Veja detalhes -

Olha Elas! A advocacia feminina é grande vencedora nas eleições da OAB-PI de 2024

Se 2024 foi o ano de muitas conquistas, ele foi, sem dúvida, um marco para a advocacia feminina. Pela primeira vez na história da OAB-PI, as mulheres dominaram as eleições, conquistando uma representatividade impressionante em todos os níveis da instituição. Em um cenário onde as barreiras de gênero continuam a ser desafiadas, o pleito desse ano mostrou o poder das mulheres na advocacia piauiense.

Dentre os cargos que serão ocupados por grandes advogadas a partir de 2025 estão a vice-presidência da Seccional Piauí, duas conselheiras federais, a Secretaria-Geral será ocupada Noélia Castro de Sampaio. Na CAAPI os cargos de presidente, secretária-geral, 20 vagas de conselheiras seccionais e duas vagas no Conselho Fiscal serão ocupados por advogadas. Um número recorde, 8 mulheres foram eleitas presidentes de Subseções, e 15 assumiram as vice-presidências de 20 Subseções. A ascensão dessas advogadas não é apenas uma vitória pessoal, mas uma vitória coletiva, que fortalece a luta por mais representatividade e igualdade no mundo jurídico. Em um cenário onde o espaço feminino ainda precisa ser conquistado, as mulheres da OAB-PI deram um show de competência, coragem e união, provando que a advocacia, cada vez mais, é feita por elas, para todos.

Foto: 180graus

A vice-presidência da seccional foi disputada por três mulheres notáveis: Maria Clara, Alice Belli e Raylena Alencar. A chapa 10, de Raylena, foi a grande vitoriosa, consolidando sua liderança e a presença feminina em posições estratégicas. 

A gestão eleita da OAB para o triênio 2024/2027 quebra o ciclo de exclusão ao eleger uma negra para secretaria geral, Noélia Sampaio e a advogada Carmem Lúcia, que é mãe de santo, como conselheira suplente. A Chapa OAB da Esperança levou em consideração a inclusão de raça e gênero. Aliás, a chapa de suplência do Conselho Seccional é composto, principalmente, por mulheres.

As conselheiras seccionais eleitas são: Alice Luisa Barros de Alencar, Amanda Rocha e Silva Modesto, Ana Letícia Sousa Arrais de Resende, Ana Maria Monteiro Campelo, Andreia de Araújo Silva, Claudia Marta Miranda de Castro Silva, Fernanda de Brito Magalhães, Faélem da Silva Damasceno, Iolanda Macedo Araújo da Silva, Islanny Oliveira Santos, Ivonalda Brito de Almeida Morais, Laionara Corrêa Monteiro, Lara Rielly Feitoza Soares, Lisiane Gomes de Souza, Luana Gomes Portela, Nádia Carolina Santiago de Sousa Madeira, Nayara Venancio de Melo, Patricia Ribas de Almeida, Rayna Taynara Santos Sampaio, Yara Moura Bezerra. 

Além disso, duas advogadas conquistaram vagas como conselheiras federais: Alynne Patrício de Almeida Santos e Simone Lopes de Carvalho e Silva, ampliando ainda mais o impacto da advocacia feminina no cenário nacional.

Na Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI), a presença feminina também foi expressiva. Isabella Nogueira Paranaguá de Carvalho Drumond assumiu a presidência, enquanto Ravennya Muara Oliveira Silveira Moreira foi eleita secretária-geral. No conselho fiscal da CAAPI, Bianca Carol Soares Monte e Larissa Marques Barbosa também foram eleitas.

Nas subseções, as mulheres conquistaram 8 das 20 presidências, com nomes como Raimunda Soares de Abreu em Água Branca, Camila Mesquita de Rosalmeida em Altos, Bárbara Sabrina de Sousa Paiva em Barras e Evailsa Rego Barbosa em Oeiras. Outras presidências femininas incluem Francisca Jane Araújo em Parnaíba, Yana de Moura Gonçalves em Picos, Érica Regina Ribeiro da Silva Vieira em Piripiri e Lara Sabryna Rodrigues Landim em Simplício Mendes.

As vice-presidências também foram marcadas pela presença feminina, com 15 mulheres assumindo cargos de destaque:  em Água Branca: Ana Cíntia Ribeiro Nascimento, em Barras: Marizelena, em Campo Maior: Karoline Lopes, em Canto do Buriti: Maraiza Nunes, em Corrente: Kananda Inês, em Esperantina: Lorrane Carvalho, em Floriano: Josylania Teles Ribeiro, em Oeiras: Jordana Moura Cortez, em Piracuruca: Natália Negreiros, em Piripiri: Adjanne Oliveira, em São João: Euma Coelho Oliveira, em São Raimundo Nonato: Luana Castro, em Simões: Nayara Morais, em Uruçuí: Maira Messias Sousa e Valença: Kássia Fernanda de Lima.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco