Veja estas incríveis dicas! · 24/08/2020 - 08h18

Controle de Qualidade Total (TQC): 5 dicas para fazer do jeito certo


Compartilhar Tweet 1



Não importa o tipo de segmento da fábrica, desde indústria de embalagens plásticas até de automóveis, manter um controle de qualidade total (TQC em inglês) é fundamental para obter bons resultados. 

 

E mesmo que você pense que a sua operação não poderia melhorar, sempre existe espaço para melhorias. Com alguns ajustes em seus processos, você pode ver grandes mudanças positivas no que diz respeito a qualidade. Mas o que realmente é TQC? 

 

A sigla TQC significa o termo Total Quality Control, que em português chamamos de Controle de Qualidade Total. Ele é uma forma de gestão de qualidade que possui o objetivo de garantir a satisfação de fabricantes e clientes em relação a produtos ou serviços, sempre esperando superar as expectativas para ambas partes. 

 

O método é importante não somente para um processo de produção sem defeitos, mas também no que diz respeito a condições em que produtos são fabricados. O TQC pode ser implementado em qualquer tipo de empresa que deseja otimizar seus processos e atividades. 

 

Você quer saber como fazer a implementação do Controle de Qualidade Total (TQC) de forma certa? Continua a leitura e confira algumas dicas que separamos! 

 

Dicas importantes sobre Controle de Qualidade Total (TQC)

Oferecer produtos de qualidade é algo essencial para as empresas e o motivo é simples: produtos que atendem ou superam as expectativas dos clientes eram o aumento de vendas. 

 

Mas quando falamos falamos em TQC o controle de qualidade vai muito além da linha de produção dos produtos. Para te ajudar a compreender melhor, aqui está uma lista com 5 dicas para implementar o método da forma correta. 

 

1. Defina padrões de qualidade 

Como você vai definir a qualidade em suas instalações? A resposta para essa pergunta o ajudará a estabelecer e fazer a implementação de métodos de controle. Outras perguntas importantes que você deve se fazer incluem quantos defeitos você pode permitir e quais etapas do processo irá otimizar. 

 

Faça o direcionamento dos seus objetivos para que assim possa te ajudar a reduzir custos e tempo durante o processo de implementação. 

 

2. Treine seus funcionários

Para garantir a qualidade de todo o processo é necessário investir em treinamento para seus funcionários. Vale deixar claro que não é somente o responsável pelo controle de qualidade que precisará de treinamento, e sim toda a equipe. 

 

Isso ajudará os funcionários a observar sinais de anormalidades. Além disso, colaboradores com capacitação podem examinar todos o processo e ajudar a desenvolver ideias para aumentar a eficiência e o controle de qualidade.  

 

Eles se sentirão mais preparados e valiosos para sua empresa, o que pode melhorar o trabalho deles e reduzir possíveis erros. Durante o processo de capacitação, treine seus funcionários para aceitar nada menos do que uma alta qualidade. 

 

3. Utilize a tecnologia ao seu favor

A tecnologia tem uma grande importância para as empresas e pode tornar o seu negócio muito mais eficiente e melhorar o controle de qualidade. A coleta de dados é algo essencial para o controle de qualidade e a tecnologia pode te ajudar com isso de diversas formas, dependendo de suas operações. 

 

Você pode querer instalar sensores para rastrear produtos, por exemplo. Esses sensores podem se conectar a um software para te alertar assim que detectar algum problema. Isso vai fazer com que você possa interromper o produto antes que ele avance pela linha de produção ou seja enviado para o cliente. 

 

4. Atualize equipamentos quando for necessário

Pode ser que você precise atualizar equipamentos de produção para melhorar o controle de qualidade total. Isso não significa necessariamente ter que trocar todos os equipamentos por opções atuais, a não ser que você queira. 

 

Você pode apenas substituir os equipamentos desatualizados que estão quebrando constantemente ou produzem produtos com defeitos. A mudança também pode exigir treinamento adicional para os funcionários que irão utilizar novos equipamentos. 

 

Ao realizar essas atualizações, a eficiência e as entregas da sua empresa podem ser otimizadas. Equipamentos atualizados podem te ajudar a evitar atrasos nas entregas, o que pode prejudicar a reputação de qualidade do seu negócio.
 

5. Mantenha sua empresa limpa

Principalmente quando falamos do chão de fábrica, é essencial dar prioridade a sua limpeza para fornecer um ambiente de trabalho seguro para os funcionários. Garantir um espaço limpo é uma tarefa que pode ser esquecida, mas é extremamente importante que todos participem e mantenham as coisas funcionando de forma eficiente. 

 

Para garantir que isso aconteça, você pode documentar alguns procedimentos de limpeza para o local de trabalho. 

 

Conclusão sobre implementação do Controle de Qualidade Total (TQC)

Todo empresário quer ver a sua empresa obtendo bons resultados e crescendo. Mas para que isso aconteça é fundamental que existam processos, regras e organização. 

 

O Controle de Qualidade Total (TQC) existe para isso. Como o próprio nome já diz, o método existe para manter uma qualidade completa em empresas, principalmente em fábricas. 

 

Portanto, se você ainda não investe no método, comece agora mesmo a fazer um planejamento e buscar por uma solução. Afinal, estamos falando de um assunto que tem total interferência na reputação e sucesso do seu negócio. 


Veja também nossos outros artigos sobre:


Comentários