Eleições Municipais 2020 · 21/10/2020 - 14h29 | Última atualização em 21/10/2020 - 15h43

Coligação de Dr. Pessoa obtém na Justiça acesso aos dados das pesquisas Amostragem e Data O Dia


Compartilhar Tweet 1



O juiz da 1ª Zona Eleitoral de Teresina, Thiago Brandão de Almeida, atendeu pedidos da coligação "Pra Cuidar da Nossa Gente", encabeçada pelo candidato Dr. Pessoa (MDB), e liberou acesso aos dados das mais recentes pesquisas divulgadas pelos institutos Amostragem e Data O Dia.

As decisões foram publicadas no início da tarde desta quarta-feira (21/10).

No destaque, o candidato do MDB, Dr. Pessoa
No destaque, o candidato do MDB, Dr. Pessoa    Foto: Divulgação

Os pedidos são referentes às pesquisas identificadas pelos registros TRE PI-8625/2020, divulgada pelo Amostragem no dia de ontem através do sistema Meio Norte, e TRE PI-04294/2020, divulgada pelo sistema O Dia.

Nos dois levantamentos, Dr. Pessoa aparece bem posicionado na estimulada. Porém, os advogados da coligação questionam a divergência nos números quando é feito o comparativo com outras pesquisas até agora divulgadas na capital, que também trazem a intenção de voto para prefeito.

Nas petições, a coligação traz inclusive quadro mostrando a diferença nos números de Dr. Pessoa até agora.

De acordo com o Artigo 34 da Lei nº 9.504/97, os partidos podem ter acesso, quando autorizado pela Justiça Eleitoral, "ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados das entidades que divulgaram pesquisas de opinião relativas às eleições, incluídos os referentes à identificação dos entrevistadores e, por meio de escolha livre e aleatória de planilhas individuais, mapas ou equivalentes, confrontar e conferir os dados publicados, preservada a identidade dos respondentes".


Comentários