Venda de carro: dicas · 06/11/2020 - 17h22 | Última atualização em 19/01/2021 - 11h13

Marketing automotivo: como se destacar usando a internet


Compartilhar Tweet 1



Toda concessionária precisa aprender como se destacar com Marketing Automotivo na Internet se quer ter sucesso no mercado atual ou ficará para trás dos concorrentes. Afinal, de acordo com o Google, 93% de todos os consumidores começam a jornada de comprar carro com uma pesquisa na Internet.  Ou seja: é pela Internet que você terá os melhores contatos com os seus potenciais clientes.

No entanto, não é fácil saber como se destacar com Marketing Automotivo na Internet. Existe muita coisa que é preciso saber como fazer, muitas ferramentas a utilizar e muitas estratégias que podem até mesmo demorar um pouco de tempo para trazer resultados. Para poder dominar a estratégia, é importante estudo, conhecimento prático e muitos testes para entender o que funciona para o seu cenário.

Quer aprender como se destacar com Marketing Automotivo? Então veja as nossas dicas a seguir!

Como se destacar com Marketing Automotivo em 5 passos

 



1. Tenha um site online

Para poder trabalhar com Marketing Automotivo na Internet, é necessário ter um ponto central de operações. Muitas concessionárias acabam deixando esse ponto central em um perfil de redes sociais, como o Facebook ou o Instagram. Afinal, para que investir em um site próprio se é possível ter presença nas redes gratuitamente nessas plataformas?

O problema é que o Facebook ou o Instagram são plataformas privadas, cujas regras não estão abertas a debates e não há como você intervir nelas, apenas se adequar. Além disso, as redes sociais podem perder força no futuro e você perder todo o trabalho feito.

Por isso, é essencial ter um espaço na Internet que seja seu. Assim, você pode definir as regras e ele sempre estará ali, pronto para se adequar a qualquer tendência do futuro.

É claro que você deve ter presença nas redes sociais (falaremos sobre isso mais adiante), mas o ponto estrutural central da sua estratégia deve ser o seu site. Por isso, crie um com os seus carros ou peças, monte uma estratégia de aumento de autoridade perante o Google e invista para que essa página seja capaz de converter novos clientes para você.

2. Monte uma estratégia de Marketing de Conteúdo

Lembra que o Google disse que 93% de todas as compras de automóveis começam com uma busca online? Então, isso significa que você deve começar a trabalhar com o Marketing de Conteúdo.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que visa produzir artigos, vídeos, infográficos e outros materiais de forma a atrair potenciais clientes com informações úteis para ele. Desse modo, o consumidor entra em contato direto com a sua marca, passa a ficar mais educado sobre o mercado em que está inserido e toma decisões de compra mais facilmente.

O mercado automotivo, especialmente o de carros usados, trabalha muito bem com o Marketing de Conteúdo. Isso porque os consumidores têm muitas dúvidas sobre qual veículo escolher, quantas cilindradas ter no motor, como cuidar do automóvel, que tipo de transmissão preferir e por aí vai.

3. Trabalhe de forma estratégica nas redes sociais

As redes sociais são, atualmente, um dos principais pontos de convergência de pessoas na Internet. Só o Facebook, por exemplo, tem 127 milhões de usuários brasileiros. E o Instagram desponta atualmente como a rede social de mais destaque nos últimos dois ou três anos.

Por isso, sim, é essencial que você esteja nessas plataformas. Mas é importante que use-as de maneira estratégica. Isso significa, por exemplo, trabalhar os seus posts seguindo três fases:

1ª fase: atração de novos usuários;2ª fase: criação de engajamento para aumentar alcance orgânico e baratear anúncios;3ª fase: uso estratégico de anúncios para converter clientes.

Cada um dos seus posts deve estar focado em uma dessas fases. Você pode, por exemplo, mostrar carros que estão na sua concessionária e usar hashtags estratégicas para atrair novos usuários. Depois, pode criar um vídeo explicando algum ponto específico para gerar engajamento. Por fim, pode usar de target quem interagiu com você para montar anúncios de conversão.

4. Tenha pontos de conversão online

Por falar em anúncios de conversão, é essencial ter vários pontos de conversão na Internet. Afinal, se você quer aprender como se destacar com Marketing Automotivo, então precisa de vendas!

Isso significa que você deve investir em um sistema de vendas digitais, seja em marketplaces online, seja em aplicativos como o Skype, WhatsApp e outros.

5. Use novas tecnologias

Por fim, lembre-se de que existem atualmente muitas novas tecnologias para serem usadas no Marketing Automotivo. Quanto mais adepto delas você for, mais fácil será para conseguir novas vendas. Por exemplo:

trabalhe com marketing de influenciadores;faça showrooms virtuais;use a realidade virtual para mostrar os carros;mostre vídeos dos automóveis para os consumidores. Lembre-se que pode contar com um freelance web designer para te auxiliar na criaçãod e site e conteúdos.

Pronto! Agora você já aprendeu como se destacar com Marketing Automotivo na Internet. Deu para ver que não é nenhum mistério, não é mesmo? A rede traz ótimas ferramentas para o sucesso da sua concessionária e, portanto, basta utilizá-las corretamente para obter um bom fluxo de consumidores. 

Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre ele!

 


Comentários