
Gigante do mar: tartaruga centenária é resgatada após encalhar em praia de Barra Grande
Uma tartaruga-verde com mais de 100 anos de idade e cerca de 100 quilos foi resgatada após encalhar na faixa de areia da praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí. O episódio aconteceu na última terça-feira (10/06) e mobilizou funcionários de um restaurante da orla e o Instituto Tartarugas do Delta.
O animal — um macho batizado de Boham — foi encontrado por trabalhadores do local, que seguiram as orientações da equipe ambiental: protegeram o casco do sol e cobriram a tartaruga com um pano úmido até a chegada dos especialistas.

Com apoio dos moradores e do instituto, a tartaruga foi transportada para o Centro de Reabilitação da entidade, onde receberá cuidados nas próximas semanas.
A presença do réptil marinho causou surpresa e admiração entre moradores e turistas, não apenas pelo tamanho impressionante, mas também pela idade estimada em mais de um século — uma raridade até mesmo para a espécie. A expectativa é que, após o monitoramento, Boham seja devolvida ao seu habitat natural.