Decisão dos Árbitros · 20/11/2019 - 23h20 | Última atualização em 21/11/2019 - 00h19

Piauiense de Amarante leva a melhor em luta pelo UFC São Paulo


Compartilhar Tweet 1



O piauiense da cidade de Amarante Francisco Massaranduba levou a melhor sobre o americano Bobby Green, na noite deste sábado (16), pelo UFC SP. O triunfo ocorreu na decisão unânime dos árbitros.

Após deixar sua última luta nas mãos dos árbitros, Massaranduba estava disposto a colocar um ponto final em seu duelo contra Bobby Green o quanto antes. Por isso, logo no início, o atleta da Evolução Thai, de Curitiba, conseguiu knockdown que levou o americano ao solo. Ali no jogo de chão, quase o brasileiro finalizou o confronto, mas o gringo foi guerreiro. O detalhe mais espetacular foram duas quedas muito bem encaixadas pelo brazuca, que levaram o público à loucura.

Veja a matéria completa no Portal C7.

 


Fonte: Portal C7
Comentar
Retorno até 2h da tarde · 20/11/2019 - 08h18 | Última atualização em 20/11/2019 - 08h37

Equatorial Piauí publica nota de esclarecimento sobre falta de energia em Amarante


Compartilhar Tweet 1



A Equatorial Piauí informa que por volta das 20h desta terça-feira (19/11), o forte temporal que atingiu Teresina e região, com fortes ventos e raios,  comprometeu a linha de transmissão que atende  municípios como Nazária, Amarante, São Pedro do Piauí, Água Branca e Regeneração, interrompendo a distribuição de energia.

Equipes técnicas de manutenção pesada da Equatorial Piauí trabalham neste momento na restauração da rede.

Devido à alta complexidade, a expectativa da distribuidora é restabelecer gradativamente o fornecimento nas próximas horas.

Em Teresina, a área mais afetada pelo temporal foi a zona sul, com alimentadores das subestações Polo Industrial e Macaúba prejudicados sobretudo pelas descargas atmosféricas.

O retorno do fornecimento para os bairros atingidos deve ocorrer até 2h desta quarta (20/11).

 


Fonte: Assessoria de imprensa - Equatorial Piauí
Comentar
Presas às ferragens · 19/11/2019 - 23h56 | Última atualização em 20/11/2019 - 00h24

Acidente | Um carro bateu de frente com um Fiat Siena deixando quatro vítimas fatais em Amarante


Compartilhar Tweet 1



Um acidente com vítimas fatal foi registrado em um trecho de aproximadamente a 40km da BR 343, em Amarente, neste domingo (17/11). Com informações são do Canal 121.

O acidente aconteceu por volta das 21h10, quando um veículo modelo Renault Sandero bateu de frente com um Fiat Siena deixando as quatro vítimas fatais presas às ferragens. Entre os mortos estão a enfermeira Micheline Evangelista, de 45 anos, e duas filhas Pérola e Layla, de 8 e 10 respectivamente, que são da cidade de Floriano. Outro envolvido foi identificado como Charles, de 37.

Confira:

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Com informações do Canal 121
Comentar
Recursos bloqueados · 19/11/2019 - 22h56 | Última atualização em 19/11/2019 - 23h14

Tesouro Nacional bloqueia FPM de Amarante por débitos de inadimplência


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) efetuou bloqueio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de Amarante e mais 13 municípios do Piauí. As informações são do Portal SRN.

Os municípios tiveram o bloqueio efetivado nesta segunda-feira (18/11), o que impede a liberação dos recursos dos dias 20 e 30 deste mês até a regularização.

A causa do bloqueio, na maioria dos casos, são débitos por inadimplência no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), ou por inadimplência do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), na Receita Federal do Brasil.

 


Fonte: Portal São Raimundo Nonato
Comentar
Qual sua opinião? · 19/11/2019 - 13h46 | Última atualização em 19/11/2019 - 14h27

Veja o vídeo e explicação das luzes misteriosas no céu vista de várias cidades do Piaui e Maranhão


Compartilhar Tweet 1



As luzes que levou medo e admirações de vários curiosos, apareceu no céu na quinta-feira (14/11), em Amarante e foi vista também em várias cidades do Piauí e do Maranhão. Com informações do Portal C7.

Alguns estavam desesperados pensando ser o arrebatamento, outros diziam ser estrelas ou meteoritos.

O site, Mistérios do Espaço, explicou o fenômeno:

Quem viu o trem de satélites no céu? Devido ao número grande de relatos em nosso inbox sobre esses avistamentos, vale uma postagem só para explicar isso. Algumas pessoas relatam terem visto 30 pontos brilhantes, alguns 20 e muito mais. Esses pontos enfileirados e muito legais de serem observados, são satélites Starlink, da SpaceX. Há poucos dias, a empresa de Elon Musk lançou mais 60 desses pequenos satélites que fornecerão internet. A ideia é que até o final de 2020 lancem um total de 12 mil deles que formarão uma rede única para cobrir o planeta.

Veja o vídeo:

 


Fonte: Portal C7
Comentar
Uma mãe e duas filhas · 19/11/2019 - 10h32 | Última atualização em 20/11/2019 - 00h39

Três graves acidentes com vítimas fatais foram registrados sendo um deles em Amarante


Compartilhar Tweet 1



Três graves acidentes com vítimas fatais foram registrados em um trecho de aproximadamente a 40km da BR 343 neste domingo (17/11). Ao todo, seis pessoas morreram em consequência das colisões. Dois acidentes aconteceram na cidade de Angical do Piauí. O acidente mais grave foi registrado na cidade de Amarante, onde quatro pessoas morreram, entre as quais, uma mãe e duas filhas. Com informações são do Canal 121.

Confira:

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Com informações são do Canal 121
Comentar
Pensavam ser o arrebatamento · 19/11/2019 - 08h12 | Última atualização em 19/11/2019 - 18h29

Luzes misteriosas aparecem a noite no céu em Amarante


Compartilhar Tweet 1



    Foto: Reprodução Portal C7

 

Luzes brilhantes com aparência de estrelas refletem e andam uma atrás da outra no céu em Amarante e todo médio Parnaíba. As informações são do Portal C7 .

As luzes que levou medo e admirações de vários curiosos, apareceu no céu na quinta-feira (14/11), em Amarante e foi vista também em Palmeirais e  São Francisco do Maranhão. 

Ainda não se sabe de que fenômeno ou sinal se trata, alguns estavam desesperados pensando ser o arrebatamento, outros dizem que foi estrelas ou meteoritos.

O fato ocorreu por volta das 19h da noite, várias luzes brilhantes andando uma atrás da outra até desaparecer no céu.

 


Fonte: Portal C7
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma colisão quase termina em tragédia envolvendo uma moto e um carro, na tarde dessa teça-feira (12/11), no bairro de Amarante. Com informações do Portal C7.

Na motocicleta vinha o condutor e uma passageira com seu cachorrinho, quando na outra mão vinha um carro e aconteceu a colisão. 

Os envolvidos no acidente foram levados para a delegacia de Polícia Civil de Amarante para prestarem esclarecimentos. 

Confira as fotos:

 


Fonte: Com informações do Portal C7
Comentar
Participação no roubo · 13/11/2019 - 23h44 | Última atualização em 14/11/2019 - 00h31

Amarante | Criminoso envolvido no roubo onde assaltante beija testa de idosa é preso em Regeneração


Compartilhar Tweet 1



Foi preso desta terça-feira (12/11), por volta das 14h30, na cidade de Regeneração, um homem identificado como José de Santana Júnior, 22 anos de idade. A prisão se deu em cumprimento a um mandado de prisão expedido pelo Juiz de Direito da Comarca de Amarante, Dr. Netanias Batista de Moura. Com informações do Canal 121.

José Santana é acusado de participação no roubo ao comercial Almeida, no dia 15 de outubro, em Amarante. O crime ganhou repercussão nacional após um dos criminosos ter beijado a testa de uma idosa que estava no estabelecimento comercial no momento do assalto. O segundo participante do assalto continua foragido.

A prisão foi feita no bairro Bela Vista e foi efetuada pela Força Tática, em guarnição composta pelo cabo Giordano e o soldado Rodolfo.

Confira a foto:

    Foto: Reprodução/ Canal 121

 


Fonte: Com informações do Canal 121
Comentar

A secretária da Assistência Social de Amarante, Ana Tércia, foi homenageada nesta sexta-feira (08/11), no Encontro Estadual de Gestores e Técnicos de Assistência Social, realizado pela COEGEMAS-PI, na APPM.

 


Fonte: Por equipe de Municípios
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Amarante por meio das secretarias de educação e Assistência Social finalizou nessa quinta-feira (31/10) a programação do ‘Mês da Criança’. O encerramento aconteceu com a participação dos alunos da Unidade Escolar Municipal 4 de Agosto, das comunidades Lagoa de Cima e Paca.

Além de brincadeiras e muita diversão com entrega de presentes, os alunos foram conhecer a biblioteca municipal Nasi Castro, assistiram um filme infantil, e ainda, acompanhados dos pais, se divertiram com banho de piscina, lanche e almoço.

Confira as fotos:

 


Fonte: CCom
Comentar
Educação e Assistência Social · 25/10/2019 - 09h16 | Última atualização em 25/10/2019 - 09h32

Prefeitura de Amarante homenageia alunos da Nova Olinda no mês dedicado às crianças


Compartilhar Tweet 1



Os alunos da Unidade Escolar Vereador Epitácio Soares de Sousa, na Nova Olinda, tiveram nesta quinta-feira (24/10) um dia de muita diversão na comunidade Mandacaru, zona rural de Amarante..

As festividades realizadas na comunidade, próxima às margens do rio Parnaíba, foram alusivas ao Mês da Criança, projeto desenvolvido pela Prefeitura por meio das Secretarias de Educação e Assistência Social.

O prefeito Diego Teixeira elogiou a organização do evento. “Eles (os alunos) tiveram uma manhã de alegria e muita diversão com brincadeiras, banho de piscina, entrega de presentes e muito mais. Quero parabenizar e agradecer às duas secretarias, como também à comunidade escolar pela organização e condução dos trabalhos.”

    Foto: AsCom
    Foto: AsCom
    Foto: AsCom
    Foto: AsCom
    Foto: AsCom
    Foto: AsCom
    Foto: AsCom

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Aman
Comentar
Zona rural do município · 24/10/2019 - 13h09 | Última atualização em 24/10/2019 - 14h18

Saúde de Amarante realiza palestra na Emparedada sobre hanseníase e saúde auditiva


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Amarante realizou, por meio da Secretaria de Saúde, uma palestra na escola Sátiro de Castro, na comunidade Emparedada, zona rural do município.

A ação foi realizada na manhã dessa quarta-feira (23/10) com a participação de profissionais da equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF – 04).

Como parte das atividades aos alunos, houve duas palestras sobre saúde, uma sobre ‘Hanseníase’ e outra sobre ‘Saúde Auditiva e Ruídos’.

As palestras foram proferidas pelos profissionais , o médico Tiago e a fonoaudióloga Tairine Sibele, respectivamente.

O prefeito, ao falar sobre o evento em uma rede social, considerou “uma excelente ação na zona rural do municípo”.

    Foto AsCom
    Foto AsCom
    Foto AsCom
    Foto AsCom

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar
Lazer na comunidade · 24/10/2019 - 13h01 | Última atualização em 24/10/2019 - 14h22

Prefeitura de Amarante promove momento de lazer à Pessoas com Deficiência


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Amarante, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), promoveu um passeio às Pessoas com Deficiência do grupo Borboleta. O local escolhido foi a comunidade Mandacaru – na zona rural do município.

A ação foi realizada nessa terça-feira (22/10) com a presença do coordenador Dácio, da assistente social Aurina Amorim, do psicólogo Jeremias e o motorista Luan.

O objetivo do Creas foi promover um momento de lazer e conversas sobre as conquistas e dificuldades enfrentadas no dia-a-dia pelos integrantes do grupo Borboleta.

“Passeios como esse representam uma forma de promoção da dignidade humana aos membros do grupo”, considerou a secretária municipal de Assistência Social, Ana Tércia.

O prefeito Diego Teixeira manifestou contentamento nas redes sociais com a realização da ação. “Estamos felizes com a participação de todos. Parabéns à equipe do Creas pela importante ação realizada”, disse ele.

    Foto AsCom
    Foto AsCom
    Foto AsCom

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar
Em Amarante · 24/10/2019 - 10h58 | Última atualização em 24/10/2019 - 11h45

CAPS e ESF levam atendimento em Saúde Mental a pacientes do Mimbó


Compartilhar Tweet 1



Uma equipe de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps I) e da equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) realizou uma ação de matriciamento em Saúde Mental no posto de saúde da comunidade Mimbó, na manhã desta quarta-feira (23/10).

Os pacientes presentes na unidade de atendimento em Saúde tiveram também palestra, atendimento psiquiatra com a médica da família e foi realizada a entrega de medicamentos.

Os atendimentos foram direcionados aos pacientes que já são cadastrados no Caps, encaminhados pela equipe de Saúde da Família, como também aos que foram ao local do atendimento de modo espontâneo.

A ação foi desenvolvida pela equipe 06 da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e também pelo Caps, representado pelo psiquiatra (Dr. Jackson), assistente social (Amanda Teixeira) e pela enfermeira (Polyana Moura).

    Foto: Equipe de Municípios
    Foto: Equipe de Municípios
    Foto: Equipe de Municípios

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar
No assentamento Araras · 24/10/2019 - 10h54 | Última atualização em 24/10/2019 - 14h13

Prefeito de Amarante assina ordem de serviço para reforma e ampliação de escola


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Amarante, Diego Teixeira, vai assinar na próxima sexta-feira (25) a Ordem de Serviço para a reforma e ampliação da Unidade Escolar Municipal Francisco Ferreira dos Reis, no assentamento Araras.

O gestor anunciou o momento solene na manhã desta quarta-feira (23), ocasião em que ele formalizou o convite à população do município para participar do ato.

A assinatura vai acontecer durante uma programação intitulada pela gestão de 'Um dia de lazer e muita diversão' com a distribuição de presentes para o público infantil da localidade.

    Foto: AsCom

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar
Planejamento da Saúde · 24/10/2019 - 10h43 | Última atualização em 24/10/2019 - 14h20

Em encontro da Saúde em Amarante, equipes planejam ações para 2020


Compartilhar Tweet 1



As equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Amarante estiveram em um encontro realizado na manhã dessa quarta-feira (16/10) para planejamento das ações a serem realizadas em 2020.

O encontro, também considerado pela secretária Antônia Carvalho uma reunião de avaliação das equipes de trabalho, foi uma confraternização pelo Dia do Agente de Saúde, comemorado no último dia 4 de outubro.

“A gente se reuniu hoje e avaliou as ações para o próximo ano. Ocasião em que todas as equipes de Saúde da zona urbana apresentaram seus dados de atualização da área”, disse a secretária.

“Esse planejamento de ações é extremamente necessário por ser a Saúde Municipal um importante setor na garantia do bem-estar e da qualidade de vida à nossa população”, afirmou o prefeito Diego Teixeira ao parabenizar aos agentes de Saúde pela homenagem recebida no encontro.


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar
Confira · 08/10/2019 - 08h58 | Última atualização em 08/10/2019 - 19h20

CMDCA de Amarante divulga lista de eleitos para Conselho Tutelar


Compartilhar Tweet 1



O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Amarante, divulgou neste domingo (06/10), a lista dos aprovados e seus suplentes aos cargos do Conselho Tutelar do município para o quadriênio 2020-2023. Com informações do Somos Notícia.

As eleições para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de Amarante foram finalizadas depois das 17h.

Foram eleitos para comandar o Conselho Tutelar de Amarante para o quadriênio 2020/2024:
1º lugar – Joseli de Morais Campos - 370
2º lugar – Celmária Maria da Silva - 328
3º lugar – Nayara Rodrigues e Silva - 312
4º lugar – Vitória Maria Silva Basílio - 256
5º lugar – Antonia Maria de Sousa - 237

Confira as lista completa:

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Somos Notícia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Técnicos de referência do Centro de Atenção Psicossocial (Caps I) de Amarante realizaram nesta quinta-feira (03/10) na comunidade Saco da Cachoeira uma palestra voltada aos moradores.

O foco, segundo a organização, foi ‘A valorização da vida’. “Tivemos dinâmica, rodas de conversas com muita interatividade com o público”, explicou psicóloga Neusa Celle.

A palestra contou com a participação dos técnicos Amanda Teixeira (assistente social), Neuma Barbosa (assistente administrativa) e Neusa Celle (psicóloga).

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) estiveram como parceiros no evento, e estavam representados pela psicóloga Gisele Lima e pela médica Richelle.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Amarante lançou oficialmente nesta segunda-feira (30/10) a campanha Outubro Rosa, que tem como propósito combater o câncer de mama. A ação é realizada no município por meio da Secretaria de Saúde.

O lançamento contou com a presença do prefeito Diego Teixeira, os secretários Adriano Silva de Finanças, Ronaldo Brandão de Cultura, Antônia Carvalho secretária de Saúde, Guilherme Teixeira de Administração e também coordenadores e integrantes das equipes de Estratégia de Saúde da Família.

“O câncer de mama é um dos principais motivos de óbitos da população acima de 50 anos, dai a importância de orientar”, afirmou Antônia Carvalho secretária de Saúde.

Em seu discurso o prefeito Diego Teixeira fortaleceu o pedido para que a população faça o autoexame, ou se dirija as unidade de Saúde. O propósito é possibilitar a chance de cura com a descoberta precoce da doença. Para isso, será transmitido o máximo conhecimento à população. ”

    Ccom
    Ccom
    Ccom
    Ccom
    Ccom
    Ccom
    Ccom
    Ccom
    Ccom
    Ccom

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Amarante vai abrir oficialmente nesta segunda-feira (30/09), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha ‘Outubro Rosa’.

O lançamento vai acontecer com uma concentração às 18h na avenida Afrânio Filho, em frente à Secretaria de Saúde, e terá ainda a participação de assessores municipais, de servidores e também da comunidade.

“Vista sua blusa rosa ou branca, e vamos todas unidas prevenir o câncer de mama!”, diz o convite da prefeitura.

O Outubro Rosa inicia no dia 1º e será finalizado no dia 31. A campanha é um trabalho de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e também sobre o câncer do colo do útero.

Em Amarante, o período será marcado por diversas atividades alusivas ao tema.

 


Fonte: AsCom
Comentar

Os idosos do grupo Girassol, da Assistência Social de Amarante, tiveram uma manhã de diversão e lazer no Lira Eco Parque na manhã desta sexta-feira (27/09).

A iniciativa é da Prefeitura de Amarante, que promoveu o entretenimento em alusão ao Dia Internacional do Idoso, comemorado no próximo dia 1º de outubro.

Como parte das atividades, houve dança de roda, alongamento, conversas sobre valorização da vida e um café da manhã, além de muita diversão pelo parque.

 


Fonte: AsCom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Amarante, Diego Teixeira, anunciou nesta quinta-feira (26/09) a aquisição de um veículo do tipo Fiat Mobi, que será destinado à Educação municipal.

O secretário de Educação, Ironilson Lima, falou ao Somos Notícia sobre a conquista. “O veículo é um Fiat Mobi que, sem dúvida, vai atuar em todas as demandas da nossa secretaria. O automóvel deve estar chegando, talvez, nesta sexta-feira, quando deverá entrar em ação.”

O anúncio da aquisição do veículo foi feito no perfil do prefeito numa rede social. Segundo ele, a iniciativa visa a garantia e a efetividade das ações no município.
“A Prefeitura Municipal de Amarante, com o uso de recurso próprio efetuou a compra de um veículo para a Secretaria Municipal de Educação”, disse ele.

O gestor finalizou dizendo que a aquisição “representa mais uma grande ação e mais um investimento no desenvolvimento do município”.


Fonte: AsCom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Amarante realizou na manhã desta quarta-feira (25/09) na praça Quincas Castro, uma atividade alusiva ao Setembro Amarelo, como forma de fortalecer no município o enfrentamento ao suicídio.

Profissionais da Saúde, integrantes do Mirim Cidadão, secretários, servidores e também o padre Francisco Ronaldo – da Paróquia de Amarante, deixaram mensagens de otimismo a quem passava pelo local da palestra.

Ainda durante o evento, foi realizada uma rápida caminhada pela rua Manoel Sobral, no centro da cidade com distribuição de mensagens e flores ao público.

O prefeito Diego Teixeira considerou que “a Saúde e o Social (estão) de mãos dadas na programação do Setembro Amarelo no município”. Segundo ele, “a ação foi uma importante atividade no centro da cidade acerca da conscientização da população no combate ao suicídio”.

    AsCom
    AsCom
    AsCom
    AsCom
    AsCom
    AsCom
    AsCom

 


Fonte: AsCom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Amarante, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou as ações alusivas ao Setembro Amarelo. As primeiras ações aconteceram nos dias 17 e 18 na zona rural.

As atividades iniciais contemplaram as comunidades Emparedada e Periperi, e foram organizadas pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Nas localidades, houve palestras ministradas pela psicóloga Gisele Lima, com participação do médico Tiago e das enfermeiras Poliana, Dulcinéia e Stelma.

Como estratégia, a equipe desenvolveu atividades com o objetivo de orientar a população sobre a temática compartilhando saberes em prol da saúde mental da população.

 


Fonte: AsCom
Comentar