Compartilhar Tweet 1



Um levantamento divulgado pela agência virtual de turismo ViajaNet aponta Teresina (PI) somente como a 7ª capital do Nordeste mais procurada durante o feriado da Páscoa.

Só perde para Maceió (AL) e João Pessoa (PB).

O levantamento revela ainda que a procura por voos para a capital caiu 25% em relação ao ano passado.

A capital mais procurada é Fortaleza (CE), seguida de Recife (PE) e Salvador (BA).

 

Comentar
Solenidade na Alepi · 18/04/2019 - 10h44 | Última atualização em 18/04/2019 - 10h54

Ibaneis e Mourão recebem título de cidadania piauiense no dia 26 de abril


Compartilhar Tweet 1



O título de cidadania piauiense concedido pela Assembleia Legislativa do Piauí, ao governador Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal, será entregue em solenidade no próximo dia 26 de abril, sexta-feira, quando também será homenageado o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB).

A solenidade será no Plenário da Alepi.

Mourão estará em Teresina para proferir a palestra de abertura da Convenção Lojista de 2019, falando sobre as perspectivas econômicas do país.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O ex-presidente do Peru, Alan García, atirou contra a própria cabeça ao receber ordem de prisão preventiva no caso Odebrecht. Mesmo socorrido, ele acabou morrendo três horas depois no hospital Casimiro Ulloa. 

Segundo O Globo, a informação foi confirmada pelo advogado Erasmo Reyna, na porta da emergência da unidade de saúde, classificando o ocorrido como "lamentável acidente".

Após ser informado da presença do promotor na porta de sua casa, ele entrou no quarto, sendo ouvido em seguida um disparo. Antes de morrer, ele foi submetido a uma operação.

García era um dos quatro ex-chefes de estado do Peru investigados sob acusação de recebimento de suborno da construtora brasileira. Ele negava as acusações.

O presidente do Peru, Martín Vizcarra, se manifestou no Twitter, dizendo estar "consternado" com a notícia da morte de García.

 

Comentar
Não ficará sem cargo · 17/04/2019 - 13h35 | Última atualização em 17/04/2019 - 13h50

Conselho do Sebrae destitui João Henrique da presidência nacional


Compartilhar Tweet 1



João Henrique Sousa foi destituído da presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, fruto da pressão política encampada por Paulo Guedes, ministro da Economia, contra o emedebista indicado ainda no final do governo Michel Temer, para o mandato que duraria quatro anos. 

    Crédito: Charles Damasceno/ASN

A manobra permitiu que o indicado de Guedes, até então diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Carlos Melles, fosse eleito presidente. 

Desde a eleição, ocorrida em novembro do ano passado, Guedes tentava barrar João Henrique. Na época, ainda compondo o gabinete de transição de Jair Bolsonaro, apoiou Antonio Alvarenga, que acabou derrotado. E após ser nomeado, o ministro continuou trabalhando para concretizar seus anseios. 

Mas o piauiense não ficará desamparado. Ele foi indicado para uma das diretorias do Sebrae no Distrito Federal, por meio de articulação do governador Ibaneis  Rocha.  

Comentar
Agenda do governador · 17/04/2019 - 11h04

Em Brasília, W.Dias tem reunião com o presidente da Anac


Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias (PT) cumpre agenda em Brasília nesta quarta-feira (17). 

Pela manhã, na agenda, teve audiência com Consultores da Dimensões Consultoria, Cleude Gomes e Breno Mauro, na Superintendência de Representação do Piauí. 

Terá ainda, às 15h, audiência com o diretor presidente da Agência Nacional de Aviação, José Ricardo Botelho. 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Durante uma reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, na Câmara dos Deputados, a ministra Damares Alves afirmou que a mulher é submissa ao homem no casamento. "Essa é uma percepção dentro da minha igreja, dentro da minha fé", justificou.

Damares fez ainda um comentário estranho ao se dirigir à deputada Tabata Amaral (PDT). Ao tentar elogiar a eleição da jovem parlamentar, a ministra a chamou de "linda" e disse que "só o fato de você estar no parlamento, deputada, não precisava nem abrir a boca".

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Rejane Dias vai compor a Mesa Diretora da Frente Parlamentar Evangélica na Câmara dos Deputados. O convite à deputada federal foi feito ontem, por Silas Câmara (PRB), que preside a frente na Casa Legislativa. 

"Fiquei muito lisonjeada pelo convite do deputado Silas e assumo com muita responsabilidade esse compromisso, principalmente, de defender os valores da família e os princípios cristãos", comentou Rejane.

A deputada petista é também titular das Comissões de Educação e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

 

Comentar
Nova agenda com presidente · 17/04/2019 - 08h37 | Última atualização em 17/04/2019 - 08h42

Júlio e Georgiano pedem a Bolsonaro ajuda para vítimas das enchentes no Piauí


Compartilhar Tweet 1



Júlio César e Georgiano Neto tiveram um novo encontro com o presidente Jair Bolsonaro, na noite desta terça-feira (16).

Desta vez, relata o deputado estadual, a conversa serviu para apresentar demandas relacionadas aos problemas provocados pelas chuvas e cheias dos rios no Piauí, que afetam principalmente as cidades da região norte.

"O presidente já encaminhou nossas reivindicações para o Ministério do Desenvolvimento Regional do Brasil, pedindo providências", disse Georgiano. 

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, também participou da audiência.

Comentar
SD negocia espaço na PMT · 17/04/2019 - 08h20 | Última atualização em 17/04/2019 - 08h42

Firmino encontra com Evaldo e Dr Marcos em restaurante de Teresina


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Teresina, Firmino Filho, jantou na noite desta terça-feira (16) com o deputado estadual Evaldo Gomes e com o ex-prefeito de Novo Oriente, Marcos Vinícius, em um restaurante da capital.

Fechado com a prefeitura, o Solidariedade - presidido no Piauí por Evaldo - tenta agora conseguir um espaço na administração municipal, situação que, segundo o prefeito, depende apenas de tempo.

 

Comentar
Legisladores do Nordeste · 16/04/2019 - 18h06

Themístocles participa de reunião no Senado com Davi Alcolumbre


Compartilhar Tweet 1



Os presidentes das Assembleias Legislativas dos estados do Nordeste foram recebidos nesta tarde de terça-feira (16/04) pelo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, no Congresso.

E a reforma da previdência dominou a pauta. Os legisladores estaduais manifestaram o desejo de manutenção dos direitos de aposentadoria dos trabalhadores rurais e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Ainda em Brasília, Themístocles foi recebido pelo tenente-coronel Nixon Frota, na Secretaria de Segurança Nacional, para tratar de ações no Piauí.

A comitiva do presidente da Alepi era composta ainda dos deputados estaduais Coronel Carlos Augusto e Henrique Pires, e do deputado federal Marcos Aurélio Sampaio.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Aconteceu nesta terça-feira (16) a solenidade de posse da juíza Liana Ferraz de Carvalho, nova desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região.

Titular da 2ª Vara do Trabalho de Teresina, foi nomeada pela Presidência da República, no último dia 04 de abril, como nova desembargadora do TRT da 22ª Região.

A vaga foi aberta diante da aposentadoria da desembargadora Enedina Maria Gomes dos Santos.

O evento no auditório do TRT foi prestigiado por autoridades como o senador Elmano Férrer, o presidente da OAB/Piauí, Celso Barros, o deputado estadual Júlio Arcoverde, o vereador Aluísio Sampaio, entre outros.

Comentar
Pasta problemática · 16/04/2019 - 17h05 | Última atualização em 16/04/2019 - 18h10

Franzé quer ficar na Alepi, mas diz que tem "couro grosso" para assumir a Seduc


Compartilhar Tweet 1



O nome do deputado Franzé Silva (PT) é ainda um dos mais mencionados para assumir o comando da Secretaria de Educação (Seduc), pasta das mais importantes - da cota do governador Wellington Dias (PT) - para a qual a deputada federal Rejane Dias (PT) descartou voltar.

Nesta terça-feira (16), o parlamentar voltou a mencionar que o seu desejo é permanecer no mandato na Assembleia Legislativa e negou que os recentes problemas enfrentados pelo governo, relacionados à pasta, o estejam afugentando.

"Eu tenho o couro grosso de aguentar problemas, a gente tem tido durante a experiência de gestor, a oportunidade de ter estado na Fazenda quando tínhamos uma folha atrasada de sete meses. Já estivemos na Administração, com o estado em total desorganização, quando assumimos em 2015. Já estive, inclusive, na Educação, em meados de 2003, então não seria essa a dificuldade", diz.

Destacou ainda a "boa convivência" com os técnicos da Seduc, reforçando que não teria problema em fazer a gestão da área neste momento.

Comentar
Também vai a ministérios · 16/04/2019 - 08h40

Themístocles terá agenda com Maia e Alcolumbre em Brasília


Compartilhar Tweet 1



O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho (MDB), está em Brasília nesta terça-feira (16/04), onde terá audiência com os presidentes da Câmara e do Senado Federal, Rodrigo Maia (DEM) e Davi Alcolumbre (DEM), respectivamente, e com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

Na agenda o acompanham os deputados Coronel Carlos Augusto (PR) e Georgiano Neto (PSD), com quem Themístocles tomou café neste início de manhã.

O emedebista tem ainda na agenda visitas marcadas no Ministério da Justiça e no Ministério da Cidadania. 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, comentou em entrevista à TV Cidade Verde da possibilidade de retornar ao PSDB.

Apesar de estar "vivendo o melhor tempo" de sua vida, diz que não há impedimento no seu retorno ao ninho tucano.

Sobre candidatura em 2020, para a prefeitura de Teresina, não fechou as portas em definitivo, mas disse que não seria atrevido para tratar desta questão agora.

"É preciso que se tenha paciência", analisa.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Às vésperas do anúncio do novo secretariado, Wellington Dias (PT) tem, nesta segunda-feira (15/04), uma agenda extensa com parlamentares estaduais e federais, no Palácio de Karnak.

As audiências iniciam às 10h30 e seguem até as 18h.

O primeiro a ser recebido será o deputado Nerinho (PTB). Na sequência, entram Júlio César (PSD) e Georgiano Neto (PSD). O último a ser recebido nesta manhã será Firmino Paulo (PP). 

À tarde, a agenda segue com Fábio Xavier (PR), Hélio Isaías (PP), DrHelio (PR) e B. Sá (PP).

Comentar
Entrevista ao Metrópoles · 14/04/2019 - 17h35

Sem reforma, estados podem entrar em colapso até 2022, analisa W.Dias


Compartilhar Tweet 1



Em entrevista concedida ao site Metrópoles, o governador Wellington Dias, criticou o texto apresentado pelo Palácio do Planalto para a reforma da Previdência, mas defendeu a necessidade de mudanças no país, para evitar que a grande maioria dos estados entrem em colapso até 2022.

"E não é só a questão da Previdência. Tem que ter Previdência e tem que ter a capacidade de fazer a economia crescer", diz Wellington. 

Também defendeu que a pauta do Congresso se volte para a promoção do crescimento da economia e da geração de emprego, considerando que a reforma não pode ser motivo para congelar o país até o fim de sua tramitação. 

Assista à entrevista.

 

Comentar
Inquérito Civil Público · 13/04/2019 - 17h02 | Última atualização em 13/04/2019 - 17h32

Procedimento mira ex-presidente da Câmara de Antônio Almeida


Compartilhar Tweet 1



Foi publicada no Diário Eletrônico do Ministério Público, edição desta sexta-feira (12/04), portaria da promotora Ana Sobreira Botelho, instaurando inquérito civil público contra Miguel Francisco Xavier, que comandou a Câmara de Vereadores de Antônio Almeida, para apurar prática de improbidade administrativa.

O procedimento tem como base relatório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, informando ao MPPI da certidão de débito contra o ex-gestor, oriunda do processo de prestação de contas da Câmara de Antônio Almeida, referente ao exercício de 2010.

Com base no acórdão nº 1.815/2013, foi imputado débito de R$ 3.474,04 contra Miguel Francisco. Para o MP, a apuração das irregularidades faz-se necessária, por se tratar de condutas que ensejam, em tese, atos de improbidade.

Comentar
Após denúncia de sindicato · 13/04/2019 - 17h01 | Última atualização em 13/04/2019 - 17h32

Promotora recomenda à Câmara de Miguel Alves que crie Portal da Transparência


Compartilhar Tweet 1



A promotora Francisca Silvia da Silva Reia, de Miguel Alves, expediu recomendação ao presidente da Câmara de Vereadores do município, Francisco Neres dos Nascimento, para que a Casa crie um portal da transparência próprio, de acordo com o previsto na Lei de Acesso à Informação (LAI).

O MPPI foi acionado por meio de representação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Miguel Alves, denunciando que o Legislativo municipal estaria descumprindo a LAI, restringindo acesso à Lei Orgânica do Município e ao Regimento da Casa, bem como deixando de publicar atos legislativos e prestações de conta.

Na recomendação, a promotora traz uma lista com 22 exigências, para publicação de informações relativas a despesas da Casa, diárias, folha dos servidores e remuneração dos parlamentares, informações sobre sessões, dentre outras.

Avisa ainda a promotora que o descumprimento da recomendação pode levar ao  ajuizamento de ação civil pública de obrigação de fazer, bem como eventual ação por ato de improbidade.

Comentar
Procedimento é instaurado · 13/04/2019 - 11h35 | Última atualização em 13/04/2019 - 17h33

MPF apura supostas irregularidades na UBS de Nazaré do Piauí


Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público Federal informou, por meio de portaria publicada em seu Diário Eletrônico, da instauração de um procedimento extrajudicial, para apurar denúncias de irregularidades na Unidade Básica de Saúde do município de Nazaré do Piauí.

O procedimento foi instaurado pela procuradora da República, Cecília Vieira de Melo Sá Leitão.

Com a conversão do procedimento preparatório em demanda extrajudicial, o MPF vai solicitar a realização de novas diligências para esclarecimento dos fatos, que não são detalhados na portaria. 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Piripiri realiza na próxima segunda-feira (15/04), licitação para registro de preço destinado à aquisição de material de construção.

O pregão presencial está marcado para as 9h, no Centro Administrativo.

De acordo com o registrado junto ao mural Licitações Web, do Tribunal de Contas do Estado, a contratação é estimada em R$ 3,4 milhões, com fonte de recursos próprios.

Acesse a íntegra do edital.

Comentar
Vai permanecer na Câmara · 12/04/2019 - 17h35

Rejane sobre retorno à Seduc: "Carta fora do baralho"


Compartilhar Tweet 1



“Carta fora do baralho”.

Foi o que respondeu a deputada federal Rejane Dias (PT), à TV Cidade Verde, quando questionada sobre a possibilidade de retornar ao comando da secretaria de Educação do Piauí, cargo que ocupou até antes da campanha eleitoral de 2018.

Atualmente a Seduc é comandada por Ellen Gera, que assumiu após o afastamento de Helder Jacobina.

Comentar
Ganha o próprio programa · 12/04/2019 - 09h45 | Última atualização em 12/04/2019 - 09h51

Samantha Cavalca pede demissão da Meio Norte e fecha com a Antena 10


Compartilhar Tweet 1



A jornalista Samantha Cavalca confirmou que pediu demissão da Rede Meio Norte. Até então ela trabalhava como correspondente de política da emissora, em Brasília. Nesta sexta-feira (12/04) ela confirmou ainda que fechou com a TV Antena 10, onde irá apresentar um novo programa, e também fará participações no programa Bancada Piauí, conduzido por Tony Trindade.

No Facebook, a jornalista fez um longo texto relembrando o início da sua trajetória no jornalismo e do sonho de apresentar um programa.

“Eu ouvi que não deveria fazer jornalismo, que minha vida tinha acabado por engravidar, que não tinha perfil para o vídeo (inclusive de professores de jornalismo), etc. Ouvi também que jamais seria uma jornalista política de sucesso. O resto vocês já sabem, né? [sic]”, publicou.

Samantha não confirmou quando será sua estreia na Antena 10.

Com a mudança de emissora, a jornalista voltará a morar no Piauí. “Mais um sacrifício já que minha filha vai continuar em Brasília”, explica.

Seu primeiro trabalho na Meio Norte foi no programa Em Cena, com a jornalista Cinthia Lages. Na época assumiu o quadro "Twittadas". Quando o programa saiu do ar, fez participação na Caravana Meio Norte, até que surgiu a oportunidade de trabalhar com Silas Freire, quando ficou conhecida graças ao bordão repetido no ar, "me ajuda, Samantha".

 

Comentar
Fez palestra na capital · 11/04/2019 - 14h32 | Última atualização em 11/04/2019 - 15h16

Em Teresina, Boulos questiona fala de ministro: "Tá achando que o Nordeste é uma horta?"


Compartilhar Tweet 1



O ex-candidato à presidência da República, Guilherme Boulos, participou no final da tarde desta quarta-feira (10/04), na Universidade Federal do Piauí, de uma roda de conversa na programação da Caravana "Vamos Sem Medo", organizada pelo PSOL, que debate a reforma da Previdência e levanta críticas sobre o governo Jair Bolsonaro. 

Foi a primeira vez que Boulos esteve no Piauí. Teresina é a segunda capital do Nordeste a receber a caravana. Daqui ele seguiu para Recife (PE). 

Em entrevista à TV Cidade Verde, o psolista levantou alguns pontos de divergência na proposta de reforma apresentada ao Congresso Nacional, em especial, quanto ao fim do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

"É uma reforma que ataca os mais pobres, quando corta Benefício de Prestação Continuada, corta o salário mínimo que as pessoas têm a partir dos 65 anos de idade, e querer botar para os 70 [anos]. Cortar pensão por morte, aposentadoria por invalidez. Não tá mexendo em privilégio, não. Está mexendo em direito dos mais pobres", disse.

Ontem, o governo Bolsonaro chegou aos seus primeiros 100 dias de mandato. E o ex-candidato também avaliou a gestão do presidente. Focou as críticas na mais recente indicação para a equipe de governo, o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

"Assumiu um ministro da Educação dizendo que no Nordeste, universidade não tem que ensinar filosofia e sociologia. Só agronomia. Olha o desrespeito. Ele está achando que o Nordeste é uma horta, é uma plantação?", disparou.

Pela manhã, Boulos chegou a participar de uma manifestação na avenida Frei Serafim, ao lado de professores e estudantes da Universidade Estadual, em defesa da autonomia da instituição de ensino.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em Teresina, para participar de uma palestra na Universidade Federal do Piauí, o ex-candidato à presidência da República pelo PSOL, Guilherme Boulos, se uniu aos professores e estudantes da Universidade Estadual do Piauí, que nesta quinta-feira (10/04) realizam ato em defesa da instituição.

"Nós temos que lutar pelos nossos direitos, e o direito a educação é uma das maiores lutas que nós temos. Defender a universidade pública e gratuita, investimento em educação, em todos os níveis, federal e estadual, defender a autonomia universitária, a valorização dos professores, defender políticas de assistência estudantil", disse enquanto caminhava ao lado dos manifestantes, pela Avenida Frei Serafim.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por 180graus (@180graus) a

Greve
Em 16 de março, uma greve foi deflagrada na instituição, como forma de protesto às condições em que hoje se encontram a UESPI, com déficit de professores em cursos importantes como Medicina, falta de estrutura nas salas de aula, suspensão do pagamento de bolsas, etc. A principal reivindicação de professores e alunos é a garantia da autonomia financeira da universidade. 

Palestra
A palestra com Guilherme Boulos, na UFPI, acontece a partir das 16h de hoje no espaço Rosa dos Ventos, próximo à Biblioteca Central. Ele irá debater sobre previdência e a "luta contra Bolsonaro".

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, foi submetido nesta semana a uma cirurgia bariátrica, conhecida também como cirurgia para redução do estômago.

Ontem, ele recebeu a visita do deputado estadual Marden Menezes (PSDB), que compartilhou no Instagram um registro do encontro. "Entrando em forma" comentou o parlamentar.

Sílvio tem sido cercado por líderes do PSDB, como Luciano Nunes, Firmino Filho, além do próprio Marden, para que volte ao partido.

A sigla tenta se reorganizar na capital para as eleições de 2020, quando o prefeito Firmino terá o desafio de eleger um sucessor dentro do seu campo político.

Sílvio ainda não foi definitivo sobre o retorno ao PSDB, depois de sua rápida passagem pelo Progressistas de Ciro Nogueira.

Comentar