Saiba como abordar sem incomodar -

4 Estratégias para abordar um cliente pelo Whatsapp sem incomodar!

Foto:Imagem via FreePik
Imagem via FreePik

Abordar um cliente muitas vezes é um desafio. Isso porque, existem diversas maneiras de abordar uma pessoa para apresentar um produto e/ou serviço. 

Visto que, caso você aborde seu cliente de uma forma rude ou forçada, ao invés de convencer a pessoa de que seu produto é bom e ela deve experimentar, você faz com que ela se afaste e até mesmo se irrite. 

Para evitar constrangimentos e te ajudar a convencer seu cliente a tomar uma ação (compra, contrato, etc) trouxemos 4 estratégias para abordar um cliente pelo Whatsapp sem incomodá-lo. Confira!

Ofereça algo em troca

Com certeza, diversas empresas e lojas te mandam mensagem semanalmente ou até mesmo, diariamente. Então, com seu cliente não é diferente. Isso porque, com a facilidade de comunicação, muitas empresas mandam mensagens através do Whatsapp e email. 

Por isso, ao enviar uma mensagem ao seu cliente, você deve ter em mente que outras empresas já enviaram uma mensagem antes de você, ou irão enviar.

Com isso, você deve proporcionar algo único e diferente, para se destacar entre os concorrentes e fazer com que seu cliente leia a sua mensagem. 

Uma boa dica é inserir na mensagem de abordagem, o porque o seu cliente deve comprar seu produto imediatamente. Uma excelente forma de fazer isso é oferecendo algo em troca, como por exemplo, brindes personalizados aos 10 primeiros clientes do dia, ou algo do tipo. 

Fazer isso com certeza dará um incentivo a mais para seu cliente, visto que além de compreender que seu produto ou serviço é útil para ele, ele também se sente em “vantagem”. 

Para te ajudar ainda mais, preparamos uma lista com os melhores brindes personalizados para dar aos seus clientes. 

10 melhores ideias de brindes personalizados

Classificamos os 10 melhores brindes personalizados para você dar aos seus clientes, levando em consideração o nível de utilidade de cada brinde e o custo-benefício. Confira!

1. Necessaire personalizada: ótima opção pois é útil tanto para homens quanto para mulheres. Além disso, possui um valor acessível. 

2. Abridor de garrafas

3. Chaveiro personalizados

4. Canecas personalizadas

5. Garrafinhas personalizadas

7. Agenda personalizada

8. Calendário personalizado

9. Sacolas personalizadas

10. Mouse pad personalizado

Faça uma abordagem personalizada

Outra dica de como abordar um cliente pelo Whatsapp da maneira correta é fazendo uma abordagem personalizada.

Vimos acima que, provavelmente, seu cliente recebe várias mensagens de diversas empresas, certo? 

Desse modo, além de oferecer algo em troca para que seu cliente perceba que comprar seu produto ou serviço é uma vantagem, você deve mostrar que ele é único. 

Isso porque, seu cliente sabe quando a mesma mensagem foi enviada a 20 pessoas ou quando foi escrita a dedo para cada contato. Então, fazer uma abordagem personalizada, faz com que seu cliente se sinta especial e único. 

Mas, você deve ter em mente que fazer uma abordagem personalizada a cada cliente leva muito mais tempo do que enviar a mesma mensagem para 20 pessoas. Contudo, com certeza o retorno é muito maior. 

Uma boa dica é contratar uma pessoa responsável por enviar mensagens personalizadas para seus clientes.

Não envie mensagens longas

Essa é uma das dicas mais importantes para você que quer saber como abordar um cliente pelo Whatsapp do jeito certo. Não envie mensagens longas para seus clientes! Isso porque, você deve sempre buscar a forma mais fácil de alcançar seu cliente. 

A forma mais fácil não só para você, mas principalmente para seu cliente. Textos longos e com muita informação fazem com que seu cliente sequer leia o texto. Por isso, aposte em textos curtos, imagens, emojis, etc. 

Use os gatilhos mentais ao seu favor

Assim como um bom vendedor deve ter “lábia” para vender presencialmente, você também deve usar de técnicas para vender online.

Isso porque, vender online é muito mais prático, mas ao mesmo tempo mais difícil, levando em conta que você não está vendo as expressões do seu cliente.

Os principais gatilhos mentais que você pode usar são: urgência, escassez, prova social e autoridade.

Na urgência você faz com que seu cliente acredite que ele precisa tomar uma ação urgente, ou perderá a oportunidade. Um exemplo disso é: “promoção válida até amanhã”; “só hoje”; etc. 

Na escassez, você faz com que seu cliente pense que seu produto ou serviço é tão procurado que restam poucas oportunidades, como “último produto” ou “restam somente duas vagas”, etc. 

Em contrapartida, na prova social você mostra ao seu cliente que a maioria das pessoas estão gostando do seu produto ou serviço. Frases como “aprovado por 9 de 10 clientes”, “top 1 produto mais vendido”, “eleito melhor produto por 4 de 5 clientes”, etc.

Por fim, no gatilho mental autoridade, você mostra ao seu cliente que seu produto ou serviço é uma autoridade no mercado. Alguns exemplos de gatilhos mentais de autoridade são: “produto eleito como o melhor pela revista Veja”; “empresa pioneira no serviço (tipo de serviço) nessa região”, etc. 

Comentários

Trabalhe Conosco