Empreender em casa: Riscos · 25/11/2020 - 11h31

Segurança no trabalho: quais os riscos do home office?


Compartilhar Tweet 1



Quando trabalhamos em um escritório empresarial, podemos contar com diferentes cuidados quando se trata de segurança no trabalho.  

 

Por exemplo, podemos ter uma empresa de bombeiro civil a nossa disposição, enfermaria ou técnicos de segurança na equipe. 

 

Porém, o trabalho home office veio se tornando comum nos últimos anos, principalmente entre profissionais que trabalham na área de comunicação, como quem é web designer, por exemplo. 

 

No entanto, neste ano de 2020, devido a pandemia de coronavírus, estamos acompanhando uma naturalização dessa modalidade de trabalho. 

 

Vimos empresas em todo o mundo liberando que seus funcionários trabalhassem de casa, com o objetivo de promover o distanciamento social. 

 

O que você provavelmente não deve saber, é que trabalhar em casa pode ser perigoso. 

 

Continue a leitura para saber quais são os ricos do home office e como você deve evitá-los!

 

Os riscos mais comuns do home office

Os escritórios em casa parecem ser lugares seguros para se trabalhar. Afinal, é a sua casa. Mas a segurança de trabalhar em seu lar não é garantida. 

 

A casa é um local comum para acidentes de todos os tipos. E quando os funcionários trabalham em casa, o risco de acidentes pode aumentar. Isso acontece porque ao trabalhar home office, não temos acesso aos cuidados que uma equipe de segurança no trabalho desenvolve. 

 

Aqui está a nossa lista com alguns dos riscos mais comuns do home office. 

 

Riscos com equipamentos eletrônicos

Os computadores e outros dispositivos em que você depende para trabalhar podem ser perigosos para sua segurança se você não tomar cuidado. 

Se você tiver que conectar a fonte de alimentação do computador de uma mesa a uma tomada de parede e alguém que estiver caminhando pela sala bater no cabo, isso pode puxá-lo da mesa e quebrá-lo. Ou pior, pode fazer com que o indivíduo caia e se machuque. 

Portanto, tenha muita atenção e cuidado ao instalar seus equipamentos de trabalho.

 

Superfícies móveis

É importante que você tenha atenção às seguintes questões quando se trata de superfícies móveis:

  • As superfícies do piso devem ser niveladas, secas e sem costuras desgastadas; os tapetes devem ser bem fixados ao chão.
  • As superfícies devem estar livres de riscos de tropeçar, escorregar ou bater.
  • Nunca deixe cabos elétricos ou telefônicos nas passagens.
  • Todas as escadas com quatro ou mais degraus devem ser equipadas com corrimão.
  • Lembre-se de que as quedas são uma das causas mais comuns de acidentes domésticos.
     

Segurança contra incêndios

Algumas empresas são muito rigorosas quando se trata em seguir as normas para prevenção de incêndios. Na sua casa, você também deve ter cuidados para manter a segurança contra incêndios.

Mantenha seu espaço de trabalho limpo e desobstruído, com papéis não embalados e materiais combustíveis reduzidos ao mínimo. O lixo deve ser descartado imediatamente.

Certifique-se de ter um detector de fumaça funcionando e um extintor de incêndio adequado para o seu espaço de trabalho, se possível. 

Planeje uma rota de fuga de incêndio e mantenha as saídas de incêndio desobstruídas.

Você tem uma cafeteira ou aquecedor em casa? Nesse caso, certifique-se de manter materiais inflamáveis, como papéis, longe de suas superfícies quentes.

 

Circuitos elétricos

Quando falamos em segurança no trabalho e riscos do home office, não podemos deixar de citar os cuidados com a questão elétrica da casa. 

Algumas dicas importantes são: 

Uma das principais causas de incêndio é a sobrecarga de circuitos elétricos, portanto, tome cuidado para não sobrecarregar as tomadas com muitos plugues. Se forem necessárias tomadas adicionais, peça a um eletricista qualificado para instalá-las adequadamente.

  • Os disjuntores ou painéis de fusíveis devem ser identificados e acessíveis.
  • Os plugues, cabos, painéis e receptáculos elétricos devem estar em boas condições e sem fios desgastados ou soltos, condutores desencapados ou isolamento quebrado.
  • Certifique-se de que seus componentes elétricos tenham ventilação suficiente.
  • Linhas telefônicas, cabos elétricos e fios de extensão devem ser fixados sob uma mesa ou ao lado de um rodapé.

 

Qualidade do ar

A má qualidade do ar em casa pode causar ou agravar uma série de doenças respiratórias, causar irritação nos olhos, nariz e garganta, e assim por diante. E no caso de envenenamento por monóxido de carbono, pode até levar à morte. 

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para melhorar a qualidade do ar em sua casa: 

  • Trabalhe em uma área bem ventilada. 
  • Não fuma - é ruim para o fumante e para o não fumante que respira o fumo passivo.
  • Faça o manuseio adequado de produtos químicos e use-os em áreas bem ventiladas.
  • Armazene os produtos químicos, especialmente aqueles que são tóxicos, em uma área de armazenamento segura e protegida.
  • Compre e instale um detector de monóxido de carbono.

 

Estações de trabalho

Os computadores e outros dispositivos em que você depende para trabalhar podem ser perigoso

Lesões e doenças relacionadas ao computador podem ser evitadas com algumas aplicações simples ergonomicamente sensíveis:

  • As estações de trabalho devem ser dispostas de modo que sejam confortáveis ​​e não causem tensão desnecessária nas costas, braços ou pescoço.
  • O computador deve ser colocado em uma mesa de altura padrão ou estação de trabalho projetada especificamente para seu uso.
  • Use uma cadeira padrão de cinco pernas para computador com bom apoio para costas e braços.
  • Posicione o teclado diretamente à sua frente na altura aproximada do cotovelo.
  • Faça algumas pausas para se alongar, se levantar e se movimentar.

 

Conclusão

Agora que você sabe quais são os principais riscos do home office, temos mais uma dica de segurança no trabalho muito importante: tenha um kit de primeiros socorros. 

 

Nunca se sabe quando você ou outra pessoa pode se machucar na sua casa, portanto, esteja preparado e tenha um kit à sua disposição. E, claro, certifique-se de buscar ajuda médica quando necessário. 

 

Esperamos que tenha gostado das dicas e que, a partir de agora, possa se prevenir dos riscos do home office!


Comentários