Cobrou cofinanciamento · 12/09/2019 - 16h30

Fernando Said: "Nossa saúde pública está deteriorada, todo mundo vem se tratar em Teresina"


Compartilhar Tweet 1



Fernando Said voltou afirmar que é a cidade de Teresina que sustenta a saúde do estado do Piauí. Em entrevista à TV Cidade Verde, o secretário de Comunicação da Prefeitura condenou críticas feitas pelo deputado Franzé Silva (PT) à gestão da saúde na capital e lembrou que o governo estadual deve quase R$ 30 milhões ao município do cofinanciamento da Saúde.

"Quem sustenta a saúde do estado do Piauí? Teresina. Se você chegar em qualquer unidade de saúde da prefeitura, de 10 pacientes três ou quatro são de Teresina. O resto é de fora", explica.

E diferente do estado do Maranhão, que reembolsa a prefeitura, mesmo que em parte, pelos atendimentos de pacientes maranhenses, o estado do Piauí não vem cumprindo com os repasses do cofinanciamento. O valor em atraso é de quase R$ 30 milhões. 

"O estado repassa isso? Repassa para os municípios? Consulte os prefeitos, os secretários de Saúde do interior, visite os hospitais. Nossa saúde pública está deteriorada, todo mundo vem se tratar em Teresina", diz.

Mas apesar dos atrasos, Fernando Said diz que a prefeitura não vai, e nem pode, deixar de atender essas pessoas. "A gente vem dialogado, mas isso nunca se resolve", completa.

Hoje, 35% dos recursos da prefeitura de Teresina são aplicados na área da saúde. A capital piauiense é a terceira no país neste nível de investimento. 


Comentários