Saber se adaptar é a chave! · 07/12/2020 - 15h45 | Última atualização em 07/12/2020 - 16h17

A importância da tecnologia no marketing atual


Compartilhar Tweet 1



Você já pensou na importância da tecnologia no marketing atual? Hoje em dia, as campanhas de publicidade parecem algo saído de um filme de ficção-científica. São dezenas de recursos tecnológicos, análises de dados e até mesmo a presença de Inteligência Artificial. Por isso, é importante que os profissionais da área (e os empresários que contratam esses serviços) tenham conhecimento dessas tecnologias.

São muitos os recursos tecnológicos que são usados dentro das campanhas de marketing atuais. No entanto, as pessoas não sabem ou sequer percebem os benefícios desses recursos ou que eles existem. Por isso, é importante entender o impacto da tecnologia no marketing atual, de modo a poder avançar no uso desses recursos e obter os melhores resultados possíveis na prática.

E aí, quer aprender qual a importância da tecnologia no marketing atual? Então siga a leitura abaixo!

 

 

A importância da tecnologia no marketing atual

O Marketing Atual se passa primordialmente na Internet. Por causa disso, é um marketing focado na coleta de dados, análise de resultados e otimização de mensagens.

Além disso, é um marketing focado também na hipervelocidade da Internet, com ações feitas para grupos nichados discutirem por pouco tempo e então seguirem para o próximo ciclo de conteúdo ou mensagens.

Portanto, a tecnologia é essencial não só para viabilizar tudo isso, mas também para ajudar as empresas e agências a explorar melhor esse novo contexto e nova maneira de pensar do consumidor.

Para finalizar, a tecnologia permite que o Marketing se torne mais democrático. Se antes apenas grandes empresas poderiam investir em ações do tipo, hoje qualquer negócio pode ter uma campanha efetiva.

Os 5 recursos mais importantes1. Redes sociais

As redes sociais são, hoje, vitais para o marketing na Internet. Basta olhar o Facebook, que tem 127 milhões de usuários no Brasil, e domina uma das maiores plataformas de publicidade da História.

Suas ferramentas de segmentação de conteúdo são essenciais para qualquer negócio que quer fazer marketing com eficiência e com resultados.

2. Big Data

O Big Data é a ideia de trabalhar toneladas de dados para poder obter insights, identificar padrões ou traçar planos futuros. Ele ajuda a entender como as pessoas se comportam, o que as motivam e quais são as ações mais prováveis que farão em sequência.

Isso é especialmente importante quando usado em combinação com uma ferramenta como as redes sociais. No entanto, é importante que a empresa atue sempre dentro dos parâmetros da Lei Geral de Proteção de Dados.

3. Automação

Hoje em dia, o mercado de desenvolvimento de aplicativos está focado na automação. Ela é muito útil em várias áreas, pois aumenta a produtividade na realização de tarefas repetitivas.

No marketing, a automação ajuda em várias áreas, desde o gerenciamento de e-mail marketing até o atendimento via chatbots.

4. Inteligência Artificial

Por fim, é importante mencionar o uso de Inteligência Artificial no marketing moderno. As IAs são usadas em vários níveis e em várias tarefas. Por exemplo, o Google usa uma IA para decidir os resultados de busca dos usuários ou qual anúncio aparecerá em primeiro lugar.

No entanto, existem usos bem mais complexos, desde o atendimento até o desenvolvimento de personas e rodagem de testes para entender a reação de uma faixa do público.

Agora que você já viu a importância da tecnologia no marketing atual e também já conheceu alguns recursos tecnológicos importantes, poderá explorá-los em suas campanhas de marketing. No entanto, é importante ter em mente que, como em qualquer área, as tecnologias só podem ajudar uma estratégia a ter mais sucesso, mas elas não fazem milagre. Por isso, é essencial que haja um conhecimento técnico muito específico sobre o tema.

Comente abaixo dizendo qual dessas tecnologias é a mais importante na sua opinião!

 


Comentários