Saiba como faturar mais -

Como aumentar as vendas no supermercado no inverno

 

Saber como aumentar as vendas no supermercado no inverno é uma preocupação comum de muitos gestores. Afinal, apesar da demanda do setor ser relativamente estável, é verdade que o inverno representa uma estação de oportunidades únicas para várias empresas, especialmente aquelas que lidam com bens de primeira necessidade, como é o caso dos principais mercados do Brasil.

 

No ano passado,o setor experienciou um crescimento de faturamento considerável. Parte disso teve a ver com o Auxílio Emergencial de R$ 600,00, que foi praticamente todo usado para o consumo de alimentos das famílias. No entanto, agora em 2021, o valor do Auxílio reduziu bastante e esse "boost" não estará presente para o setor se aproveitar. Por isso, será necessário entender como aumentar as vendas no supermercado no inverno e em outras estações para manter o crescimento.

 

Quer ver algumas dicas de como aumentar as vendas no supermercado no inverno? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

 

Como aumentar as vendas no supermercado no inverno: 5 dicas

 

1. Aposte na comunicação das suas ofertas

 

Você pode pensar nas melhores ofertas do mercado, nos melhores preços e combinações. No papel, tudo pode funcionar, no entanto um detalhe pode inutilizar sua estratégia. Normalmente, esse detalhe está na comunicação das suas ofertas.

 

Você usa bons precificadores, por exemplo? Tem cartazes chamativos? As cores capturam a atenção das pessoas? Sem comunicar a sua oferta, torna-se difícil fazer com que as pessoas comprem.

 

Uma dica é usar os produtos da Visual Super, empresa especializada na produção de importantes insumos para os supermercados, os quais são de boa qualidade e versáteis para o setor.

 

2. Ofereça uma combinação inteligente de itens

 

O frio intenso de 2021 mostrou que existem muitos produtos que podem ser (e são!)  mais procurados pelos consumidores. São desde itens mais requintados, como fondue, até itens mais básicos, como leite, sabão em pó ou fósforo, por exemplo.

 

Afinal de contas, o frio exige muitas coisas dos consumidores, a começar pela vontade de comer alimentos mais quentes e cremosos, normalmente líquidos. Para alguns, o fondue é a solução; para outros, nada supera uma sopinha de galinha.

 

Além disso, muitas pessoas tiram o cobertor do armário e notam que ele está com mau cheiro por ter ficado o ano todo guardado. O mesmo vale para as velas ou outros acessórios que possam produzir fogo e calor. Diante disso, justifica-se uma venda maior de sabão em pó e fósforo .

 

Sabendo dessa situação, ofereça uma combinação inteligente de produtos. Chame o consumidor com um desconto no que ele quer e aumente sua margem de lucros no que for complementar. Assim, você atrai mais clientes para o seu mercado e, consequentemente, fatura mais também.

 

3. Use as gôndolas antes do caixa a seu favor

 

As gôndolas antes do caixa já são estratégias muito usadas em supermercados. É raro ver um estabelecimento que não utiliza essa ação para vender mais. Afinal, 70% de todas as vendas são feitas no Ponto de Venda, normalmente sem preparo prévio.

 

Assim, use as gôndolas a seu favor. Coloque ali seus produtos mais chamativos e que tenham tudo a ver com o inverno, especialmente se não exigirem uma refrigeração para serem conservados e manter a validade.

 

4. Participe de campanhas de doações

 

As campanhas de doações de agasalhos e comida aumentam no inverno. Isso é muito bom, pois elas ajudam no atendimento das pessoas em situação de rua. Para o seu supermercado, campanhas dessa natureza são uma oportunidade de vender mais.

 

Além de poder participar com muitas doações, o seu supermercado pode ser usado para as compras que serão doadas. Com uma parceria, é possível ter profissionais solicitando doações para os consumidores, o que os incentiva a fazer compras específicas para esse fim.

 

No entanto, não explore a bondade alheia para lucrar mais. Só participe pensando em realmente fazer o bem. As pessoas sempre percebem a intenção.

 

5. Invista em mais degustações

 

Por fim, se for possível, ofereça mais degustações dentro do seu supermercado. As pessoas sempre querem tentar um produto novo. A ideia de poder comer ou beber alguma coisa típica do inverno pode atrair muitos consumidores.

 

Por exemplo, suponha que você fechou a parceria com uma marca de achocolatado. Uma opção para aumentar as vendas dessa marca é fazer uma degustação de chocolate quente. As pessoas vão entrar por causa do frio e podem se apaixonar pela marca e virar cliente fixo.

 

Pronto! Agora que você viu essas dicas, ficou mais fácil entender como aumentar as vendas no supermercado no inverno. Lembre-se de que essas dicas são contextualizadas com base na região do país, claro. Por exemplo, no Sul o frio é mais intenso do que no Nordeste. Portanto, muitas das dicas funcionam melhor na primeira região do que na segunda. Por isso, pense no seu contexto e explore a mesma ideia, se for interessante.

 

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

 

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco