Embarcou nesta tarde · 04/08/2020 - 16h13 | Última atualização em 04/08/2020 - 16h39

Firmino vai a Brasília para encontro com representantes do Congresso e Governo Federal


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) embarcou no início da tarde desta terça-feira (04/08) rumo a Brasília.

Na agenda estão previstos encontros com representantes do Governo Federal, Câmara dos deputados, Senado e da Frente Nacional dos prefeitos.

"O momento é de encontrarmos caminhos para sair dessa crise da melhor forma possível, em todos os setores", disse o gestor antes do embarque.

Na legenda da selfie publicada no Instagram, Firmino lembrou ainda que essa é a primeira vez que sai de Teresina em quatro meses. "Por uma boa causa e com todos os cuidados", reforça.

 

Comentar
Nega divergência com partido · 04/08/2020 - 11h06 | Última atualização em 04/08/2020 - 15h25

"Nunca sentei para tratar de eleição com o Fábio Abreu", garante Gessivaldo


Compartilhar Tweet 1



O deputado estadual Gessivaldo Isaías, do Republicanos, negou que tenha tratado com o deputado federal Fábio Abreu (PL), sobre composição de chapa majoritária em Teresina, muito menos sobre a possibilidade de disputar a vice-prefeitura.

— Nunca sentei para tratar de eleição com o Fábio Abreu. Como vou sentar com ele para discutir candidatura a vice se sou apenas uma peça no quebra-cabeça do partido? — disse o parlamentar, que negou ainda qualquer intenção de abrir divergência no partido em defesa de uma candidatura na capital.

    Foto: Divulgação/Alepi

Gessivaldo lembra que o presidente diretório estadual do partido é Vitor Coelho, indicado pelo deputado federal Flávio Nogueira, que aguarda decisão do Tribunal Superior Eleitoral para ingressar no Republicanos, após divergências com o PDT. Em relação ao âmbito municipal, onde os dois vereadores da legenda, Caio Bucar e Levino de Jesus, têm aliança com o prefeito Firmino Filho (PSDB), Gessivaldo garante que não trataria de coligação com Abreu sem a concordância dos dois.

— Não sou inimigo do diretório municipal. Como vou lançar uma candidatura sem a concordância do diretório estadual e municipal? Eu integro o diretório estadual como líder de bancada. Sou um lutador pelo Republicanos, um dos fundadores do partido no Piauí, hoje não tenho poder de decisão — ressalta.

Gessivaldo diz ainda que mesmo havendo convite do partido para que pudesse concorrer nas eleições de 2020, na capital, o aceite não seria imediato, considerando seu projeto político pessoal e a ligação com as bases no interior do estado.

— Estou no mandato de deputado estadual, que me foi concedido por quatro anos. Estou feliz no meu mandato, apresentando projetos de grande repercussão, como foi o caso do projeto para descontos nas mensalidades. São mais de 50 projetos apresentados do ano passado para cá. Estou fazendo o que mais amo, que é ajudar o povo do Piauí. São votos de pessoas que me ajudaram — enfatiza o deputado.

Sobre as menções de Fábio Abreu ao seu nome, Gessivaldo afirma que se sente honrado e vê mais como um desejo, um anseio, tendo em vista seu desempenho em Teresina nas eleições para deputado. Negou qualquer divergência seja com Abreu, ou o prefeito Firmino Filho, e disse que seguirá a posição do partido na campanha.

Comentar
Apresenta sintomas leves · 03/08/2020 - 13h21 | Última atualização em 03/08/2020 - 13h38

Secretária da Semar, Sádia Castro testa positivo para Covid-19


Compartilhar Tweet 1



A secretária de Meio Ambiente do Estado do Piauí, Sádia Castro, testou positivo para o novo coronavírus.

Segundo nota divulgada pela Semar, nesta segunda-feira (03/08), a secretária está em casa, cumprindo isolamento, conforme determinam os protocolos de saúde e seguindo todas as orientações médicas.

Sádia apresenta sintomas leves da doença e “está bem”, informa a secretaria.

A irmã da secretária, a deputada federal Margarete Coelho (Progressistas), também está com a Covid-19. A parlamentar relatou sintomas que caracterizam quadro leve da doença, incluindo dor de garganta e indisposição.

    Instagram/@semarpiauioficial

 

Comentar
Para a rede de educação · 03/08/2020 - 12h02 | Última atualização em 03/08/2020 - 13h41

Senador anuncia R$ 13 milhões para quadras poliesportivas em 20 municípios


Compartilhar Tweet 1



O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, anunciou a destinação de quase R$ 13 milhões para a construção de novas quadras poliesportivas cobertas em escolas da rede pública de ensino em 20 cidades piauienses.

“Especialistas apontam que a prática esportiva traz vários benefícios para o desenvolvimento escolar dos nossos alunos”, diz o senador, destacando que os investimentos irão ajudar a “pavimentar um futuro melhor para nossas famílias”.

Os valores vêm do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Serão beneficiados os seguintes municípios:

1.    Amarante    
2.    Avelino Lopes
3.    Batalha
4.    Buriti dos Lopes
5.    Canto do Buriti
6.    Capitão de Campos
7.    Corrente
8.    Demerval Lobão
9.    Elesbão Veloso
10.    Floriano
11.    José de Freitas
12.    Luís Correia
13.    Oeiras
14.    Pedro II
15.    Piripiri
16.    Porto
17.    São Pedro do Piauí
18.    São Raimundo Nonato
19.    Simões
20.    Uruçuí

Comentar
Para São Raimundo Nonato · 31/07/2020 - 16h37 | Última atualização em 31/07/2020 - 17h26

Marcelo sobre obras anunciadas para SRN: "Todas são da minha autoria"


Compartilhar Tweet 1



Em vídeo gravado para a TV Cidade Verde, o senador Marcelo Castro (MDB) reivindicou como de sua autoria as demandas para investimento na cidade de São Raimundo Nonato, anunciadas ontem pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, durante a visita do presidente Jair Bolsonaro.

"Fiquei mais feliz ainda quando o ministro anunciou todos os recursos que ele havia empenhado em favor de São Raimundo Nonato, a minha felicidade é porque todas as obras que ele anunciou que havia empenhado para a minha cidade de São Raimundo, todas são da minha autoria", disse o senador.

Os recursos foram anunciados pelo ministro em vídeo gravado ao lado do senador Ciro Nogueira, único congressista da bancada federal do Piauí a acompanhar a agenda presidencial.

Sobre a ausência, Marcelo justificou que faz parte do grupo de risco para a Covid-19.

Comentar
Defendeu fechamento do local · 31/07/2020 - 13h09 | Última atualização em 31/07/2020 - 17h26

Lucy afirma que foi impedida de vistoriar hospital do Verdão; Sesapi alega evento


Compartilhar Tweet 1



A deputada estadual Lucy Soares (Progressistas) afirmou que foi impedida de entrar no Hospital de Campanha do Verdão, que é administrado pela Secretaria Estadual de Saúde do Piauí. Em vídeo compartilhado após a tentativa de vistoriar o local, na manhã desta sexta-feira (31/07), a parlamentar lamentou a subutilização do espaço e defendeu que os recursos investidos no hospital sejam destinados para outras unidades de saúde.

Lucy lembra que o hospital foi projetado para ofertar 103 leitos para pacientes com Covid-19 e, segundo ela, apenas 20 deles estão hoje ocupados. “Não conseguiram fazer a canalização do oxigênio”, afirma. 

“Indignada com a situação”, a deputada disse que essa é a primeira vez, como deputada estadual eleita, que foi impedida de fiscalizar um órgão público.

“Aqui estão sendo investidos muitos recursos financeiros e humanos. Como não está tendo desempenho eficiente, é fundamental que esses recursos possam ser aplicados em outros locais que estão tendo necessidade, como é o caso do Hospital da Polícia Militar, do HGV, do Natan Portella. Então, nós defendemos o fechamento do Verdão, porque ele não deu certo”, diz a deputada.

Em nota, a Secretaria de Saúde afirmou que Lucy teve acesso à área administrativa do Hospital de Campanha, "onde foi informada que não seria possível a sua entrada no pavilhão onde se encontram os pacientes, pois, excepcionalmente nesta sexta-feira, o HCE encontra-se em expediente interno".

Diz ainda que o acesso dos membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí ao hospital é garantido, o que já ocorreu anteriormente. "Deputada Lucy Soares e todos os membros tiveram acesso, quando solicitado, a todos os documentos referentes ao funcionamento do hospital", segue a nota enviada à imprensa.

Sobre o incidente da manhã de hoje, a Sesapi diz que havia no hospital um evento pré-agendado para a posse da Comissão de Ética de Enfermagem do HCE junto ao Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren/PI), e que Lucy foi convidada a participar.

E que em razão dos protocolos de higiene e segurança, a entrada no pavilhão deve ser acompanhada por um profissional da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que nesta sexta-feira estavam voltados para o evento. 

"O Hospital de Campanha Estadual (HCE) já devolveu para suas famílias 314 pacientes, vítimas da Covid-19 e possui a taxa de 98% de sucesso. Conta atualmente com 55 leitos disponíveis, dos 103 construídos. Os demais são disponibilizados de acordo com a demanda de pacientes. O HCE reitera o seu compromisso no combate à Covid-19 e tem envidado todos os esforços para que o seu papel se cumpra na sociedade piauiense: salvar vidas", conclui a Sesapi.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Palácio do Planalto divulgou as fotos oficiais da visita do presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (30/07), aos sítios arqueológicos do Parque Nacional da Serra da Capivara.

A agenda em São Raimundo Nonato foi acompanhada por ministros de Estado, parlamentares e prefeitos da região.

Bolsonaro conheceu o "Boqueirão da Pedra Furada" e o Museu da Natureza, em Coronel José Dias.

Da bancada federal piauiense, apenas Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, acompanhou a visita.

Clique aqui e veja os detalhes da agenda de Bolsonaro no Piauí

Confira os registros de Alan Santos, fotógrafo da Presidência da República.

    Foto: Alan Santos/PR
    Foto: Alan Santos/PR
    Foto: Alan Santos/PR
    Foto: Alan Santos/PR
    Foto: Alan Santos/PR
    Foto: Alan Santos/PR
    Foto: Alan Santos/PR
    Foto: Alan Santos/PR
    Foto: Alan Santos/PR
    Foto: Alan Santos/PR
    Foto: Alan Santos/PR
    Foto: Alan Santos/PR
    Foto: Alan Santos/PR
    Foto: Alan Santos/PR
    Foto: Alan Santos/PR

 

Comentar
Após agenda no Piauí · 30/07/2020 - 16h15 | Última atualização em 30/07/2020 - 16h30

Ciro Nogueira presenteia Bolsonaro com camisa do River: 'Nosso manto sagrado'


Compartilhar Tweet 1



Ao final da agenda em São Raimundo Nonato, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) presenteou o presidente Jair Bolsonaro com uma camisa do River.

"É nosso manto sagrado. A camisa mais bonita do Brasil", diz o congressista.

Bolsonaro promete que irá usar a camisa tricolor "na primeira oportunidade" e desejou ver o River "brevemente na primeirona". 

Sobre a visita ao Piauí, o presidente diz que foi "maravilhosa".

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Política 180graus (@politica180) em

 

Comentar
Restruturação do aeroporto · 30/07/2020 - 14h41 | Última atualização em 30/07/2020 - 16h35

Na visita de Bolsonaro, ministro anuncia recursos para a região da Serra da Capivara


Compartilhar Tweet 1



Em vídeo gravado com o senador Ciro Nogueira, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, anunciou uma série de investimentos para a região do Parque Nacional da Serra da Capivara, em especial, para o município de São Raimundo Nonato.

Dos recursos, serão destinados R$ 3,8 milhões para pavimentação de ruas do município, e mais R$ 1,8 milhão para pavimentação da avenida que liga o centro da cidade até o açude de São Raimundo Nonato.

"Nós vamos também incluir a Serra da Capivara no programa de promoção dos Parques Nacionais, e mais, a restruturação do aeroporto, isso em parceria com o ministério da Infraestrutura. Já estão sendo licitados os equipamentos, para que a gente consiga equipar e assim atrair voos comerciais para São Raimundo Nonato", diz o ministro.

Segundo Marcelo Álvaro, também serão dados incentivos para o setor audiovisual, em produções que tenham o Parque da Serra da Capivara como plano de fundo. "Isso vai ajudar a divulgar esse lindo destino do nosso Brasil", completou.

 

Comentar
Prefeito apresenta dados · 29/07/2020 - 13h33 | Última atualização em 30/07/2020 - 08h39

Firmino diz não haver evidência de piora na epidemia de Covid-19 após reabertura


Compartilhar Tweet 1



Na semana em que a prefeitura de Teresina deu início à segunda fase do processo de retomada das atividades econômicas, o prefeito Firmino Filho (PSDB) afirmou que os dados mais recentes sobre novos casos da Covid-19 e internações provocadas pela doença não deram indícios de piora na epidemia com a reabertura de alguns setores.

O único índice que apresentou elevação se refere às internações em UTI de pacientes com Covid-19. Contudo, boa parte dos leitos tem sido ocupados por pacientes vindos do interior do estado, como explica o prefeito.

    Foto: Divulgação/PMT

Os atendimentos por síndromes gripais reduziram 9% na última semana epidemiológica. No caso dos atendimentos por síndrome respiratória aguda grave, a queda foi de 21%. Queda também nos óbitos de residentes em Teresina. Foram 59 na última semana, 30% a menos que em relação ao período anterior.

A conclusão da prefeitura é que o impacto da retomada das atividades econômicas não conseguiu anular a tendência de queda da doença.

"Não existiu ainda nenhuma evidência de que prejudicou a epidemia", diz o prefeito.

Mesmo com o aumento na ocupação das UTIs em razão dos atendimentos de pacientes do interior, Firmino diz que não há motivos, ainda, para suspender o processo de retomada. O gestor explica que o município conta com a ampliação nos leitos nos hospitais da Polícia Militar e Natan Portela, e com os leitos do Hospital de Campanha João Claudino, o que garante certa "folga" no processo.

Comentar
Agenda nesta quinta-feira, 30 · 29/07/2020 - 11h45 | Última atualização em 29/07/2020 - 15h14

Ciro confirma visita de Bolsonaro à Serra da Capivara: "Grande parceiro do Piauí"


Compartilhar Tweet 1



Com a agenda do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Piauí confirmada para esta quinta-feira (30/07), o senador Ciro Nogueira (Progressistas) destacou este como um "gesto que demonstra que o governo federal está atento ao nosso estado".

O congressista afirmou que o presidente tem sido "um grande parceiro do Piauí" e confirmou que irá levá-lo para conhecer as belezas da Serra da Capivara.

"E mostrar a importância da região para o desenvolvimento do turismo e o potencial para geração de emprego e renda do nosso estado. Não tenho dúvidas de que ele vai nos ajudar também nesta missão para levarmos mais infraestrutura e desenvolvimento para a nossa querida Serra da Capivara", diz Ciro em vídeo enviado ao blog na manhã desta quarta-feira (29).

Além da agenda no Piauí, Bolsonaro vai visitar amanhã a cidade de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, onde inaugura o sistema de abastecimento de água da cidade com captação direto do Rio São Francisco.

Comentar
Decisão do próximo prefeito · 29/07/2020 - 11h03 | Última atualização em 29/07/2020 - 15h20

Para Firmino, realizar Corso sem vacina contra a Covid-19 seria 'irresponsabilidade'


Compartilhar Tweet 1



Ao comentar sobre a possibilidade de realização do Corso de Teresina no ano de 2021, o prefeito Firmino Filho (PSDB) considerou que seria uma "absoluta irresponsabilidade" a promoção do evento que reúne até 200 mil pessoas numa das maiores prévias de carnaval do país.

"É difícil imaginar que a gente vá ter condição de realizar o corso sem uma vacina ou que se tenha debelado a doença por completo até lá. Colocar 150, 200 mil pessoas julgas no mesmo lugar é uma irresponsabilidade", disse aos jornalistas em videoconferência na manhã desta quarta-feira (29/07).

Apesar das considerações, Firmino lembra que esta decisão ficará a cargo do próximo prefeito de Teresina.

 

Comentar
Debate sobre novas regras · 28/07/2020 - 17h12 | Última atualização em 28/07/2020 - 17h38

Margarete vai comandar grupo de trabalho para discutir melhorias no SUS


Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Margarete Coelho (Progressistas) foi escalada para comandar, na Câmara dos Deputados, o grupo de trabalho que irá propor mudanças na forma de financiamento, compras e fiscalização do Sistema Único de Saúde (SUS).

A intenção é aprimorar o sistema de saúde e faz parte da agenda social do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), que está em busca de apoio à sua reeleição na Mesa Diretora.

    Foto: Câmara dos Deputados

Ao Estadão, a deputada informou que ainda não há uma proposta pronta, e que a ideia é que sejam definidas novas regras para licitação, responsabilidade fiscal e teto de gastos.

"Maia me deu dez dias para montar um plano de trabalho. A pandemia mostrou a importância do SUS. Responde bem em algumas coisas e outras podem melhorar", afirmou.

Assim que o plano de trabalho for aprovado, parlamentares e entidades serão chamados ao debate.

Comentar
Senador agradece Bolsonaro · 28/07/2020 - 11h18 | Última atualização em 28/07/2020 - 17h39

Ciro Nogueira anuncia R$ 4,2 milhões para o Hospital São Marcos


Compartilhar Tweet 1



O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, anunciou o empenho de R$ 4.240.000,00 milhões para o Hospital São Marcos. 

"Todos sabem da importância deste hospital para o Piauí e para a cidade de Teresina. O hospital vem passando por sérias dificuldades financeiras para manter o atendimento principalmente das pessoas mais carentes, que dependem muito deste atendimento", diz o congressista em vídeo publicado nas redes sociais.

Na gravação, Ciro agradece ainda ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, pelo "importante recurso".

Comentar
Corrente de Dudu se absteve · 25/07/2020 - 10h49 | Última atualização em 25/07/2020 - 11h25

Por 40 votos a 16, Limma derrota Franzé e vai assumir presidência do PT Piauí


Compartilhar Tweet 1



O deputado estadual Francisco Limma foi eleito, na noite desta sexta-feira (23/07), novo presidente do Partido dos Trabalhadores no Piauí.

Com 40 votos, Limma derrotou o colega de parlamento Franzé Silva, que recebeu 16 votos.

A corrente do vereador Edilberto Borges, o Dudu, que chegou a apresentar candidatura, mas retirou seu nome da disputa, se absteve.

Foram 61 votantes ao total.

A eleição foi realizada em razão do falecimento do deputado federal Assis Carvalho, ocorrida no dia 5 de julho, vítima de um infarto. Assis era o presidente do diretório estadual.

"Não é fácil para nós que fazemos o PT assumir uma missão dessa por conta de uma situação que foi o falecimento do companheiro Assis Carvalho. Companheiro que tinha lado, que tinha muita força, que ajudava a construir esse partido, e defendia cada milímetro deste partido", comentou Limma. 

Comentar
Sigla fará encontro virtual · 24/07/2020 - 08h49 | Última atualização em 24/07/2020 - 10h11

Unidade Popular confirma pré-candidatura de Pedro Laurentino a prefeito de Teresina


Compartilhar Tweet 1



O partido Unidade Popular vai realizar uma live neste sábado, 25 de julho, a partir das 14h, para o lançamento da pré-candidatura de Pedro Laurentino à prefeito de Teresina.

A sigla se coloca para a disputa como opção para "representar os interesses da classe trabalhadora e da juventude tão pouco representada nas sucessivas gestões na capital piauiense".

Laurentino é servidor do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), sindicalista e coordenador do Comitê Memória, Verdade e Justiça de Teresina.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os entregadores por aplicativo de Teresina irão realizar, neste sábado (25/07), uma paralisação em defesa de melhores condições de trabalho e maior segurança. Um 'buzinaço' acontecerá às 16h na Ponte Estaiada. A mobilização acontece ainda nas redes sociais, por meio da hashtag #BrequeDosApps.

    Crédito: Agência Brasil

A Central Única dos Trabalhadores do Piauí está apoiando o movimento.

"Os trabalhadores que trabalham em aplicativos de entrega estão em protesto em busca de melhores condições de trabalho, melhores valores de suas corridas e algo ainda mais importante, que é a questão da segurança. Nos da CUT estamos acompanhando esse ato, ajudando na mobilização, e buscando apoio jurídico e politico", diz o presidente Paulo Bezerra Pejotta

A categoria reivindica ainda aumento nas corridas e pacotes, valor mínimo por entrega, fim dos bloqueios e desligamentos indevidos e ainda uma audiência com representantes de órgãos públicos do Estado e do Município.

Comentar
Elevação preocupa · 22/07/2020 - 15h03 | Última atualização em 22/07/2020 - 19h15

Óbitos por Covid-19 crescem em Teresina e Firmino cogita "congelar" reabertura


Compartilhar Tweet 1



Em entrevista virtual concedida nesta quarta-feira (22/07), o prefeito Firmino Filho demonstrou preocupação com o elevado número de óbitos de pessoas com Covid-19 em Teresina. A tendência de queda nas mortes provocadas pela doença foi interrompida, e na última semana a Fundação Municipal de Saúde registrou aumento de 11% em relação ao período anterior.

Aos jornalistas, Firmino admitiu a possibilidade de congelar o processo de retomada das atividades caso os índices elevados se mantenham nos próximos dias. Desde o domingo (19), já são 24 óbitos acumulados.

— Isso nos faz levantar um sinal de alerta em relação a esse processo. O caso é mais grave aqui pois houve crescimento [nas mortes]. Nós vamos ter muita atenção para o que acontece nesta semana, o que pode condicionar nosso processo de abertura econômica. Nós eventualmente podemos congelar esse processo caso continue essa tendência — disse. 

Gráfico mostra crescimento de 11% nas mortes de pessoas com Covid-19 em Teresina
Gráfico mostra crescimento de 11% nas mortes de pessoas com Covid-19 em Teresina 

Firmino enfatizou que a possibilidade de rever a retomada está prevista no pacto feito com a cidade, para garantir que as ações aconteçam de forma segura, sem oferecer riscos à população.

— Desde o começo dissemos que vamos retomar a economia gradualmente, vamos fazer o processo de endurecimento do isolamento nos fins de semana e vamos ter muita atenção, já que a retomada tem que ser compatível com a queda da doença. E aqui temos um grande sinal de alerta para o nosso processo — avaliou o prefeito.

Segundo ele, já nesta quinta-feira (23) a prefeitura pode anunciar uma decisão sobre a próxima fase da reabertura, que está marcada para a segunda-feira (27).

— Estamos em um momento de transição. Agora, não podemos achar que a doença está dominada, porque não está. Estamos em uma situação melhor que a do mês passado, mas ainda com um patamar de casos bastante elevado, com muitas pessoas infectadas, muitas pessoas doentes e muitas pessoas morrendo. Precisamos refletir sobre a velocidade desta reabertura — ressaltou.

Firmino chamou ainda atenção para a colaboração da população e o cumprimento dos protocolos estipuladas pelo município nesta retomada, pedindo disciplina e respeito às regras.

 

Comentar
Continua em isolamento · 22/07/2020 - 09h09 | Última atualização em 22/07/2020 - 12h13

Em novo exame, Bolsonaro testa positivo para o novo coronavírus


Compartilhar Tweet 1



Deu positivo para coronavírus o novo exame realizado pelo presidente Jair Bolsonaro, que desde o último dia 7 de julho está em tratamento contra a doença.

Segundo a CNN, este é o terceiro teste feito pelo presidente desde que anunciou que contraiu a doença.

Ontem, Bolsonaro cogitou vir ao Piauí na sexta-feira (24) caso o exame desse negativo.

A agenda em São Raimundo Nonato é convite do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas.

Diante do resultado, ele deve continuar isolado no Palácio do Alvorada. 

A emissora informou ainda que em nota, a Secretaria Especial de Comunicação Social esclareceu que o presidente "segue em boa evolução de saúde".

Comentar
Transmissão da Covid-19 · 22/07/2020 - 08h56

Firmino vai apresentar hoje 14ª etapa da pesquisa sorológica


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Firmino Filho (PSDB) vai apresentar nesta quarta-feira (22/07) o resultado da 14ª etapa da pesquisa sorológica realizada em Teresina, para medir o índice de transmissão do novo coronavírus.

A videoconferência com jornalistas está marcada para 10h30.

A pesquisa é feita com a aplicação de testes na população. O levantamento é encomendado pela Fundação Municipal de Saúde com o Instituto Opinar. 

Comentar
Reunião com diretor do HUT · 22/07/2020 - 08h00 | Última atualização em 22/07/2020 - 19h15

Edson Melo anuncia apoio de Rodrigo Martins a Kleber Montezuma


Compartilhar Tweet 1



O pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PSDB, Kleber Montezuma, esteve na noite desta terça-feira (21/07) com o diretor-geral do Hospital de Urgência de Teresina, Rodrigo Martins.

O encontro teve a participação do vereador tucano Edson Melo, que nas redes sociais anunciou o apoio de Rodrigo ao nome de Kleber.

"Visitamos nosso amigo Rodrigo Martins que na oportunidade manifestou apoio a sua [pré]candidatura", publicou Melo.

Ex-vereador de Teresina e ex-deputado federal, Rodrigo é sobrinho do ex-governador Wilson Martins (PSB), que para as eleições de 2020 fechou apoio à pré-candidatura de Dr. Pessoa (MDB), e indicou o pré-candidato a vice, Robert Rios (PSB).

Comentar
Internado em São Paulo · 21/07/2020 - 19h02

Com Covid-19, deputado Georgiano Neto tem alta da UTI


Compartilhar Tweet 1



O deputado estadual Georgiano Neto (PSD) recebeu alta nesta terça-feira (21/07) da Unidade de Terapia Intensiva. Ainda internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, ele está na fase final de seu tratamento contra a Covid-19.

— Com a melhora significativa que senti, deixei hoje a UTI. Agora estou numa unidade semi-intensiva fazendo a parte final do tratamento. Minha eterna gratidão a Deus e a todos vocês pelo apoio que tenho recebido — informou o parlamentar.

Georgiano foi transferido para São Paulo no último dia 12 de julho, depois que o pai, deputado federal Júlio César (PSD), também foi internado com infecção por Covid-19. 

Com comorbidades, e apresentando oscilação nos níveis de saturação sanguínea, deu entrada na UTI para receber maiores cuidados.

Comentar
Testes rápidos · 21/07/2020 - 15h34 | Última atualização em 21/07/2020 - 18h55

Alepi fez mais de 1 mil testes para Covid-19; 67 servidores testaram positivo


Compartilhar Tweet 1



O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themistocles Filho, informou nesta terça-feira (21) que foram aplicados testes rápidos para Covid-19 em 1.142 servidores da Casa.

Do total, 67 deram positivo, sendo que 10% destes apontaram a presença de anticorpos.

    Foto: Divulgação/Alepi

Segundo Themístocles, todos os servidores positivados foram acompanhados, e os resultados encaminhados para a Prefeitura de Teresina. Ação que, na avaliação do presidente, se somou aos esforços da gestão municipal para a identificação de novos casos da doença.

No dia 30 de junho, a Alepi chegou a retomar suas sessões presenciais. Mas após deputados testarem positivo para o novo coronavírus, o presidente decidiu manter as reuniões em ambiente virtual.

Hoje, Themístocles anunciou que no dia 3 de julho o Plenário volta a se reunir presencialmente.

Comentar
Homenagem ao deputado · 21/07/2020 - 14h35 | Última atualização em 21/07/2020 - 18h55

Proposta que prevê ajuda a agricultores é denominada 'Lei Assis Carvalho'


Compartilhar Tweet 1



A proposta de autoria dos deputados Enio Verri (PT-PR) e Paulo Pimenta (PT-RS), que estabelece medidas para ajudar agricultores familiares durante a pandemia do coronavírus, foi batizada de "Lei Assis Carvalho", em homenagem ao parlamentar piauiense que morreu no último dia 5 de julho, vítima de um infarto.

    Ricardo Albertini/Câmara dos Deputados

A ideia de homenagear Assis foi apresentada durante a sessão remota da Câmara pelo deputado Enio, com a pronta concordância dos demais parlamentares e lideranças, e do presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM).

"Da minha parte sempre será uma honra poder homenagear o nosso amigo Assis, que infelizmente nos deixou. Acho que é uma bela ideia e uma bonita homenagem ao amigo que sempre lutou por essa causa", disse.

No perfil de Assis, uma nota lembra que o parlamentar sempre "incentivou e defendeu o fortalecimento da agricultura familiar e os direitos dos homens e mulheres do campo", e que a "agricultura familiar sustentável foi uma das bandeiras prioritárias dos mandatos do deputado".

De acordo com o texto aprovado, aprovada nesta segunda-feira (20) pela Câmara Federal, o agricultor que não tiver recebido o auxílio emergencial poderá receber do governo federal o total de R$ 3 mil por meio de cinco parcelas de R$ 600,00. A mulher provedora de família monoparental terá direito a R$ 6 mil. 

Os requisitos do auxílio aos agricultores são semelhantes ao do auxílio emergencial: não ter emprego formal; não receber outro benefício previdenciário, exceto Bolsa Família ou seguro-defeso; e ter renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou renda familiar total de até três salários mínimos.

A matéria será agora analisada pelo Senado Federal.

*Com informações da Agência Câmara

Comentar
Aguarda resultado de exame · 21/07/2020 - 11h50 | Última atualização em 21/07/2020 - 18h56

Com sintomas de Covid-19, secretário Fernando Said está em isolamento


Compartilhar Tweet 1



O secretário de Governo do município de Teresina, Fernando Said, está em isolamento domiciliar desde a última sexta-feira (17/07), com suspeita de infecção por Covid-19.

Ao blog, Said relatou sintomas como tosse seca persistente, dor de cabeça e dor no corpo.

Um exame de sangue realizado pelo secretário apontou para uma virose. 

"Agora resta saber que virose é essa", comentou.

Até o fim da semana Said deve receber o resultado do exame para detecção do novo coronavírus, feito em um laboratório particular.

 

Comentar