Liberdade de Imprensa · 30/10/2020 - 09h09 | Última atualização em 30/10/2020 - 16h40

Comissão da OAB quer ouvir Lobão e Sávia Barreto sobre tentativa de intimidação à jornalista


Compartilhar Tweet 1



A Comissão de Liberdade de Imprensa e Expressão da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí, decidiu, em reunião realizada nesta quinta-feira (29/10), que buscará ouvir a jornalista Sávia Barreto, da Rede Meio Norte, o vereador Luiz Lobão (MDB), para apurar se houve, por parte do parlamentar, violação ao exercício da atividade jornalística, em episódio ocorrido em setembro na Câmara de Vereadores de Teresina.

Sávia Barreto denunciou, pelas redes sociais, que após comentários no quadro Jogo do Poder, do Programa Agora, foi procurada pelo parlamentar, que questionou de forma incisiva as informações divulgadas por ela. “Ele fez uma ameaça velada, machista, dizendo que ouve falar várias coisas sobre mim e não anda espalhando por aí. E eu falei que ele poderia falar, o que ele anda ouvindo sobre mim”, contou a jornalista, dizendo ainda que temeu sofrer agressões físicas.

Após a repercussão, o vereador Lobão divulgou nota se desculpando pelo episódio, afirmando que, "em momento algum, houve a intenção de desrespeitá-la, tendo buscado, tão somente, restabelecer a verdade".

Na reunião da Comissão, presidida pelo advogado Wilson Gondim, todos os membros votaram pelo acompanhamento do caso e pelo chamamento de Sávia e Lobão para serem ouvidos. A advogada Carmem Ramos, lembrou inclusive sobre o difícil exercício do jornalismo pelas mulheres.

A comissão voltará a se reunir no dia 5 de novembro para dar continuidade aos trabalhos.

 

Comentários