Bonfim, Bandeira e Chico Lucas: Quem será o vice de Rafael Fonteles em 2026?
A corrida eleitoral para 2026 já está a todo vapor e, como sempre, a disputa pela vice-governadoria da base governista promete ser uma das mais acirradas. Entre os partidos que integram a base de apoio de Rafael Fonteles, PT e PSB se destacam como os maiores concorrentes pela vaga. E os três nomes mais cotados para o cargo são, nada menos, que secretários de Fonteles e já filiados à sua base: Bonfim, Bandeira e Chico Lucas.
Ser vice-governador, no contexto atual, vai muito além de um simples status político. A posição é, na prática, um caminho para a sucessão do próprio Rafael Fonteles, especialmente considerando que ele já mira o cenário nacional e pode até mesmo antecipar sua sucessão estadual. Portanto, o cargo de vice tem um valor estratégico inegável, e quem ocupar essa posição dever ser, no futuro, o governador.
O nome mais cotado para a vaga de vice-governador é o de Washington Bonfim, secretário de Planejamento. Bonfim tem sido o responsável por acompanhar de perto todas as ações do governo e tem mostrado uma grande integração com os diversos setores da administração pública. A proximidade de Rafael com o PSB Nacional, especialmente com o prefeito de Recife, João Campos, e o vice-presidente Geraldo Alckmin, fortalece a estratégia de seguir um modelo similar ao do presidente Lula, que mantém o PSB como aliado em sua chapa com Alckmin como vice para a reeleição.
Diferentemente dos outros dois nomes, Bonfim já tentou disputar o governo do estado, no mesmo ano da eleição de Rafael Fonteles, em 2022. Contudo, o ex-candidato desistiu no início da pré-campanha, citando fatores externos que dificultaram seu avanço: "Nesse momento, não há como avançar minha pré-candidatura por conta do movimento de alguns poucos e poderosos interesses, que vinculam questões locais a posições político-partidárias em outros estados da federação", explicou Bonfim à época.
Outro nome em alta é o de Washington Bandeira, secretário de Educação, que fez uma verdadeira revolução no ensino estadual. Com a implementação de novas tecnologias e um conjunto de reformas que trouxeram melhorias significativas à educação, Bandeira conquistou a confiança da população e se destacou como um dos melhores nomes da gestão. Embora não tenha um histórico político tradicional, o ex-juiz do Tribunal Regional do Trabalho tem ganhado notoriedade nas redes sociais e no diálogo com gestores municipais, tornando-se uma figura influente no cenário político piauiense.
O terceiro da lista é o de Chico Lucas, atual secretário de Segurança do Estado e um dos pilares da gestão de Fonteles. Sob sua liderança, o Piauí viu uma redução significativa nos índices de criminalidade, e sua atuação nos bastidores do governo é considerada essencial. Chico foi um dos grandes estrategistas da vitória de Fonteles em 2022, e seu trânsito por diversas secretarias lhe confere uma experiência política essencial.
A disputa pela vice de Fonteles, portanto, já está se desenhando como uma das mais intensas da próxima eleição. Para qualquer um desses nomes, o cargo não é apenas um posto honorífico, mas um trampolim para o futuro político de cada um.