Faça crescer seu restaurante · 19/11/2020 - 16h12 | Última atualização em 19/11/2020 - 17h51

Principais estratégias de marketing para restaurantes


Compartilhar Tweet 1



Ter um restaurante, assim como qualquer outro tipo de negócio, envolve muitos desafios.

E um dos principais obstáculos neste setor é a ampla concorrência, afinal, há inúmeros restaurantes, bares, lanchonetes e similares por aí.

Por isso, umas das principais ações que você deve colocar em prática para se destacar dos concorrentes é investir em estratégias de marketing!

Além disso, ao fazer este tipo de investimento você consegue atrair e fidelizar clientes, promover a sua marca e aumentar os lucros da sua empresa. Nada mal, não é mesmo?

Agora, quais seriam essas estratégias? Quais podem ajudar você a alavancar o seu negócio? É sobre isso que falaremos logo abaixo! Portanto, continue acompanhando a leitura para descobrir.

Marketing para restaurantes: principais estratégias

O marketing para restaurantes é bastante vasto, isto é, há inúmeras estratégias que você pode colocar em prática para melhorar os resultados do seu estabelecimento.

No entanto, nós separamos neste artigo apenas as principais estratégias para que você possa se dedicar e investir. Veja!

Site
Você tem um site para o seu restaurante? Se sim, ótimo! Se não, está mais do que na hora de mudar isso.

E por quê? Porque as pessoas estão cada vez mais conectadas, isto é, elas acessam a internet todos os dias, seja para pesquisar algo, tirar dúvidas, fazer compras, estudar, trabalhar, passar o tempo, etc.

Logo, você, ou melhor, o seu restaurante, precisa aparecer para essas pessoas quando elas fizerem buscas relacionadas ao seu negócio.

Por exemplo, se você tem um restaurante peruano, como é que potenciais clientes vão te encontrar quando fizerem uma busca no Google? Pelo seu site!

Basicamente, o site é a “porta de entrada” para que grande parte das pessoas conheça o seu estabelecimento no mundo online. 

E, justamente por isso, ele precisa ser:

  • Bonito;
  • Bem estruturado;
  • Visualmente agradável;
  • Funcional;
  • Rápido;
  • Responsivo;
  • E otimizado com técnicas de SEO.

Além disso, ele precisa ter informações claras (por exemplo a respeito do cardápio, localização, contato, etc.) e conteúdos de qualidade, isto é, que sejam ricos e gerem valor para quem os lê.

Por isso, inclusive, uma outra estratégia que você também pode investir é o blog, que falaremos logo a seguir!

Blog
Além de ter um site com as características acima, é importante que você também tenha um blog que siga o mesmo padrão.

Isso porque, por meio do blog, você pode produzir diversos tipos de conteúdo para atrair e fidelizar clientes, bem como gerar conversões.

Você pode, por exemplo, dar dicas, divulgar notícias e novidades, falar sobre tendências do mercado, publicar entrevistas com chefs e profissionais da área, e muito mais!

Ou seja, há diversas maneiras para explorar o blog e com certeza ele pode ajudar o seu negócio de alguma maneira.

O mais importante a ter em mente quando o assunto é blog é: mantenha uma frequência, isto é, publique uma vez por semana ou a cada 15 dias, por exemplo, e produza conteúdos valiosos, que sejam de fato interessantes e úteis para as pessoas que forem ler.

Marketing de indicação
Muitos consumidores são exigentes quando o assunto é comida. Por isso, uma boa forma de atrair novos clientes é investir em marketing de indicação.

Ou seja, estimular/incentivar pessoas que já comeram em seu restaurante a fazer recomendações a outras pessoas, seja de maneira online ou offline (boca a boca).

Isso porque, essas indicações e esses depoimentos de outros consumidores geram valor e tendem a influenciar na escolha de outras pessoas.

Para exemplificar vamos supor que você está procurando por um restaurante japonês perto da sua casa. Você faz uma busca no Tripadvisor e três opções aparecem. 

O primeiro restaurante tem 120 avaliações de consumidores, o que gerou 4.8 estrelas de 5. O segundo tem apenas 30 avaliações e 3.9 estrelas de 5. Já o terceiro não tem nenhuma avaliação ou comentário.

Qual dessas três opções te atrairia mais? A primeira, certo? Por isso que o marketing de influência é tão importante. 

Muitos consumidores levam em consideração a opinião de outras pessoas que já frequentaram um determinado estabelecimento.

Portanto, procure investir nessa estratégia também para o seu negócio!

Redes sociais

Grande parte da população acessa as redes sociais diariamente, seja o Instagram, o Facebook, o Twitter, etc.

Ou seja, muitos clientes em potencial estão presentes nesses canais. Logo, se o seu restaurante também está nessas redes, é mais uma forma que você tem para divulgar a sua marca, atrair e fidelizar clientes e claro, conseguir mais negócios.

E se tratando do setor alimentício, é fundamental que as fotos e/ou vídeos que serão publicados nesses canais sejam caprichados, isto é, tenham uma ótima qualidade.

Dessa forma, há muito mais chances de atrair clientes. O apelo visual é bastante importante quando se trata de restaurantes e redes sociais.

Bônus
Seguindo as estratégias de marketing acima, você terá muito mais possibilidades e oportunidades em relação ao seu negócio. 

No entanto, de pouco adianta investir nessas estratégias se o seu restaurante não se preocupar antes com os seguintes aspectos:

  • Atendimento;
  • Ambiente;
  • Experiência do consumidor;
  • E qualidade dos pratos, bebidas e sobremesas.

Portanto, para ter um restaurante de sucesso, preocupe-se primeiro com estes 4 pontos acima e depois invista nas estratégias de marketing que falamos ao longo deste artigo. 

Assim, pode ter certeza que você terá cada vez mais clientes e lucros com o seu negócio!


Comentários