Veja aqui · 27/06/2022 - 16h21

Marketing esportivo: como ter sucesso na carreira


Compartilhar Tweet 1



 

Trabalhar com marketing demanda muito esforço, comprometimento, dedicação e muito estudo. Por ser um mercado que está em constante evolução, o profissional precisa estar sempre atento às novidades, lançamentos e tudo que acontece no Brasil e no mundo. 

 

Estar atualizado é uma das formas de ficar em dia com o cenário que o país e o mundo está passando, podendo usar essas informações como inspiração para campanhas, ações e tentar reverter tudo isso em lucro ou visibilidade, dependendo do projeto. 

 

Dito isso, o profissional de marketing é um eterno aprendiz, mesmo estando em cargos mais altos, possuindo seu próprio negócio. Ele deve estar sempre se atualizando, lendo, estudando e criando a cada dia coisas novas.

 

O mercado é enorme e pode englobar o nosso país e o mundo. Não existem fronteiras para quem busca trabalhar nessa área. Ainda mais se o serviço for totalmente online.

 

Entretanto, se engana quem pensa que apenas um profissional pode dar conta de toda a demanda de serviços existente. Assim, o profissional de marketing deve escolher um nicho ou setor e se especializar cada vez mais. 

 

Setores como, e-commerce, blogs e sites especializados demandam uma série de profissionais, sejam eles: designers, estrategistas de conteúdo, redatores e muitos outros. 

 

Outro setor que cresce a cada dia é o setor de marketing esportivo. Este setor específico possui um público imenso e gera milhares de dólares todos os meses.

 

Para efeito de conhecimento, apenas em 2021 em todo o mundo a indústria esportiva movimentou mais de $121 bilhões. Grande parte destes recursos foram dedicados ao setor de marketing. Assim, iremos mostrar mais informações e como ter sucesso no marketing esportivo. Acompanhe e veja mais. 

 

Marketing esportivo

O marketing esportivo tem como finalidade posicionar, mostrar e divulgar as marcas relacionadas ao esporte. Sendo como público alvo, empresas de materiais esportivos, clubes, emissoras, rádios, patrocinadores, posicionamento nas redes sociais, federações, gestoras de estádios e agenciadores/empresários de jogadores. 

 

A principal tarefa do profissional de marketing esportivo é colocar seu cliente ou empresa em evidência, ser conhecido, mostrar e agregar valor à marca e as pessoas. Usando como principal estratégia, o fortalecimento da marca, solucionar problemas e agregar valor ao produto ou serviço disponibilizado.

 

Para ser um profissional nesta área o interessado deve além de tudo, buscar conhecimento no setor que ele quer entrar. Atualmente existem milhares de modalidades esportivas e é quase impossível apenas um profissional saber de todos esportes. 

 

Assim, após definir qual modalidade ou modalidades de esporte que irá atuar este profissional deve se especializar nela.

 

Buscando conhecimento e se especializando

Estudos indicam que para possuir o título de especialista em uma área ou setor, o profissional precisa ter no mínimo de 10 mil horas dedicadas aos estudos e execução da função escolhida. 

 

Assim, podemos ver que para ser um bom profissional, o interessado deve buscar um conhecimento contínuo, fazendo cursos, MBA, palestras, ler livros e artigos especializados. 

 

O mercado esportivo é flexível e passa por mudanças a cada dia. Desta forma, estar atualizado é quase que uma obrigação para quem quer se destacar neste setor.

 

Ser conhecido

Se você quer entrar neste disputado setor, você precisa ter alguns diferenciais. Eles podem ser a chave para se tornar famoso e ter sucesso na carreira. 

 

Você pode estar se perguntando como se tornar conhecido. Podemos dizer que o caminho não é fácil, porém, é possível. Para você ser famoso dentro da modalidade escolhida, o profissional de marketing esportivo precisa estar presente em tudo relacionado ao esporte que escolheu. 

 

Como por exemplo, participar de jogos, competições, eventos, campeonatos e confraternizações. Nestes eventos o interessado precisa ter uma postura profissional, divulgar sua marca quando possível e trazer soluções imediatas para os possíveis clientes quando solicitado. 

 

Estar presente em todos os eventos relacionados ao esporte é uma tarefa que demanda tempo, dinheiro e conhecimento. Entretanto, fazer networking é primordial para quem quer ser conhecido como referência no marketing. 

 

Solucionar problemas

Quem busca, assessoria, consultoria ou serviços de marketing esportivo precisa de soluções. O a marca não está forte no mercado, o time precisa de mais sócios, a federação precisa de mais filiados, o evento precisa ser divulgado de forma correta e para pessoas certas. Assim, ao ser procurado o especialista em marketing esportivo precisa estar pronto para solucionar tais problemas.

 

Entregar mais do que prometeu

Uma das formas de conquistar a confiança de um cliente a ponto dele recomendar seus serviços ou produtos é o sonho de toda empresa. Assim funciona o marketing esportivo. 

 

Se você combinou um produto ou serviço até certo prazo, se dedique e entregue-o antes do prazo limite. Isso faz com que o cliente se surpreenda com sua eficiência. Não conseguiu entregar antes, entretanto, foi dentro do prazo. Traga produtos ou serviços que agregam valor ao cliente. Mostre que você fez mais do que foi combinado. 

 

Estas são formas de conseguir se posicionar no meio dos esportes de forma sólida, consistente e duradoura. Boa sorte e bons resultados.

Comentários