Pavão resgatado vai morar no Palácio do Alvorada em Brasília
O pavão que foi resgatado após passar mais de um ano vivendo no quintal de uma moradora da zona rural do Paranoá ficará em quarentena na Fundação Jardim Zoológico de Brasília antes de ser transferido para o Palácio da Alvorada. Embora não tenha ferimentos, o animal foi levado ao Zoológico em 21 de novembro, onde está passando por uma avaliação detalhada para garantir que esteja em boas condições de saúde antes de ser transferido para seu novo lar.
De acordo com a equipe do deputado distrital Daniel Donizet, que auxiliou no resgate, a ave só será encaminhada para o Palácio da Alvorada após a liberação dos veterinários, sem um prazo definido para isso. No Palácio, o pavão viverá com outros da mesma espécie.
Relembre o caso
O resgate ocorreu depois que o pavão, que passou mais de um ano no quintal da casa, se tornou alvo de tentativas de captura por vizinhos incomodados com o barulho. A operação, que envolveu o apoio do Zoológico e do gabinete do deputado, durou cerca de 15 dias até que o pavão fosse resgatado com segurança.
A moradora Ivonete Coutinho recorda que ficou surpresa quando o pavão apareceu em seu terreno, em agosto de 2023. "O pavão pousou no quintal enquanto eu regava as plantas e, a partir daí, passou a subir nos muros e árvores para dormir e se abrigar da chuva", conta Ivonete.
Porém, a presença do animal gerou reclamações de uma vizinha, incomodada com o barulho que o pavão fazia durante a noite. Logo, um mutirão de moradores foi organizado para capturar o animal, que se assustou e se escondeu no telhado de uma casa por três dias seguidos.
A filha de Ivonete, Ana Paula, decidiu procurar a ajuda do deputado distrital, e com o apoio da equipe do Zoológico, o pavão foi resgatado na última quinta-feira (21/11).
Fonte: Metrópoles