-

Como se tornar tatuador profissional: qual melhor caminho?

 

Uma das profissões que mais cresceu nos últimos anos foi a de tatuador. Isso porque essa habilidade artística é capaz de transformar corpos e fazer com que as pessoas se sintam bem consigo mesmas.

Logo, é necessário um pouco de talento com o desenho, assim como ter o espírito livre. Portanto, caso você tenha essas duas características, saiba que é bastante provável que essa profissão seja ideal.

No entanto, se você quer saber como se tornar tatuador, saiba que existem alguns caminhos que devem ser seguidos.

Isso porque você terá que aprender a lidar com vários tipos de equipamentos, o que demandará a ajuda de profissionais para auxiliá-lo, bem como tirar alguns alvarás na prefeitura da sua cidade para o funcionamento do estabelecimento, entre outras coisas.

Portanto, é um longo caminho a ser seguido e, graças ao texto abaixo, podemos dar um direcionamento, bem como algumas dicas de como se tornar um tatuador. Logo, para ficar por dentro dessa e de mais algumas informações importantes e necessárias ao desempenho da função, continue a leitura do texto abaixo.

 

O estudo é fundamental

Muitas pessoas acreditam que para se tornar um tatuador, não é necessário continuar estudando e optaram por largar os estudos. No entanto, é de grande importância que você conclua o ensino médio, pelo menos.

Aproveite essa fase da sua vida para buscar desenvolver a sua capacidade de desenho, assim como o talento direcionado às artes. Isso pode ser feito tanto na escola quanto através de aulas particulares, que irão deixá-lo pronto para o futuro.

Logo, evite ao máximo largar os estudos e caso você não tenha terminado o ensino médio, aproveite para fazer um supletivo.

 

Participe de cursos de desenho

Os cursos de desenhosão excelentes opções para as pessoas que desejam melhorar as habilidades artísticas que possuem.

Isso porque se você quer tornar um tatuador profissional, obrigatoriamente terá que saber desenhar bem, principalmente se você deseja se especializar no estilo de tatuagem linear.

Sendo assim, é interessante que você procure cursos de desenho ou mesmo tenha aulas com professores particulares que sejam capazes de te ajudar a desenvolver as suas habilidades com as artes.

Não desanime se você não for tão talentoso com desenho. Isso porque, assim como praticamente tudo em nossa vida, é necessário treino e bastante foco para melhorar as habilidades.

Isso se aplica também ao desenho. Portanto, ainda que você não saiba desenhar e mesmo assim quer saber como se tornar um tatuador profissional, basta utilizar esses cursos ou contratar um professor particular.

 

Pratique o desenho em casa

Como citamos anteriormente, é necessária muita prática para aprimorar a qualidade do seu desenho. Com isso, você deve comprar folhas ou mesmo um caderno e começar a desenhar em casa.

É interessante que você use o tempo livre para fazer esses desenhos. Assim, você poderá aprimorar as suas habilidades e cada vez mais obter melhores resultados. Faça desenhos simples e tente evoluir para desenhos mais detalhados.

Isso porque, se tornar um tatuador requer versatilidade e capacidade de cumprir com os mais diversos projetos trazidos pelos clientes. Uma sugestão interessante é que você faça tatuagem no estilo que pretende atuar no futuro.

 

Se possível, se matricule em um curso superior relacionado às artes

Quem deseja aprender como se tornar um bom tatuador, precisa entender que todo conhecimento é válido para a sua carreira.

Sendo assim, caso você tenha condições de fazer um curso superior de artes, isso pode fazer com que as chances de conseguir um bom emprego aumentem de forma considerável. 

Ainda que não seja necessário ter um curso superior, fazer isso pode ajudar no desenvolvimento de todas as habilidades de desenho, o que pode se tornar um atalho para quem está prestes a adentrar no mercado de trabalho. Uma boa opção são os cursos EAD (ensino à distância).

Eles possuem uma duração menor do que os cursos tradicionais e podem ser feitos pela internet.

 

Crie um portfólio

Criar um portfólio é de grande importância para quem está entrando no mercado de trabalho. Isso porque graças a ele, você consegue chamar mais atenção na hora de obter mais clientes ou mesmo estagiar junto de um profissional que atua há mais tempo que você no segmento.

Faça uma lista dos desenhos que mais gostou de fazer e guarde-os. Isso pode demonstrar que você é versátil na hora das criações. 

Além disso, faça a digitalização e salve todos os seus desenhos na nuveme no computador, para ser possível enviar cópias pelo e-mail ou por outros canais de comunicação aos interessados.

Quanto maior for o número e estilo dos desenhos, melhor será a imagem de versatilidade que você vai passar.

 

Busque estagiar com outros profissionais mais experientes

Outro passo importante que já citamos brevemente no tópico anterior é o estágio. Pois, ele é de grande importância para quem quer adquirir mais experiência antes de montar o seu próprio estúdio de tatuagem.

Em qualquer profissão que as pessoas queiram seguir e se tornar bons profissionais, como ser tatuador, é necessário passar por essa etapa. 

Para isso, você pode fazer uma pesquisa rápida entre os profissionais tatuadores da sua cidade e perguntar se pode fazer um estágio no seu estúdio.

Caso eles aceitem, preste bastante atenção nas tatuagens que eles fazem, bem como todas as práticas de higiene adotadas nos procedimentos, e até mesmo as técnicas utilizadas pelos tatuadores mais experientes.

Se acreditar que consegue, poderá pedir ao tatuador profissional e solicitar a autorização de um cliente para que você mesmo faça uma tatuagem. Assim, você estará treinando de forma real, em pessoas de verdade.

É interessante destacar que, geralmente, os estágios não possuem remuneração e duram entre 6 meses a um ano.

Portanto, fique atento, pois essa é a fase em que você irá trabalhar gratuitamente para obter mais experiência.

 

Fique atento aos requisitos legais para exercer a profissão

Quem deseja aprender como ser tatuador profissional, saiba que é necessário cumprir com alguns requisitos legais para ser possível exercer a profissão. Esses requisitos podem variar conforme a cidade que você reside.

Em alguns casos, é necessária a comprovação de experiência prática, assim como a realização de cursos de primeiros-socorros, passar por testes específicos, entre várias outras opções.

Dessa forma, é interessante visitar a prefeitura da sua cidade e obter mais informações acerca das exigências necessárias à liberação da atuação.

Em nosso país, assim como em grande parte dos países, é necessária uma licença especial para trabalhar como tatuador, ou seja, você deve ter um alvará liberado pela prefeitura da sua cidade.

Portanto, fique atento a esses detalhes e fale com a prefeitura local. Ela irá indicar o procedimento de obtenção e os requisitos necessários.

 

Solicite o alvará de funcionamento

Ao entrar em contato com a prefeitura e saber o que você precisa para a obtenção do alvará, o próximo passo é pôr tudo isso em prática.

Isso porque, ao preencher os requisitos necessários à obtenção, você deve se dirigir até a prefeitura da sua cidade para obter uma cópia do alvará.

Com isso, mantenha ela no seu estúdio, pois em algum momento você terá que mostrá-la aos fiscais de distrito que visitarão o seu local de trabalho.

Em alguns casos, é necessário o pagamento de algumas taxas referentes a liberação do alvará. Portanto, é interessante que você visite o site da prefeitura para saber mais sobre os valores.

Caso tenha a sua solicitação negada, ligue para a prefeitura e solicite informações sobre os motivos que levaram ao indeferimento do seu pedido.

 

Invista em equipamentos de qualidade

Agora que você já obteve os alvarás necessários ao funcionamento do seu estúdio, bem como tem o necessário para começar a tatuar, o próximo passo irá demandar um investimento nos equipamentos para que você comece a trabalhar com tatuagens.

Nesse caso, você deve optar por equipamentos de qualidade e que ofereçam segurança aos clientes.

Para isso, você vai precisar de: uma máquina de tatuagem, kits de tubos e tintas, agulhas, canetas adequadas a pele, itens de higiene, como solução antisséptica, lenços umedecidos com álcool e luvas.

 

Tente uma vaga de emprego em outros estúdios

Se você não quer começar o seu trabalho como tatuador sozinho, saiba que pode tentar uma vaga de emprego em algum estúdio de tatuagem local.

Para isso, basta entrar em contato com eles e perguntar se existe uma vaga que você possa ocupar. Ademais, existe a opção de realizar pesquisas em jornais ou mesmo na internet para obter informações sobre vagas de emprego na área.

Isso porque muitos estúdios de tatuagem costumam buscar tatuadores qualificados e que tenham desenvoltura em criar os mais diversos estilos de desenho.

Portanto, busque em todos os tipos de canais de comunicação sobre as vagas de emprego em estúdios de tatuagem.

Caso você tenha algum amigo que trabalhe no setor, pergunte se ele conhece alguém que esteja contratando ou mesmo se o seu estúdio está oferecendo vagas.

 

Ao encontrar oportunidades de emprego, faça o envio do seu portfólio

Se você encontrou uma boa oportunidade de emprego, essa é a hora de fazer o envio do seu portfólio para o estúdio.

Para isso, você pode criar uma lista com todos os estúdios que estão oferecendo vagas de emprego e pergunte aos proprietários o que é necessário para se candidatar a uma delas. 

Em muitos casos, os proprietários solicitam o envio de uma cópia do portfólio ou mesmo leve diretamente no estúdio, assim como também é possível que eles solicitem o seu currículo.

Caso você tenha feito alguma tatuagem no seu próprio corpo ou em outras pessoas enquanto estagiou, envie essas fotos anexadas ao seu portfólio.

 

Prepare-se para a entrevista de emprego

Se você foi selecionado em algum dos estúdios que tentou uma vaga de emprego e ele lhe convidou para uma entrevista, esteja preparado para esse momento, pois, ele pode ser decisivo na sua carreira.

Sendo assim, ao comparecer ao local, esteja vestido com roupas adequadas e busque chegar com antecedência ao local, evitando atrasos ou intercorrências que podem surgir ao longo do caminho.

Na hora da entrevista, procure responder com clareza a todas as perguntas que te forem feitas e não esqueça de agradecer a oportunidade que o estúdio deu. Isso irá causar uma boa impressão no recrutador.

É indicado que você leve alguns itens como a cópia do currículo e do portfólio.

 

Busque aprimoramento profissional

Para ser um bom profissional, você deve sempre buscar aprimoramento, ainda que você já esteja trabalhando na área ou tenha sido aprovado na entrevista de emprego.

Sendo assim, jamais pare de estudar e de aperfeiçoar as suas habilidades. Com isso, você conseguirá cada vez mais clientes e a confiança das pessoas que experimentam o seu trabalho.

 

Crie uma rede de contatos com os demais tatuadores da região

Ter uma rede de contatos é de suma importância para você conseguir se posicionar no mercado.

Sendo assim, é interessante visitar outros estúdios, assim como participar dos eventos de tatuadores. Além do mais, seja ativo nas redes sociais e interaja com o maior número de pessoas possível.

 

Ao adquirir experiência e clientes suficientes, crie o seu próprio estúdio

Quando você julgar que já tem experiência suficiente, assim como uma boa carteira de clientes, saiba que está na hora de montar o seu próprio estúdio.

Isso porque é indicado tomar essa decisão quando já tiver pelo menos 3 anos de trabalho no segmento. Assim, você terá mais liberdade financeira.

 

Qual o melhor curso de tatuagem na internet?

Se você chegou até aqui, provavelmente já sabe todos os passos necessários para que você se torne um tatuador de sucesso.

No entanto, ficou uma dúvida sobre qual curso escolher para aprender a tatuar desde o nível iniciante até se tornar um profissional qualificado. Se este for o caso, saiba que uma das melhores opções disponíveis na internet é o Curso de Tatuagem Iniciante Expert.

Nele, você terá acesso a diversos módulos que irão ensinar do zero a ser um tatuador, mesmo que você não tenha nenhuma experiência no ramo. Ele é ministrado pelo Elvio Clevin (Zago Tattoo).

 

Tatuadores de sucesso para você se inspirar

Alguns dos maiores nomes no segmento de estúdios de tatuagem e desenho em nosso país são: Victor Montaghini, Elvio Clevin (Zago Tattoo), Luiza Fortes, Fernanda Prado e Brian Gomes.

Eles são referência nos mais diversos estilos de tatuagem, considerados por muitos, como os melhores tatuadores do Brasil.

Comentários