O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR- Piauí realizou o curso de Apicultura  voltado produtores e trabalhadores rurais, no assentamento Lagoa do Berto, município Anísio de Abreu – PI.

No curso, ministrado pelo instrutor do SENAR – Piauí Pedro Augusto, os alunos aprenderam sobre biologia e fisiologia das abelhas, colmeia padrão, manejo, entre outros temas.  Durante a prática, um dos participantes do curso, o produtor Alberto Galvão disse que “em cinco anos de atividade ainda não conhecia a sua abelha rainha”.

Com a capacitação, os produtores aprendem também  sobre “a importância da preservação da florada, do meio ambiente, além do plantio de forrageiras como alternativas para o pasto apícola no período da entressafra”, explica o instrutor.

Os cursos do SENAR – PI são oferecidos gratuitamente e tem o intuito de promover atividades que contribuam para o aumento de renda, integração e desenvolvimento das pessoas do meio rural.

    AsCom/Prefeitura de Anísio de Abreu

 


Fonte: AsCom/Anísio de Abreu
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A secretaria Municipal de Assistência Social de Anísio de Abreu
oferece semanalmente, para alunos do Serviço de Convivência,  aulas de violão, roda de conversas e atividades artísticas, dentre outras, de acordo com a idade de cada um.

 


Fonte: Smas - Anisio de Abreu
Comentar
Educação anisiense · 14/08/2019 - 16h53 | Última atualização em 14/08/2019 - 16h57

Professora de Anísio de Abreu foi selecionada para participar de Evento Talentos da Educação


Compartilhar Tweet 1



A professora de Língua Portuguesa, Rosa Luzia Ribeiro da rede municipal de educação de Anísio de Abreu, foi uma das selecionadas para participar do Evento Anual Talentos da Educação que  aconteceu em São Paulo entre os dias 07 e 10 de agosto. 

Rosa Luzia já coleciona algumas premiações voltadas para a prática da escrita como Olimpiadas de Língua Portuguesa e outros concursos de redação e de cartas e foi por meio dessa experiência que alcançou mais essa conquista.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Agespisa mobilizou todos os seus técnicos e equipamentos dos setores de obras e operação para atuar com o objetivo de substituir cerca de 300 metros de tubo na Adutora do Garrincho. A ação foi realizada para corrigir um grande vazamento que deixou sem água a cidade de povoado Minador, no município de Anísio de Abreu, entre outras da região. 

O trecho que vem apresentando vazamentos constantes corresponde a 17 km e fica entre a Estação de Tratamento de Água e a zona urbana da cidade de São Raimundo Nonato. Trata-se de uma obra construída por outro ente público e repassada para a Agespisa, o material utilizado é de qualidade inconsistente e constantemente apresenta defeitos. 

O trecho necessita de uma solução definitiva, no entanto, esse tipo de obra requer recursos de, aproximadamente, R$ 15 milhões e a Agespisa, no momento, não dispõe desse recurso, explicou o diretor de Operações da Agespisa, engenheiro José Maria Freitas.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



No ultimo sábado (27/07), foi realizado o Garoto e Garota Boa Forma no município de Anísio de Abreu. O evento fitness reuniu dezenas de atletas amadores da região.

Remanso (BA) foi muito bem representado por Heriki Uesdrass e Nalva. Heriki ficou na 3ª colocação a categoria sunga. Já Nalva ficou em 2ª lugar na categoria feminina.

    Fotos: Reprodução

 

 


Fonte: Portal SRN
Comentar
Semifinais do campeonato · 24/07/2019 - 07h33 | Última atualização em 24/07/2019 - 08h01

Semifinal do 13º Campeonato Regional de Futebol de Anísio de Abreu acontece neste sábado e domingo


Compartilhar Tweet 1



As semifinais do 13º Campeonato Regional de Futebol de Anísio de Abreu ocorrerão neste sábado (27/07) e domingo (28/07), às 16h.

No sábado, o jogo acontece entre Pilão Arcado que venceu São Caetano/Caracol nas quartas de final e São João do Piauí que venceu o Flamengo/Caracol.

Já no domingo, o jogo acontece entre Campo Alegre de Lourdes que goleou a equipe do Maristela Jurema e Anísio de Abreu que derrotou o time do Beira Rio/Caracol nas quartas de final.

Confira a Tabela:

    Foto: Reprodução

 

Comentar
Competição · 23/07/2019 - 11h21 | Última atualização em 23/07/2019 - 11h26

Times anisienses avançam para as semifinais do Campeonato Regional de Futebol de Anísio de Abreu


Compartilhar Tweet 1



O time de Anísio de Abreu venceu a equipe de Beira Rio/Caracol nesse domingo (21/07) pelo 13º Campeonato Regional de Futebol de Anísio de Abreu.

Por 3x1 o time se classificou para as semifinais e enfrentará Campo Alegre de Lourdes que derrotou Maristela/Jurema no sábado (20/07) com uma goleada de 5x1.

Veja as fotos:

    Foto: Reprodução

 

 

Comentar

O 13º Campeonato Regional de Futebol de Anísio de Abreu está nas quartas de finais, e neste fim de semana, dois times se classificaram para as semifinais.

Pilão Arcado, que venceu por 2 a 1, e São João do Piauí, que venceu por 1 a 0, definem a primeira disputa pela vaga na grande final.

Ainda pelas quartas de finais, acontecem mais dois jogos neste fim de semana que se aproxima: Maristela de Jurema do Piauí e Campo A. Lourdes da Bahia irão se enfrentar no sábado (20/07), às 16h. E fechando a fase, Anísio de Abreu e Beira Rio de Caracol se enfrentam no domingo (21/07), às 16h. Os vencedores formaram a próxima partida das seminais que acontecem em 27 e 28 de julho.

Jogo da Seleção de São João x Flamengo de Caracol
Jogo da Seleção de São João x Flamengo de Caracol    Foto: Reprodução

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Anísio de Abreu, nos termos do Edital e suas alterações, tornou pública a lista de candidatos classificados na prova objetiva e redação, aptos ao processo eleitoral para concorrerem ao cargo de conselheiro tutelar do município de Anísio de Abreu.

Veja a lista de aprovados abaixo e também no Diário Oficial dos Municípios

Confiram também o gabarito da prova objetiva: 

 

Comentar
Programação do evento · 11/06/2019 - 15h30 | Última atualização em 12/06/2019 - 08h17

Festejos de Anísio de Abreu terá dez dias de comemoração


Compartilhar Tweet 1



O município de Anísio de Abreu realizará os festejos de São João Batista entre os dias 15 e 24 de junho.

O evento acontecerá na praça pública, e conta com uma programação com diversas apresentações e atrações musicais.

No dia 15 de junho, Anísio de Abreu terá shows das bandas João Veloso e Waldo e Felipe;

Dia 16 de junho banda local agito do Forró e Forró Bandido;

Dia 17 de junho banda local, Fabinho e Banda, Saía Rodada e Bruno Massa;

Dia 18 de junho  apresentações culturais;

Dia 19 de junho apresentações culturais;

Dia 20 de junho Vitor Fernandes no CTN;

Dia 21 de junho apresentações culturais;

Dia 22 de junho banda local Primos do Forró e João Estilizado;

Dia 23 de junho banda local, Nego lamas, e Léo Cachorão;

E no dia 24 de junho será a vez de Leila e Henrique e Banda e Ponto Com.

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de Anísio de Abreu
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Anísio de Abreu, na sexta-feira (29/05), entregou para o municípios uma quadra de esporte, um Posto de Saúde e uma praça no povoado Cacimba.

O prefeito Raimundo Nei e sua equipe estiveram realizando a entrega dos benefícios.

 


Fonte: Portal Anisiense
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Índice Nacional de Transparência foi divulgado no domingo (07/04), pelo Ministério Público Federal. Quatro municípios da região de São Raimundo Nonato ficaram entre os 10 primeiros da lista.

A divulgação dos números coincide com o Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado no domingo (07). O objetivo do projeto é estimular a clareza nas contas públicas para fortalecer a participação social no controle das receitas e despesas.

A avaliação dos municípios foi baseada na Ação MPF nº 4/2015, da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que considerou as principais exigências legais e boas práticas de transparência.

 


Fonte: Blog Lucas Nunes
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Segundo informações atualizadas do programa Mais Médicos no Piauí, além das 24 vagas em aberto para atividades em 15 municípios,10 médicos não se apresentaram para assumir o cargo. Os dados foram informados nesta terça-feira (15/01) pela Coordenação Estadual do Programa, da Secretaria de Estado da Saúde.

O município de Anísio de Abreu está dentre esses municípios e tem uma vaga a serem preenchidas.

Na próxima etapa do processo, os médicos brasileiros formados no exterior devem escolher as vagas disponíveis nos dias 23 e 24 de janeiro. Já os médicos estrangeiros formados no exterior têm entre os dias 30 a 31 de janeiro para se inscreverem.

Confira aqui a lista completa

 


Fonte: AsCom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias assinou decreto nº 18.016, de 27 de novembro, declarando situação de emergência em 45 municípios piauienses por conta da seca por 180 dias. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (28).

O chefe do executivo estadual considerou a irregularidade na distribuição pluviométrica observada nos últimos anos no Estado, na maioria dos municípios, sobretudo os da região do Semiárido, em especial dos aglomerados dos Territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Guaribas e Vale dos Rios Piauí e Itaueira.

Consta ainda que monitoramento realizado pelo monitor das secas, órgão da Agência Nacional das Águas (ANA) que demonstra que parte do território do Estado ainda se encontra em seca caracterizando o momento atual como de situação de seca extrema.

 


Fonte: Portal Cidades na Net
Comentar
Candidatos mais votados · 10/10/2018 - 09h56 | Última atualização em 10/10/2018 - 11h37

Anísio de Abreu | Confira o resultado das eleições 2018


Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 3.924 votos e 81,36% dos votos válidos em Anísio de Abreu.

 

Para o Senado, Marcelo Castro obteve 3.917 votos, e Ciro Nogueira teve 3.780 votos.

 

Lista de candidatos mais votados a deputado federal:

 

Lista de candidatos mais votados para deputado estadual:

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Eletrobras Distribuição Piauí irá interromper o fornecimento de energia elétrica no município de Anísio de Abreu e mais 25 cidades do estado, neste sábado (18/08).

O motivo da interrupção é a manutenção que a empresa realizará na rede da região, que trará melhorias no fornecimento de energia para o municípios.

O intervalo da ação será de 6h15 às 8h45 da manhã.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Tribunal de Contas do Piauí aprovou, em sessão plenária realizada nesta quinta-feira (05), que as contas de 13 Prefeituras Municipais, 10 Câmaras Municipais, 02 Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS e 02 Consórcios sejam bloqueadas por eventuais pendências na prestação de contas referentes ao SAGRES Contábil e SAGRES Folha até o mês de março de 2018.  

A proposta de bloqueio foi apresentada pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Leandro Maciel, conforme  o disposto na Resolução TCE nº 18/2016 e a análise concomitante das prestações de contas municipais de 2018 realizadas pela Divisão de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM). 

A Corte do Tribunal de Contas decidiu, por unanimidade, acatar a solicitação do MP de Contas determinando o bloqueio das contas bancárias da prefeitura de Anísio de Abreu até que o mesmo sane as possíveis pendências.

 

 


Fonte: AsCom / TCE-PI
Comentar
Recado de felicitações · 25/12/2017 - 09h49 | Última atualização em 25/12/2017 - 10h14

Vereador Rafael Alves passa mensagem de Natal e Ano Novo para as pessoas do município


Compartilhar Tweet 1



O vereador Rafael Alves do município de Anísio de Abreu divulgou nesse domingo (24/12) uma mensagem de feliz natal e ano novo para a população de do município.

"Feliz Natal e um Ano Novo cheio de prosperidade, muita alegria e sucesso todos os dias", enfatiza o vereador.

 


Fonte: AsCom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Anísio de Abreu é um dos 25 municípios do Estado que entraram em situação de emergência por conta da seca. O município sofre com perda da produção agrícola, baixo nível dos reservatórios e pouco volume de chuva.

A decisão do governador Wellington Dias publicada no diário oficial na última segunda-feira (04/06) alega que existem área urbanas e rurais em situação de calamidade por falta de água.

Com o decreto, o governo espera que o governo federal libere recursos para a execução de ações que visem socorrer as populações atingidas.

Com mais 25 cidades em emergência, a lista de cidades nessa situação do Piauí chega a 67.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Governo do Estado do Piauí

Compartilhar Tweet 1



O vereador Edson Pereira (PDT), durante a sessão na Câmara de Anísio de Abreu, dia 2 de junho, pediu aprovação da mesa diretora e dos vereadores para requerimento que solicita que seja construído um Posto de Saúde no povoado Pedra Comprida.
E afirma: “O presente requerimento é imprescindível a todos os cidadãos e cidadãs daquela localidade, pois os mesmos tem que deslocar-se até a sede deste município toda vez que precisam de atendimentos médicos. A construção do mesmo facilitará o acesso de todos os moradores a atendimentos médicos e outras necessidades hospitalares”.

(Equipe de Municípios)

Poder Legislativo · 07/06/2017 - 09h50 | Última atualização em 07/06/2017 - 11h58

Vereador Rafael Alves solicita a prefeitura reforma de ginásio poliesportivo


Compartilhar Tweet 1



Na sessão do dia 2 de junho de 2017, na Câmara Municipal de Anísio de Abreu, o vereador Rafael Alves (PSB) apresentou requerimento solicitando ao Poder Executivo reforma do ‘Ginásio Poliesportivo Atleta Sílvio César Antunes Ribeiro’. Sua justificativa foi que este é o único ginásio em funcionamento na cidade e precisa de reforma urgente, pois se encontra em estado de deterioração e a rede de energia elétrica não está funcionando. Veja o requerimento:



(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do parlamentar

Compartilhar Tweet 1



Durante o VII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Piauí foi realizada assembleia geral ordinária, que elegeu por unanimidade a chapa “COSEMS em Ação” para o mandato de maio de 2017 a maio 2019.

A mesa da diretoria teve como Conselho fiscal 1 Leonardo Pereira de Valença do Piauí, Conselho fiscal 2 Edilberto Carvalho de Pajeú do Piauí, Conselho fiscal 3 Francisco Barros de Cajueiro da Praia, Conselho fiscal 4 Genilda Costa de Anísio de Abreu, Conselho fiscal suplente Gârdenia Oliveira de Vera Mendes, Valéria Castro de Baixa Grande do Ribeiro, Dulce Nogueira de Francinópolis e Geanne Floriano – Lagoa do Piauí;

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal 180 graus

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura do município de Anísio de Abreu, divulgou o calendário das oitavas de final do campeonato regional.

06/04 REMANSO X PM ENGEN.
07/05 S. JOÃO X L.DE CIMA
13/05 DIRCEU A X GAVIÃO
14/05 SANTO SÉ X C. JOVEM
20/05 BEIRA RIO X BARREIRO
21/05 PH SPORTS X GUARIBAS
27/05 CLUBE DOS 30 X PARAÍSO

(Equipe Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O diretor geral do DER, Castro Neto, visitou rodovias estaduais da microrregião de São Raimundo Nonato. Ao todo foram percorridos quase 360 quilômetros de São Lourenço, Dirceu Arcoverde, Anísio de Abreu, Jurema, Caracol, Várzea Branca, Bonfim e duas pontes no municípios de São Braz.

Na ocasião, foi autorizada a operação tapa-buraco para os trechos da PI que liga Caracol/Jurema/Anísio de Abreu/São Braz.

O ex-prefeito de Bonfim, Paulo Henrique Ribeiro e Rogério Castro acompanharam a ação na região Sul do Estado.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do DER/Ascom