Dicas valiosas para pesquisas · 31/07/2021 - 11h06

Quais são as etapas de uma pesquisa de marketing?


Compartilhar Tweet 1



O marketing é essencial para a promoção de qualquer negócio. Ele também é fundamental para fortalecer as marcas, atribuir mais visibilidade no mercado e estabelecer um bom relacionamento com o cliente.

E as pesquisas são fundamentais para avaliar campanhas de marketing, decidir quais estratégias implementar e quais os melhores momentos para colocar tudo em prática.

E não importa qual o seu objetivo de marketing, num negócio de casamentos, por exemplo, seja para conseguir bastante orçamento de casamento para um negócio local de casamentos, ou divulgar mundialmente um livro sobre casamentos.

Se queres tornar a marca de casamento conhecida, ou se tem um projeto, um blog mostrando quanto custa casar, não importa o objetivo, uma pesquisa de marketing é indispensável.

Então, se você ainda não conhece quais são as etapas de uma pesquisa de marketing ou quer aprender mais sobre o tema, continue lendo. Pois, é sobre isso que vou falar com você agora.

Acompanhe.

Quais são as etapas de uma pesquisa de marketing: tudo começa com o planejamento

 

Quem quer saber quais são as etapas de uma pesquisa de marketing deve entender a importância do planejamento. Pois, é a partir dele que tudo começa.

Afinal, uma pesquisa de marketing tem como principal objetivo levantar informações capazes de fazer um link entre o público-alvo, o consumidor, a empresa e os objetivos da campanha, segundo define a Associação Americana de Marketing, AMA.

E para levantar essas informações o planejamento de uma pesquisa de marketing é estruturado em 6 etapas, como vemos a seguir.

1. Definir qual é o problema de pesquisa

Como em qualquer outro tipo de estudo, uma pesquisa de marketing começa com a definição da pergunta problema que norteará a investigação realizada.

A pergunta problema de uma pesquisa de marketing sempre faz referência a algum aspecto do negócio. Portanto, há um objetivo para a melhoria da empresa que deve ser alcançado.

Isso pode ser algum aspecto que precisa ser melhorado ou corrigido. Por exemplo: “porque x por centro de clientes abandonam o carinho de compras na minha loja online?” Ou “como aumentar as vendas do produto x em tantos por centro?”

E nada impede também que uma pesquisa de marketing seja realizada com mais de uma pergunta problema, caso a organização tenha mais questões a solucionar com o estudo.

2. Quais são as etapas de uma pesquisa de marketing: defina os objetivos

A partir da pergunta problema são elencados quais são os objetivos da pesquisa de marketing.

Essa é uma etapa importante, pois são os objetivos que determinam quais são os resultados que a pesquisa precisa obter. Dessa forma, você deve:

Estabelecer um objetivo principal;Definir alguns objetivos específicos.

Note que são os objetivos específicos que possibilitam que você alcance o objetivo principal. Portanto, o objetivo principal determina o todo que deve ser alcançado, e os objetivos específicos dizem como você o fará

Tomando como base o exemplo do carinho de compras, seu objetivo principal pode ser: “determinar os motivos pelos quais os clientes abandonam o carinho de compras”.

Já um exemplo de objetivo específico pode ser: “definir em quais etapas da compra o carinho é abandonado pelos clientes”.

3. Faça um plano de pesquisa

Uma vez que os objetivos estejam definidos, você já pode elaborar o plano de pesquisa. Portanto, é aqui que você deve:

Definir quais os recursos disponíveis para empregar na coleta de dados, incluindo recursos financeiros.Especificar como os dados serão coletados para a sua pesquisa;Determinar quais instrumentos de pesquisa serão empregados na coleta de dados.

Para isso você também deve determinar se empreenderá uma pesquisa quantitativa ou qualitativa.

No primeiro caso você obterá números e porcentagens que então são analisados de uma forma objetiva para obter resultados. Mas, no segundo caso são os sentimentos, emoções e quaisquer outros aspectos subjetivos da opinião dos entrevistados que você obterá.

É importante destacar que ambos os métodos de pesquisa têm seu valor. Porém, um deles pode ser mais apropriado do que outro para responder determinadas perguntas de pesquisa.

Então, esse é um momento que precisa de atenção especial, já que são os dados coletados que permitem responder a (s) pergunta (s) problemas. E assim alcançar os objetivos do estudo.

4. Quais são as etapas de uma pesquisa de marketing: defina a amostra

Para realizar sua pesquisa de marketing você precisa determinar um número de pessoas que comporá a amostra do estudo.

Isso é preciso porque ouvir todo o seu público-alvo, ou mesmo todos os seus clientes não é possível.

Portanto, é necessário selecionar uma amostra significativa de usuários para responder a sua pesquisa. Ou seja, a sua amostra que represente seu número total de clientes.

5. Orçamento e cronograma de pesquisa

A próxima etapa é elaborar seu cronograma de pesquisa e definir qual será o orçamento total para o seu estudo.

É importante definir o quanto você pode e quer gastar com sua pesquisa, além de um prazo adequada para que todas as etapas sejam cumpridas.

Do contrário, seus gastos podem sair do controle.

6. Quais são as etapas de uma pesquisa de marketing: colete os dados

Agora que você já tem todo o planejamento da sua pesquisa elaborado, é a hora de fazer a coleta de dados.

É importante garantir que todos os dados sejam coletados sem falta. Por exemplo: usando um questionário que não seja muito longo, pois do contrário ele pode não ser respondido até o final.

7. Análise

Depois de coletados os dados, é preciso fazer a análise para entender as informações que eles trazem.

Portanto, interprete os dados e faça as análises estatísticas necessárias, se houver, para que seja possível tirar conclusões a partir deles.

8. Resultados e tomada de decisão

Após obter as conclusões da pesquisa você terá seus resultados de pesquisa. Portanto, agora é a hora da tomada de decisão.

Ou seja, é a partir dos resultados obtidos que você e sua equipe podem determinar quais medidas serão implantadas para solucionar o problema inicial proposto na pesquisa.

Dicas finais

Realizar pesquisas de marketing com alguma frequência pode ter um impacto positivo significativo na sua organização.

Afinal, os dados que sua empresa obtém com esse tipo de ação tem papel fundamental para suas ações futuras. E essas ações, por sua vez, tem um impacto direto no desempenho da sua organização.

Agora que você conhece quais são as etapas de uma pesquisa de marketing, aproveite para deixar seu comentário, e conte para gente o que achou das dicas!

 

Comentários