Veja as mudanças na ALEPI -

Com adesão de Bárbara e Marden, Rafael inicia 2024 com 80% dos deputados na base do Governo

Na tarde desta segunda-feira (05/02/2024), o governador Rafael Fonteles realizou a leitura da Mensagem Anual durante a abertura da 2ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Piauí.

A ALEPI passou por diversas modificações desde as eleições de 2022. Na época, os 2,1 milhões de eleitores que compareceram às urnas elegeram 30 deputados, distribuídos da seguinte forma: 12 do PT, 9 do MDB, 7 do PP, 1 do Republicanos e 1 do Solidariedade.

Em 2023, o PT possui 11 deputados estaduais, sendo que Janaina Marques assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e sua suplente, Janaina Marques do PC do B, ocupou seu lugar. No Partido dos Trabalhadores, Dr. Marcus Kalume assumiu a Defesa Civil, deixando Nerinho como seu substituto. Hélio Rodrigues assumiu como suplente de Fábio Xavier, que passou para a Secretaria de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (Seagro), Oliveira Neto assumiu como suplente de Firmino Paulo, agora na Secretaria Estadual de Irrigação e Infraestrutura Hídrica, e Flávio Nogueira Jr. assumiu a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), com Warton Lacerda como seu suplente.

O MDB permanece com 9 parlamentares, com mudanças nos nomes. Carlos Augusto assumiu a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), sendo substituído por Simone Pereira, e Pablo Santos assumiu a Secretaria de Estado de Turismo, deixando Ziza Carvalho como suplente.

Solidariedade e Republicanos mantêm um deputado cada.

O Progressistas conta com 7 deputados, mas Aldo Gil retornou ao cargo de secretário do município de Picos, sendo substituído por B. Sá. Dois parlamentares do PP, Bárbara do Firmino e Marden Meneses, declararam apoio à gestão de Rafael Fonteles.

Dessa forma, o governador Rafael Fonteles possui o apoio de 80% dos deputados na base.

Foto: 180graus

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco