1º quadrimestre de 2018 -

Sob questionamentos da oposição, Sefaz apresenta relatório de gestão fiscal na Alepi

O secretário de Fazenda, Antônio Luiz Soares, participou nesta quinta-feira (12/07) de audiência na Assembleia Legislativa, para apresentação do relatório de gestão fiscal do primeiro quadrimestre de 2018. A reunião aconteceu na sala da Comissão de Constituição e Justiça, com a presença de deputados de oposição e da base governista.

Os dados apresentados apontam um aumento de pouco mais de R$ 260 milhões nas receitas, em comparação com o primeiro quadrimestre do ano de 2017. Mas em contrapartida houve também aumento de despesas, 9,78% em relação ao ano passado.

Em relação aos limites previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o estado do Piauí está momentaneamente em situação confortável. Os gastos do Executivo com a folha de pagamento no primeiro quadrimestre representam 44,75% do total de despesas, sendo o limite prudencial fixado em 46,55%. No somatório com os demais poderes (Legislativo, Judiciário e Ministério Público), o percentual gasto com pessoal ficou em 53,41%, abaixo do limite prudencial de 57%.

O secretário destacou ainda a redução da dívida consolidada, correspondendo a 29,94% da receita corrente líquida, bem abaixo dos 41,07% do mesmo período de 2017.

Oposição faz questionamentos
Mas não foi a apresentação do secretário que dominou os debates, e sim o relatório elaborado por auditores do Tribunal de Contas do Estado, apontando o suposto desvio de R$ 200 milhões de empréstimos consignados de servidores. Os deputados de oposição citaram a todo momento o relatório, confrontando com o que vinha sendo apresentado pela Sefaz.

"Acho que fizeram o papel deles. Papel da oposição é de questionar as coisas que acham que está errada. Nossa função é responder aquilo que a gente sabe dos números do estado do Piauí", disse o secretário após a reunião.

E é justamente o relatório do TCE o tema de uma audiência pública marcada para a próxima segunda-feira (16), na véspera do início do recesso, quando Antônio Luiz voltará à Casa mais uma vez para o debate com os parlamentares. 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco