Após declaração de Bolsonaro · 17/01/2020 - 14h54 | Última atualização em 17/01/2020 - 15h18

Semar/PI afirma que "nunca" recebeu solicitação para exploração de vanádio


Compartilhar Tweet 1



O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), se manifestou em nota repassada ao blog sobre as declarações do presidente Jair Bolsonaro, dadas em live na noite desta quinta-feira (16), afirmando que “nunca recebeu solicitação de licenciamento para exploração de vanádio”.

Ontem, Bolsonaro disse ter conversado com um empresário australiano, que teria se queixado da demora na concessão de uma licença ambiental no estado, e que estaria prestes a desistir do negócio no Piauí.

A SEMAR, que tem Sádia Castro como gestora, afirma na nota que das consultas aos registros do órgão constatou apenas um pedido de autorização do grupo australiano Riverbank Resources Mineração Ltda, mas para estudo de viabilidade para exploração de fosfato. Solicitação esta que foi concedida, mas está vencida desde março de 2017.

“No caso em específico, reiteramos que empresa citada solicitou apenas a licença para pesquisa e sondagem, não dando sequência para os estudos. Caso a empresa renove o pedido, o mesmo será atendido como foi feito anteriormente”, diz a SEMAR.

- Integra da nota repassada ao blog pelo WhatsApp

Live de Bolsonaro

O comentário do presidente foi feito aos internautas durante live no Facebook. Hoje teve um grande empresário australiano conversando comigo, ele é da área da mineração. Ele está querendo explorar vanádio no Piauí. O Piauí é o estado mais pobre do Brasil, né. O penúltimo é o Maranhão. Acho que o Piauí é o mais pobre sim. Está três anos lutando por uma licença ambiental do estado, e não consegue. O governador lá, é o governador quem indica o secretário de Meio Ambiente. Agora, a visão destas pessoas é tacanha", comentou.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dr. Pessoa admitiu que tem se preparado para que na campanha tenha um comportamento “menos estridente” nas entrevistas e debates. 

À TV Cidade Verde, lembrou das vezes que foi questionado se estaria em uma escola, fazendo tal preparação, quando afirmou.

— Não fui preparado para dar discurso na ONU, fui preparado para ser médico — explicou.

 

Comentar
Grupos de oposição · 17/01/2020 - 14h24 | Última atualização em 17/01/2020 - 14h29

Dr. Pessoa reage à fala de Firmino sobre laranjas: "Um pouco agressiva"


Compartilhar Tweet 1



O pré-candidato Dr Pessoa considerou "um pouco agressiva" a declaração do prefeito Firmino Filho, quando o tucano afirmou que a oposição estará na campanha representada por “vários laranjas”.

“Espero que ele não esteja me colocando nesse meio”, disse o ex-deputado em entrevista à TV Cidade Verde.

 

Comentar
Prefeito eleva o tom · 17/01/2020 - 12h57 | Última atualização em 17/01/2020 - 15h26

Firmino afirma que "vários laranjas" vão representar a oposição nas eleições


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Firmino Filho elevou o tom contra a oposição ao repetir que sim, a prefeitura vai, cada vez mais, reforçar o comparativo da gestão tucana com o modelo de administração do governo do estado, que terá pelo menos três nomes fazendo campanha contra a atual gestão na eleição municipal.

“A oposição está muito preocupada, porque ela teme a comparação com o nosso modelo de gestão. Digam pra eles, que podem ficar tranquilos, pois eles vão ser comparados (...) Eles não vão fugir disso. Podem ter certeza que nós vamos estar unidos para defender o nosso modelo de administração para comparar com o estrago que eles estão fazendo no governo do estado”, disparou.

Ainda na entrevista concedida nesta sexta-feira (17), no Palácio da Cidade, o prefeito foi mais longe ao dizer que a oposição pretende lançar o que chamou de candidatos “laranjas” para a disputa na capital.

“A gente não vai se negar a se comparar com essa tal de oposição e com os vários laranjas que vão representar essa oposição”, completou Firmino.

 

Comentar
Após carnaval e pesquisas · 17/01/2020 - 12h41

Anúncio de pré-candidato só será feita em março, confirma Firmino


Compartilhar Tweet 1



Firmino Filho confirmou, nesta sexta-feira (17/01), que somente em março irá anunciar o nome do pré-candidato a prefeito do grupo da atual gestão.

Até lá, ele explica, vai analisar “um conjunto de pesquisas”, para saber da percepção da cidade “sobre o papel e o desempenho da prefeitura nas várias áreas”.

Sobre a escolha, Firmino repetiu que o nome será aquele que “melhor representar nossa forma administrativa”, mas também alguém considerado “competitivo” para a disputa. 

“Não existe nenhuma escolha de candidato feita. existe muita antecipação, muito nervosismo, muita tensão neste debate”, completa.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Sem citar nomes, o presidente Bolsonaro afirmou, durante live no Facebook na noite desta quinta-feira (16/01), que recebeu pressão dos governadores do Nordeste para que o reajuste dos professores, concedido em 12,84%, fosse vetado. 

"Chegou por vias tortuosas pra mim, alguns governadores, em especial do Nordeste, querendo que a gente vetasse esse reajuste pra eles investirem em outras áreas", disse.

Com o reajuste, o piso do salário do professor do ensino básico vai de R$ 2.557 para R$ 2.886.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Durante live em sua página no Facebook, na noite desta quinta-feira (16/01), Jair Bolsonaro fez críticas ao governo do Piauí pela demora na concessão de licença ambiental a um empresário da área de mineração. O presidente diz ter recebido uma ligação do empresário, que estaria prestes a desistir dos negócios no estado.

"Hoje teve um grande empresário australiano conversando comigo, ele é da área da mineração. Ele está querendo explorar vanádio no Piauí. O Piauí é o estado mais pobre do Brasil, né. O penúltimo é o Maranhão. Acho que o Piauí é o mais pobre sim. Está três anos lutando por uma licença ambiental do estado, e não consegue. O governador lá, é o governador quem indica o secretário de Meio Ambiente. Agora, a visão destas pessoas é tacanha", comentou.

Bolsonaro ainda defendeu o empresário sobre o método de exploração do vanádio e, mesmo sem citar nominalmente o governador Wellington Dias, fez críticas aos governos petistas no Nordeste.

"O método, que ele fala, de explorar o vanádio não tem qualquer agressão ao meio ambiente, mas o secretário de Meio Ambiente do governador não concede essa licença ambiental. E ele está a ponto de desistir do empreendimento aqui. Afinal de contas, nesses estados governados por petistas, quanto mais desinformado for o povo, quanto menor for o poder aquisitivo, menos instrução tiver, mais fácil é do cara se perpetuar no poder. Vai comprar o voto com alguns projetos assistencialistas", disse o presidente.

Procurada, a Coordenadoria de Comunicação do Piauí disse que iria analisar as declarações do presidente antes de se manifestar. A atual gestora da secretaria de Meio Ambiente é Sádia Castro, irmã da deputada federal Margerete Coelho.

Sobre o vanádio

O vanádio geralmente é usado como aditivo, importante para fabricação de instrumentos cirúrgicos. Misturado com alumínio em ligas de titânio para motores de jato e células de alta velocidade. Serve ainda para fabricação de baterias recarregáveis e ímãs supercondutores.

Comentar
PMT versus Karnak · 16/01/2020 - 15h23 | Última atualização em 16/01/2020 - 15h32

"PT está querendo correr" da comparação dos modelos de gestão, avalia Kleber


Compartilhar Tweet 1



Ao responder críticas do secretário de Cultura e pré-candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo, sobre a necessidade de escolas de tempo integral no município, o secretário Kleber Montezuma voltou a comparar os modelos de gestão do estado e da prefeitura.

Disse ainda que o PT está “querendo correr” desta comparação nesta pré-campanha.

“Vamos entrar numa área que o PT está querendo correr, que é a gente fazer a comparação do modelo de gestão. Escola da prefeitura funciona? Funciona. Os meninos aprendem? Aprendem. Ganham prêmios nacionais nas olimpíadas? Ganham. (...) E as escolas do estado, funcionam? Aqui as pessoas sabem se funcionam ou não”, disse.

Mas, reforça Kleber, o grande avaliador desta comparação será o cidadão teresinense, quando os candidatos forem colocados oficialmente para a disputa. Um contraponto que, para o secretário, será inevitável.

“Se a cidade achar que não, já cansou, que esse pessoal faz muito, faz bem, mas agora  precisamos experimentar esse outro modelo do Palácio de Karnak. Aí, depois quando as escolas estiverem fechadas, professor fazendo greve, aluno sem aprender, a cidade suja, escura, aí foi a opção que foi feita”, alfinetou.

Comentar
Novo, Abreu e Pessoa no bolo · 16/01/2020 - 15h13

Montezuma: "Wellington Dias tem três [pré]candidatos"


Compartilhar Tweet 1



Para Kleber Montezuma, o governador Wellington Dias não tem só Fábio Novo (PT) como pré-candidato à prefeito da capital.

Em entrevista, o secretário de Educação de Teresina diz que tanto o secretário de Cultura petista, como o secretário de Segurança, Fábio Novo (PL), e o ex-deputado Dr. Pessoa (MDB) se encaixam como candidatos de Dias.

“O Dr. Wellington Dias tem três [pré]candidatos”, aponta Kleber na entrevista que deu à TV Cidade Verde, nesta quinta (16/01).

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O secretário de Educação do município, Kleber Montezuma, dá razão ao prefeito Firmino Filho em deixar apenas para março o anúncio do pré-candidato a prefeito do grupo da atual gestão. Afinal, diz Kleber, a pressa da oposição não passa de estratégia.

“Há uma ansiedade danada para que o prefeito apresente o nome. A oposição eu até entendo, porque ela quer que o prefeito apresente o nome para eles começarem a bater logo agora. Tudo de porrete na mão querendo que o Firmino diga quem é o nome”, comentou em entrevista à TV Cidade Verde.

Por outro lado, diz Kleber, “estamos tranquilos”. Dentro da base do prefeito, o nome do secretário é um dos cotados para a disputa. Mas ele garante que, independente da escolha do prefeito, o grupo estará unido em defesa do atual modelo de gestão.

“Na hora que o prefeito achar que é adequado a gente fazer política, para as eleições, nós vamos pra frente”, reforça.

Comentar
Organizado por Rubenita · 16/01/2020 - 12h26 | Última atualização em 16/01/2020 - 16h59

Teresina receberá encontro de apoiadores do "Aliança Pelo Brasil"


Compartilhar Tweet 1



No dia 26 de janeiro acontece em Teresina, a partir das 10h, o 1º Encontro Piauiense dos Apoiadores do Aliança Pelo Brasil, organização política que Jair Bolsonaro tenta transformar em partido.

O ato é organizado pela advogada Rubenita Lessa, que é pré-candidata a prefeita de Teresina e uma das cotadas para presidir o Aliança no Piauí.

O encontro será no auditório Helena Sousa do Atlantic City e servirá também para a coleta de assinaturas necessárias para a criação da nova legenda.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Rubenita Lessa (@rubenitalessa) em

 

Comentar
Teve queda de pressão · 16/01/2020 - 09h59

Jeová Alencar sofre desmaio e é socorrido às pressas


Compartilhar Tweet 1



O presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Jeová Alencar (PSDB), desmaiou e foi levado às pressas para o hospital na manhã desta quinta-feira (16/01).

Segundo a assessoria do parlamentar, ele sofreu uma queda de pressão por conta da baixa imunidade, o que provocou o desmaio.

    Foto: Apoliana Oliveira/180graus

Levado para o hospital, ele está em observação e realiza exames para melhor diagnóstico do ocorrido.

Na semana passada, Jeová fez uma longa caminhada em peregrinação ao santuário de Santa Cruz dos Milagres. 

Foram cerca de 160 quilômetros percorridos entre os dias 7 e 12 de janeiro, dormindo em acampamentos montados à beira da entrado, enfrentando chuva por diversas vezes.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Pelo menos três institutos já registraram, junto ao Tribunal Superior Eleitoral, pesquisas eleitorais realizadas em cidades do Piauí.

No mesmo dia, 12 de janeiro, OAM Marketing e Conteúdo Digital e Census Instituto de Pesquisa registraram, respectivamente, levantamentos para Velança (PI-02495/2020) e Jaicós (PI-01745/2020).

A primeira, no dia 6 de janeiro, foi registrada pelo Instituto Estimativa, para a cidade de Nazária (PI-04780/2020).

De acordo com a Resolução TSE nº 23.606/2019, as pesquisas eleitorais devem ser registradas, até cinco dias antes da divulgação, no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) da Justiça Eleitoral.

O Piauí é tradicionalmente um dos estados em que, nos anos de disputa municipal, mais se realiza pesquisa.

 

Comentar
Maioria dos roubos é à noite · 15/01/2020 - 16h55 | Última atualização em 15/01/2020 - 17h05

Veja a lista dos 11 bairros de Teresina com maior incidência de roubo de moto


Compartilhar Tweet 1



Além dos bairros onde mais ocorrem roubos de carros, o Relatório de Criminalidade divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí, na última segunda-feira (13/01), revela ainda os bairros de Teresina que concentram o maior número de ocorrências de roubo de motocicletas.

Estão no topo da lista os bairro Santa Maria, Parque Brasil, Satélite, Todos os Santos, Gurupi, Renascença, Itararé, Santo Antônio, Angelim, Esplanada e Portal da Alegria.

Os casos acontecem principalmente durante a noite.

A segunda maior média é registrada nos bairros Vale Quem Tem, Piçarreira e Centro.

Os dados são referentes ao ano de 2019.

 

Comentar
Pré-candidato recusa gravar · 15/01/2020 - 15h03

"Se quiser o Dr Pessoa nos meios de comunicação, me chame ao vivo"


Compartilhar Tweet 1



Dr. Pessoa confirmou que, nos próximos meses, só pretende conceder entrevistas ao vivo. Segundo o pré-candidato, a medida é para evitar que sua fala seja deturpada pela imprensa.

"Se quiser o Dr Pessoa nos meios de comunicação, me chame ao vivo", comentou na entrevista à Band Piauí, concedida nesta quarta-feira (15/01).

O emedebista afirmou ainda que não pretende gravar com comunicadores e repórteres que, ele diz, "já usaram meu nome de maneira errada".

"Para os meios de comunicação sérios, repórteres sérios, meu coração está aberto", diz.

Comentar
Pré-campanha na capital · 15/01/2020 - 14h47

Dr. Pessoa confirma coronel Nixon Frota em sua equipe


Compartilhar Tweet 1



O pré-candidato a prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), confirmou que o coronel Nixon Frota fará parte da sua equipe de campanha, que a rigor só inicia em agosto.

"É um dos que irá me acompanhar", disse em entrevista ao Tribuna Piauí, da Band.

Segundo Pessoa, o coronel do Exército deve também ajudar na formatação de uma eventual equipe administrativa, que deve ser proposta ainda no período de campanha.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Wellington Dias comentou no Twitter sobre a indicação do documentário "Democracia em Vergitem", da Netflix, ao Oscar 2020.

"A indicação ao Oscar do "Democracia em Vertigem" de @petracostal mostra a importância de conhecermos os bastidores do golpe que tirou Dilma do poder. Forte, doloroso e necessário, o filme escancara para o mundo as injustiças que aconteceram no nosso Brasil. Feliz pela indicação", comemorou o governador.

O filme da cineasta Petra Costa tem como pano de fundo a crise política no Brasil e mostra como ocorreu o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Os protestos de 2013, a prisão de Lula e o crescimento dos movimentos de direita no país também são mostrados no documentário.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de São Paulo preferiu repassar diretamente às famílias dos 660 mil estudantes da rede municipal o valor de R$ 215, para que possam fazer a compra do uniforme escolar para o ano de 2020.

Segundo a TV Globo, a decisão ocorreu após a licitação para a compra dos kits de uniforme ser considerada fracassada, com a reprovação das 20 empresas que participaram do certame.

Nenhuma entregou material de qualidade para a confecção dos uniformes e as amostras foram reprovadas após a realização de testes.

"Tecidos rasgavam facilmente, tênis causaram lesão e o material ficou com bolinha nas camisetas. Nenhuma empresa conseguiu apresentar um material compatível", disse o secretário municipal de Educação, Bruno Caetano, em entrevista à Globo.

A suspeita da controladoria do município é que as empresas tenham entrado em conluio para tentar baixar o padrão da compra. O caso será repassado ao Ministério Público e à Polícia Civil.

Os uniformes poderão ser adquiridos pelas famílias conforme a necessidade, em empresas que serão credenciadas pela prefeitura.

Comentar
Disputas futuras · 14/01/2020 - 17h09 | Última atualização em 14/01/2020 - 17h19

Dudu quer W.Dias trabalhando para renovação do PT também no Piauí


Compartilhar Tweet 1



O vereador Edilberto Borges, o Dudu, concorda com o governador Wellington Dias sobre a necessidade de o Partido dos Trabalhadores em renovar seu projeto político, inclusive com o fortalecimento de novos nomes para as disputas no futuro.

E cobrou de Wellington esse mesmo movimento a nível de estado, considerando que este é o quarto mandato do governador.

    Foto: Apoliana Oliveira/180graus

"Vamos ficar sempre na dependência de um único nome", provoca Dudu.

Vai mais longe ao dizer que "não se forma quadro só falando" e sim trabalhando para o desenvolvimento destes novos nomes.

"Embora concorde com o governador, inclusive quando ele fala de não ter outros nomes para a sucessão a nível nacional, essa mesma posição vale para o estado", diz.

Um movimento que, para Dudu, se não for feito logo, deixará o PT no Piauí "refém de único nome" para a sucessão estadual.

Comentar
Contrapõe estratégia tucana · 14/01/2020 - 16h42 | Última atualização em 14/01/2020 - 17h08

Para Fábio Novo, 2020 não é ano de discutir problemas do estado


Compartilhar Tweet 1



Contrapondo a estratégia do Palácio da Cidade de comparar a gestão tucana na capital com a gestão petista no Piauí, o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores à prefeitura de Teresina, Fábio Novo, disse que 2020 não é tempo de discutir os problemas do estado.

"Não vamos discutir, esse discurso não cabe. Nós não vamos discutir este ano os problemas do estado. Nós só vamos poder comparar estado daqui a dois anos, quando for a eleição estadual", disse em entrevista à TV.

Nessa toada, fez críticas ao sistema de integração implantado pela gestão tucana, problemas de drenagem e pavimentação na capital.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Fábio Novo afirmou que só há uma possibilidade de o PT não ter candidato na corrida pela prefeitura de Teresina, em 2020:

É se ele mesmo desistir da disputa.

"E eu não vou desistir", garante.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Apesar dos questionamentos sobre a falta de posicionamento claro de Wellington Dias em apoio a sua pré-candidatura, o secretário de Cultura, Fábio Novo, avalia que a presença do governador no evento do Partido dos Trabalhadores, quando o diretório fechou questão sobre a disputa pela prefeitura, é sim um claro endosso ao seu nome.

"Pra mim ele disse [que apoia a pré-candidatura]. Publicamente ele esteve no momento em que o partido fechou a situação, e colocou claramente na fala dele, e não acredito que ele vá mudar de posição", disse em entrevista à TV Cidade Verde.

 

Comentar
Comenta sobre indefinição · 14/01/2020 - 14h54 | Última atualização em 14/01/2020 - 17h59

Themístocles: "Dr. Silvio já deu o recado. Só presta ele lá no PSDB"


Compartilhar Tweet 1



Articulador da pré-candidatura de Dr. Pessoa, o deputado estadual Themístocles Filho (MDB) disse que não lhe interessa muito a escolha do PSDB sobre o nome que irá disputar a prefeitura de Teresina, com a bandeira da atual gestão.

"É uma decisão que não me interessa, o PSDB pode vir do jeito que vier", disse em entrevista à TV Cidade Verde nesta terça-feira (14/01).

Porém, o emedebista comentou declarações do Silvio Mendes sobre a definição do nome da base do prefeito Firmino, e diz ser claro o recado do ex-prefeito.

"Está aí uma coisa que eu não quero falar é negócio de PSDB, mas o Dr. Silvio já deu o recado. Só presta ele lá no PSDB. Eu escutei ele dizer o recado que bom é ele mesmo, que os outros não é essa coisas todas não", avaliou.

Sílvio está oficialmente sem partido, mas sua volta ao ninho tucano é há muito ensaiada.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em 2019, Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) aprendeu 1.231 quilos de droga em operações policiais o estado do Piauí.

O total é 176% maior que o apreendido em 2018.

As ações da Depre resultaram ainda na prisão de 453 pessoas e apreensão de 81 veículos, incluindo carros e motocicletas.

Foram ainda apreendidos R$ 136.861,24 mil.

Comentar
Dados do anuário da SSP · 14/01/2020 - 11h04 | Última atualização em 14/01/2020 - 18h27

Veja os bairros de Teresina com mais ocorrências de roubo de carro em 2019


Compartilhar Tweet 1



Os bairros Morada do Sol, Itararé, Angelim e Centro lideraram a lista das ocorrências de roubo de carro em Teresina, no ano de 2019.

Os dados são do Relatório de Criminalidade da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, divulgado nesta segunda-feira (13/01).

O mapa das ocorrências aponta ainda alta frequência de roubos nos bairro Lourival Parente e Fátima, além de Ininga, Santa Isabel, Vermelha, Esplanada, Morada Nova e Renascença.

Na contrapartida, a Segurança diz que ao longo do ano foram recuperados 2.439 veículos, incluindo carros e motocicletas, graças ao esforço da Polinter.

 

Comentar