Na APPM · 18/09/2018 - 15h46 | Última atualização em 18/09/2018 - 17h15

Prefeito de Amarante é convocado para participar de reunião sobre o Projeto Rondon


Compartilhar Tweet 1



O município de Amarante receberá o Projeto Rondon que vai de 18 de janeiro a 3 de fevereiro de 2019.

Nesse sentido, estão sendo convocados os prefeitos das referidas cidades, juntamente com suas equipes técnicas, para dia 24 de setembro, a partir das 9h, se reunirem na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM). A reunião contará com a presença dos professores-coordenadores e da Coordenação do Projeto Rondon / Ministério da Defesa.

No período de 23 a 29 de setembro de 2018, a Coordenação do projeto e os professores rondonistas estarão no estado do Piauí para a viagem precursora da Operação “Parnaíba”.

O nome da operação, que homenageia o rio Parnaíba, um dos mais importantes para o estado, será realizada entre 18 de janeiro a 3 de fevereiro de 2019 e contemplará 15 municípios piauienses, tendo como Centro Regional a capital Teresina. 

Veja a matéria completa 

 

 


Fonte: Ascom Projeto Rondon
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Amarante, Diego Teixeira, participou nesta sexta-feira (14/09), da procissão de Exaltação a Santa Cruz.

Os festejos de Exaltação da Santa Cruz acontecem anualmente no município no período de 5 a 14 de setembro e atrai uma grande quantidade de romeiros de várias partes do país.

O evento contou com diversas autoridades políticas do estado do Piauí.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) julgou na tarde desta terça-feira (11/09), a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) de nº 255/65 considerando improcedente o recurso contra a Coligação ‘A vitória que vem da força do povo’, que tem à frente o prefeito eleito, Diego Lamartine Soares Teixeira.

A ação, que segundo os recursos, trata do suposto descumprimento da cota de gênero (percentual mínimo por sexo) teve como recorrente o Partido dos Trabalhadores (PT), em Amarante, contra a Coligação “A Vitória que Vem da Força do Povo” (PP/Pen/PR/PSB/PV/DEM/PSC/Rede) com pedido de cassação do registro de candidatura do gestor com declaração de inelegibilidade.

A vitória está sendo comemorada também pelos vereadores que tiveram seus mandatos assegurados, pois, segundo a ação, os recursos também visavam a cassação dos legisladores que faziam parte da coligação proporcional.

Clique e Veja a matéria completa 

 


Fonte: Somos Notícia
Comentar
Saúde de qualidade · 11/09/2018 - 08h48 | Última atualização em 11/09/2018 - 10h15

Amarante | PMAQ-AB mostra melhora no atendimento das Equipes de Saúde da Família


Compartilhar Tweet 1



A qualidade no atendimento das Equipes de Saúde da Família em Amarante melhorou no ano de 2017 em relação ao ano de 2015. A informação foi dada esta semana pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

De acordo com a avaliação, o PMAQ apontou que em 2015 três equipes estavam com desempenho regular e apenas uma com desempenho muito bom. Em 2017, Amarante deixou de ter equipes com desempenho regular e passou a ter quatro equipes com desempenho muito bom, e ainda três equipes com desempenho bom.

A informação foi dada pelo prefeito Diego Teixeira no início da tarde desta segunda-feira (10/09). "Começo a semana compartilhando mais um excelente resultado da nossa gestão: recebemos a informação da avaliação positiva do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) referente ao ano de 2017."

Clique e veja a matéria completa 

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Amarante abre as inscrições para o projeto Mirim Cidadão, com 50 vagas disponíveis.

As inscrições podem ser realizadas na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, com início nesta terça-feira (11/09).  

 


Fonte: Reprodução / Facebook
Comentar
Independência do Brasil · 08/09/2018 - 09h19

Desfile cívico de 7 de Setembro é realizado em Amarante


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Amarante, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta-feira (07/09), o desfile cívico de 7 de Setembro para as escolas da rede municipal de ensino na avenida Desembargador Amaral.

O evento, apresentado por Valdemir Santos (Professor Demir) teve início às 8h com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Piauí e de Amarante, feito pelo prefeito Diego Teixeira, vice-prefeito Mateus Vilarinho e pelo secretário municipal de Educação, Ironilson Lima.

A programação teve início com o grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Assistência Social. O encerramento do desfile foi realizado pelo Mirim Cidadão e as escolas da Rede Estadual de Ensino como o Polivalente de Ensino Médio e a Unidade Escolar Antonio Castro.

O ato solene aconteceu com a participação da população de Amarante, de vereadores e assessores municipais.

 

Clique e veja matéria completa 

 

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar
No dia 22 de setembro · 05/09/2018 - 16h10

16ª Regata de Canoas a Remo será realizada em Amarante


Compartilhar Tweet 1



O Sindicato dos Pescadores Artesanais de Amarante realizará a 16ª Regata de Canoas a Remo, nesta no próximo sábado (22/09), no rio Parnaíba.

O evento é uma das maiores tradições no município e reúne renomados profissionais todos os anos.

 


Fonte: Somos Notícia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Amarante sofreu, no ano de 2017, uma grande evolução. Os números foram de 3.6 (em 2015), a 4.3 (em 2017).

O prefeito Diego Teixeira comemorou o resultado, em seu perfil numa rede social "É com grande satisfação que informo que a Educação de Amarante superou a meta de 3,9, que estava prevista para o IDEB do município em 2017, e alcançou 4,3 pontos. Esse resultado reflete o nosso olhar para a Educação dos jovens amarantinos. Parabéns, Secretaria de Educação, em nome do secretário Ironilson Lima, e a todos os servidores que possibilitaram esta maravilhosa conquista para Amarante!", disse ele.

O secretário de Educação, Ironilson Lima, também se pronunciou "Nitidamente no alcance desse resultado se sobressai o empenho coletivo e o olhar atento do nosso gestor. Quando todos estão imbuídos na mesma causa, é possível transformar as dificuldades à nossa volta em bons resultados" afirmou.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Amarante avançou nos números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e chegou a superar suas próprias metas. O que estava sendo esperado em 3.9 como resultado de 2017, subiu para 4.3

A conquista foi recebida com satisfação pela administração municipal. Os números retratam uma evolução na qualidade de ensino do município, considerando que Amarante saiu de 3.6 em 2015.

"Nitidamente no alcance desse resultado se sobressai o empenho coletivo e o olhar atento do nosso gestor. Quando todos estão imbuídos na mesma causa, é possível transformar as dificuldades à nossa volta em bons resultados. Sem dúvida, os pais, supervisores, coordenadores, professores e servidores em geral participam dessa conquista", afirmou o secretário de Educação, Ironilson Lima.

 

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar
Com distribuição de brindes · 31/08/2018 - 15h08

STR realiza Assembleia Geral e homenageia aos pais agricultores de Amarante


Compartilhar Tweet 1



O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Amarante, realizou a Assembleia Geral do mês na manhã desta sexta-feira (31/08), ocasião em que a entidade, em alusão ao Dia dos Pais, homenageou os agricultores do município com distribuição de brindes. Dentre os assuntos abordados no encontro estavam o INSS Digital, a Lei 13.340 e renegociações de dívidas.

A entidade, segundo a presidente Luíza Neta, está pronta para iniciar as atividades relacionadas ao atendimento ao público na nova modalidade de aposentadoria pelo INSS Digital. “Estamos no aguardo dos últimos detalhes, que não dependem de nós, para iniciarmos os atendimentos. Estamos prontos para esse novo desafio”, disse ela.

Clique e Veja a matéria completa 

 


Fonte: Somos Notícia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os profissionais da Unidade Escolar Municipal São João Batista, em Amarante, realizam o projeto de horta escolar no município.

A ação está sendo expandida em outras unidades de ensino do município. É uma forma de levar os alunos a terem bons hábitos diários por meio do consumo de alimentos de qualidade. Outro ponto essencial do projeto é possibilitar que as crianças da escola cresçam na saúde mental.

 


Fonte: Reprodução / Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Amarante, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciará na primeira semana de setembro o projeto 'SCFV NA COMUNIDADE', que vai contemplar 16 comunidades da zona rural de Amarante.

Uma idealização da Secretaria Municipal de Assistência Social, que vai levar aos participantes diversas atividades como judô, capoterapia, dança e capoeira.

    Foto: Divulgação

 


Fonte: Reprodução / Facebook
Comentar
Com palestras · 30/08/2018 - 12h36 | Última atualização em 30/08/2018 - 14h35

Amarante | Creas e Abrac realizam atividade de Capoterapia para portadores de necessidades especiais


Compartilhar Tweet 1



O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com a Associação Brasileira de Capoterapia (ABRAC), núcleo de Amarante, realizou nesta terça-feira (28/08), um momento de entretenimento e lazer em um evento de Capoterapia, incluindo palestras, para os portadores de necessidades especiais de Amarante.

Como parte das atividades desenvolvidas houve palestras com a nutricionista do Nasf, Cláudia, assistente social, Aurina, e com o psicólogo, Jeremias.

“Indiscutivelmente, esporte é vida. Esse trabalho de inclusão social e essa parceria com a ABRAC nos mostra o quanto é importante essa prática, principalmente quando o assunto é inclusão social”, disse o prefeito Diego Teixeira.

O evento é realizado a cada 15 dias e, segundo informações, está aberto para inclusão novos participantes do município.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar
Em Amarante · 30/08/2018 - 10h15 | Última atualização em 30/08/2018 - 11h25

Secretárias de Assistência Social e de Saúde falam sobre o encontro sobre 'Agosto Dourado'


Compartilhar Tweet 1



A secretária municipal de Assistência Social, Ana Tércia e a secretária municipal de Saúde, Antonia Carvalho falam sobre o encontro sobre o "Agosto Dourado", realizado nesta terça-feira (28/06), que reuniu 60 gestantes do município.    

“Sem dúvida, o nosso olhar precisa ser de muita atenção às gestantes. Esse é um momento muito importante na vida de toda mulher. Por esta razão concluímos que esse trabalho de orientação quanto à importância da amamentação é crucial para crianças em todo o seu processo de formação”, disse a secretária de Assistência Social, Ana Tércia.

A secretária de Saúde, Antonia Carvalho, considerou que o momento “foi oportuno, tanto para as gestantes quanto para o município”. Segundo ela, “esse quarto encontro fortalece a conscientização dessa ação tão importante, que é o aleitamento materno adequado”.

Clique e veja a matéria completa 

 

 

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar
Aleitamento materno · 30/08/2018 - 07h59 | Última atualização em 30/08/2018 - 08h27

Prefeitura de Amarante realiza encontro sobre o 'Agosto Dourado' para gestante do município


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Amarante, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Assistência Social e Educação reuniu nesta terça-feira (28/06), 60 gestantes do município para mais um encontro sobre o “Agosto Dourado”.

O momento, que contou com a participação do prefeito Diego Teixeira, teve como proposta tratar da importância do aleitamento materno.

De acordo com o gestor, trata-se de uma proteção e apoio importantes às gestantes do município. “Trata-se de um grande trabalho por intensificar ações de promoção e também de proteção e apoio ao aleitamento materno. Uma ação que me deixa muito feliz por ver a satisfação dessas mulheres, disse ele.

Clique e veja a matéria completa 

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar
Gestão de Recursos · 29/08/2018 - 16h24 | Última atualização em 29/08/2018 - 17h04

Mutuários do conjunto Sinhá Ayres e Novo Limoeiro serão atendidos pela Emgerpi em Amarante


Compartilhar Tweet 1



Os mutuários da antiga Cohab devem procurar a Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi), nesta quinta-feira (30/08), em Amarante. Na ocasião, os benefícios que serão propostos vão ser voltados aos moradores do Conjunto Sinhá Ayres e Novo Limoeiro.

Na oportunidade, os mutuários poderão negociar ou parcelar débitos, conhecer descontos e resolver outras pendências. 

Os atendimentos vão acontecer das 7h30 às 17h30 na sede do CRAS, na avenida Dirceu Arcoverde, 75, no Centro de Amarante.

 

 


Fonte: Somos Notícia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Amarante, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (28/08), a entrega de equipamentos ortopédicos e de locomoção para portadores de deficiência. Foram entregues 70% de um total de 400 equipamentos.

A ação aconteceu no Ginásio Poliesportivo Municipal, a partir das 7h40 com a presença do prefeito Diego Teixeira, da secretária de Saúde, Antonia Carvalho, representantes da Coordenação do Programa Passo Livre e a população beneficiada com a ação.

Para secretária Antonia Carvalho, a proposta “faz com que os portadores de necessidades especiais, tenham melhores condiçṍes de vida”. Ela fez ainda uma avaliação da ação realizada no município. “É fantástico! O resultado é muito positivo. É muito bom para quem tem limitações”.

Clique e veja a matéria completa 

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar
No auditório da APPM · 24/08/2018 - 16h08 | Última atualização em 24/08/2018 - 16h16

Prefeito de Amarante marca presença em debate sobre rumos da educação pública no Piauí


Compartilhar Tweet 1



O prefeito municipal de Amarante, Diego Teixeira, participou na manhã desta sexta-feira (24/08), do Encontro com os gestores municipais de Educação, com o tema “O Presente e o Futuro da Educação nos municípios Piauienses”, no auditório da APPM.

O evento foi promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Seccional Piauí (Undime-PI) em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM).

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os incêndios em Amarante continuam causando destruição nas propriedades existentes na zona urbana da cidade. Nesta quarta-feira (22/08), um novo incêndio tomou conta da vegetação nativa existente no bairro Areias.

Grande parte da mata que ainda existia entre os bairros Limoeiro e Areias foi destruída pelo fogo, que se espalhou com rapidez pelas margens da Avenida Brasil. É o segundo grande incêndio no bairro em menos de 5 dias.

Procurado pela reportagem, o Corpo de Bombeiros de Floriano assegura que “nesse período, a umidade é baixa, existem muitos ventos e a vegetação é seca, e isso contribui para a existência de grandes queimadas”, segundo o bombeiro Felipe.

Além da mata nativa, cercas foram destruídas. Vídeos encaminhados mostram a força da destruição provocada pelos incêndios e a dimensão dos prejuízos.

Clique e veja a matéria completa

 


Fonte: Com informações Somos Notícia
Comentar
Bacharel em Administração · 22/08/2018 - 13h59 | Última atualização em 22/08/2018 - 16h30

Amarante | Confira a lista dos aprovados no seletivo da Universidade Aberta do Piauí


Compartilhar Tweet 1



O Núcleo de Concursos e Promoções de Eventos (NUCEPE) divulgou, nesta terça-feira (21/08), a relação dos candidatos aprovados no processo seletivos vestibular da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), para o curso Bacharel em Administração.

Confira a lista de aprovados no município de Amarante.

Confira a lista completa  

 

Comentar
Empresário faz apelo · 22/08/2018 - 09h09

Canavial da Cachaça Lira em Amarante é destruído em incêndio


Compartilhar Tweet 1



Em amarante aconteceu um incêndio de grande proporção que, “está destruindo o canavial da Cachaça Lira”. A informação foi repassada às 13h56 desta terça-feira (21/08), em grupos de mensagens pelo empresário Aroldo Lira.

