Na Espontânea, Instituto Consulte aponta Dr. Pessoa na frente de Jeová Alencar
O Instituto Consulte divulgou os resultados de sua recente pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Teresina, realizada entre 4 e 6 de fevereiro. A pesquisa destacou um cenário incomum na categoria Espontânea, com o atual prefeito, Dr. Pessoa, com 2%, seguido por Jeová Alencar, ex-superintendente da SAAD Sul, com 1%. Ambos romperam no dia 23 de janeiro, quando Jeová Alencar anunciou sua candidatura. Em outras pesquisas o deputado estadual aparecia na frente do prefeito.
Ainda na categoria Espontânea, Sílvio Mendes e Fábio Novo estão tecnicamente empatados, com Sílvio alcançando 17,3% e Fábio Novo 15,9%. A diferença entre esses dois pré-candidatos é de apenas 1,4%. Luciano Nunes pontua 0,5%, Bárbara do Firmino 0,4%, e outros nomes mencionados ficaram abaixo de 0,4%. A categoria "Não Sabe/Não Responde" representa 58,8%, enquanto "Nenhum/Branco/Nulo" totaliza 2,8%.
Já na simulação com apenas três candidatos, excluindo-se Dr. Pessoa, e incluindo Jeová Alencar, o cenário é o seguinte: Sílvio Mendes 41,4%, Fábio Novo 39,3% e Jeová Alencar 5,4%. Não Sabe/Não Responde 8,2%. Nenhum/Branco/Nulo 5,7%.
Também numa simulação com apenas três candidatos, só que retirando Jeová Alencar e incluindo Dr. Pessoa, os números são estes: Sílvio Mendes 42,5%, Fábio Novo 39,6% e Dr. Pessoa 4,9%. Não Sabe/Não Responde, 7,7%. Nenhum/Branco/Nulo, 5,3%.
Por fim, quando se mede o apoio de Lula e Bolsonaro, em nível federal, e o de Rafael Fonteles e Ciro Nogueira, em âmbito estadual, temos o seguinte quadro: com apoio do presidente Lula e do governador Rafael, Fábio Novo vai a 56,3%. Já com o apoio do ex-presidente Bolsonaro e do senador Ciro Nogueira, Sílvio soma apenas 27,4%, com uma diferença de 28,9%. Não Sabe/Não Responde é 7%. Nenhum/Branco/Nulo, 9,3%.
A pesquisa Consulte foi realizada com 1000 entrevistados, tem margem de erro de 3% e está inscrita sob o registro 02252/2024.