Após declaração polêmica -

Contra o machismo, Teresinha e Graça Amorim saem em defesa de Lucy Soares

Vereadoras da base do prefeito Firmino Filho (PSDB) na Câmara de Teresina saíram em defesa da deputada estadual Lucy Soares (PP) e criticaram a atitude do vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT). Ontem, o petista sugeriu ao gestor "cuidar da própria cozinha", depois que a parlamentar indicou Firmino como o mais preparado para a disputa ao governo do estado, em 2022.

"Não podemos admitir, principalmente numa Casa representativa como esta, que tenhamos vereadores que ainda tragam dentro de si esse preconceito arraigado, a ponto de não aceitar a opinião de uma parlamentar", afirmou Teresinha Medeiros (PSL), que fez discurso sobre o tema em plenário.

A vereadora defende que Lucy expressou sentimento como mulher pública e deputada eleita. Lembrou também da dificuldade das mulheres chegarem aos espaços de poder, e quando chegam, não são respeitadas em suas posições.

"Ela é uma deputada, eleita, e sabe o que é melhor para a capital e para o nosso estado, ela tem esse direito. Já vimos que as mulheres hoje já não tem muita participação nos espaços políticos, basta ver essa Casa", disse. 

Já a vereadora Graça Amorim (PMB) considerou que o equívoco do parlamentar não tem como ser desfeito. "O que ele quis dizer já está gravado, já foi dito na imprensa. Não é só contra a deputada Lucy, que merece todo respeito, mas também contra todas as mulheres. É uma declaração machista", avalia.

Convidou as mulheres a se rebelarem diante de situações como essa e torceu para que, cada vez mais, a representação feminina na política aumente. "Mais do que nunca, as mulheres tem que se rebelar com declarações deste tipo, de que 'lugar de mulher é na cozinha'. Há muito tempo nós saímos de lá. As mulheres ocupam a maioria dos bancos das universidades do país, nos concursos públicos, a maioria das aprovações é de mulheres e não tenha dúvida, de que a tendência é cada vez mais as mulheres avançarem na ocupação destes espaços", disse.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco