Saiba tudo que pode te ajudar · 23/02/2021 - 14h47 | Última atualização em 23/02/2021 - 14h58

SEO em 2021: saiba o que pode ser mais importante no Search Marketing


Compartilhar Tweet 1



Muitas pessoas acreditam que, com a popularidade das redes sociais para o marketing, veremos a morte do SEO em 2021. É fato imutável que as redes sociais, especialmente o Instagram e o Facebook, estão hoje entre as principais ferramentas de marketing para pequenos, médios e grandes negócios.

Com conteúdo de qualidade, fácil divulgação e ferramentas de segmentação poderosas, as redes parecem realmente imparáveis. No entanto, o Search Marketing ainda é a maior ferramenta do Marketing Digital.

Há alguns anos, o Google tinha um volume de buscas de 100 bilhões de pesquisas por mês.

Hoje em dia, esse número já dobrou (e ainda deve aumentar pois mais pessoas vão sendo incluídas no meio digital e mais pessoas vão fazendo buscas). 200 bilhões de pesquisas por mês é muito maior do que qualquer volume que as redes sociais possam oferecer, ainda que sejam muito populares.

Outro fator que faz com que o Search Marketing seja uma ferramenta para ficar por muitos anos é que não há substituto no mercado para ela, ao contrário das redes sociais. Antigamente, o Orkut era a principal rede no Brasil.

Depois, veio o Twitter e o Facebook. Hoje, o Instagram é a rede de maior engajamento, junto com o WhatsApp (presente em 99% dos celulares). Amanhã, talvez seja o TikTok, talvez seja outra rede. Enquanto isso, o Google permanece como a única opção realmente usada no mercado ocidental.

Depois de tudo isso, quer saber como trabalhar com o SEO em 2021 para poder usar o Search Marketing a seu favor? Então siga a leitura abaixo!

 

5 pontos de atenção para o SEO em 2021

 

1. Conteúdo é e sempre será o rei

Um erro muito comum de publicitários ou empreendedores que tentam fazer Search Marketing é acreditar que existe algum tipo de “fórmula” para poder se posicionar bem no Google. Eles pensam que pode ser possível pegar o primeiro lugar de uma palavra-chave fazendo uma receitinha de bolo.

Dependendo da palavra-chave e da concorrência, até pode ser que haja algum resultado, mas não em um nível consistente e, definitivamente, não em um nível de palavras-chaves de valor real e competitivas.

Por isso, para ter um posicionamento real, que garanta presença na primeira página nas principais palavras-chave do seu negócio, é essencial que você invista em conteúdo realmente de qualidade, diferente do publicado por aí, que tenha valor real e autoridade perante o cliente.

2. Foque no EAT

O Google usa um algoritmo com mais de 200 fatores para poder definir qual resultado é o mais indicado para cada busca feita. No entanto, esses 200 fatores são agrupados em três classificações. São elas:

Expertise (conhecimento);Authoritativeness (autoridade);Trustworthiness (confiabilidade).

Por isso, é importante que você trabalhe com esses três conceitos sempre em mente. Isso significa estabelecer ações de diferentes níveis, desde link building até assessoria de imprensa, passando por guest posts e mais, para poder estabelecer altos níveis de conhecimento, autoridade e confiabilidade perante o algoritmo do Google.

3. Melhore a experiência do usuário

O Google considera muito o valor da experiência do usuário na hora de posicionar as páginas no seu resultado de pesquisa. Por isso, é essencial ter especialistas em UX Writing (escrita para a experiência do usuário) e UX Design (design para a experiência do usuário).

Esses profissionais ajudarão a garantir uma melhor experiência no seu site, o que destravará ações dos leitores e usuários e trará melhores resultados.

4. Pesquisas zero clique serão mais importantes

Você já ouviu falar nas pesquisas zero clique? São aquelas em que o usuário faz uma busca no Google e encontra a resposta na própria página de resultados, normalmente via featured snippets.

Hoje em dia, 50% das buscas no Google podem terminar sem que o usuário clique em nada. Quando uma página é classificada pelo mecanismo de busca como digna de aparecer nesse recurso, ela ganha muito mais autoridade, o que beneficia toda a sua estratégia.

5. A análise de dados será essencial

Há alguns anos, o Search Marketing era uma corrida para conseguir primeiras posições e escrever conteúdos para palavras-chave específicas. Hoje em dia, praticamente todos os grandes players do mercado desenvolveram artigos e conteúdos para as principais palavras-chave.

Portanto, o jogo do SEO em 2021 mudou. O foco agora é conseguir aquele pedacinho de otimização que o adversário não tem. Aquela melhoria de 1% aqui, 1,5% ali, que deixará o site na frente do competidor.

Para conseguir isso, será necessário uma complexa análise de dados e um trabalho profundo de conhecimento e testes.

Esses são os principais pontos de atenção no SEO em 2021. Como deu para ver, estamos falando de uma ferramenta que é muito eficaz e estável. Suas mudanças não são algo completamente novo, mas sim otimizações para alcançar resultados cada vez melhores e de maior valor. Por isso, mantenha uma estratégia focada e otimize pequenos detalhes para, de pouco em pouco, alcançar um resultado muito maior.

E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Comentários