras fazendas de gado que viriam a transformar o Piauhy no maior produtor de carne bovina do Brasil Colônia, segundo informações do desembargador José de Ribamar Oliveira, um dos apoiadores do movimento.

Os jesuítas ergueram na região vários templos sendo que, de um deles, ainda existe uma pedra que está no centro do hoje município de Aroazes.

Conheça mais da história clicando aqui

 

Comentar
Em Aroazes · 25/09/2018 - 08h47 | Última atualização em 25/09/2018 - 11h36

Encontro de Sant'Ana e N. Senhora da Conceição acontecerá durante Cavalgada da Missão


Compartilhar Tweet 1



Pelo segundo ano seguido, será realizada a Cavalgada da Missão em Aroazes. O evento acontecerá neste sábado (29/09), com aclamação de Nossa Senhora, a representação do Auto da Imaculada, a Virgília das Luzes, com percurso feitos em hinos e hosanas até o largo da Matriz, onde ocorre o encontro entre Nossa Senhora e sua mãe Santa Anna, sob inspiração do Divino Espirito Santo.

A cavalgada é, ao mesmo tempo, uma jornada religiosa e a rememoração dos eventos históricos que ocorreram no período do Brasil Colônia. 

Segundo o desembargador Carlos Brandão, um dos entusiastas da Cavalgada, trata-se de "uma espécie de levante do sertão brasileiro, e de resgate das nossas tradições. A região dos Aroazes (região valenciana) guarda como um sacrário do patrimônio imaterial brasileiro, tradições militares e espirituais do catolicismo dos séculos XVII-XVII. Estamos revivendo nossa história. Daí, a grande importância da Cavalgada".

Veja mais aqui

Desembargador Carlos Brandão
Desembargador Carlos Brandão     Fotos: Reprodução

 

 

Comentar
Compareça! · 22/09/2018 - 12h55 | Última atualização em 23/09/2018 - 09h10

Calvagada da Missão será realizada em Aroazes nos dias 27, 28 e 29 de setembro


Compartilhar Tweet 1



A Cavalgada da Missão realizada no município de Aroazes, a 227 km de Teresina, cerca de três horas da capital. Toda a população local e cidades vizinhas estão convidadas para o momento.

O evento celebra a formação de um dos primeiros aldeamentos do Piauí, marcada pela presença do bandeirante Domingos Jorge Velho, por volta da segunda metade dos anos 1600, na ocupação dos vastos sertões nordestinos.

O evento traz a marca da religiosidade do povo piauiense. É um resgate da transformação do aldeamento, em 1725, em um Missão Jesuítica, por obra do Padre Gabriel Malagrida, quando os religiosos instalaram-se no lugar com a finalidade de catequizar os habitantes da região.

Resistem ao tempo muitos vestígios dessa história adormecida. Uma pedra do templo construído pelos jesuítas está no centro da cidade. Mas, o que se há de mais valioso é a imagem de Nossa Senhora da Conceição, esculpida e conservada até hoje.

Clique aqui e veja a programação

    Fotos: Reprodução

 

 

 

    Fotos: Reprodução

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município Aroazes entrou na lista de municípios que irão receber auxílio de Forças Federais durante as eleições. O reforço na segurança foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, serão 114 cidades a receber tropas que ajudarão a garantir a segurança na votação e apuração do resultado nas urnas.

Além das cidades no Piauí, serão contemplados 11 municípios do Acre, 41 do Rio de Janeiro, 72 do Maranhão.

De acordo com o artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), uma vez constatada a anormalidade da situação, é competência do TSE requisitar Força Federal com o objetivo de garantir a normalidade da votação e da apuração dos resultados.

Veja a lista completa 

 

Comentar
Para manutenção na rede · 22/08/2018 - 20h01

Aroazes ficará sem energia elétrica nesta quinta-feira (23/08)


Compartilhar Tweet 1



O município de Aroazes irá ficar sem energia na manhã desta quinta-feira (23/08), de 8h às 12h. Com o objetivo de fazer a manutenção na rede de energia elétrica a Eletrobras suspenderá temporariamente a energia.

 

 


Fonte: Com informações Eletrobras Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Eletorbras Distribuição Piauí está realizando um trabalho de manutenção na rede elétrica de vários municípios ao longo do mês.

E nesta quinta-feira (23/08), o trabalho de recuperação será no município de Aroazes, na sede e zona rural.

Devido a manutenção, o município ficará com seu fornecimento de energia interrompido temporariamente, entre 8h30 às 12h.

 

Comentar
Marcha à Brasília · 24/05/2018 - 15h36 | Última atualização em 25/05/2018 - 08h55

Prefeito de Aroazes, Tomé, marca presença em jantar na residência da deputada Iracema, em Brasília


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Aroazes, Tomé Portela e a primeira-dama Evilânia Campelo, marcaram presença em jantar na casa do senador Ciro Nogueira e da deputada federal Iracema Portella, em Brasília na noite desta quarta-feira (23/05).

Na ocasião estiveram presentes 83 prefeitos, presentes o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, deputados federais Rejane Dias, Mainha, Júlio César, Paes Landim, ministro das Cidades, Alexandre Baldy, vice-governadora Margarete Coelho, deputados estaduais Júlio Arcoverde, Flora Izabel, Firmino Paulo, Georgiano Neto, Arão Martins, do Detran, vereador de Teresina, Venâncio, e o ex-presidente da APPM, Carlão, entre outros.

Os parlamentares aproveitaram a presença dos prefeitos na XXI Marcha à Brasília, realizada pela Confederação Nacional de Municípios – CNM, para organizar a confraternização.

 

Comentar

O prefeito de Aroazes, Tomé, prestigiou a "XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios". O evento acontece anualmente em Brasília, e nesse ano ocorre de 21 a 24 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

As gerentes do 180graus, Isabel Ribeiro e Lorenna Ribeiro, estão fazendo a cobertura de todo o evento.

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é uma mobilização democrática, realizada desde 1998, e tornou-se o maior evento político do Brasil, contanto com a presença de mais de 5 mil participantes: prefeitos, secretários municipais, vereadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e presidentes da República.

Durante o evento são discutidas questões que influenciam o dia a dia dos Municípios e são apresentadas as reivindicações do movimento municipalista.

 

Comentar