Animal vive no zoo de Teresina -

Marsha | Juiz federal determina transferência de ursa para santuário

O juiz federal Frederico Botelho de Barros Viana deferiu pedido de liminar em ação popular movida pela ativista Carolina Mourão Albuquerque, presidente da Confederação Brasileira de Proteção Animal, determinando a imediata transferência da ursa Marsha, do zoobotânico de Teresina, para o Santuário Associação Mata Ciliar.

Em sua decisão, o juízo da 4ª Vara Cível da Sessão Judiciária do Distrito Federal aponta que os documentos apresentados nos autos da ação mostram que a situação em que vive hoje a ursa é a "definição precisa de crueldade imposta pelos humanos". Diz que "se nós cidadãos fecharmos os olhos para estes fatos, não sei se somos mais evoluídos do que os animais que subjugamos".

Apesar de citar como "decente" e "honrado" o estado do Piauí, o qual já teve "o prazer de conhecer", o juiz ressalta o clima extremamente quente em que vive o animal, e defende que o ambiente é de todo cruel.

O grupo que desde o mês passado vem lutando pela transferência da ursa, inaugurou nesta terça-feira (07/11) uma conta no Instagram, que vai acompanhar todo processo de transferência do animal para um santuário.

A campanha para a transferência da ursa começou depois que um vídeo do animal começou a circular nas redes sociais. Marsha aparece atordoada, debaixo do sol quente. Grupos de ativistas e ONGs começaram a investigar a situação em que a ursa vive no zoobotânico de Teresina, e descobriram inclusive que ração de cachorro estava sendo usada para alimentação de Marsha, que há seis anos foi resgatada de um circo.

Na internet foi lançada uma petição online, que já reúnem mais de 210 mil assinaturas desde 29 de setembro. A campanha ganhou o apoio de nomes como Luisa Mell, Alexia Dechamps, e biólogos de todo país, e até fora dele.

Mesmo com toda mobilização, o secretário de Meio Ambiente, Ziza Carvalho, sempre foi firme em sua posição de impedir a transferência do animal, e por algumas vezes chegou a discutir com ativistas através das redes sociais.

    Foto: Divulgação/Semar
Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco