
Francisco Emanuel reage a críticas de Gracinha Moraes e afirma: “O traído fui eu”
Na noite desta terça-feira (25/03), o prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel, se pronunciou publicamente pela primeira vez após a polêmica entrevista da deputada estadual Gracinha Moraes. Durante o vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor rebateu as declarações da parlamentar, que confirmou o rompimento político com o prefeito e o apelidou de “Novo Judas”. Francisco, por sua vez, afirmou que, ao contrário do que foi dito, “quem se sente traído sou eu”.
Segundo o prefeito, houve aumento em contratos firmados anteriormente sem sua autorização, o que o levou a tomar providências legais. “Tive conhecimento de contratos que, no ano passado, custavam um valor e, agora, passaram a custar duas ou até três vezes mais. Não posso ser irresponsável com o dinheiro público nem com meu CPF. Assim que tomei ciência, acionei meu setor jurídico e tomamos as medidas necessárias, inclusive em relação aos fornecedores”, afirmou.
Francisco também relembrou os tempos de campanha, quando já recebia alertas sobre o comportamento de Gracinha. Segundo ele, muitas pessoas o avisavam de que ela tentaria impor sua vontade na gestão. “Sempre disse que entrei na Prefeitura para construir a minha própria história, o meu legado. Lutei ao lado dela por Parnaíba, mas não aceito subordinação nem opressão. Quando publiquei uma nota dizendo que não havia rompimento, apenas a imposição de limites, ela reagiu anunciando o rompimento e me atacando com palavras de baixo nível”, declarou o prefeito.
Durante a gravação, o gestor revelou ainda suspeitas de um boicote dentro da própria administração. De acordo com ele, havia relatos de que pessoas estavam sendo informadas, de forma mentirosa, de que o prefeito não se encontrava no gabinete, mesmo estando presente. “Coloquei uma pessoa de confiança para checar a situação, e foi constatado que alguém estava agindo contra, tentando me sabotar”, denunciou.
Francisco aproveitou o espaço para desmentir boatos envolvendo seu nome, como uma suposta tentativa de mudança de partido. “Nunca procurei o governador Rafael Fonteles com essa finalidade. Mantenho contato frequente com o senador Ciro Nogueira e com lideranças do Progressistas. Não há qualquer intenção de deixar o partido”, garantiu. Ele também negou que esteja perseguindo trabalhadores do Shopping Popular. “Ao contrário, estamos buscando alternativas para fortalecer o comércio local”, pontuou.
O rompimento
A crise entre Francisco Emanuel e Gracinha Moraes veio à tona no fim de semana, com especulações sobre o fim da parceria política. Na segunda-feira (24), o prefeito divulgou nota negando o rompimento, mas deixando claro que não aceitaria interferências externas em sua gestão. No mesmo dia, Gracinha confirmou o rompimento e atacou duramente o prefeito, chamando-o de “Novo Judas”, em referência ao apelido “Novo Francisco” que ele adotou.