Veja detalhes -

Ao lado de Lula, Rafael Fonteles participa de audiência com presidente da Envision na China

Durante a missão oficial à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também concedeu audiência ao presidente da Envision, Lei Zhang, com participação do governador Rafael Fonteles e de ministros como Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). No encontro, a empresa chinesa anunciou um investimento de US$ 1 bilhão na produção de combustível sustentável de aviação (SAF) a partir do etanol de cana-de-açúcar no Brasil.

Além do aporte na área de biocombustíveis, foi formalizada uma parceria estratégica entre a Windey Technology, também da China, e o Senai Cimatec. A iniciativa prevê a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento voltado a soluções em energia renovável, incluindo sistemas avançados de armazenamento de energia, fundamentais para garantir segurança e estabilidade ao sistema elétrico nacional.

As reuniões reforçam o interesse mútuo em ampliar a cooperação bilateral em áreas de inovação e sustentabilidade. "São projetos que aliam tecnologia, formação profissional e geração de empregos verdes, em linha com os objetivos do Brasil na transição energética", destacou o presidente Lula.

O ministro Alexandre Silveira também informou que o governo articula novos investimentos chineses no setor de data centers. Um dos principais projetos envolve a instalação de estruturas da ByteDance — dona do TikTok — no Porto do Pecém, no Ceará, com potencial para atingir 1 GW de potência em parceria com a geradora Casa dos Ventos. A previsão é de até R$ 50 bilhões em aportes.

Foto: Ricardo StuckertAo lado de Lula, Rafael Fonteles participa de audiência com presidente da Envision na China

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco