Veja dicas de empreendedorismo · 22/12/2020 - 11h21 | Última atualização em 22/12/2020 - 14h49

Marketing para clínicas médicas: 5 formas de ter sucesso


Compartilhar Tweet 1



 

O marketing para clínicas médicas traz diversos benefícios para um consultório, como: humanização no atendimento, fortalecimento de marca, alcance de novos pacientes, diferencial competitivo, entre outros.

No entanto, grande parte dos profissionais não sabe como ter sucesso com as estratégias. Pensando nisso, resolvemos listar diversas dicas que ajudam nessa tarefa.

 

Continue lendo o artigo e tire todas as suas dúvidas.

Vamos lá?

 

1- Conheça o código de ética

Vamos iniciar as nossas dicas falando sobre a importância de analisar o código de ética da profissão. Ele é um ótimo guia para construir ações e campanhas de divulgação mais assertivas para a sua clínica.

 

Ao contrário do que ocorre em outras áreas, o órgão, responsável por regulamentar e fiscalizar a profissão médica, define algumas regras que devem ser cumpridas para evitar futuros problemas.

 

Segundo o órgão, as clínicas médicas não podem compartilhar mensagens sensacionalistas ou divulgar conteúdos que confundem ou prejudicam os pacientes.

 

O lado positivo é que você pode atrair a audiência com a publicação de conteúdos acadêmicos e notícias que ajudam a sociedade no momento em que ela mais precisa.

 

2- Faça uma página na internet

Um site é a vitrine virtual da sua clínica médica. Ele transmite mais credibilidade para os tratamentos. Por isso, ele não pode ser feito de qualquer forma. Você deve ter um cuidado especial com o design e com os textos.

 

Uma dica interessante é apostar em cores sóbrias, que lembram o ambiente do consultório. Quando for mencionar os profissionais que fazem parte da equipe médica, recomendamos incluir o CRM de cada um.

 

Além disso, lembre-se de adicionar quais são os telefones para contato e o horário de funcionamento.

 

Para ser encontrado na internet com mais facilidade, você pode implementar algumas ações de SEO (Search Engine Optimization). Trata-se de um conjunto de técnicas que ajudam a melhorar o posicionamento da sua página nas ferramentas de pesquisa da internet, como o Google.

 

Quanto mais otimizado for o seu site, mais chances ele tem de alcançar as primeiras posições.

 

Segundo diversas pesquisas sobre o assunto, um site na primeira posição do Google consegue mais acesso e mais vendas.

 

Imagine que você quer ter destaque no ambiente online para a palavra-chave "médico de varizes”. Então, é possível utilizar as regras de SEO para melhorar o seu posicionamento no mundo virtual.

 

3- Crie um blog

Outra dica interessante é construir um blog para a área de saúde. Por meio dessa página, você compartilha informações interessantes com os seus pacientes.

 

Existem diversos motivos pelos quais uma clínica deve criar um blog. Dentre os mais comuns, encontra-se: atrair novos pacientes, baixo custo de investimento e outro canal de comunicação para ser encontrado com mais facilidade no Google.

 

Para ter sucesso com o seu blog, crie conteúdos completos, utilize uma linguagem acessível e publique artigos com frequência.

 

4- Publique nas redes sociais

É impressionante a quantidade de redes sociais que existem na internet. As mais conhecidas são: Facebook, Youtube, Instagram, TikTok, LinkedIn, Sina Weibo e Snapchat. Porém, nem todas são indicadas para a sua clínica médica.

 

Antes de criar um perfil em todas páginas, conheça como é o comportamento da sua audiência. Não vale a pena fazer um perfil no TikTok se os pacientes não utilizam essa rede social.

 

Uma pesquisa com a base atual de pacientes pode ajudar a descobrir essas informações.

 

Geralmente, as clínicas médicas utilizam o Instagram e o Facebook para divulgar os tratamentos e compartilhar conteúdos para a audiência. Já o LinkedIn é utilizado para fazer novos contatos profissionais.

 

5- Monitore os resultados

Um dos erros mais comuns entre os profissionais da área de saúde é não monitorar os resultados do marketing. Conhecer os números é muito importante para descobrir quais foram as estratégias que trouxeram retorno positivo e quais são aquelas opções que merecem novos ajustes.

 

O marketing não é uma ciência exata. Faça testes com frequência para encontrar quais são as melhores formas para se comunicar com o paciente.

 

Após descobrir ótimas dicas sobre marketing para clínicas médicas, siga-nos nas redes sociais e conheça outras orientações importantes para o seu consultório.


Comentários