Na sede do 180graus -

Helder Eugênio recebe Washington Bandeira, secretário estadual de Educação do Piauí

Na manhã desta quarta-feira (11/12), o diretor-geral do Portal 180graus, Helder Eugênio, recebeu o secretário estadual de Educação do Piauí (Seduc), Washington Bandeira, para um café da manhã na sede do portal. Durante o encontro, Bandeira falou sobre sua trajetória, suas motivações e as expectativas para o trabalho à frente da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), destacando sua visão sobre a importância da educação na transformação social.

Foto: 180graus

Com uma carreira de destaque no Poder Judiciário, Washington Bandeira já foi Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT 22), onde também atuou como Coordenador Pedagógico da Escola Judicial (EJUD 22), Presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 22ª Região (AMATRA XXII) e Juiz Auxiliar da Presidência. Ele também foi gestor de metas nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no TRT 22 durante o biênio 2019-2020 e Juiz Titular da Vara do Trabalho de Picos.

Foto: 180graus

Graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Bandeira também é professor do Ensino Superior. Filho de uma professora da rede estadual, ele se define como um "produto da Educação", reconhecendo o impacto que o estudo teve em sua trajetória e na formação de sua visão de mundo.

Foto: 180graus

Durante a conversa, Bandeira destacou os três principais motivos que o levaram a tomar a complexa decisão de deixar uma carreira consolidada como magistrado para assumir a Secretaria da Educação. Em primeiro lugar, ele ressaltou a honra de ter recebido a confiança do governador Rafael Fonteles para liderar a pasta, uma escolha que, segundo ele, reflete o reconhecimento de sua capacidade técnica e o compromisso com uma gestão eficiente.

O segundo motivo, explicou, está relacionado ao projeto educacional do governador. Ele acredita que é hora de aproveitar o legado deixado pelas gestões anteriores, como a de Wellington Dias, que focaram na universalização e expansão da Educação, e avançar na melhoria da qualidade do ensino com uma abordagem inovadora e de vanguarda. Para Bandeira, essa visão representa uma oportunidade única de transformar o setor educacional do estado.

Foto: 180graus

Por fim, o terceiro motivo é o valor que ele atribui à Educação, que considera uma área nobre e essencial para o desenvolvimento humano. Segundo Bandeira, seu desejo é contribuir para que os jovens do Piauí tenham as mesmas oportunidades que ele alcançou por meio dos estudos. Ele acredita que essa missão é compartilhada pelo governador Rafael Fonteles, que também vê na Educação o caminho para transformar vidas e construir um futuro melhor para o estado.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco