Posicionamento empresarial · 20/06/2022 - 10h37

6 formas de melhorar a imagem de uma empresa


Compartilhar Tweet 1



 

Tanto pessoas quanto marcas possuem posicionamento e a forma como uma empresa se posiciona impacta diretamente em como seus clientes e parceiros a veem. 

 

E a imagem que uma empresa transmite impacta diretamente em seu faturamento e no valor que ela possui diante do mercado.

 

Portanto, se a empresa tem uma postura de defender a sustentabilidade, deve se posicionar de forma a fazer com que seus clientes utilizem sacolas ecológicas.

 

Neste artigo, vamos apresentar 6 formas de melhorar a imagem de uma empresa.

 

Posicionamento de marca

O posicionamento de marca abrange a identidade da empresa e o valor que ela possui para  o público (interno, clientes e fornecedores). 

 

Desta forma, o público necessita de saber o que a empresa oferece e o que ela representa para a sociedade.

 

Para isso, é preciso realizar um trabalho de branding, responsável pela gestão da marca, cujas ações tornam a empresa lembrada e valorizada.

 

Cultura organizacional

A cultura organizacional envolve a rotina, o comportamento e a mentalidade da marca, por isso tem relação direta com seu sucesso ou fracasso.

 

Sendo assim, é preciso pensar nos valores e na missão da empresa. A partir deles, estabeleça um código de conduta que representa tudo o que a empresa acredita e que as pessoas agem nela.

 

Desta maneira, todo o trabalho na empresa deve ser executado a partir de uma mesma diretriz, assim como o comportamento dos colaboradores. Ou seja, todos na empresa devem comungar com os valores estabelecidos.

 

Além disso, é preciso avaliar periodicamente a cultura organizacional através de uma pesquisa com as pessoas a fim de identificar se as pessoas enxergam a empresa da forma como ela deseja ser vista e fazer ajustes, quando necessário.

 

Presença digital

A internet é mais um canal que as empresas possuem para construir presença e se aproximar do público. Através da internet, as empresas podem estabelecer uma conexão maior com seu público, assim como alcançar mais pessoas.

 

Além de criar presença digital e estabelecer um relacionamento com os clientes, a internet favorece a criação de autoridade. 

 

Por exemplo, se a sua empresa trabalha com sacolas deve se posicionar de tal forma que ao pensar em sacolas ecológicas, o cliente lembre automaticamente em sua empresa, pois ela é autoridade neste quesito.

 

Coloque seu público em primeiro lugar

Toda empresa tem como objetivo ter lucro, mas ele deve ser uma consequência. Empresas de sucesso, colocam seus clientes no centro do negócio.

 

Essas empresas procuram, antes de tudo, solucionar os problemas dos clientes e oferecer novas soluções.

 

Além de desenvolver soluções pensando nos clientes, o posicionamento de marca,  as estratégias de marketing e vendas, postura e comunicação nas redes sociais também devem ser feitas pensando no público para o qual vai se comunicar.

 

Qualidade

A qualidade de seu produto ou serviço está diretamente ligada à imagem da empresa. Empresas que possuem produtos ruins, de baixa qualidade, possuem uma imagem ruim perante o mercado.

 

Por isso, trabalhe para manter a qualidade do seu produto e sempre melhorá-lo. Assim, você mantém a boa imagem da empresa.

 

Atendimento

A forma com a qual a empresa atende os clientes é outro fator que precisa de atenção quando falamos na imagem da empresa.

 

A empresa deve ter um tom condizente com seus valores. Algumas empresas se destacam na internet pela forma como se relacionam com seus clientes, como prestar atendimento.

Portanto, a qualidade do atendimento deve ser acompanhada e todos os pontos de dúvida devem ser resolvidos. 

Afinal, clientes satisfeitos resultam em mais clientes e feedback positivo para a empresa.

 

Conclusão

Construir a imagem e autoridade de uma empresa leva tempo. A forma como a empresa será vista pelo público deve ser pensado desde a concepção do negócio e frequentemente analisada.


Além disso, itens como clima organizacional, qualidade do produto, atendimento e presença digital, entre outros pontos, fazem um conjunto que compõem a imagem da empresa.

 

Diante disso, não pode haver incoerências como a empresa se posicionar como defensora do meio ambiente e utilizar plásticos e fornecer sacolas plásticas a seus clientes.

Neste caso, o posicionamento deve ser de conscientizar os clientes a utilizar sacolas ecológicas.

 

Portanto, atenção a forma como sua empresa se posiciona perante o público. Ela pode afetar seu faturamento e o futuro do negócio.

 

Para mais dicas como essa, acompanhe o nosso blog.

Comentários