Nas dependências do CCA · 06/12/2018 - 13h40

Contaminado com vírus da raiva, sagui é achado morto no campus da UFPI


Compartilhar Tweet 1



A Gerência de Zoonoses de Teresina confirmou que um sagui - conhecido popularmente como soim - encontrado morto na semana passada das dependências do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí, estava infectado com o vírus da raiva.

Além do teste para a raiva, amostras foram enviadas para o Instituto Evandro Chagas para detecção de febre amarela. A gerência vai ainda solicitar novos exames para determinar a variante do vírus, que pode ser silvestre ou canina.

Oriana Bezerra, gerente da Zoonoses, afirmou em entrevista à TV Clube que não há motivo para pânico da população. "As autoridades sanitárias já tomaram conhecimento e estão tomando as providências", disse.

Ela afirmou ainda que, em uma reunião com o diretor do CCA da UFPI, será solicitado levantamento entre estudantes, professores, técnicos e tratadores de animais, que já fazem parte de um grupo de risco, para uma campanha de conscientização à vacinação contra a raiva. 

Recomendou ainda que, caso as pessoas encontrem nos quintais e em áreas arborizadas, animais deste tipo, que evitem alimentar e tocá-los, justamente pelo risco de infecção a doenças deste ripo.

Comentários