Compartilhar Tweet 1



Em entrevista ao programa Agora, da TV Meio Norte, o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, disse que - se candidato for em 2018 - o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem o seu voto para a presidência da República.

"O melhor presidente da história deste país, principalmente para o Piauí e para o Nordeste", disse.

O senador afirmou que não se vê em uma eleição votando contra o líder petista, o elogiando pelos programas habitacionais e de combate à fome lançados em seu governo, que ajudaram o povo mais pobre.

    Foto: Arquivo/180graus

Na mesma entrevista, avaliando os demais nomes considerados presidenciáveis, Ciro apontou o nome de Geraldo Alckmin (PSDB) como "talvez" a melhor opção para o país neste momento atribulado.

O senador descarta ainda chances de Michel Temer (PMDB) em disputar a reeleição, principalmente por conta da rejeição, aponta Jair Bolsonaro (PSC) como "fascista", que Ciro Gomes (PDT) seria um grande presidente, e que Álvaro Dias (Podemos) não tem visão nacional, "não sabe da vida do nordestino".

 


Compartilhar Tweet 1



Encerra nesta sexta-feira (24/11) a programação da Caravana Piauí, organizada pela Revista piauí, que em 2017 começou a percorrer as capitais brasileiras falando sobre jornalismo, política e literatura.

O evento, que acontece no auditório do Instituto Dom Barreto, centro de Teresina, teve início ontem com palestras e rodas de conversa sobre produções da piauí, e ainda participações de Samária Andrade, da revista piauiense Revestrés, e Andréia Sadi, repórter política da Globo News.

A abertura foi feita por Cristina Tardaguila, diretora da Agência LUPA, que trabalha com fact-checking (checagem de fatos) e comercializa conteúdo para grandes veículos de imprensa, como a própria piauí e Folha de São Paulo. Ela conta como é feito o trabalho da agência, e destaca a necessidade do jornalismo atuar cada vez mais a bem da verdade, entregando ao leitor informações com correto embasamento.

Em seguida o repórter Bernardos Esteves, autor da reportagem "Os seixos da discórdia", que traz os controversas posições de arqueólogos sobre a ocupação do homem nas Américas, principalmente quanto ao sustentado por Niède Guidon e sua equipe no Parque Nacional da Serra da Capivara.

A tarde encerrou com roda de conversa entre Consuelo Dieguez, que trabalha especialmente com perfis para a piauí, e Andréia Sadi, com ênfase ao contraponto do jornalismo ao vivo e do impresso, a oposição entre imediatismo e o aprofundamento de conteúdos que, no caso da revista pode durar até três meses.

Hoje estará em Teresina o editor e publisher da piauí, e também documentarista João Moreira Salles, que pela primeira vez participa da caravana. "Nas outras caravanas o João não está indo, e essa ele fez questão de vir, até alteramos a data porque ele fez questão, até por ser a primeira vez que ele vem para o Piauí, a revista está fazendo dez anos", destaca a jornalista Samária Andrade, editora da Revestres e professora da Universidade Estadual do Piauí.

Para ela é uma oportunidade ímpar de estar ao lado de profissionais que fazem jornalismo sério e de qualidade. "E neste momento em que muitas pessoas questionam o jornalismo, é muito importante que a gente discuta o nosso trabalho", diz.

A programação na tarde de hoje segue até as 18h40.

 

Programação de hoje da Caravana Piauí ☺️Tá imperdível! #piauínopiauí

Uma publicação compartilhada por Revista Revestres (@revestres) em


 

Nove deixam cargos no governo · 23/11/2017 - 14h17

Orçamento 2018 | Deputados reassumem na Alepi para destinação de emendas


Compartilhar Tweet 1



Os nove deputados estaduais eleitos que se licenciaram do mandato para assumirem secretarias e coordenadorias no governo Wellington Dias vão voltar à Assembleia Legislativa.

Oito deles já reassumiram nesta quinta-feira (23/11).

O retorno é temporário, meramente para apresentação de suas emendas impositivas ao Orçamento Geral do Estado para o ano de 2018.

Legalmente eles devem destinar 30% das emendas para ações e projetos nas áreas de saúde, educação e cultura.

    Foto: Arquivo/180graus

Voltam à casa os deputados Hélio Isaías (PP), Fábio Novo (PT), Nerinho (PTB), Flávio Nogueira Jr. (PDT), Pablo Santos (PMDB), Zé Santana (PMDB), Francisco Limma (PT) e Fábio Xavier (PR).

Segundo a assessoria da Alepi, a deputada Janaínna Marques (PTB) ainda havia retornado ao mandato.

Os que já apresentaram suas emendas devem reassumir seus cargos no executivo já nesta sexta-feira (24).

Ex-gestor não prestou contas · 23/11/2017 - 13h01

Inadimplente | No CAUC, prefeitura de José de Freitas aciona o MPF


Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público Federal instaurou inquérito civil com base em representação do próprio município de José de Freitas, que foi incluída no Cadastro Único de Convênios (CAUC) do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), em decorrência da não prestação de contas do Convênio nº 761856, firmado com a Fundação Nacional de Saúde, que deveria ser feita pelo ex-gestor do município.

Segundo dados do Portal da Transparência do Governo Federal já foram liberados R$ 940 mil do total de R$ 1,3 milhão destinado à obra de construção de um aterro sanitário e aquisição de maquinário. A última liberação foi efetivada em dezembro de 2012.

Sem a devida prestação de contas, o município encontra-se inadimplente, e assim impedido de realizar convênios com a União. Agora a prefeitura busca a tomada de providências para regularizar a situação financeira do município.

Na portaria de instauração do inquérito civil, assinada pelo procurador Israel Gonçalves Santos Silva, foi determinado o envio de oficio à prefeitura solicitando informações.

Prefeitura retaliou traidores · 23/11/2017 - 12h20

Dudu critica movimentações diante da reeleição de Jeová na Câmara


Compartilhar Tweet 1



O vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores para criticar as movimentações do Palácio da Cidade após a antecipação da reeleição de Jeová Alencar (PSDB) à presidência da Casa Legislativa.

Dudu afirmou que o desejo externado por Firmino Filho (PSDB) em disputar o governo do Estado não é novidade, mas pediu que por enquanto cada poder se concentre no próprio trabalho.

"Se o Senhor quer disputar eleição, que dispute, mas comece sua campanha só a partir de março do ano que vem", disse o parlamentar.

Dudu é o autor do requerimento que oficializou a antecipação da eleição na Câmara.

 

5 minutos de 'pé de ouvido' · 23/11/2017 - 10h03

Após reunião administrativa, W.Dias e Firmino tiveram conversa reservada


Compartilhar Tweet 1



Firmino Filho (PSDB) e Wellington Dias (PT) tiveram uma conversa reservada após a reunião administrativa ocorrida na tarde desta quarta-feira (22/11) na Prefeitura de Teresina.

O "pé de ouvido" durou cerca de 5 minutos, segundo o secretário de Comunicação Fernando Said, em entrevista à TV Cidade Verde.

O gestor acredita que o governador prestou solidariedade ao prefeito da capital diante da situação política criada com a antecipação da reeleição de Jeová Alencar na Câmara de Vereadores.

Said diz que, como político e chefe do executivo, Dias entende as consequências de movimentações como esta.

    Foto: Renato Bezerra/AsCom PMT

Mas vale lembrar que o petista foi apontado, assim como foi o deputado estadual Themístocles Filho (PSDB), de ter posto uma colher nas articulações dentro da CMT para garantir a presidência da Casa com Jeová até 2020.

Qualidade Legislativa · 23/11/2017 - 09h38

Bancada federal | Os melhores e os piores do Piauí em Brasília


Compartilhar Tweet 1



O site Ranking dos Políticos apontou os deputados Assis Carvalho (PT) e Mainha (PP) como os dois piores membros da bancada do Piauí no Congresso Nacional.

O ranking analisa dados sobre os gastos dos parlamentares, assiduidade, fidelidade partidária e processos judiciais. Acompanha ainda os políticos quanto às votações mais importantes, aferindo sua "qualidade legislativa".

Apesar da assiduidade de Assis e Mainha, os dois caíram em pontuação principalmente por conta de processos judiciais, ficando com -351 e -189, respectivamente. No ranking geral aparecem em 583º e 568º.

 - Acesse aqui o ranking completo

    Fotos: Agência Câmara

Ponta de cima
Na avaliação do site o melhor é o deputado Rodrigo Martins (PSB), puxado pela "qualidade legislativa". No ranking geral ele está em 31º lugar no país.

Da bancada piauiense seguem, nesta ordem, os deputados Átila Lira (PSB), Silas Freire (Podemos), Heráclito Fortes (PSB), o senador Elmano Férrer (PMDB), e ainda o deputado Paes Landim (PTB), todos com pontuação positiva.

Pontuando negativamente aparecem Marcelo Castro (PMDB), a senadora Regina Sousa (PT), o deputado federal Júlio César (PSD), o presidente do Progressistas, Ciro Nogueira, e a deputada Iracema Portela (PP).

 


Compartilhar Tweet 1



Pelo menos diante das câmeras foi amistosa a reunião entre o governador Wellington Dias (PT) e o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), ocorrida no final da tarde desta quarta-feira (22/11) no Palácio da Cidade.

A audiência teria sido solicitada pelo petista, que nos bastidores foi apontado, assim como foi o deputado estadual Themístocles Filho (PMDB), por ter interferido na antecipação da eleição na Câmara de Teresina que reelegeu Jeová Alencar (PSDB) para mandato até 2020.

    Foto: Renato Bezerra/AsCom PMT

Se para o PMDB a novela rendeu a exoneração de dois secretários e troca de delicadezas ofensas em entrevistas à imprensa, com W.Dias a situação vem sendo tratada de forma mais amena.

Oficialmente a pauta vem sendo tratada como uma reunião para tratar da antecipação de metas relacionadas a abastecimento d’água na capital estabelecidas no contrato com a empresa Águas de Teresina, que pode antecipar para 2018 a execução do plano previsto para 3 anos.

    Foto: Renato Bezerra/AsCom PMT

Da reunião participaram ainda o secretário de Governo da PMT, Charles da Silveira, o secretário de Comunicação, Fernando Said, e o secretário de Fazenda do Estado, Rafael Fonteles.

PMT tem gasto desnecessário · 22/11/2017 - 18h23 | Última atualização em 23/11/2017 - 08h57

Vândalos furtam cabos e iluminação da Ponte Estaiada é prejudicada


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Teresina informou que cabos da Ponte João Isidoro França, a Ponte Estaiada, estão sendo furtados. Tanto que na noite desta quarta-feira (22/11) várias luminárias estarão desligadas enquanto os reparos são realizados.

A previsão é de que até amanhã a situação seja resolvida.

Em nota, a PMT informou que nos últimos anos gastou R$ 668.941,64 para reverter os prejuízos causados pela ações de vândalos.

Tanto que reforça o apelo para que a população faça denúncias sobre esse tipo de situação, e também informe, através do Disque Iluminação, locais onde há necessidade de reparos na iluminação.

As informações podem ser repassadas pelo 0800 280 4712.

    Foto: Divulgação/PMT

 


Compartilhar Tweet 1



Mais de 1 mil prefeitos de todo país estão na capital federal nesta quarta-feira (22/11) para pedir ajuda financeira emergencial ao presidente Michel Temer e pressionar a bancada para a derrubada de um veto em proposta sobre a questão previdenciária.

Em vídeo publicado no Facebook, o vice-presidente da Associação Piauiense de Municípios, Jonas Moura, prefeito de Água Branca, destaca que a mobilização é de total importância para o movimento municipalista.

Além da reunião com a presidência e a visita ao Congresso Nacional, os gestores ainda se mobilizaram na Praça dos Três Poderes para chamar a atenção dos legisladores.

A principal luta dos prefeitos é pela liberação de novo Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), no valor de R$ 4 bilhões. Só com essa ajuda que muitos vão conseguir fechar a folha de pagamento neste fim de ano.

Querem ainda tratar sobre o Veto 30/2017, que suspende pontos da Lei 13.485/2017. A norma parcela e concede descontos às dívidas previdenciárias dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

 


Compartilhar Tweet 1



Acusada de apresentar documentos falsos contra o governo do Estado, a oposição na Assembleia Legislativa do Piauí respondeu e desafiou os membros da bancada governista a provarem que a lista apresentada, de obras não realizadas - supostamente custeadas por operações de crédito -, não é verdadeira.

A lista teria sido fornecida pela Caixa Econômica Federal, e teria sido apresentada à instituição financeira como justificativa para o saque de R$ 307 milhões.

Os deputados Robert Rios (PDT), Gustavo Neiva (PSB) e Rubem Martins (PSB) sustentam que boa parte das mais de 70 obras nunca foram realizadas.

O líder do governo, deputado João de Deus (PT), sustenta ainda que o governo tem prazo de até dois anos para a conclusão desses investimentos bancados pela operação de crédito realizada com a Caixa.


Compartilhar Tweet 1



Em entrevista à TV Cidade Verde, o secretário de Governo da Prefeitura de Teresina, Charles da Silveira, comentou as declarações do deputado estadual Themístocles Filho (PMDB), que após a exoneração de secretários indicados por seu partido chegou a chamar o prefeito Firmino Filho de “traíra”.

A manobra política foi resultado da antecipação da eleição da presidência da Câmara de Vereadores Teresina, apoiado por um vereador do PMDB, Zé Nito.

Para Charles, as declarações do parlamentar são “um ponto fora da curva”. Diz que a questão foi levada para o lado pessoal e que houve exagero do peemedebista. Sobre o suposto pedido dele secretário para que Themístocles não mais fosse ao Palácio da Cidade, o secretário ironizou: “Não sei se posso rir”.

Negou que o prefeito tenha se submetido a um acordo com o PMDB apenas para ganhar eleição, aceitando ter Luiz Júnior como vice-prefeito e elogiou a postura do peemedebista que não se intrometeu no processo político ocorrido na Câmara.


Compartilhar Tweet 1



O Piauí foi destaque na edição desta terça-feira (21/11) do Jornal Nacional pelo aproveitamento de recursos naturais para a produção de energia limpa. O estado tem o maior parque de energia solar em operação na América do Sul, fornecendo ao sistema interligado nacional 292 megawatts, energia suficiente para abastecer diariamente uma cidade com 1,2 milhão de pessoas.

A reportagem de Neyara Pinheiro destaca para a grandiosidade do lugar, comparado a cenário de "filme de ficção científica". Bem colocado, afinal são quase um milhão de painéis distribuídos numa área que caberia 700 campos de futebol.

Clique na imagem para assistir à reportagem
Clique na imagem para assistir à reportagem 

Além da energia solar, os parques eólicos instalados no Piauí também foram destaques na reportagem. Desde 2008 são 36 parques já em funcionamento e mais 27 em construção, sendo o estado um dos principais produtores deste tipo de energia no país.

Os piauienses do sertão e semiárido são beneficiados não só com o arrendamento de terras para instalação das torres de energia, mas também com a chegada do desenvolvimento e as parcerias de incentivo social executadas pelas empresas de todo o mundo que se instalam no Piauí.

 


Compartilhar Tweet 1



Mais de 90 prefeitos piauienses estarão em Brasília nesta quarta-feira (22/11), de "pires na mão", pedindo socorro emergencial ao presidente Michel Temer e ao Congresso Nacional, para que tenham um alívio diante da situação de crise financeira. Em muitas cidades o cenário é o mesmo: obras paradas, salários atrasados e insegurança quanto ao pagamento do 13º salário do servidor.

Foto do último encontro de prefeitos piauienses com Michel Temer. Na época as lideranças travavam de questões partidárias. Agora vão pedir socorro
Foto do último encontro de prefeitos piauienses com Michel Temer. Na época as lideranças travavam de questões partidárias. Agora vão pedir socorro    Foto: AsCom/Palácio do Planalto

A campanha "Não Deixem os Municípios Afundarem" é promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e vai reunir gestores de todo país no Palácio do Planalto. Os prefeitos estão sendo instigados a provocarem os membros de suas bancadas para liberação de novo Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), no valor de R$ 4 bilhões.

Em nota, a Associação Piauiense de Municípios (APPM) diz ainda que "as demais reivindicações, apresentadas ao Congresso Nacional e ao Poder Judiciário, devem ser reforçadas para que Temer ajude a garantir novas conquistas".

O encontro do presidente Michel Temer com os representantes do municipalismo está marcado para 10h. Da reunião devem participar o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e os demais presidentes das entidades estaduais e regionais municipalistas.

Ainda durante o dia "D" de mobilização os prefeitos farão uma passeada na Praça dos Três Poderes.

Após reeleição de Jeová · 21/11/2017 - 15h39

Firmino trata com vereadores e começa a recompor base na CMT


Compartilhar Tweet 1



Após tirar da prefeitura de Teresina os indicados pelo PMDB de Themístocles Filho, o prefeito Firmino Filho (PSDB) trabalha para recompor sua base na Câmara de Vereadores após a antecipação da eleição para presidência da Casa.

O tucano já se reuniu com pelo menos quatro dos integrantes de sua base que votaram pela reeleição de Jeová Alencar, que presidirá a Mesa Diretora até 2020.

Tudo esclarecido com Enzo Samuel (PCdoB), Teresa Britto (PV), Gustavo Gaioso (PTC) e Venâncio (PP).

Estes dois últimos participaram de uma reunião na presença do secretário de governo Charles da Silveira, no Palácio da Cidade.

A prefeitura diz que a base do prefeito na Câmara está recomposta.

Mas ainda não se sabe ao certo como ficará a relação entre Firmino e o colega de partido Jeová, que contou com apoio da oposição para antecipar sua reeleição.

Montante de R$ 315 milhões · 21/11/2017 - 13h33

Proposta que amplia possibilidade de empréstimos ao governo é aprovada


Compartilhar Tweet 1



Com somente 8 deputados votando contra, o governo do Estado conseguiu aprovar proposta encaminhada à Assembleia Legislativa do Piauí que autoriza a contratação de operação de crédito com bancos ou instituições não financeiras.

O governo nega que esteja pedindo autorização para contratar um novo empréstimo, e que tenta apenas desatrelar a autorização dada pelos deputados para contratação com Caixa Econômica Federal no valor de R$ 315 milhões.

Aprovada, a proposta libera agora o estado para buscar os valores com outras instituições, e não necessariamente a CEF.

A proposta permite ainda que os recursos obtidos sejam aplicados no financiamento de despesas de capital, devidamente consignadas no Orçamento do Estado.

A oposição contesta a proposta e questiona o governo sobre a aplicação de R$ 307 milhões já sacados pelo governo.

O deputado Evaldo Gomes (PTC), membro da base do governo, lamentou sobre os deputados que votaram contra a proposta e disse que o governo tenta apenas manter os salários em dia e não ficar mais refém de decisões políticas do Governo Federal.

Projeto de Lei do Executivo · 21/11/2017 - 12h53

Alepi aprova pagamento direto a empresas subcontratadas


Compartilhar Tweet 1



O governo do Estado conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa do Piauí, por 20 votos a 7, o projeto de Lei nº 42/2017 que autoriza pagamentos diretos a empresas subcontratadas pela administração pública.

A proposta do governo tem por objetivo o pagamento de valores a empresas subcontratadas para realização de obras e serviços, quando estes foram microempresas e empresas de pequeno porte, bem como nas contratações regidas pela Lei 12.323/2010.

A intenção é evitar que essas empresas "se submetam no recebimento de seus haveres" e dependam exclusivamente da boa vontade dos contratados.

Para o deputado Luciano Nunes, a proposta cria brecha para contratação direta, sem processo licitatório, a fim de burlar a Lei de Licitações e Contratos.

Votaram contra os deputados Dr. Pessoa (PSD), Firmino Paulo (PSDB), Gustavo Neiva (PSB), Juliana Falcão (PMDB), Luciano Nunes (PSDB), Robert Rios (PDT) e Rubem Martins (PSB).


Compartilhar Tweet 1



A Federação das Indústrias do Piauí confirmou para o dia 5 de dezembro a palestra com o prefeito de São Paulo, João Doria.

Empresário e publicitário, o gestor vai falar sobre a visão empreendedora na administração pública.

A palestra estar marcada para as 19h no auditório da Fiepi.

A inscrição é gratuita e pode ser feita pela internet.

Na capital, o prefeito de São Paulo deverá ter agenda com o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) para tratar de questões políticas. A assessoria da PMT ainda não confirmou os moldes do encontro.

 

Eleição na CMT ainda rende · 21/11/2017 - 09h47

A tréplica | Themístocles rebate Firmino e diz que PMDB foi usado


Compartilhar Tweet 1



Após o prefeito Firmino Filho (PSDB) dar o troco nos peemedebistas que não o apoiaram na antecipada eleição para presidente da Câmara de Teresina, foi a hora da tréplica do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho (PMDB). Em entrevista ao jornalista Ieldyson Vasconcelos, no programa Bom Dia Meio Norte, o deputado descartou qualquer possibilidade de nova aliança com o tucano e que o seu partido foi usado na Eleição de 2016.

Eleição na Câmara pôs fim à aliança entre PMDB e PSDB
Eleição na Câmara pôs fim à aliança entre PMDB e PSDB    Foto: Arquivo/180graus

Para entender, vale lembrar que nos bastidores o prefeito teria apontado a interferência de Themístocles na antecipação da eleição que garantiu a presidência da Câmara até 2020 para o vereador Jeová Alencar. O peemedebista, como admitiu na longa entrevista, negou apoio ao prefeito, que segundo o deputado, ligou pedindo ajuda para esvaziar a sessão que reelegeu Jeová.

Em resposta, Firmino exonerou ontem da Fundação Wall Ferraz e da Secretaria de Desenvolvimento Rural, respectivamente, James Guerra e Ricardo do Rego Monteiro, indicados por João Mádison (PMDB) e o próprio Themístocles. Ao final de uma reunião no Palácio da Cidade com a base de 12 vereadores que ainda lhe restou, Firmino - que até então mantinha afastada as possibilidades de ser candidato em 2018 - admitiu à imprensa que poderia sim entrar no páreo pelo comando do Palácio de Karnak.

“Possibilidade zero de ser candidato”, comentou o presidente da Alepi sobre a investida de Firmino. O deputado mencionou que o prefeito tem histórico de “trair”, “tratar mal as pessoas”, “não respeitar as pessoas”. Pontuou ainda que traição ele considera mesmo é ter ido na época da eleição na Assembleia, pedir votos contra ele Themístocles.“Essa zanga não é porte de quem quer ser candidato a governador, não é o perfil”, pontua.

Mencionou o que classificou como “proposta indecorosa” um suposto pedido de Firmino para que o deputado não indicasse o vice-prefeito na chapa que acabou saindo vitoriosa em 2016, mesmo estando o partido na base de apoio do tucano. Para o peemedebista, se não fosse o apoio do PMDB, Firmino não teria conseguido vencer Dr. Pessoa (PSD) na eleição municipal.

Em um “vomitaço” na TV, o deputado disse ainda que já foi solenemente pedido para não mais pisar na prefeitura de Teresina, completando que Firmino nunca respeitou o PMDB, e que só não tira seu vice, Luiz Júnior (PMDB), do cargo, porque não pode. “Pode até ser que agora ele dê um bombom para o Júnior”, afirmou.

Contrapõe ainda as declarações do Palácio da Cidade de que ele Themístocles não teria sido procurado para tentar mudar os votos de vereadores peemedebistas. “Dou meu telefone para a PF abrir, atendi, ele disse ‘deputado, diga para o vereador Zé Nito não ir votar’. Isso no feriado. Eu disse, ‘não prefeito, cada vereador é independente, vota do jeito que quer. Ele disse, ‘me ajude’”, relata o peemedebista.

Sabendo estar sendo contundente em suas declarações, Themístocles chega a pedir desculpas à população. Após chamar o prefeito de “ditador”, dizer que o tucano “está mentindo demais”, e diz ainda que Firmino já sabia deste agosto da intenção de reeleger Jeová. “Ele queria botar outro”.

Voltando novamente ao tema Eleição 2018, o deputado faz a aposta de que o prefeito não será candidato, e que se por acaso for, a possibilidade de votar nele novamente é “zero”.

 

Agendou palestra na Fiepi · 20/11/2017 - 20h13

JVC faz visita a Zé Filho e confirma palestra de ministro


Compartilhar Tweet 1



O ex-senador João Vicente Claudino retomou de vez a agenda política neste fim de ano.

Nesta segunda-feira (20/11) ele fez uma visita ao ex-governador e presidente da Federação das Indústrias do Piauí, Zé Filho, quando debateram sobre a "situação administrativa do Piauí e o desenvolvimento do Estado".

Segundo a assessoria da Fiepi, a visita foi para tratar da palestra que acontecerá no dia 7 de dezembro, no auditório da federação, com o ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira.

Além de palestrar sobre Reforma Trabalhista, o ministro terá agenda partidária pelo PTB com a filiação de lideranças em Teresina.

 - João Vicente Claudino entre o tesoureiro da Fiepi, Robério Cantalice, e o ex-governador Zé Filho

    Foto: Divulgação

 

Rompimento com PMDB · 20/11/2017 - 15h17

Saem por questões política, diz Firmino sobre exonerações


Compartilhar Tweet 1



Em nota publicada no site da prefeitura de Teresina, declaração do prefeito Firmino Filho (PSDB) confirma as mudanças no primeiro escalão, anunciadas nesta segunda-feira (20/11), como ato político.

"Ambos saem por questões de natureza política", diz o prefeito.

James Guerra e Ricardo do Rêgo Monteiro foram exonerados da Fundação Wall Ferraz (SDR) e a Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), respectivamente.

Hoje o prefeito se reuniu no Palácio da Cidade com os vereadores "fiéis" de sua base na Câmara de Vereadores.

Pelas costas
As mudanças que tiraram dois secretários indicados pelo PMDB são resultado da manobra apoiada por 17 vereadores (da base e da oposição), que antecipou a eleição na Câmara e garantiu mandato de presidente da Casa até 2020 para Jeová Alencar.

Proposta por Flora Izabel · 20/11/2017 - 14h56

Privatização de bancos públicos será tema de audiência na Alepi


Compartilhar Tweet 1



Por proposta da deputada estadual Flora Izabel (PT), a Assembleia Legislativa do Piauí realizará na terça-feira (28/11), uma audiência pública para debater a iniciativa do Governo Federal para a privatização de bancos públicos.

A audiência acontecerá no plenarinho da Casa.

Serão convidados representantes do Ministério Público do Piauí, Ministério do Público do Trabalho, a APCEF, a Contraf, a AABB, a FENAE e representantes de vários sindicatos.

Para a deputada, o fator principal a ser discutido é o financiamento de programas sociais, que aos poucos vem deixando de acontecer, e com a privatização podem ser cancelados.

Na estrutura da Sefaz-PI · 20/11/2017 - 14h35

Deputado apresenta proposta que altera cargos na estrutura do Estado


Compartilhar Tweet 1



O deputado estadual Edson Ferreira (PSD) apresentou nesta segunda-feira (20/11) indicativo de projeto de Lei para modificar a Lei Complementar 62, de dezembro de 2005, alterando a classificação de cargos da Secretaria de Fazenda.

A proposta, que será encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça modifica os cargos de contador, técnico especializado, agente administrativo, assistente técnico, escriturário, técnico em contabilidade, auxiliar de serviço, auxiliar de administração, auxiliar, datilógrafo, eletricista, motorista, oficial de administração, técnico em administração, telefonista, vigilante, zelador e prestador de serviço.

Segundo a assessoria de comunicação da Casa, em nota publicada no site, serão atingidos os servidores lotados no cargo de técnico da Fazenda Estadual até 31 de março de 1991.

Após Câmara antecipar eleição · 20/11/2017 - 12h33

O troco | Firmino exonera secretários indicados pelo PMDB


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Teresina confirmou nesta segunda-feira (20/11) a exoneração de dois secretários indicados pelo PMDB.

James Guerra deixa a presidência da Fundação Wall Ferraz e Ricardo do Rego Monteiro sai da Superintendência de Desenvolvimento Rural, indicados pelos deputados peemedebistas João Mádison e Themístocles Filho.

No lugar dos dois, assumem respectivamente Samara Pereira e Francisco Duarte, que já ocupavam as pastas como secretários executivos.

A medida é resposta clara à investida de vereadores da base que apoiaram a antecipação da eleição na Câmara de Vereadores, garantindo a presidência da Casa até 2020 para Jeová Alencar (PSDB).

Para o Palácio da Cidade o tucano se aliou à oposição pelas costas do prefeito, que estava na Europa na semana em que a eleição foi aprovada e realizada.

O rompimento com o PMDB foi consolidado, e ficarão com seus cargos apenas os indicados pelo vereador Luiz Lobão (PMDB) e o vice-prefeito Luiz Júnior (PMDB).

No final desta manhã o prefeito se reuniu com os 12 vereadores que não apoiaram a reeleição de Jeová para traçar o realinhamento da base na Câmara.

Pedido de socorro à bancada · 17/11/2017 - 12h18

APPM confirma mais de 80 prefeitos em ato no Congresso Nacional


Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense de Municípios divulgou uma lista de 80 prefeitos que confirmaram presença em Brasília nos dias 21 e 22 de novembro para a campanha "Não deixem os Municípios Afundarem".

O grupo vai pedir apoio da bancada federal para a liberação de um novo Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), de R$ 4 bilhões, repassados por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em busca de soluções emergenciais para os problemas.

Na avaliação da APPM, os recursos disponíveis hoje são insuficientes para o custeio dos programas e para cobrir a folha de pagamento, o que já levou mais de 90% das prefeituras a fazerem cortes.

1. Agricolândia - Walter Alencar

2. Água Branca - Jonas Moura

3. Alto Longá - Henrique César

4. Amarante - Diego Teixeira

5. Angical - Neta Santos

6. Arraial - Numas Porto

7. Aroazes - Tomé Portela

8. Aroeiras - Wesley Gonçalves

9. Batalha -João Messias

10. Barras - Carlos Monte

11. Barro Duro - Deusdete Lopes

12. Beneditinos - Jullyvan Mendes

13. Bom Jesus - Marcos Elvas

14. Bom Princípio - Apolinário Moraes

15. Boqueirão -  Solteiro (Valdemir Alves)

16. Buriti dos Lopes - Júnior Percy

17. Cabeceiras – José Joaquim

18. Cajazeiras - Aldemar Neto

19. Campinas - Neim (Valdinei Macedo)

20. Campo Largo - Rômulo Aécio

21. Castelo do Piauí - José Magno

22. Caraúbas - Caburé (João Coelho)

23. Colônia do Gurgueia - Doquinha (Alcilene Alves)

24.  Curimatá - Valdeci Junior

25. Curralinhos - Alcides Oliveira

26. Cristino Castro - Manoel Júnior

27. Demerval Lobão - Júnior Carvalho

28. Dom Expedito Lopes- Valmir Babosa

29. Fartura - Dr. Laênio Rodrigues

30. Francisco Aires- Valkir Nunes

31. Fronteiras - Maria José

32. Guaribas - Claudinê Matias

33. Hugo Napoleão - Hélio Rodrigues

34. Inhuma - Antônio Rufino

35. Jacobina - GD - Gederlânio Rodrigues

36. Jardim do Mulato - Airton Veloso

37. João Costa - Gilson Castro

38. Jerumenha - Aldara Pinto

39. Júlio Borges - Eduardo Henrique

40. Jurema -Elder Souza

41. Lagoa do Barro do PI -Gilson Nunes

42. Lagoa do Piauí - Antônio Neto

43. Lagoinha do Piauí - Dr. Alcione Barbosa

44.  Landri Sales - Aurélio Sá

45. Matias Olimpio - Fogoió (Edísio Alves)

46. Monsenhor Gil - João Luiz

47. Murici dos Portelas - Ricardo Sales

48.  Nazária - Osvaldo Bonfim

49. Nossa Sra. Remédios - Manoel Lázaro

50. Oeiras - José Raimundo Sá

51. Olho D'Água - Antônio Francisco

52. Palmeirais - Reginaldo Jr.

53. Passagem Franca do PI - Raislan Farias

54. Pavussu - Julimar Barbosa

55. Pau D'Arco do PI - Nilton Bacelar

56. Pedro Laurentino - Léo Leite

57. Porto - Dó Bacelar

58. Pimenteiras - Venício do Ó

59. Prata do PI - Neguim Barbosa

60. Queimada Nova - Raimundo Júlio

61. Redenção do Gurgueia - Dr. Ângelo Santos (Dr. Macaxeira)

62. Regeneração - Hermes Teixeira

63. Rio Grande do PI - Maurício Martins

64. Santana do PI - Maria José Moura

65. Santa Cruz PI - Barroso Neto

66. Santa Crus dos Milagres - Dr. Wilney Rodrigues

67. Santa Rosa - Veríssimo Siqueira

68. Santo Antônio dos Milagres - Adalberto Gomes

69. Santo Inácio - Tairo Mesquita

70. São Braz do PI - Nilton Cardoso

71. São Félix do PI - Jailson Pio

72. São Gonçalo do PI - Júnior Ribeiro

73. São José Divino- Antônio Felícia

74. São José do PI - Netão Bezerra

75. São José do Peixe - Valdemar Santos

76. São João do PI- Gil Carlos

77. São Miguel da B Grande - Josemar Teixeira

78. São Pedro do PI - Júnior Bill

79. Sebastião Leal - Ângelo Pereira

80. Simplício Mendes - Dr. Heli Moura

81. Socorro do PI - Zitim (José Coelho)