Diagnóstico precoce · 02/10/2019 - 09h46

Outubro Rosa Pet: Castração em fêmeas evita câncer de mama e útero


Compartilhar Tweet 1



Instituições de todo o mundo se aliam durante o mês de outubro para prevenir o câncer de mama e colo de útero nas mulheres. No mundo animal não é diferente. A prevenção e o diagnóstico precoce são as palavras chaves para que as fêmeas caninas e felinas possam ter uma vida longa e saudável ao lado de seus companheiros humanos.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, 52% dos casos de câncer em cadelas e 17% em gatas, são tumores mamários. Se diagnosticado precocemente, a chance de cura aumenta em 90%. O animal castrado antes do primeiro cio tem uma chance de 0,5% de desenvolver o câncer de mama. Após o primeiro cio, as chances aumentam para 8 % e depois do segundo pode chegar a 26%.

Fatores hormonais e o uso de anticoncepcionais são fatores de risco para as fêmeas, principalmente para as felinas. “As gatas tem uma exposição hormonal precoce quando comparadas às cadelas, por isso é necessária uma preocupação maior quanto a castração”, afirma a veterinária Natália Leite.

    Veterinária Natália Leite

Os tutores podem inspecionar os seus pets em busca de nódulos ou qualquer anormalidade, principalmente nos mais idosos. Se diagnosticado o câncer, os pets fazem uma cirurgia associado ou não com quimioterapia e radioterapia.

De acordo com Natália, é preciso que os tutores se conscientizem sobre o assunto e avaliem seu animal. “Qualquer indício de nodulação, seja pequena ou não, é importante levar ao veterinário para avaliação. No caso dos tumores uterinos, deve-se observar as descargas vaginais, sejam hemorrágicas ou purulentas, e sinais clínicos inespecíficos, como apatia, cólica, falta de apetite. A castração é a maneira mais eficaz na prevenção de tumores de mama, uterinos e ovarianos e uma vez o câncer instalado o diagnóstico precoce com tratamentos adequados aumentam a sobrevida dessas pacientes”, revela a veterinária.


Fonte: Com informações da assessoria

Comentários