
Rafael Fonteles defende fortalecimento do Consórcio Nordeste e maior colaboração com governo federal
O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles (PT), destacou a nova fase da entidade e sua relação com o governo federal. Em entrevista à CNN Brasil nesta terça-feira (18), ele afirmou que, diferentemente do passado, o consórcio agora busca estreitar laços com a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para fortalecer o pacto federativo e garantir avanços para a região.
“O Consórcio Nordeste surgiu no governo anterior como um movimento para unir os estados e defender os interesses da região, principalmente em um momento em que o pacto federativo era constantemente atacado”, explicou Fonteles. “Agora vemos o contrário. O presidente Lula busca construir pontes com governadores e prefeitos, reforçando essa colaboração.”
O governador também ressaltou o papel do consórcio durante a pandemia de Covid-19, quando os estados do Nordeste atuaram de forma independente para adotar medidas sanitárias e adquirir insumos, em contraste com as diretrizes do governo federal na época.

Prioridades da nova gestão
Assumindo a presidência do consórcio neste ano, Fonteles destacou que o foco será fortalecer a interlocução com ministérios, Congresso Nacional e tribunais superiores para defender os interesses da região. Ele também enfatizou a importância da troca de experiências entre os estados nordestinos.
“O consórcio tem um papel fundamental de colaboração. Criamos câmaras temáticas para reduzir a curva de aprendizado entre os estados, permitindo que uma política pública bem-sucedida em um local seja replicada em outro”, explicou.
Entre as áreas prioritárias para sua gestão, Fonteles destacou a economia e a implementação de boas práticas administrativas. “Espero contribuir ao longo deste ano para fortalecer a entidade, defender os interesses da região e garantir que as melhores experiências sejam compartilhadas”, concluiu.
Confira o corte da entrevista: