Vai montar o seu? Veja dicas · 04/07/2022 - 11h34

Saiba quanto custa montar um escritório para home office


Compartilhar Tweet 1



O home office se tornou parte da vida do brasileiro. Mesmo quem não trabalha nesse formato hoje conhece alguém que trabalhe, e isso é claro começou por conta da necessidade que vivemos.

 

Durante a pior parte da pandemia em 2020, cerca de 11% dos brasileiros estavam trabalhando dessa maneira, e mesmo agora que as coisas melhoraram, não parece que muito vai mudar.

 

Pelo contrário, as empresas passaram a gostar dessa forma de trabalhar, que além de ser mais barata para eles, é mais confortável para o funcionário. 

 

Mas mais do que funcionários, pessoas que queriam abrir um negócio físico passaram a entender que trabalhar de casa era uma boa ideia, e inclusive muitas pessoas hoje em dia procuram a oportunidade de trabalhar no conforto do lar.

 

Apesar disso, existe um certo setor por parte de algumas pessoas quanto a funcionalidade do Home Office. Trabalhar em casa não significa trabalhar de pijama em cima da cama, é necessário que a pessoa tenha um canto estruturado para que ela possa fazer seus trabalhos.

 

E é exatamente aí que entra a maior dúvida dos brasileiros: é caro montar um espaço para home office?  Afinal, se a ideia de trabalhar em casa é ser mais prático, não existiria vantagem em gastar um dinheiro alto só para montar um escritório caseiro.

 

E hoje estamos aqui justamente para responder essa pergunta, e responder para você o quanto pode custar a sua estrutura de home office e como esse preço pode variar.

 

Gastos práticos

 

Vamos começar falando sobre o visual do seu espaço, o que pode ter um preço também. Se você quer um ambiente confortável para trabalhar, você não deve economizar na iluminação.

 

Claro que você pode escolher um lugar de frente para uma janela com luz natural durante o dia, mas durante a noite você vai precisar estar com uma luz forte e confortável aos olhos também.

 

Ter um ar condicionado para os dias de verão pode ser útil também, ou mesmo um aquecedor para os dias muito frios, tudo dependendo sempre de onde você mora.

 

Você pode ainda deixar o ambiente agradável, com uma pintura diferente na parede, alguns brindes para home office que você pode encontrar em diversas lojas, que podem ir desde canecas, canetas, até mousepads e outros itens, e o melhor ´que muitas vezes esses itens podem ser personalizados, com o nome ou até imagem de alguém que você quiser.

 

O que é relativo?

 

Muitas coisas envolvendo trabalhar em casa vai ter um preço relativo ao que você está procurando. Isto é, dependendo do quanto de conforto você quiser, do quanto de tecnologia você quiser, do quanto de beleza você quiser no seu canto, o preço vai subir ou descer.

 

Um bom exemplo disso são as cadeiras. Como dissemos, não é lá muito recomendado você trabalhar na sua cama, mas sim em um ambiente próprio para isso. O ideal é que você esteja sentado confortavelmente em uma cadeira como uma de escritório, e aí entra nosso primeiro pelo relativo.

 

Existem cadeiras de escritório de alto padrão por mais de 1000 reais, algumas pessoas inclusive estão optando pelas famosas “cadeiras gamer” exatamente por serem pensadas para o conforto. Mas claro, você vai acabar pagando um preço relativamente alto por isso. 

 

Você é claro consegue encontrar cadeiras por um preço mais ameno, que vão trazer um pouco menos de conforto que as citadas anteriormente, mas que vão dar conta do recado, e que podem sair entre 200 e 300 reais.

 

Mas se você acha que não precisa de uma cadeira confortável para isso, você pode encontrar cadeiras normais, de madeira ou ferro por 50 reais, ou só arrastar alguém de sua cozinha.

 

A mesa de trabalho passa pelo mesmo processo. Você pode ter uma escrivaninha de alta qualidade, com muitas gavetas, grande, ótimo acabamento e que vai permitir que você coloque muita coisa em cima, mas por preços altos, podendo custar 800 reais.

 

Mas você pode achar modelos mais simples, às vezes sem gaveta, às vezes com menos espaço, mas por média de 200 a 300 também, talvez até menos se souber procurar. Essas são voltadas para aqueles que não colocam muito peso em cima.

 

E claro, temos que pensar também na máquina que você utiliza para trabalhar. Se você trabalha usando um computador, você precisa refletir se seu computador caseiro hoje está apto a fazer parte do seu dia de trabalho. 

 

Se você realizar trabalhos simples de escritório, você provavelmente não vai precisar de uma super máquina para poder exercer a sua função, então o seu talvez sirva, ou se for comprar um novo, onde comprar por um preço ok, já que ele não precisa de nenhum componente super especial.

 

Dá para encontrar um notebook com esse preço e especificações por 1.200 reais, talvez por menos de 1.000 se você souber onde procurar.


 

Comentários