Estudar para empreender? · 17/12/2020 - 15h31

Curso de administração é necessário para um empreendedor?


Compartilhar Tweet 1



Você quer abrir seu próprio negócio, mas está com dúvida se curso de administração é necessário para um empreendedor? 

Essa dúvida é muito comum entre pessoas que estão pensando em abrir seu próprio empreendimento. 

Claro, os cursos que você precisa fazer vão depender muito do tipo de área que deseja seguir. Por exemplo, se você é um profissional nutrólogo e quer abrir um  consultório, é muito importante fazer um curso de especialização em nutrição

 

Mas será que também é necessário ter um curso de administração?

 

 

A resposta é não! Você não precisa ter formação em administração para abrir o seu negócio. 

Porém, caso tenha interesse e seja possível, sem dúvidas essa opção de curso poderá te ajudar de muitas maneiras a administrar o seu negócio. 

Continue a leitura para saber as vantagens de um curso de administração para um empreendedor e assim avaliar se vale a pena ou não investir nessa opção!

 

Como o curso de administração pode ajudar empreendedores

Mesmo não sendo obrigado ter um diploma em administração para ter seu próprio negócio, se você está considerando fazer o curso, aqui estão algumas vantagens de tomar essa decisão. 

 

  • Você pode fazer o curso sem sair de casa

 

Você não precisa deixar de ser empresário para voltar à escola. Claro, você pode ser flexível com seu tempo e administrar seus negócios entre as aulas, mas estudar em uma universidade física não é mais a única opção.

Os cursos online de universidades conceituadas são muito mais atraentes. Eles são conduzidos inteiramente online, mas sob as mesmas diretrizes estritas de suas contrapartes offline. Você também pode obter professores qualificados e profissionais ministrando cursos.

Inclusive, durante a quarentena decorrente da pandemia de coronavírus, houve um aumento de buscas por cursos em formato EAD

Com os programas online, no entanto, você pode ser ainda mais flexível com seu tempo. Contanto que você possa alocar uma ou duas horas por dia para estudar, você pode adquirir as habilidades de que precisa para se tornar um empresário melhor e obter um diploma,

Há um bônus adicional: os cursos online são até 40% mais baratos do que os programas offline equivalentes. Você pode obter o mesmo mestrado e o mesmo conjunto de habilidades - se não melhor, devido ao currículo atualizado dos programas online - sem gastar uma fortuna.

 

  • Domine novas habilidades

​​​​​​​

Cursos de administração permitem expandir seu horizonte de gerenciamento de negócios. 

Você não aprenderá apenas os fundamentos da gestão empresarial. Os programas de mestrado de universidades renomadas são projetados para ajudá-lo a dominar assuntos específicos.

Aulas sobre marketing de mídia social (ou marketing digital como um todo) e gerenciamento da cadeia de suprimentos também são fáceis de encontrar. A maioria dos programas de negócios e gestão permite que você escolha seu foco à medida que avança, oferecendo aulas sobre esses cursos para você fazer.

Novas habilidades como gestão financeira e precificação, por exemplo, certamente o ajudarão a organizar melhor seus produtos e operações comerciais. Outras habilidades, como marketing e comunicação, permitem que você alcance mais clientes em potencial em um período mais curto.

Certamente vale a pena dominar essas habilidades. Elas não apenas o tornam um empresário melhor, mas também são cruciais para o sucesso do seu negócio.

 

  • Ganhe confiança e credibilidade

​​​​​​​

Saber se um curso de administração é necessário para um empreendedor é uma dúvida muito comum nos dias atuais. 

Porém, precisamos dizer que como um bônus adicional, fazer o curso dará a você credibilidade como empresário. 

Existem duas razões para isso. Em primeiro lugar, a administração ainda é um dos cursos mais valiosos do mercado. Para um empresário, obter esse diploma é visto como uma grande vantagem.

Em seguida, o curso permite que você tenha as habilidades necessárias para administrar uma empresa e se tornar bem-sucedido, o que aumenta a confiança. 

Outros respeitarão este fato também. Os investidores, por exemplo, ficam mais confiantes quando o fundador de uma empresa - ou pelo menos um deles - possui o título de mestre. O diploma em si aumenta a credibilidade.

Existe também o lado da marca pessoal de se obter um diploma em negócios e gestão. Adicionar o título ao seu nome é sempre bom para sua marca pessoal. Você pode se posicionar como um especialista em seu setor. 

Afinal, você não apenas conhece as teorias, mas as implementou em seu próprio negócio.

 

  • Melhoria na tomada de decisão

​​​​​​​

Por último, mas certamente não menos importante, fazer um curso de negócios e gerenciamento aprimora sua capacidade de tomar decisões. 

Você está se treinando não apenas para olhar para uma questão de diferentes perspectivas, mas também para considerar fatos e dados no processo. A tomada de decisão baseada em dados é uma abordagem que é reforçada junto com a maioria dos cursos de administração. 

Ao final do curso, você será capaz de construir uma estrutura de dados para uma análise mais completa. Graças a esses dados, todas as suas decisões são tomadas com base em um entendimento completo da situação.

Melhor ainda, as decisões serão tomadas rapidamente, pois você já tem os dados e os insights necessários para tomá-las.

 

Conclusão

Se você está pensando em ter seu próprio negócio ou já possui a sua empresa, mas não tem um diploma em administração, sim, vale a pena considerar investir nessa opção. 

 

Muitas pessoas querem saber se o curso de administração é necessário para um empreendedor e, de fato, não é obrigatório. 

 

Porém, conhecimento nunca é demais, principalmente quando se trata de conhecimentos que vão ajudar diretamente o seu negócio. 

 

Portanto, faça algumas pesquisas para saber mais sobre o curso de administração para descobrir se essa é uma boa opção para você!


 


Comentários