-

Porque é importante falar sobre sustentabilidade nas escolas?

 

Já que o meio ambiente ao nosso redor é a nossa casa e, no futuro, será onde nossos filhos viverão, proteger o planeta deve ser uma prioridade para todos os conscientes e preocupados com o futuro.

Quando inseridas na vida de uma criança desde cedo, certas discussões podem fazer uma grande diferença.

Por exemplo, como abordar a necessidade de reduzir o lixo marinho, as mudanças climáticas, as lutas indígenas e a importância da água?

Essas questões são muito importantes nas instituições de ensino, e a sustentabilidade nas escolas é projetada para ajudar as crianças a entender como cuidar do seu entorno, não apenas delas mesmas, mas dos outros.

 

Deseja saber como as escolas e Cursos Online podem alcançar o melhor desenvolvimento sustentável?

Então, continue conosco e aprenda sobre o assunto.

 

Vamos lá?

 

Por que trabalhar a sustentabilidade na escola?

As escolas e os Cursos Online  também são os grandes responsáveis ​​por desenvolver pessoas conscientes e empáticas, que são capazes de conviver bem com as mais diversas pessoas nos mais diversos ambientes.

Além das disciplinas aprendidas, diversas escolas oferecem atividades extracurriculares aos alunos, que vão incluir o ensino de questões vitais para a sociedade e para o planeta.

Não é difícil perceber que estamos vivendo uma época de degradação ambiental cada vez mais nociva e frequente.

Se você ler as notícias ultimamente, você verá: sobre extinção de espécies, desmatamento, poluição e uso excessivo de materiais não biodegradáveis.

Nesse contexto, uma discussão aberta sobre a relação do homem com o meio ambiente vem se tornando algo fundamental que deve ser discutido.

Portanto, a prática educacional inovadora para ensinar a conservação da natureza é um grande compromisso social da educação.

As instituições devem aproveitar essa força para garantir que o futuro das crianças de hoje prospere em várias áreas, principalmente em termos de sustentabilidade ambiental.

 

O que se deve ter em mente?

Devido aos recursos limitados da terra, se os usarmos sem saber, se não considerarmos alternativas viáveis, podemos sofrer mais.

As instituições devem ser ensinadas a fazer coisas simples com resultados como separar o lixo doméstico, cultivar plantas com fertilizantes naturais e reutilizar a água.

Como as crianças de hoje determinarão o futuro de todos, elas precisam conhecer e entender as causas, consequências e ações que podem ser tomadas.

Além disso, destacamos que o foco na sustentabilidade ambiental dentro das escolas é tão grande que existem vários anos toda a iluminação por lâmpadas de LED. 

 

Como os pais podem ajudar?

É inegável: a casa e a escola são os melhores exemplos de filhos. Então, se houver união e harmonia entre esses campos, os resultados não serão apenas mais positivos, mas também deliciosos!

Mas não adianta só falar para incentivar uma criança a fazer alguma coisa.

Lembre-se, os modelos a seguir são aliados poderosos na formação de seres humanos melhores e mais conscientes.

Portanto, deve ser fortalecido, estimulado e alinhado com o que você diz e ensina.

Em última análise, a lição importante que deve ser transmitida através do relacionamento pais-escola é que mais pode ser feito juntos, movendo e inspirando cada vez mais pessoas.

 

Como desenvolver seres humanos sustentáveis?

Reciclar, reutilizar e reduzir: estes são os 3 Rs que impulsionam a sustentabilidade.

Através dessas palavras, ações práticas podem ser consideradas para os programas de ensino da instituição e podem ser introduzidas naturalmente dentro da vida das crianças. 

 

Cultivo de horta

 

 

Promover o cultivo de hortas nas escolas abre uma lacuna nas discussões sobre as consequências com o uso excessivo de agrotóxicos.

Dentro das escolas, existem conhecimentos que destacam sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.

É muito importante desenvolver a ideia de que, ao cultivar, você pode compreender sobre as suas necessidades alimentares, economias de dinheiro e ainda fazer as coisas de uma maneira que seja boa para o meio ambiente.

Muitas escolas têm implementado o conceito de responsabilidade ambiental no ensino das crianças.

Com essa ação, as crianças acompanham todo o processo desde o início, incluindo a preparação do canteiro, distribuição das sementes, plantio e colheita.

Então, o que eles mesmos cultivam acaba sendo um lanche.

A horta pode ensinar hábitos saudáveis ​​e um primeiro contato com a natureza, sendo algo fundamental para o desenvolvimento do intelecto das crianças. 

É um momento de aprendizado muito agradável e envolve diferentes partes do processo educacional.

Todos estão felizes e as crianças adoram provar as saladas que plantam, assistem e colhem.

 

Estudo das mudanças climáticas

O derretimento das geleiras e a queda do nível do mar, ambos são causados ​​por maus hábitos humanos, causaram grande degradação ambiental.

Se queremos mudar o quadro, e não tornar a terra um lugar inabitável, a gente deve começar mudando todos os nossos costumes, e essas mudanças virão pelas crianças.

Os rendimentos das lavouras no Brasil podem ser particularmente afetados, o que deve afetar o setor agrícola, que responde por cerca de 5,5% do PIB.

A disponibilidade de água doce deve ser reduzida, a incidência de eventos climáticos vem aumentando e também existe a perda de biodiversidade.

Casos de dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos também são prováveis causados por mudanças climáticas.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco