Entenda o caso -

MP dá 48h para Prefeitura de Canto do Buriti resolver falha no cadastramento para mamografias

O Hospital Estadual Domingos Chaves, localizado em Canto do Buriti-PI, emitiu um comunicado oficial à Promotoria de Justiça do município relatando dificuldades na realização de exames de mamografia devido a problemas de cadastro no sistema estadual. A unidade recebeu a Carreta da Mamografia, que está na cidade para realizar exames em mulheres com idades entre 40 e 69 anos, mas a Secretaria de Saúde de Canto do Buriti, gerida pelo Dr Carlos Henrique, não forneceu o acesso necessário ao Sistema Estadual de Regulação, conhecido como Hydra, para que os técnicos da Carreta ou do Hospital realizem o cadastramento das pacientes. A prefeitura é governada pelo prefeito Dr Fellipe Alves.

Foto: Reprodução Secretaria Dr Carlos Henrique e Prefeito Dr Fellipe Alves
Secretaria Dr Carlos Henrique e Prefeito Dr Fellipe Alves

De acordo com a diretoria do hospital, a Carreta da Mamografia permanecerá na cidade até o dia 4 de outubro de 2024, com capacidade para realizar 880 exames. No entanto, até o momento, apenas 244 pacientes foram cadastradas pela Secretaria de Saúde local, deixando ainda 636 vagas disponíveis. A diretoria ressalta que a ampliação do número de pacientes atendidas depende da colaboração da Secretaria de Saúde do município.

Diante da situação, a Promotoria de Justiça de Canto do Buriti determinou a instauração de uma Notícia de Fato (nº 28/2024) para apurar os motivos da falha no cadastramento e solicitou que o Secretário de Saúde do município se manifeste sobre o problema no prazo de 48 horas. O comunicado oficial pede ainda que o secretário esclareça quaisquer empecilhos para o cadastramento dos usuários que precisam do exame.

As informações devem ser enviadas para o e-mail da Promotoria, indicando o número do procedimento Notícia de Fato nº 28/2024.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco