Boca a boca: melhor marketing · 09/11/2020 - 15h28

5 dicas para usar a indicação de clientes para crescer a sua empresa


Compartilhar Tweet 1



A venda por meio de indicação é mais frequente do que podemos imaginar. Muitas vezes, ela acontece sem que a empresa saiba que ela está em ação. É uma pena que mais negócios não saibam aproveitar esse tipo de marketing, pois ela poderia usar a indicação de clientes para crescer a empresa.

Conseguir vendas por indicação é algo que já era utilizado antes mesmo que pudéssemos pensar em marketing da maneira como usamos hoje para atrair clientes. O marketing de indicação atrai os clientes da maneira certa e segura, principalmente quando se trata da indicação de um amigo ou familiar.

A recomendação é uma maneira natural do ser humano de compartilhar o que gostamos. Nós temos o instinto de fazer indicações das coisas que gostamos para outras pessoas, e também de pedir e receber recomendações de coisas que as pessoas acham que iremos gostar. Por isso, a prática pode ser muito mais natural do que você imagina.

Se você tem interesse em saber como o marketing de indicação pode fazer seu negócio alavancar, aproveite as a seguir!

1. Saber o que é o marketing de indicação

O marketing de indicação também é conhecido como o marketing boca-a-boca ou Referral Marketing. Esse tipo tem ganhado cada vez mais abrangência dentro das empresas quando implementado da maneira correta, independentemente da área de atuação e do tamanho da empresa.

O marketing de indicação é a melhor maneira de trazer novos clientes. Isso porque ele utiliza seus próprios clientes para isso.  Para que ele ocorra, é necessário que os consumidores estejam satisfeitos com seus produtos ou serviço.

As pequenas empresas sofreram muito devido a pandemia do novo coronavírus, ficando sem saída. Dessa forma, as vendas por indicação ajudaram muitas empresas a conseguirem se reerguer e se manter funcionando.

2. Aprender a ganhar recomendações

Em primeiro lugar, tente conquistar seus clientes com bom atendimento e oferecendo para eles o melhor produto e com melhor qualidade possíveis. Depois, você pode oferecer brindes aos clientes para que eles retornem mais vezes e que tragam mais clientes para comprar no seu estabelecimento.

Esses clientes que divulgam seu negócio podem ser fidelizados futuramente, o que o tornará um cliente fiel e chegará uma hora que essa indicação será feita de forma natural, sem necessidade de muito incentivo. Isso ajudará ainda mais no crescimento da sua empresa, um cliente feliz e satisfeito é um cliente que retorna e que indica a empresa.

3. Fidelizar clientes que indicam mais clientes

É importantes criar ações de fidelização para os  clientes que indicam mais consumidores. A fidelização ocorre quando o cliente retorna diversas vezes ao estabelecimento e quando eles indicam mais pessoas para conhecer a sua empresas fazendo com que essas pessoas se tornem clientes.

Um exemplo para incentivar a fidelização é oferecer um desconto de 10% a cada 2 novos clientes que o consumidor trouxer. Isso irá encantar os clientes fazendo com que eles divulguem o seu négocio de bom grado, e assim passando adiante que você além de oferecer um bom serviço e produto também oferece desconto por indicação.

4. Utilizar influenciadores a seu favor

Sabemos que muitas empresas enfrentam problemas devido a pandemia, então uma maneira de usar o marketing de indicação é trabalhando com influenciadores digitais.

Um dos segmentos em que os influenciadores são mais impactantes é no marketing de indicação. Não só porque as pessoas gostam de seguir dicas de conhecidos, elas também se sentem mais seguras quando a indicação vem de alguém que para elas é um exemplo e, às vezes, famoso.

Por isso, procure influenciadores voltados para sua área de atuação e de estilo e faça parcerias com seus produtos. Peça para que eles divulguem de forma natural, os incluindo no seu dia a dia, já que isso cativa ainda mais os clientes. Também criem eventos para esses itens vendidos pelo seu estabelecimento junto com os influenciadores.

5. Usar a indicação de clientes para crescer a empresa

Se você quer usar esse tipo de marketing a seu favor, precisa seguir as dicas acima e aprender a despertar o desejo dos consumidores pelo seu negócio. Afinal, cada negócio tem um tipo de cliente, que se adequa melhor a determinado tipo de marketing e fidelização de maneira diferente.

Pense como seus produtos podem ser melhor aproveitados com a utilização desse marketing de indicação e como sua empresa será bem conhecida.

Crie fotos atraentes e utilize-as para poder divulgá-las e impactar seus seguidores, porque afinal o marketing de indicação também pode ser realizado via redes sociais. Dependendo do material, dá até para promover os posts para alcançar mais consumidores ou divulgar de maneira mais tradicional, enviando para um cliente por vez.

Pronto! Agora que você já sabe como usar a indicação de clientes para crescer a sua empresa, ficará mais fácil controlar a sua demanda e conseguir aumentar o faturamento do seu negócio. Afinal, você conseguirá criar novos pedidos com base no marketing de indicação para sua empresa e terá resultados adequados quando isso acontecer.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

 

 

 


Comentários