Fique por dentro: · 25/02/2021 - 14h04

Marketing para supermercados: saiba as tendências para 2021 em meio a pandemia


Compartilhar Tweet 1



Saber como trabalhar com marketing para supermercados é vital para ganhar mais vendas e gerar um fluxo de receita estável para o negócio. Isso é especialmente importante para supermercados de bairro, que não contam com a possibilidade de ter uma central nacional que investe em anúncios na televisão e, assim, poder comprar dos fornecedores em grande quantidade, o que acaba gerando uma margem de lucro maior.

Em 2020, o setor de supermercados foi um dos poucos que registraram crescimento, mesmo com a pandemia do novo coronavírus (ou talvez justamente por causa dela). Em 2021, com a alta da inflação e o fim do auxílio emergencial, o segmento sofrerá um pouco mais para poder crescer, já que o poder de compra dos consumidores está reduzido. No entanto, quem souber como trabalhar o marketing para supermercados poderá superar essa dificuldade e até mesmo crescer.

Quer saber como usar o marketing para supermercado do jeito certo, com estratégias que realmente funcionam? Então siga a leitura do artigo abaixo!

5 dicas de marketing para supermercados que realmente funcionam

 

1. Não subestime o Marketing Visual

O Marketing Visual é uma das maiores ferramentas que um supermercado tem para chamar a atenção dos clientes e conseguir, não apenas colocar mais gente dentro da loja, como também fechar mais vendas e estimular o consumo de algum produto específico.

Pense em um supermercado que percebeu que está com uma grande quantidade de molho de tomate perto do vencimento no estoque, por exemplo. É possível fazer uma grande promoção para vender o produto e evitar perdas. Com o apoio do Marketing Visual, é possível comunicar a promoção ao público externo e interno para garantir a venda desses produtos de maneira fácil, barata e eficaz.

Para isso, no entanto, é importante ter insumos de fornecedores como a Visual Super, de modo a poder criar cartazes e outras ferramentas para trabalhar a comunicação visual dentro do mercado.

2. Uma lista no WhatsApp é muito poderosa

Um erro muito comum de supermercados de bairro é considerar que não vale a pena usar ferramentas digitais para vender mais. Na verdade, as ferramentas digitais estão entre as mais úteis para esse segmento. Um bom exemplo é o WhatsApp!

Presente em 99% dos smartphones do país, o WhatsApp é uma ferramenta que traz muitas vantagens para os mercados, com suas muitas funcionalidades. Por exemplo, é possível montar uma lista de contatos na plataforma para conseguir anunciar novidades, promoções e muito mais  para o público.

Com uma estratégia simples de coleta de dados (oferecer descontos para quem fizer um cadastro, por exemplo), é possível coletar números de telefone para adicionar na lista e ter um público sempre disposto a receber novidades e ir comprar na sua loja.

3. Condicione seu público do jeito certo

Um cenário muito positivo para supermercados é condicionar o público para poder agir de maneira previsível e estável. Essa previsibilidade ajuda no cálculo das ações futuras e permite que o seu supermercado possa ter uma base mais estável para crescer. Isso pode ser alcançado via marketing também.

Trabalhando de maneira inteligente, é possível condicionar o seu público a comprar em determinados dias, a fazer compras de mês nas datas mais comuns de viradas de cartão de crédito, entre outras ações. Isso vai desde o simples “Quarta-feira com ofertas na peixaria” até estratégias mais complexas.

Mantenha a consistência e, aos poucos, você terá um público fiel que fará certas ações com base no seu planejamento.

4. Use estratégias para diferentes fontes de renda

Um supermercado precisa de várias fontes de renda para que possa ter um fluxo financeiro estável e resistente a crises. Além do atendimento presencial, é importante ter o delivery e a possibilidade de compras online e retirada dos produtos  na loja.

No entanto, cada fonte de renda deverá ter a sua estratégia de marketing. O delivery, por exemplo, funciona muito bem com o Google Ads. Já a retirada na loja vai muito bem no Instagram. Estude as melhores possibilidades e veja aquilo que faz mais sentido para você.

5. Apoie a sua comunidade local

Em longo prazo, é essencial que o seu supermercado seja visto como positivo pela comunidade em que está inserido. Isso é conquistado por meio de ações de apoio à comunidade local. Essas ações são mais difíceis de fazer, pois o retorno não é imediato. No entanto, a cada time de futebol do bairro que é patrocinado, cada festa junina local que é patrocinada, o mercado se torna mais e mais querido pela comunidade e passa a ter mais e mais vendas em longo prazo.

Agora que você já viu essas 5 dicas de marketing, é hora de colocá-las em prática. Afinal, de nada adianta saber esse conteúdo na teoria e nunca colocá-lo em prática, ou seja, nunca irá usufruir dos benefícios dessas estratégias. Lembre-se de sempre testá-las e ir recolhendo os resultados para fazer uma análise do que funciona e do que não funciona para o seu contexto.

E aí, gostou das dicas? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

 

 

Comentários