Segundo ele, é o segundo ano consecutivo que o fogo destrói a plantação. 

“Nesse momento fogo tá destruindo todo o canavial da Cachaça Lira, é o segundo ano consecutivo que isso acontece. Peço ajuda dos colegas do grupo para a gente identificar onde começou o fogo daí descobrir e responsabilizar o autor desse crime. Não pode um empreendimento que emprega e divulga Amarante tá sendo atacado dessa forma”(sic), disse ele.

A mesma ocorrência em 2017, disse ele, “causou o desemprego de 10 famílias”. Ele finaliza com um apelo. “Esse incêndio no ano passado causou o desemprego de 10 famílias, esse ano essa tristeza se repete, e aos culpados nada. Difícil. Peço por favor quem tiver informações nos passar. Agradeço”(sic).

 


Fonte: Somos Notícia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Amarante iniciou nesta segunda-feira (20/08), as atividades de combate ao mosquito Aedes Aegypti, com carro fumacê que vai beneficiar todos os bairros da cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que serão realizados quatro ciclos de borrifação em toda a cidade. “A Secretaria tomou as medidas necessárias fazendo visitas em todas as casas. Solicitamos a parceria do Governo do Estado para nos dar um reforço e eliminarmos de vez o problema. A borrifação vai acontecer na zona urbana de Amarante em quatro ciclos incluindo todos os bairros”, disse a secretária de Saúde, Antonia Carvalho.

Clique e veja a matéria completa 

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar

Compartilhar Tweet 1



As escolas da cidade de Amarante iniciaram nesta segunda-feira (20/08), os ensaios preparatórios de bateria para o Desfile Cívico de 7 de Setembro, que este ano será pela manhã.

Sob o comando do baterista Juvenal, ex-Geniais de Amarante e integrante da banda Nova Euterpe, alunos das instituições de ensino estão no passo a passo do ritmo e do compasso das batidas.

Este ano, segundo a Secretaria Municipal de Educação, os desfiles serão pela manhã, a partir das 8h logo após o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Piauí e de Amarante.

“Este ano o desfile não será tão demorado. Teremos na avenida Desembargador Amaral o hasteamento das bandeiras e, em seguida, 19 escolas para o desfile em vez de 38 como foi no ano passado”, disse o secretário de Educação, Ironilson Lima.

 


Fonte: Somos Notícia
Comentar
Em Amarante · 19/08/2018 - 12h49 | Última atualização em 19/08/2018 - 17h16

Maesc vence Final do Campeonato Amarantino de Futebol


Compartilhar Tweet 1



O time do Maesc venceu o Canindé por 3 x 1 e levou o cobiçado título de vencedor do Campeonato Municipal de Futebol 2018, em Amarante. A partida foi realizada neste sábado (18) no estádio Abmael Resende, a partir das 16h. O campeonato, animado pela banda Nova Euterpe, foi realizado pela Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Esportes.

Um jogo preliminar aconteceu a partir das 14h para definição do terceiro colocado, título que ficou com o Panelinha - que venceu o Chapecoense por 1 x 0.

O prefeito de São Pedro, Júnior Bill, e o desportista regenerense, Canoa, participaram da programação festiva.

Clique e veja a matéria completa

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Amarante, através da Comissão Intersetorial, com o apoio das secretarias de Saúde, Educação, Cultura e Turismo, Esporte e Assistência Social, realizou nesta terça-feira (14/08), na Unidade Escolar Municipal Luís Mendes, no bairro Areias, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef.

O evento, apresentado pela articuladora Arlenilsa Duarte, contou com a participação de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes das Igrejas, da sociedade civil e do Ministério Público.

Na ocasião, o fórum explanou ao público presente a linha de base com índices referentes a setores da administração municipal, dados que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são pertencentes a Amarante tendo como referência os anos de 2015 e 2016.

Clique e veja a matéria completa 

 


Fonte: Somos Notícia
Comentar