Nicho: como atingir o seu? · 28/10/2020 - 15h40

Marketing de nicho: como ter bons resultados e alavancar sua empresa


Compartilhar Tweet 1





Sabe quando aquele anúncio na TV ou na Internet parece ter sido feito pra você e a sua galera? Pois é, trata-se de marketing de nicho, uma das estratégias mais eficientes do mercado de marketing. 

Ao utilizar o marketing de nicho você aumenta consideravelmente suas chances de agradar o cliente e, consequentemente, aumentar o lucro e sua clientela.

Mas como obter bons resultados e alavancar sua empresa utilizando o Marketing de nicho? Primeiro vamos entender o que é nicho de mercado.

O que é nicho de mercado?          

Nicho de mercado é um grupo de pessoas que possuem interesses em comum e comportamento semelhante, como jogadores de videogame, por exemplo. Mas dentro desse grupo, temos subgrupos ainda menores de jogadores, como casuais, extremos, pessoas que só jogam vídeo game nos celulares, etc.

Quanto mais específico o grupo, mais eficaz é o marketing de nicho.

Entendendo as necessidades desse nicho, o marketing passa a ser mais direcionado e, consequentemente, mais eficiente, pois há uma maior identificação por parte do público alvo.

Agora que você entendeu o que é nicho de mercado, vamos entender como marketing de nicho funciona e como ter bons resultados e alavancar sua empresa.

O que é marketing de nicho e como ele funciona?

Muitos acreditam que quando falamos de marketing de nicho estamos nos referindo a um público pequeno. Mas não é verdade. Marketing de nicho visa um público específico que não consegue encontrar soluções para o que ele precisa em outras empresas, mas isso não significa que ele não possa ser um grupo grande de pessoas.

Por exemplo, com o surgimento do Covid-19 todo mundo começou a usar álcool em gel. Mas e as pessoas alérgicas, como fizeram? Surgiu então um mercado de nicho que pôde ser explorado por indústrias farmacêuticas e de produtos de limpeza. Então, aquela pessoa que comprou o desinfetante anti alérgico daquela marca cria familiaridade e começa a consumir outros produtos da mesma empresa.

Isso é um ponto importante: ao fidelizar um cliente utilizando marketing de nicho você pode atraí-lo para outros produtos da sua empresa, alavancando as vendas como um todo. 

Ou seja, aplicar marketing de nicho é resolver todas as necessidades de um grupo de clientes considerando todas as suas particularidades e desejos.

 

Para tanto, suas estratégias devem ser voltadas para segmentos bastante específicos, suprindo, dessa forma, as necessidades dos seus clientes de forma mais assertiva.

Mas é claro que primeiro é fundamental conhecer o seu cliente. O que ele quer? O que ele gosta? O que ele vai encontrar na sua empresa que não encontra no seu concorrente?

Fazer uma pesquisa de mercado é fundamental para identificar esses pontos e assim, desenvolver uma campanha eficiente, evitando gastos desnecessários.

Além disso, é muito importante saber onde aplicar sua estratégia de marketing. Hoje em dia, a Internet é o lugar mais eficiente para pequenas e micro empresas anunciarem seus produtos e serviços.  Um dos lugares mais eficientes para lançar sua campanha é no Facebook, que só no Brasil possui mais de 127 milhões de usuários. Além de custar relativamente pouco, o retorno do público é quase imediato. Instagram e Tik Tok também são boas opções dependendo do seu público alvo.  

Quais os benefícios do Marketing de Nicho?

Agora que você já sabe o que é marketing de nicho e como aplicá-lo, você deve estar se perguntando: “mas por que eu deveria fazer isso?”

O objetivo do marketing de nicho é atender a um grupo específico de pessoas e ao fazer isso, você:

  • Limita a concorrência

O cliente está procurando um produto ou serviço que não encontrou em outro lugar, portanto, a concorrência é baixa ou, às vezes, até inexistente.

São poucas as pessoas que tem uma piscina em casa e não é raro acontecer dos canos da piscina entupirem. Desentupidoras existem aos montes. Mas e se sua empresa for especializada em desentupir piscinas? A Protec Pragas, por exemplo, poderia desenvolver uma campanha de marketing voltada ao desentupimento de piscinas. Ao procurar em um site de busca pelas palavras “desentupir piscina”, ela poderia ter a campanha mais atrativa e conseguir atrair o cliente. Uma vez conquistado, as chances desse cliente chamar a empresa para realizar outros serviços é grande. Mas se ela não tivesse conquistado esse cliente por conta do desentupimento de piscinas, talvez ele optasse por uma marca mais conhecida para fazer outros serviços.

  • Investimentos sem desperdício

Uma vez voltado para um público específico, seus investimentos tendem a serem mais assertivos e suas campanhas são mais eficientes, evitando assim, desperdício de tempo e dinheiro em ações que não geram resultados positivos.

Se o seu público não come carne não vale a pena lançar um produto com carne. É muito mais eficiente lançar algo a base de soja, por exemplo.

  • Economia na publicidade

Por se tratar de marketing de nicho, você pode lançar mão de campanhas menores e mais direcionadas ao seu cliente, evitando gastos com grandes campanhas publicitárias que não afetam a maior parte dos consumidores.

  • Direcionamento na linguagem

Ao conhecer o seu público, fica mais fácil entender o que eles gostam, como eles falam, o que eles assistem, etc. Dessa forma você consegue desenvolver estratégias de marketing que se comunicam com o cliente. Se o seu nicho for homens ricos com mais de sessenta anos será que um comercial com um YouTuber adolescente ou um texto repleto de gírias vai cair bem?

Agora que você sabe de tudo isso, que tal aplicar o marketing de nicho para ter bons resultados e alavancar sua empresa? Comente abaixo quais são suas ideias para aplicar o marketing de nicho no seu negócio.


Comentários