Novidades sobre e-commerce -

E-commerce em 2021: entenda o cenário no Brasil

O setor de vendas no ambiente online está sempre mudando e em 2020 não foi diferente. Mais do que nunca, empresas estão criando ou melhorando seus negócios na internet para atender uma demanda que não para de crescer.

Apesar de uma grande influência da pandemia, que obrigou mais pessoas a ficarem em casa, os números do e-commerce no Brasil mostram uma tendência que veio para ficar.

Sendo assim, investir no ambiente online precisa ser cada vez mais profissional, dando atenção especial para a experiência do usuário e usufruindo dos benefícios de realizar o desenvolvimento VTEX de sua loja virtual da forma certa.

 

Prova de que o crescimento de vendas no online não foi algo sazonal está na pesquisa realizada pela Ebit|Nielsen no quarto trimestre de 2020 com consumidores que compraram online: 95% dos entrevistados afirmaram que pretendem continuar realizando compras online. Por conta disso, a expectativa é de que as vendas do e-commerce no Brasil em 2021 devem crescer 26%.

Isso representa um faturamento de R$ 110 bilhões. Isso se dá, segundo análise da Ebit|Nielsen, principalmente por conta do ambiente ser mais confortável para o consumidor, além de maior qualificação e preparo das lojas, tanto em grandes marketplaces quanto em pequenas lojas.

 

Crescimento exponencial em 2020

O último ano viu o e-commerce crescer como nunca no Brasil. Os números continuam crescendo em todos os meses. Dezembro, por exemplo, registrou alta de 53,83% em relação ao mesmo período de 2019, de acordo com o índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital em parceria com o Neotrust / Movimento Compre & Confie.

 

O faturamento, por sua vez, cresceu 55,74%. Os bons números passam pelo aumento da demanda, mas também pelo fato de mais empresas estarem dando atenção na evolução de suas lojas, como UX Design e desenvolvimento VTEX. Isso permitiu que o faturamento do comércio eletrônico, no acumulado do ano, tivesse alta de 83,68%, segundo a mesma pesquisa. 

 

Ambiente online forte em 2021

Mesmo com as incertezas para este ano, a tendência é que as vendas online continuem forte e crescendo. Para a Ebit|Nielsen, porém, 2021 continuará sendo de incertezas sobre questões ligadas à pandemia, o que deve impor limites a toda economia, incluindo o e-commerce. Entretanto, isso não significa que o ambiente online deixará de ser forte, já que é a opção mais viável e confortável para esse cenário instável e volátil.

 

De acordo com pesquisa Ebit|Nielsen, 2021 deve ter aumento de 16% no número de pedidos, indo para para 225 milhões, e uma expansão de 9% no valor médio das vendas, que deve chegar a R$ 490. Um e-commerce preparado, com layout, design e desenvolvimento VTEX permitindo a melhor experiência do usuário, pode aproveitar ainda mais este momento. 

Mais do que apenas uma alternativa ao confinamento e condições atípicas causadas pela pandemia, o ambiente online mostra que está cada vez mais dentro dos hábitos de consumo do brasileito.

Por isso, possuir um e-commerce eficiente depende também do quanto seu desenvolvimento VTEX é bem utilizado para extrair o máximo que a plataforma pode oferecer. Por isso, um olhar especializado e técnico faz toda a diferença.  Saiba mais como a Maeztra possibilita isso com desenvolvimento VTEX especializado. 

 

 

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco