Saiba onde investir -

Como funciona o Marketing de Afiliados? Entenda o mercado

O marketing de afiliados nada mais é do que uma estratégia utilizada pelos profissionais de marketing digital em empresas e até mesmo por empreendedores que atuam digitalmente, com o objetivo de aumentar as suas vendas por meio de redes de sites parceiros e cliques em anúncios.

Tal estratégia é adotada por grandes lojas virtuais e de referência no mercado. Isso faz com que a sua estrutura de vendas aumente com anúncios remunerados que podem ser encontrados em blogs, redes sociais e até mesmo em sites de conteúdo.

Ele vem conquistando muitas pessoas, sendo assim, o número de adeptos do marketing de afiliados cresce consideravelmente não só no Brasil, mas em todo o mundo. Isso acontece, pois, a sua implementação é considerada simples, porém extremamente eficiente, além de barata.

Saber como funciona o marketing de afiliados é muito importante, não somente para aumentar as suas vendas, mas também para quem deseja ganhar dinheiro com a internet.

Entenda tudo sobre o marketing de afiliados e aprenda a ganhar dinheiro online. Boa leitura!

 

O que é marketing de afiliados?

O Marketing de afiliados é visto também como uma relação comercial. Sendo assim, o afiliado faz a divulgação do produto de uma determinada empresa ou de um empreendedor. Em troca, ele recebe uma comissão por cada venda concluída.

Trata-se também de um estilo de publicidade, sendo uma ótima alternativa para quem deseja atuar com vendas pela internet. Além disso, é uma opção de estratégia digital para quem busca o aumento da divulgação dos seus produtos de forma orgânica.

Veja alguns benefícios do marketing de afiliados

Com o avanço tecnológico, muitos produtos surgiram e mudaram. O marketing de afiliados, mesmo que pareça algo novo, está no mercado desde a década de 90. 

A Amazon foi a pioneira quando passou a disponibilizar o serviço para aqueles que quisessem divulgar os produtos que estivessem disponíveis na loja. 

Confira abaixo alguns dos benefícios dessa prática.

Os afiliados podem rentabilizar os seus sites, assim como blogs e as redes sociais através da venda de produtos terceirizados sem que seja necessário ter uma ideia ou criar um determinado serviço ou produto;

Produtores podem ganhar uma série de canais de distribuição. Com isso, é possível impactar um número maior de clientes e, claro, consequentemente realizar mais vendas;

Clientes também contam com essas vantagens, já que eles ganham mais canais para realizar pesquisas sobre os produtos para fazer uma compra mais assertiva.

Conheça os tipos de divulgação para afiliados

Atualmente no mercado do marketing digital, é possível encontrar uma série de formatos para quem busca programas de afiliados. Se você é o produtor, cabe a você decidir qual deles melhor se adequa ao seu tipo de negócio.

Mesmo se assemelhando, o marketing de afiliados que se volta para a geração de leads se difere daquele que se volta totalmente para a conversão, mesmo que ambos estejam em busca de retorno financeiro. 

Veja quais são os tipos de divulgação para afiliados e aplique aquele que funciona melhor para o seu negócio:

CPC – Custo por Clique

Aqui, a remuneração do afiliado se dá por meio dos cliques. Ou seja, todas as vezes que alguém clicar no pop-up, banner ou qualquer outra publicidade e que o seu blog, site, rede social ou outro estiver em exposição, ele receberá uma remuneração.

Nesses casos, o retorno do afiliado dependerá exclusivamente de como será o desempenho da campanha de quem está anunciando.

CPA – Custo por Ação

A remuneração do afiliado, no caso do custo por ação, só será válida quando os usuários fizerem o clique na publicidade, mas também realizarem alguma ação dentro da página onde o anúncio for destinado. Isso se dá por meio de cadastros, solicitação de orçamentos e, claro, realização de uma compra.

Aqui, não se trata somente do vínculo com a publicidade. O afiliado também terá que fazer o uso da sua influência para convencer as pessoas de que realmente, a oferta é confiável.

CPM – Custo por Mil Impressões

Neste formato, quem está anunciando realiza o pagamento de um valor fixo para o seu afiliado assim que o banner alcança suas mil visualizações. É muito importante lembrar que a quantidade de impressões equivale ao número de pageviews do blog.

Sendo assim, quem estiver navegando em uma página, já será impactado pela publicidade que ali estiver presente.

Por isso, esse tipo de divulgação é uma boa opção para aqueles afiliados que já contam com um bom número de acessos. 

Sendo assim, ele sempre será remunerado, mesmo que o número de visitas não seja o mesmo de acordo com os cliques no banner.

CPV – Custo por Venda

Aqui, o afiliado só poderá receber a sua comissão quando o link que for compartilhado por ele, gerar vendas. Este tipo de divulgação é uma boa opção para os pequenos produtores.

Sendo assim, se você está buscando se tornar um afiliado, porém ainda conta com o receio de ser lesado de alguma forma, não há com o que se preocupar.

Veja quais são os canais que um afiliado pode divulgar o produto

Para que você possa ter bons resultados como afiliado, você não precisa de um canal exclusivo para tal objetivo. Porém, é recomendável que você alcance os seus consumidores onde quer que eles possam estar.

Veja agora alguns dos canais digitais que você pode utilizar para divulgar e vender os produtos:

E-mail marketing

Quando um afiliado conta com uma base sólida de e-mails, ele possui a oportunidade de ter um relacionamento de longo prazo com os seus clientes. 

Isso acontece, pois nesses casos, eles entregam um conteúdo de qualidade aos seus leads, fazendo com que eles sejam convencidos a realizar a compra.

É uma estratégia considerada simples, porém, extremamente eficaz, já que mostra para quem te acompanha que você não quer somente vender, mas também agregar valor dentro daquela jornada de compra, oferecendo conhecimentos sobre o produto e mostrando que se trata da solução que ele buscava para seus problemas.

Porém, é muito importante lembrar que, antes da escolha do canal para divulgar os serviços ou produtos, você deve entender o público que poderá consumi-lo. Ou seja, você deve investir em canais que possuem um maior número de potenciais clientes.

Uma ótima dica é: sempre mapeie suas personas para a divulgação de acordo com o amadurecimento do seu negócio.

Plataformas como Systeme.io podem ser muito úteis para a sua estratégia de e-mail marketing, integrada ainda com outras funções importantes no processo de vendas.

Sites e blogs

Um dos grandes benefícios de ter um blog ou site é ter a total liberdade de edição, ou seja, neles você poderá escrever e terá outras infinidades de opções dentro da página para deixá-la com a cara das pessoas que consomem o seu conteúdo.

Isso não pode ser realizado, por exemplo, nas redes sociais, pois elas já possuem um layout fixo e muitas vezes, limitações para caracteres.

Uma das grandes utilidades de um blog também é a possibilidade de reviews que podem ser realizados sobre os produtos. 

Isso permite que você realize argumentos visuais, além dos escritos para que haja persuasão com seus leitores, reforçando ainda mais a sua autoridade em determinados assuntos.

Redes sociais

Atualmente, as redes sociais estão sendo os canais mais usados por quem busca divulgar os seus produtos e serviços. 

Isso acontece, pois elas são capazes de proporcionar resultados expressivos ao que se diz respeito a vendas, porém, para que isso seja possível, elas precisam ser utilizadas de maneira correta.

Entre as redes sociais mais utilizadas para a divulgação dentro do marketing de afiliados, estão:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • Pinterest;
  • YouTube.

Por conta do alcance que as contas citadas possuem, são ótimos canais para quem busca o reconhecimento e aumento das suas vendas. 

Isso pode ser notado somente ao rolar um pouco o feed. Ali, já pode ser encontrado uma diversidade de anúncios de marcas.

Agora que você já sabe como funciona o marketing de afiliados, que tal colocar os seus conhecimentos em prática e começar a ganhar dinheiro sem sair de casa? E caso tenha mais alguma dúvida, deixe o seu comentário e responderemos para você.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco