Compartilhar Tweet 1



O município de Anísio de Abreu é um dos 25 municípios do Estado que entraram em situação de emergência por conta da seca. O município sofre com perda da produção agrícola, baixo nível dos reservatórios e pouco volume de chuva.

A decisão do governador Wellington Dias publicada no diário oficial na última segunda-feira (04/06) alega que existem área urbanas e rurais em situação de calamidade por falta de água.

Com o decreto, o governo espera que o governo federal libere recursos para a execução de ações que visem socorrer as populações atingidas.

Com mais 25 cidades em emergência, a lista de cidades nessa situação do Piauí chega a 67.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Governo do Estado do Piauí

Compartilhar Tweet 1



O vereador Edson Pereira (PDT), durante a sessão na Câmara de Anísio de Abreu, dia 2 de junho, pediu aprovação da mesa diretora e dos vereadores para requerimento que solicita que seja construído um Posto de Saúde no povoado Pedra Comprida.
E afirma: “O presente requerimento é imprescindível a todos os cidadãos e cidadãs daquela localidade, pois os mesmos tem que deslocar-se até a sede deste município toda vez que precisam de atendimentos médicos. A construção do mesmo facilitará o acesso de todos os moradores a atendimentos médicos e outras necessidades hospitalares”.

(Equipe de Municípios)

Poder Legislativo · 07/06/2017 - 09h50 | Última atualização em 07/06/2017 - 11h58

Vereador Rafael Alves solicita a prefeitura reforma de ginásio poliesportivo


Compartilhar Tweet 1



Na sessão do dia 2 de junho de 2017, na Câmara Municipal de Anísio de Abreu, o vereador Rafael Alves (PSB) apresentou requerimento solicitando ao Poder Executivo reforma do ‘Ginásio Poliesportivo Atleta Sílvio César Antunes Ribeiro’. Sua justificativa foi que este é o único ginásio em funcionamento na cidade e precisa de reforma urgente, pois se encontra em estado de deterioração e a rede de energia elétrica não está funcionando. Veja o requerimento:



(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do parlamentar

Compartilhar Tweet 1



Durante o VII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Piauí foi realizada assembleia geral ordinária, que elegeu por unanimidade a chapa “COSEMS em Ação” para o mandato de maio de 2017 a maio 2019.

A mesa da diretoria teve como Conselho fiscal 1 Leonardo Pereira de Valença do Piauí, Conselho fiscal 2 Edilberto Carvalho de Pajeú do Piauí, Conselho fiscal 3 Francisco Barros de Cajueiro da Praia, Conselho fiscal 4 Genilda Costa de Anísio de Abreu, Conselho fiscal suplente Gârdenia Oliveira de Vera Mendes, Valéria Castro de Baixa Grande do Ribeiro, Dulce Nogueira de Francinópolis e Geanne Floriano – Lagoa do Piauí;

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal 180 graus

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura do município de Anísio de Abreu, divulgou o calendário das oitavas de final do campeonato regional.

06/04 REMANSO X PM ENGEN.
07/05 S. JOÃO X L.DE CIMA
13/05 DIRCEU A X GAVIÃO
14/05 SANTO SÉ X C. JOVEM
20/05 BEIRA RIO X BARREIRO
21/05 PH SPORTS X GUARIBAS
27/05 CLUBE DOS 30 X PARAÍSO

(Equipe Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O diretor geral do DER, Castro Neto, visitou rodovias estaduais da microrregião de São Raimundo Nonato. Ao todo foram percorridos quase 360 quilômetros de São Lourenço, Dirceu Arcoverde, Anísio de Abreu, Jurema, Caracol, Várzea Branca, Bonfim e duas pontes no municípios de São Braz.

Na ocasião, foi autorizada a operação tapa-buraco para os trechos da PI que liga Caracol/Jurema/Anísio de Abreu/São Braz.

O ex-prefeito de Bonfim, Paulo Henrique Ribeiro e Rogério Castro acompanharam a ação na região Sul do Estado.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do DER/Ascom
Várias obras · 11/03/2017 - 09h09 | Última atualização em 11/03/2017 - 09h10

Prefeito Raimundo Nei participa de reunião com W. Dias e garante benefícios para seu município


Compartilhar Tweet 1



Na última sexta-feira, o prefeito do município de Anísio de Abreu, Raimundo Nei, esteve em reunião com o governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, junto do deputado federal Flávio Negueira, do deputado estadual e secretário de Turismo do Estado, Flávio Nogueira Júnior, no palácio de Karnak.

Em pauta foram discutidas a retomada da obra da escola Dirceu Arcoverde, bem como o governador garantiu 14 mil metros de asfalto para as vias urbanas da cidade, 100 kits de irrigação para os produtores rurais e um trator agrícola.

O governo do Estado tem várias obras no município, como mais de 20 mil metros de calçamento nas zonas rurais do município e a reforma da praça da igreja da cidade.

Fotos: Isabel Ribeiro

(Redação Teresina)

No povoado de Pedra Comprida · 15/02/2017 - 15h07

Agricultor morre após ser picado por abelhas no interior do Piauí


Compartilhar Tweet 1



O agricultor Cândido Marcos da Costa, de 80 anos, morreu na tarde de ontem (13), após ser picado por abelhas no município de Anísio de Abreu, no interior do Piauí, a 554 km de Teresina.

Segundo familiares, o agricultor estava fazendo trabalhos na roça, no povoado de Pedra Comprida, quando foi surpreendido por um enxame de abelhas.

“Ele estava de trator com outro rapaz, quando foi atacado por um enxame de abelhas. O rapaz que estava com ele, por ser mais novo, conseguiu fugir, mas ele acabou caindo e foi atacado pelas abelhas”, conta Evelina Negreiros, amiga da família.


Fonte: Com informações do Cidade na net

Na manhã desta terça-feira (31/01), o secretário de educação da cidade de Anísio de Abreu, Ramon Macedo, participou do 2º dia do seminário para os Novos DME e secretários de Educação dos municipios na Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento acontece no Auditório da APPM e tem como proposta qualificar os gestores e técnicos municipais.

A programação iniciou com a palestra da Profª Cleidimar Tavares que falou sobre uma gestão eficiente na educação. Após aconteceu a palestra Conviva Educação: Atualização do valor do piso salarial do Magistério e Plano de Carreira onde a Profª Cleuza Reulho ministrou. No decorrer da manhã ainda houve outras palestras com a intensão de capacitar ainda mais os gestores.

'

Leucilio Sales - direto da APPM


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta segunda-feira (30/01), o secretário de educação da cidade de Anísio de Abreu, Ramon Rubens, participou do seminário de Boas Vindas aos Novos DME e secretários de Educação dos municipios na Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento acontece no Auditório da APPM e tem como proposta qualificar os gestores e técnicos municipais.

A palestra iniciou com a apresentação do plano municipal de Educação com o palestrante Rede PME. Logo após, foi departido sobre o uso pedagógico das avaliações externas: IDEB (Provas Brasil; ANA - Avaliação Nacional da Alfabetização) com a palestrante Rosangela Maria de Sá, avaliadora técnica.

Equipe de municípios - direto do local


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União realizará no Piauí, no dia 6 de fevereiro, o Encontro Município Transparente. Eventos regionalizados, nos 26 Estados do país, vão reunir prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área, e deve reunir prefeitos e técnicos. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Adm Pública.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da APPM
Olimpíada de Língua Portuguesa · 28/11/2016 - 10h26 | Última atualização em 28/11/2016 - 16h12

Aluno de Anísio de Abreu se classificou para a final da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa


Compartilhar Tweet 1



Foram conhecidos nesta quinta-feira (24/11) os últimos 38 finalistas da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que concorreram no gênero Poema. Piauí classificou dois alunos nesta etapa e, com isso, terá cinco representantes na final, marcada para dezembro, em Brasília (DF).

O Programa objetiva aprimorar a didática dos docentes de Língua Portuguesa para desenvolver competências de escrita em seus alunos e contribuir com a melhoria do ensino público. É realizado pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação (MEC), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Ascom
Evento da CNM · 10/11/2016 - 11h43 | Última atualização em 11/11/2016 - 08h55

Prefeito eleito Raimundo Nei marca presença em evento da CNM em Brasília


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta terça-feira (09/11), 85 prefeitos do Piauí chegaram à Brasília para o Seminário Novos Gestores, realizado pela Confederação Nacional de Municípios – CNM. Os prefeitos embarcaram em Teresina, 4h e 5h da manhã, e chegaram à capital federal entre 7h e 8h da manhã. A CNM ofereceu ônibus para deslocamento, passagens e hospedagem para os gestores eleitos e reeleitos. Veja fotos dos prefeitos chegando no Brasília Palace Hotel e do café da manhã.

Isabel Ribeiro e Lorenna Ribeiro - direto de Brasília


Compartilhar Tweet 1



Raimundo Nei (PDT) foi eleito prefeito do município de Anísio de Abreu, nas eleições 2016, dia 2 de outubro. Ele obteve 2938 votos. Em segundo lugar ficou a candidata Maria Luiza (PSDB), que obteve 45,89% dos votos, sendo 2492 votos.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Até às 11h13, do dia 18 de agosto de 2016, 205 municípios do Piauí já contavam com pedidos de registro de candidaturas no site do TSE. Na página do DivulgaCandContas, Anísio de Abreu tem cadastrados dois candidatos a prefeito e 27 a vereador.

A servidora pública estadual Maria Luiza (PSDB) é candidata à prefeita e tem o professor Jean do Martinho (PSB), como vice pela coligação "A esperança do povo".

Raimundo Nei (PDT), que não declarou profissão, também se candidatou a prefeito, com o vereador Márcio Ribeiro (PRP) como vice, pela coligação "Anísio de Abreu em boas mãos".

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), aprovou, por maioria de votos, o projeto idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a agregação de Comarcas no Estado.

A sessão extraordinária para a votação durou quase quatro horas e teve, inicialmente, a apresentação do projeto pelo Juiz Auxiliar da Presidência, Antônio Oliveira, que coordena o projeto.

O magistrado apresentou dados, justificativas e demonstrou na prática porque as finalidades do projeto e como será importante para o processo de melhoria jurisdicional no estado do Piauí.

Clique aqui e leia matéria completa

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Ascom

Compartilhar Tweet 1



Os representantes das empresas Galvani Indústria Comércio e Serviços S.A e Agrosilvipastoril e Construtora Ltda, acusados de manterem trabalhadores em condições análogas à de escravo na Fazenda Bate-bate, no município de Anísio de Abreu, no Piauí, foram ouvidos em audiência pública na Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Picos, na tarde da última quarta-feira (06).

O Ministério Público do Trabalho deu o prazo de 10 dias para que os representantes das empresas assinem o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com obrigações de fazer e não fazer.

Clique aqui e leia matéria completa

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Assessoria do MPT-PI
Horário imcompativel · 06/06/2016 - 15h40 | Última atualização em 06/06/2016 - 17h40

Prefeito fazia residência médica 'escondido' do povo


Compartilhar Tweet 1



Por Rômulo Rocha
- Enviado a Anísio de Abreu

QUE FEIO, PREFEITO...
O vereador Ely (PP), da situação, ao tratar sobre a eleição no município de Anísio de Abreu, localizado na microrregião de São Raimundo Nonato, deixou escapulir que o prefeito daquela cidade, Isaac Ribeiro - que entre os moradores tem fama de “playboy” -, estava fazendo “residência médica escondido”, mas acabou sendo descoberto.

Isaac, o prefeito, foi eleito pelo PDT para um mandato de quatro anos, mas é acusado de abandonar o município, e seria seu pai o real administrador público municipal.

CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA AQUI

(Redação Teresina)

Prazo até 29 de janeiro · 27/01/2016 - 19h14 | Última atualização em 01/02/2016 - 14h18

Prefeituras podem perder recurso por não aderir a convênio da Funasa


Compartilhar Tweet 1



Os prefeitos piauienses têm até o dia 29 de janeiro para procurar a Funasa ou a Secretaria de Cidades do Piauí e aderirem ao convênio para elaboração dos planos municipais de saneamento básico. A medida é o primeiro passo para garantia de recursos nesta área até o ano de 2033, conforme previsto no Plano Nacional de Saneamento assinado pelo Governo Federal.

No começo desta semana, apenas 60 municípios tinham feito adesão ao convênio, que vai contemplar 100 cidades do Piauí com população de até 50 mil habitantes. Orçado em R$ 16,2 milhões, o convênio vai preparar os municípios para receberem obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem e manejo de resíduos sólidos e das águas pluviais.

Clique aqui e leia matéria completa

No dia 26 de agosto · 26/08/2015 - 21h59 | Última atualização em 26/08/2015 - 23h44

Governador Wellington Dias visita a cidade de Anísio de Abreu


Compartilhar Tweet 1



Na tarde desta quarta-feira 26 de agosto o governador Wellington Dias visitou a cidade de Anísio de Abreu após visitar São Raimundo para voo teste no Aeroporto Serra da Capivara, participando de mesa solene na Unidade Escolar Dirceu Arcoverde. Em pronunciamento o governador falou das obras concluídas pelo governo da Unidade Básica de Saúde no Bairro Baixão dos Santos e no Bairro Centro da cidade.

Após ouvir as necessidades da população, o governador falou ainda sobre a maior demanda do povo de Anísio de Abreu, poços tubalares, pois atualmente a população é abastecida por carros pipas através do Governo Federal.

Também estavam presentes o Deputado Fabio Novo, Flavio Nogueira, Janainna, Merlong Solano e Hélio Isaias, Prefeito Isaac Ribeiro e os vereadores Julim do Barreiro e Naldo do Dórias.

Construído pelo Governo · 26/08/2015 - 12h15

Governador participa de inauguação de prédio em Anísio de Abreu


Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias inaugura nesta quarta-feira (26), às 17h30, o prédio do Complexo da Cidadania, situado na rua Maria das Mercês , na cidade de Anísio de Abreu. No local, serão disponibilizados serviços como emissão de carteira de identidade, Cadastro da Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho e Alistamento Militar.

O prédio, construído pelo Governo através da Secretaria de Administração e Previdência com recursos do BNDES-PMAE Gestão, teve um investimento na ordem de R$ 292.656,22. A funcionalidade da Sala da Cidadania ficará sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Anísio de Abreu, que firmará convênio com as instituições prestadoras de serviços.

Clique aqui e leia a matéria completa

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Portal do Governo do Estado do Piauí

Compartilhar Tweet 1



O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí iniciou no mês passado a nova etapa do recadastramento biométrico de eleitores no Estado, para o biênio 2015/2016. Nesta etapa serão contempladas 35 Zonas Eleitorais, englobando 86 municípios.

Ao todo serão convocados mais de 750.000 eleitores, o que representa mais de 33% do eleitorado do estado. O TRE-PI estima, que até o fechamento do cadastro eleitoral para as eleições municipais de 2016, 70% do eleitorado piauiense esteja cadastrado com dados biométricos.

Já estão sendo recadastrados biometricamente, desde o dia 04 de maio, indo até 30 outubro de 2015, os eleitores dos municípios de São Raimundo Nonato, Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio.

Redação Teresina


Fonte: Com Informações do TRE
Mais de 20 bloqueados · 16/04/2015 - 17h30 | Última atualização em 17/04/2015 - 09h52

Tribunal de Contas bloqueia contas do município de Anísio de Abreu


Compartilhar Tweet 1



O plenário do TCE-PI determinou o bloqueio das contas de mais de 20 municípios, na sessão desta quinta-feira (16/04). A medida visa evitar o dano ao tesouro estadual e proteger o patrimônio público municipal, diante de uma suposta omissão do gestor ao dever constitucional de prestar contas.

Entre os municípios que tiveram as contas bloqueadas estão:Agricolândia, Amarante, Anísio de Abreu, Curral Novo do Piauí, Fartura do Piauí, Gilbués, Jardim do Mulato, Jurema, Lagoa Alegre, Pau DArco do Piauí, São João da Serra e Socorro do Piauí.

(Redação Teresina)


Fonte: Com Informações de TCE
Acontecerá dia 12 de janeiro · 19/01/2015 - 18h08

Prefeito de Anísio de Abreu participa de Assembéia Geral na sede da APPM


Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense de Municípios (APPM) convocou para o próximo dia 12 de fevereiro, uma Assembléia Geral Extraordinária com os prefeitos de todo o Piauí. Na ocasião, serão discutidos os principais problemas que prejudicam os municípios atualmente.

Dentre as pautas a serem discutidas, temas como o cofinanciamento da saúde; discussão para deliberação sobre retenção, pelo Governo Federal, de créditos aos municípios e formas de recuperação; discussão para deliberação sobre os erros no preenchimento das GFIP's e formas de correção e recuperação de valores pagos a maior; LRF (limite de gastos com pessoal) - vantagens com a Decisão do TCE relativo ao pedido da APPM.

A reunião de assembleia geral acontece no dia 12 de fevereiro, às 9h da manhã, no auditório da APPM.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da APPM