Compartilhar Tweet 1



O ex-prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, compartilhou nota nas redes sociais negando rompimento com o prefeito Professor Ribinha e comentando as especulações sobre a possibilidade de disputar a prefeitura nas eleições de outubro. 

Paulo negou que tenha dito que será candidato no lugar de Ribinha, que é o pré-candidato natural do PT, para disputar a reeleição, mas deixou caminho aberto para “qualquer desafio” e disse que está à “disposição do povo e do nosso grupo político”. Ele ainda admite a torcida de quem deseja vê-lo candidato em Campo Maior.

— Nunca disse a ninguém que seria candidato, apesar de que diariamente recebo visitas, mensagens e ligações de pessoas torcendo e até insistindo para eu dizer que sou candidato — publicou.

Atual presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP) de Teresina, Paulo deixou passar nas entrelinhas a rivalidade com a Família Félix, que já anunciou o ex-prefeito Joãozinho Félix como pré-candidato em 2020. E reforçou que estaria disposto a encarar o desafio contra o grupo. 

— O que deixo claro é que sempre estarei a disposição do povo e do nosso grupo político para enfrentar qualquer desafio, principalmente se for para impedir a volta daquele passado sombrio onde nossos servidores eram humilhados, que a cidade vivia sucateada e que o dinheiro da prefeitura servia apenas a uma família— segue na nota.

Ao fim, o petista diz que continuará “ajudando Campo Maior” e que, apesar da torcida dos adversários, não pretende romper com o atual prefeito.

— Tirem da cabeça de vocês a possibilidade de rompimento entre eu e o Prefeito Ribinha — conclui.

As especulações sobre a possibilidade de Paulo ser o candidato do PT em 2020, no município, foram alimentadas pela baixa popularidade de Ribinha, que tem alcançado alto índice de rejeição em pesquisas de avaliação do mandato. O nome de Martins foi apontado como alternativa, já que a desaprovação do prefeito poderia refletir na campanha.

Comentar
Anúncio só após o Carnaval · 20/02/2020 - 15h17 | Última atualização em 20/02/2020 - 17h10

Lucy sobre escolha de Firmino: "Acho que na cabeça ele já tem o resultado"


Compartilhar Tweet 1



Lucy Soares acredita que o prefeito Firmino Filho já fez sua escolha sobre o pré-candidato a prefeito pela base tucana, para a disputa na capital. Mas, reafirma a deputada, o anúncio deve mesmo ficar para depois da folia de Momo.

— Acho que na cabeça ele já tem o resultado. Ele só vai falar sobre isso depois do Carnaval — disse Lucy em entrevista nesta quinta-feira (20).

Comentar
Definição de pré-candidatura · 20/02/2020 - 14h58 | Última atualização em 20/02/2020 - 17h09

"Intriga da oposição", diz Lucy sobre especulação de veto a Sílvio


Compartilhar Tweet 1



A deputada estadual Lucy Soares (Progressistas) afirmou que as especulações sobre veto seu ao nome de Sílvio Mendes, para disputar a prefeitura de Teresina pela base de Firmino Filho, não passa de intriga da oposição.

— Intriga da oposição, acho que eles não tem assunto para falar — disse à imprensa.

Comentar
Esconde rosto com capacete · 20/02/2020 - 11h59 | Última atualização em 20/02/2020 - 17h11

Vídeo mostra homem atirando na direção do senador Cid Gomes


Compartilhar Tweet 1



Um dos vídeos gravados durante a confusão na tarde desta quarta-feira (19/02), em Sobral (CE), que terminou com Cid Gomes (PDT) baleado, mostra um homem atirando em direção à retroescavadeira que era pilotada pelo senador.

O homem, que aparece destacado nas imagens, está usando um capacete.

Gomes foi alvejado após tentar furar o bloqueio de manifestantes no 3º Batalhão da Polícia Militar de Sobral. Muitos dos militares estavam encapuzados e resistiram à ordem do senador para deixar o local.

Após a confusão, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, anunciou o envio de tropas da Força Nacional para o Ceará. 

Desde dezembro do ano passado policiais e bombeiros militares fazem protestos por melhoria salarial. Contudo, apesar de um acordo com parte da categoria, dissidentes mantém as manifestações com ocupação de quartéis, retenção de viaturas e toque de recolher ao comércio.

O senador já recebeu alta da UTI, mas permanece internado no Hospital do Coração de Sobral.

Comentar
Senador baleado em Sobral · 19/02/2020 - 18h58 | Última atualização em 20/02/2020 - 09h53

Ciro Gomes sobre estado do irmão: "Cid não corre risco de morte"


Compartilhar Tweet 1



O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) comentou, pelo Twitter, sobre o estado de saúde do senador Cid Gomes (PDT), que na tarde desta quarta-feira (19/02) foi baleado durante uma manifestação, em Sobral (CE).

— Até aqui as informações médicas são de que as balas não atingiram órgãos vitais apesar de terem mirado seu peito esquerdo. Novos exames estão sendo feitos mas a palavra aos familiares e amigos é de que Cid não corre risco de morte — publicou.

Ciro pediu ainda às autoridades que investiguem o caso para identificar o autor do disparo contra o irmão.

— Espero serenamente, embora cheio de revolta, que as autoridades responsáveis apresentem prontamente os marginais que tentaram este homicídio bárbaro às penas da lei — completou o pedetista.

 

Comentar
Levou tiro no peito · 19/02/2020 - 17h59 | Última atualização em 19/02/2020 - 18h44

Senador Cid Gomes é baleado durante manifestação em Sobral


Compartilhar Tweet 1



O senador Cid Gomes (PDT) foi baleado, na tarde desta quarta-feira (19/02), em Sobral (CE), durante protesto de policiais que reivindicam aumento de salário.

Cid estava pilotando uma retroescavadeira e tentava furar o bloqueio dos manifestantes em um batalhão da polícia.

Ele foi atingido no peito e encaminhado para o Hospital do Coração de Sobral.

A princípio, a informação era de que o senador, que está licenciado, teria sido atingido por uma bala de borracha, mas já foi confirmado que o tiro foi efetuado de uma arma de fogo.

Na confusão, além de disparos, pedras foram arremessadas contra Cid Gomes.

Imagens feitas por populares mostram o senador com a camisa suja de sangue sendo levado, consciente, para o hospital.

Entenda o caso

Os protestos de policiais e bombeiros militares, por melhores salários, começaram ainda  no final do ano passado. O governo do Ceará chegou a apresentar proposta à Assembleia Legislativa para o reajuste, que não satisfez a categoria. Um novo valor foi apresentado, permitindo acordo com parte dos militares.

Mas um grupo insistiu nas manifestações, que continuaram mesmo após recomendação do Ministério Público para a retomada dos serviços, e de decisão da Justiça para a prisão de policiais em caso de protestos.

Hoje, grupos de manifestantes encapuzados tomaram batalhões e, em Sobral, comerciantes receberam ordens para fechar as portas.

Mais cedo, Cid Gomes anunciou que estava a caminho de Sobral para organizar um protesto contra as manifestações. Ele deu prazo para que os militares insurgentes deixassem o Batalhão. "Vocês têm cinco minutos pra pegarem os seus parentes, as suas esposas e seus filhos e sair daqui em paz. Cinco minutos. Nem um a mais", avisou.

Minutos depois tomou a direção de uma retroescavadeira e avançou contra o grupo, quando houve o confronto.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por 180graus (@180graus) em

 

Comentar
60 municípios em todo o país · 19/02/2020 - 17h47 | Última atualização em 19/02/2020 - 17h59

CGU sorteia Fartura e Campo Maior para fiscalizar aplicação de recursos em 2020


Compartilhar Tweet 1



Fartura do Piauí e Campo Maior estão entre os 60 municípios do país sorteados pela Controladoria Geral da União (CGU), nesta quarta-feira (19/02), que serão fiscalizados em 2020 quanto à aplicação de recursos repassados pela União para a execução descentralizada de programas federais. 

Wagner Rosário, ministro da CGU, diz que o objetivo da fiscalização é assegurar a correta aplicação dos recursos públicos. 

— A consequência será o aperfeiçoamento da execução das políticas públicas, em benefício da população, com a entrega de serviços de mais qualidade aos brasileiros — explica.

O sorteio incluiu municípios com população de até 500 mil habitantes, exceto capitais.

— O escopo de fiscalização será definido individualmente após a seleção, com base na análise de materialidade e criticidade da aplicação dos recursos destinados a cada município. Poderão ser fiscalizados, por exemplo, programas das áreas sociais, como Saúde e Educação, ou programas que receberam maior quantidade de recursos federais — diz nota divulgada pela CGU.

Veja a lista completa de municípios sorteados

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Mesmo com as recorrentes ameaças do diretório municipal, o vereador Luiz Lobão diz não ter pretensão de deixar o MDB.

Em entrevista, nesta quarta-feira (19), Lobão até disse que pode mudar de partido para as eleições, mas nega que esteja de olho em siglas como PSDB ou PP.

Sobre o procedimento no Conselho de Ética emedebista, Lobão disse que não recebeu nenhuma notificação, ainda.

Comentar
Filiação em março · 19/02/2020 - 16h42

Jeová confirma filiação ao MDB e diz que levará "amigos"


Compartilhar Tweet 1



O vereador Jeová Alencar confirmou, como “caminho natural”, sua filiação do MDB e disse que não vai só. Vai levando “alguns amigos” para o partido de Themístocles Filho para disputar as eleições para vereador de Teresina.

Comentar
Soube pela imprensa · 19/02/2020 - 16h38 | Última atualização em 19/02/2020 - 17h32

Firmino desconhece assédio do PSDB para que Jeová fique na sigla


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Firmino Filho disse desconhecer o dito assédio ao presidente Jeová Alencar, por parte do PSDB, para que ele permaneça na sigla.

Em entrevista, o tucano diz que ficou sabendo destas informações através da mídia.

— Não sabemos se tem base real. Nós iremos conversar para saber se de fato tem fundamento — explicou Firmino.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Themístocles Filho (MDB) esteve na Câmara de Vereadores de Teresina, na manhã desta quinta-feira (19), em visita ao presidente Jeová Alencar (PSDB). A visita serviu para afastar as especulações de distanciamento entre os líderes. Ao final do encontro, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí confirmou para o dia 15 de março a filiação do vereador do MDB, para disputar a reeleição.

 

Comentar
Manobra do prefeito · 18/02/2020 - 17h23 | Última atualização em 18/02/2020 - 17h27

Conversa de Raimundo Parente com PP irrita Ribinha, que tira suplente da Câmara


Compartilhar Tweet 1



O suplente de vereador Raimundo Parente (Rede) descobriu nesta segunda-feira (17/02) que teria de se afastar do mandato, após o retorno de Sílvia do Caú (PV) à Câmara de Vereadores de Campo Maior. Ele acredita que a manobra se deu por retaliação do prefeito Professor Ribinha (PT), após ter aberto o diálogo com o Progressistas, para disputar as Eleições 2020 pelo partido.

Ao blog, o vereador afirmou que a atitude do prefeito só comprova a falta de respeito com os aliados, em especial os de origem mais humilde.

— O poder virou a cabeça dele — diz Raimundo Parente.

O auge da cisma do prefeito veio após o suplente publicar uma foto com líderes do Progressistas, a exemplo do empresário Helder Eugênio, em conversa que culminou no acerto de sua filiação à legenda. Mas, diz Raimundo Parente, o afastamento de Ribinha começou bem antes disto. E há oito meses, quando o suplente ameaçou romper com o prefeito, foi chamado para assumir a cadeira de Sílvia do Caú na Câmara, após a vereadora ser chamada para a Secretaria de Desenvolvimento Rural. 

— Foi para me dar um cala boca, eu estava insatisfeito e ele queria me amordaçar. Ele nunca me respeitou. Sou magarefe, sempre tive coragem e lutei pelo meu espaço. Cheguei na Câmara, um lugar que nunca imaginei chegar — desabafa o suplente.

Parente lamenta ainda a forma como ficou sabendo da decisão do prefeito.

— Desde sexta-feira passada, dia 14, a exoneração dela [Sílvia] estava assinada. Fui à Câmara e o secretário da Casa veio me avisar. Nem me dizer o que ia fazer o prefeito disse, não me chamou para conversar, perguntar se eu ia mesmo deixar o partido (...) Não vou me desfazer da amizade com DrHelder e nem entendo essa cisma, porque o Dr ajudou muito no governo do Ribinha — ele conta.

Agora, oficialmente fora da base do prefeito, o suplente conta com o apoio da família, que tem lideranças como a irmã, Patrícia Parente, presidente da Associação de Moradores da Comunidade Cariri, e Jordelio Pereira, médico. Nomes que foram importantes na campanha de Ribinha em 2016.

Comentar
Duas chapas na disputa · 18/02/2020 - 16h25

SINDSERM elege nova diretoria nesta quarta-feira (19)


Compartilhar Tweet 1



A eleição da nova diretoria e do conselho fiscal do Sindicato dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Municipais de Teresina (SINDSERM) acontece nesta quarta-feira (19). 

Servidores filiados na ativa ou aposentados votarão em 36 urnas espalhadas por unidades de trabalho na capital. 

Duas chapas estão na disputa. A Chapa 1 - Pra Luta Continuar, é coordenada por Sinésio Soares, Cleide Viana e Sayonara Vieira. Já a Chapa 1 - Fora Bolsonaro é composta por Loudes Melo, Albetiza Moreira e Francisco dos Santos, o Cachico.

A apuração começa às 20h, no auditório do Sindicato dos Bancários.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito Firmino Filho voltou a afirmar que o Progressistas tem preferência na indicação do pré-candidato a vice-prefeito, na chapa a ser lançada pelo tucano.

Ele não fechou as portas para partidos aliados, mas deixou claro que a conversa primeira será com o partido do senador Ciro Nogueira.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Rede Globo mostrou nesta terça-feira (18/02), mais uma vez, o drama de produtores do sul do estado para escoar a produção de grãos. Com estradas sem pavimentação, os problemas são agravados durante o período chuvoso, encarecendo o transporte e prejudicando a população.

Na PI-392, em Bom Jesus, são aproximadamente 40 km de estrada esburacada, que os motoristas levam até 4 horas para percorrer. Se a via fosse asfaltada, o tempo de percurso cairia para 1 hora. A situação na rodovia só não é pior graças à ação dos produtores, que se encarregam de realizar reparos.

A estrada é um dos acessos para a Rodovia Transcerrados, que está em obras há duas décadas. 

À reportagem, o governo do Piauí alegou que não dispõe dos R$ 200 milhões para concluir a pavimentação da rodovia. A solução foi entregar a Transcerrados para o setor privado, através de PPP, que está em fase de consulta pública. 

Enquanto isso, os produtores continuam enfrentando problemas em ano com promessa de safra recorde.

Comentar
Pronunciamento na Alepi · 17/02/2020 - 17h38 | Última atualização em 17/02/2020 - 17h52

Henrique Pires repudia fala de Guedes sobre servidores e empregadas: "Maldosa"


Compartilhar Tweet 1



A deputado estadual Henrique Pires (MDB) fez críticas ao ministro da Economia, Paulo Guedes, por ter chamado servidores públicos de "parasitas" e por ofender empregadas domésticas, com o que chamou de "festa danada" das trabalhadoras em viagens à Disney, em tempos de dólar baixo.

Na sessão plenária desta segunda-feira (17), Pires enalteceu o trabalho dos servidores e disse que as declarações do ministro foram maldosas, levianas e irracionais.

    Foto: Thiago Amaral/Alepi

 

Comentar
PT vai reivindicar comissão · 17/02/2020 - 17h11 | Última atualização em 17/02/2020 - 17h53

João de Deus retorna à Assembleia e PT passa a ter maior bancada na Casa


Compartilhar Tweet 1



João de Deus (PT) está de volta à Assembleia Legislativa. O suplente tomou posse no mandato nesta segunda-feira (17/02), na cadeira de Pablo Santos (MDB), que reassumiu a presidência da Fundação Estadual Piauiense de Serviço Hospitalares (FEPISERH).

Com o retorno de João de Deus, o PT passa a ter a maior bancada na Casa e vai reivindicar a presidência da Comissão de Constituição e Justiça.

    Foto: Thiago Amaral/Alepi

 

Comentar
"Coisa sem propósito" · 17/02/2020 - 15h42 | Última atualização em 17/02/2020 - 17h46

Marcelo avisa que irá rever decisão caso Lobão seja expulso por diretório


Compartilhar Tweet 1



Se o diretório municipal do MDB decidir pela expulsão de Luiz Lobão, o senador Marcelo Castro, que preside o diretório estadual da sigla, já avisou que irá rever a decisão.

— Atitude desconstrutiva — diz Marcelo sobre o processo aberto contra o vereador.

Mesmo com as acusações de infidelidade, o senador considera que Lobão é "membro fiel do partido", e não fez nada que justifique sua expulsão.

— É uma coisa sem propósito — completa.

    Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

 

Comentar
Diretório Municipal · 17/02/2020 - 15h31 | Última atualização em 17/02/2020 - 17h46

Conselho de Ética do MDB abre procedimento para expulsar Lobão


Compartilhar Tweet 1



O diretório municipal do MDB instaurou procedimento contra o vereador Luiz Lobão, visando a expulsão do parlamentar por infidelidade. É questionado o apoio do parlamentar à pré-candidatura de Dr. Pessoa, além da ligação de Lobão com o prefeito Firmino.

Segundo João Mádison (MDB), após notificado, o vereador terá 7 dias para apresentar defesa junto ao Conselho de Ética. O deputado diz que 80% dos pré-candidatos emedebistas não quer a permanência de Lobão na sigla.

 

Comentar
Pré-candidato do PT · 17/02/2020 - 09h40 | Última atualização em 17/02/2020 - 17h46

Fábio Novo quer transformar Teresina na "capital mundial do folclore"


Compartilhar Tweet 1



Em postagem feita direto do Aeroporto Internacional de Porto Alegre (RS), o pré-candidato do PT a prefeito, Fábio Novo, diz que tem sonhado com a responsabilidade de transformar Teresina, em 2021, na "capital mundial do Folclore e da Cultura Popular".

Um desafio, que ele lembra, não estava no script, assim como os mandatos de vereador, vice-prefeito de Bom Jesus, deputado estadual e o comando da Secult.

— Não sei se os astros conspiram, mas de uma coisa tenho certeza: Teresina em 2021 será a Capital Mundial do Folclore e da Cultura Popular. Sigam-me os bons! — publicou Novo.

 

Comentar
Composição em Valença · 17/02/2020 - 09h06 | Última atualização em 17/02/2020 - 17h46

Marllos Sampaio desiste de pré-candidatura e fecha apoio a Ceiça Dias


Compartilhar Tweet 1



O ex-deputado Marllos Sampaio desistiu de sua pré-candidatura à prefeito de Valença e confirmou, no fim de semana, apoio à reeleição de Ceiça Dias (Solidariedade).

O emedebista participou no sábado (15) do evento realizado pelo Solidariedade e endossou o nome da atual prefeita.

A chapa a ser lançada pelo Solidariedade em Valença tem como pré-candidato a vice-prefeito Leonardo Nogueira, que teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral por integrar chapa que fez uso de candidaturas "laranjas".

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os trabalhadores em educação fazem nesta segunda-feira (17/02) nova manifestação em frente ao Palácio de Karnak, contra o governador Wellington Dias (PT). A categoria está em greve há sete dias.

A principal reivindicação dos trabalhadores é a implementação do reajuste salarial. São 4,17% referente ao ano de 2019 e 12,84% referente a 2020.

 

Comentar
Deu no Estadão · 16/02/2020 - 10h22 | Última atualização em 16/02/2020 - 10h43

Pesquisas encomendadas por Ciro no Piauí revelam avanço de Huck entre os mais pobres


Compartilhar Tweet 1



O artigo de Eliane Cantanhêde, publicado neste domingo (16/02) em "O Estado de São Paulo", traz números de pesquisas internas encomendadas pelo senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, que mostram o avanço da popularidade do apresentador Luciano Huck entre eleitores das cidades de Picos e Floriano, onde, lembra a colunista, "o PT deu um banho em 2018".

Em Picos, o petista Fernando Haddad teve 74,74% (30.013 votos) no segundo turno e Jair Bolsonaro, 25,26% (10.143). No levantamento agora, Haddad caiu para 38,4, Huck ficou em segundo, com 24,8%, e Bolsonaro recuou para 20,1%. Em Floriano, Haddad teve 74,87% no segundo turno, com 24.011, contra Bolsonaro, 25,13%, com 8.059. Hoje, pelo levantamento, Haddad despenca para 37,9%, Huck dispara para 27,9% e Bolsonaro reduz o seu teto para 17,7%.

Os números foram encomendados para consumo próprio do Progressistas, mas revelam tendências e o humor do eleitor. Para Huck, sem partido, seu potencial está nas classes C, D e E, que é basicamente o público do seu programa na Rede Globo. Fica claro, diz a colunista, que o apresentador "compete diretamente com o PT, qualquer que seja o candidato petista".

Clique e leia o artigo completo em "Estadão"

Comentar
Em Campo Maior · 15/02/2020 - 11h57 | Última atualização em 15/02/2020 - 12h51

Ciro Nogueira prestigia Humberto Filho na Cavalgada da Fazenda Jenipapo


Compartilhar Tweet 1



O senador Ciro Nogueira (Progressistas) esteve neste sábado (15/02), em Campo Maior, participando da tradicional Cavalgada da Fazenda Jenipapo, organizada pelo agropecuarista Humberto Filho.

O evento contou com presenças de lideranças de Campo Maior, como o pré-candidato a prefeito, Joãozinho Félix, e do deputado estadual Ziza Carvalho (PT). 

Humberto Filho é sobrinho do Ciro e considerado uma das maiores lideranças políticas no município, e conta com apoio do senador em sua pré-candidatura a vereador pelo Progressistas. 

Ontem foi aniversário do agropecuarista, festa também prestigiada por Nogueira e pelos irmãos do senador, Gustavo e Neto Nogueira.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, admitiu a abertura de diálogo com líderes de partidos do "centrão", a exemplo do senador piauiense Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas.

Em entrevista ao O Globo, publicada nesta sexta-feira (14), Ramos tem reconsiderado a maneira como dialoga com o Congresso e admite como "erro" a falta de interlocução com presidentes de partidos.

    Foto: Marcos Corrêa/PR | Jefferson Rudy/Agência Senado

— Eu reconheço, e não tenho vergonha de falar, um dos erros foi que não tive interlocução com presidentes de partidos — afirmou.

Além de Ciro, Ramos abriu espaço para Gilberto Kassab (PSD) e Marcos Pereira (Republicanos).

Apesar da nova postura, o ministro nega a retomada do presidencialismo de coalizão, "com vistas à formação de uma consolidada base de apoio no Congresso", enfatiza O Globo

Clique e leia a íntegra da entrevista.

Comentar