Formado por oito casarões · 20/09/2021 - 09h38 | Última atualização em 20/09/2021 - 10h30

Amarante inaugura conceito de museu inédito no Brasil


Compartilhar Tweet 1



    Foto: reprodução/João Albert

A Prefeitura Municipal de Amarante inaugurou, na sexta-feira (18/09), o Museu Casas de Amarante, formado por oito  casarões históricos que contam a história da cultura e do povo amarantino.

No evento, o prefeito Diego Teixeira falou sobre como o turismo se beneficia dessa segunda etapa do programa Vivamar. “O que queremos mostrar é a Amarante bela, a Amarante cultural para o Piauí, para o Brasil e para o mundo”.

    Foto: reprodução/João Albert

As obras de requalificação são recurso da Prefeitura, em parceria com  a Secretaria Estadual de Cultura do Piauí, por meio do SIEC. Segundo o secretário de cultura, Fábio Novo, a ideia é que o percurso seja feito a partir da escadaria Alto Poeta da Costa e Silva.

A museografia do museu Casas de Amarante foi feita pelo renomado arquiteto Paulo Vasconcellos. Emocionado, o arquiteto falou sobre a entrega. “Estive em Amarante muitas vezes e todas as vezes via casas como a Botica estagnadas e é a primeira vez que a vejo aberta à visitação”.

    Foto: reprodução/João Albert
    Foto: reprodução/João Albert
    Foto: reprodução/João Albert
    Foto: reprodução/João Albert

 


Fonte: Ascom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Amarante iniciou nesta sexta-feira (20/08) a vacinação da primeira dose para jovens na faixa etária de 16 e 17 anos.
O primeiro a receber o imunizante foi o adolescente Leandro dos Santos Queiroz, na creche Gracinha Lopes, onde acontece a vacinação.  

    Foto: reprodução/Ascom


O prefeito Diego Teixeira celebra mais uma meta alcançada. “Somos um dos primeiros municípios do estado a vacinar adolescentes sem comorbidades. Estamos entre os dez municípios que já concluíram a primeira dose para pessoas com mais de 18 anos. O resultado disso é que estamos há mais de dois meses sem mortes e com número de casos confirmados sempre abaixo de dez”, destaca. 
O prefeito alerta para os cuidados. “Apesar da nossa imensa felicidade em vacinar os adolescentes, é preciso ainda ter muito cuidado pois a pandemia não acabou. Todos devem tomar a segunda dose e, além disso, os cuidados preventivos devem continuar. O uso de máscara é essencial e obrigatório”, afirma o Prefeito.


Fonte: Ascom
Comentar
Imunização inicia nesta sexta · 19/08/2021 - 17h50

Amarante anuncia vacinação para jovens a partir dos 16 anos 


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Amarante, Diego Teixeira, anunciou em suas redes sociais que o município vai vacinar contra a Covid-19 jovens com idade a partir dos 16 anos sem morbidades. O município tem um dos calendários de vacinação mais adiantados do Piauí. 

A vacinação será na sexta-feira (20) e será necessário apresentar comprovante de residência.  

O município concluiu  toda a etapa da primeira dose para pessoas com idade acima dos 18 anos. “Nossa meta agora é vacinar com a primeira dose os adolescentes e concluir o ciclo de imunização com a segunda dose para quem tem mais de 18 anos”, explica o prefeito Diego Teixeira. 

O prefeito destaca ainda o impacto positivo da vacinação no município. “Desde que avançamos na vacinação, reduzimos bastante o número de casos ativos e geralmente esse número é menor que 10. Já tivemos vários dias sem casos ativos e estamos há mais de dois meses sem registro de mortes. Isso é efeito da vacina”, destaca Diego Teixeira.


Fonte: Ascom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Para comemorar os 150 anos de Amarante, o prefeito Diego Teixeira (PP) inaugurou nesta quarta-feira (04/08) a primeira etapa do programa VivAmar,  ação de requalificação dos casarões da cidade que visa aumentar o potencial turístico da cidade. 

      Foto: reprodução/Ascom

 150 anos de Amarante

Além do programa VivAmar, outras obras marcam os 150 anos da cidade. “Os 150 anos vêm marcados pela consolidação de grandes transformações. Entregamos o Centro de Recreação e Educação Infantil  e o Posto de Saúde dos Dois Coqueiros. Fizemos a maior obra de calçamento que a zona Rural já viu. Também implantamos o programa Viver Bem, que constrói e aluga casas para famílias em situação de vulnerabilidade social.  São ações que transformam a vida das pessoas”, explica o prefeito Diego Teixeira.

          Foto: reprodução/Ascom

 

 


Fonte: Ascom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que na quinta-feira(05/08) as pessoas com deficiência  da equipe de saúde Família Areais, poderão tomar a segunda dose contra a Covid-19. A imunização é destinada será feita nas Unidade Escolar Peter Pan, a partir das 14h. 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Amarante, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) iniciará um projeto de requalificação dos casarões históricos da cidade. A obra será executada pelo Grupo Lucaia Artes e Ofícios e irá levar a assinatura do renomado arquiteto Paulo Vasconcellos, que tem expertise em centros históricos e museus. 

    Foto: reprodução/Ascom

A primeira ação do projeto, a requalificação da escadaria poeta “ Da Costa e Silva”, será entregue no dia do aniversário da cidade.

A segunda etapa, que será entregue em setembro, inclui a criação do Museu “Casas de Amarante” – uma espécie de museu descentralizado, que reunirá peças históricas em oito estações.

              Arquiteto, Paulo Vasconcelos  Foto: reprodução/Ascom
    Foto: reprodução/Ascom

A terceira etapa, que será entregue no mês de outubro, inclui o corredor cultural do Mercado, que será requalificado com a pintura dos casarões, lampiões com iluminação cênica, recuperação do passeio público e padronização da identidade visual.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação
Comentar
De 02 a 04 de agosto · 28/07/2021 - 22h29 | Última atualização em 29/07/2021 - 11h17

Confira a programação do aniversário de 150 anos de Amarante


Compartilhar Tweet 1



A cidade de Amarante completará em agosto 150 anos e em comemoração a Prefeitura Municipal montou uma programação que irá do dia 02 a 04 de agosto e inclui a entrega de títulos, inaugurações, além da revitalização da escadaria da cidade. 

Veja matéria na íntegra:

Amarante completa 150 anos e ganha projeto de requalificação 

Confira:

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

2 de agosto
Inauguração da Sala do Empreendedor de Amarante – 9h

3 de agosto

Inauguração da CREI e Posto de Saúde da Comunidade Dois Coqueiros – 9h

Entrega de Título Cidadão Amarantino – 18h

Live em homenagem aos 150 anos de Amarante- 22h30
Queima de fogos em diversos pontos da cidade- 0h

4 de agosto

Missa em ação de graças – 8h
Culto – 10h
Entrega de casa do Programa Viver Bem- 16h
Entrega de título Cidadão Amarantino – 18h
Entrega da obra de revitalização da escadaria- 21h

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Amarante, por meio da boletim epidemiológico diário da Secretaria Municipal de Saúde, informou nesta segunda (26/07) que não houve casos confirmados de Covid-19.

 

Comentar
Boletim epidemiológico · 15/07/2021 - 15h01

Município de Amarante tem 15 casos ativos de Covid-19


Compartilhar Tweet 1



 


Fonte: Reprodução / Instagram
Comentar

Primeira e segunda doses da vacina contra Covid-19 serão aplicadas na zona rural de Amarante nesta terça-feira (13/07), a partir das 14h. O público alvo são pessoas com idade entre 40 a 59 anos.

 


Fonte: Reprodução / Instagram
Comentar

Compartilhar Tweet 1



 


Fonte: Reprodução / Instagram
Comentar
Aluguel Social · 09/07/2021 - 08h47 | Última atualização em 09/07/2021 - 08h49

Famílias que viviam em casarão abandonado ganham moradia em Amarante


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Amarante retirou de um casarão abandonado seis famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social e transferiu para casas alugadas pelo programa Viver Bem Aluguel Social, lançado pelo prefeito Diego Teixeira e pela secretária de Assistência Social, Ana Tércia Teixeira, nesta quinta-feira (08/07). 

O programa é uma extensão do programa Viver Bem, que constrói casas para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Agora, além de construir casas para as famílias que mais precisam, vamos também alugar para que mais gente tenha uma moradia digna, com segurança

A secretária Ana Tércia explica que as famílias contempladas pelo programa são acompanhadas pelas equipes da Assistência Social.

Fizemos várias visitas e identificamos a situação precária em que essas famílias viviam


SOBRE O PROGRAMA

O Viver Bem é o maior programa habitacional de Amarante, realizado com recursos próprios da Prefeitura. É uma ação de proteção social que garante a inclusão de famílias em situação de risco com construção ou aluguel de casas.  As famílias contempladas são acompanhadas pela secretária de Assistência Social e o critério de seleção é o grau de vulnerabilidade social.

 


Fonte: Com informação da assessoria
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os profissionais de Amarante estão participando do Curso de Extensão promovido pela UFPI para dentistas e técnicos em saúde bucal, com um tema de grande importância: saúde bucal para gestantes. 

 


Fonte: Reprodução / Instagram
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Veja nota de esclarecimento publicada pela prefeitura de Amarante, através de Secretaria de Saúde: todas as vacinas aplicadas em Amarante estavam dentro do prazo de validade. Leia:

 


Fonte: Reprodução / Instagram
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dia 2 de julho, o município de Amarante vacina pessoas de 40 a 44 anos contra a Covid-19 na zona rural, a partir de 8h.

 


Fonte: Reprodução / Instagram
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A iluminação pública já realidade no bairro Novo Amarante, no município de Amarante. A gestão está implantando a rede com lâmpadas de LED, o que deixará o bairro mais iluminado e mais seguro, livre das ligações clandestinas. Um investimento feito com recursos próprios.

 


Fonte: Reprodução / Instagram
Comentar

Prefeitura Municipal de Amarante, torna público, que realizará licitação na modalidade Pregão Eletrônico n° 022/2021. Objetivando a prestação de serviços de transporte eletivo de passageiros para a Secretaria Municipal de Saúde.

Cadastramento das propostas: até (09/07), às 8h.

Abertura das propostas: (09/07), a partir 9h.

Fase de disputa de lances: (09/07), a partir das 9h30.

Endereço eletrônico: bb net licitações e portal do TCE-PI.

Endereço da sala da CPL: Praça Quincas Castro, n° 15, Centro, Amarante-PI.

Correio eletrônico: cpl.pmamarante@gmail.com.

Horário de atendimento: segunda à sexta, de 7h30 às 13h30.

Mais informações na imagem:

    Jornal Meio Norte

 


Fonte: Jornal Meio Norte
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Prefeitura Municipal de Amarante, torna público, que realizará licitação na modalidade Pregão Eletrônico n° 020/2021. Objetivando a contratação de empresa para o fornecimento parcelado de Pneus, Câmaras de Ar e Protetores, para atender necessidades dos órgãos da Administração Municipal da Prefeitura Municipal de Amarante-PI.

Contratante: Prefeitura Municipal de Amarante.

Contratado: Alvorada Comércio de Pneus Eireli-EPP.

Vigência: (18/06) à (31/12), 6 (seis) meses da data da Assinatura.

Data assinatura: (18/06).

Mais informações na imagem:

    Jornal Meio Norte

 


Fonte: Jornal Meio Norte
Comentar

Compartilhar Tweet 1



 


Fonte: Reprodução / Instagram
Comentar
Dois novos casos · 25/06/2021 - 11h45

Boletim: Amarante tem nove casos ativos de Covid-19


Compartilhar Tweet 1



 


Fonte: Reprodução / Instagram
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Amarante, através da CPL, torna público que se encontra a disposição dos interessados, a licitação na modalidade Pregão Eletrônico SRP n°020/2021, do tipo menor preço por item e adjudicação por item. Tendo como objeto contratação de empresa para a prestação dos serviços de confecção de prótese dentária, para atender necessidades da Secretaria Municipal de Saúde-PMA-PI.

Data e horário da abertura: (08/07), às 9h30.

Local: Licitações do Banco do Brasil.

Edital: à disposição dos interessados na Praça Quincas, n° 15, Centro, Amarante-PI, no site do TCE-PI, no site do BB licitações.

Informações: CPL- Prefeitura Municipal de Amarante-PMA-PI, e-mail: cpl.pmamarante@gmail.com.

Mais informações na imagem:

    Jornal Meio Norte

 


Fonte: Jornal Meio Norte
Comentar
Primeira e segunda doses · 20/06/2021 - 08h53 | Última atualização em 20/06/2021 - 09h54

Amarante segue com a vacinação contra Covid-19 neste domingo (20)


Compartilhar Tweet 1



Domingo (20/06) é dia de vacinação nas zonas urbana e rural de Amarante. O município avança na aplicação da primeira e segunda dose e a lista de vacinados só cresce.

Haverá segunda dose da AstraZeneca para quem tem de 65 a 69 anos e 70 a 74 anos e tomou a primeira dose até dia 30 de março.

E haverá primeira dose para quem tem entre 50 e 54 anos. 

 


Fonte: Reprodução / Instagram
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Amarante está com uma ação de revitalização da iluminação pública, substituindo lâmpadas antigas por modelos de LED. E tem mais novidade: ainda este semestre o bairro Novo Amarante será todo iluminado.

 


Fonte: Reprodução / Instagram
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito Diego Teixeira está cumprindo agenda em Brasília em busca de mais recursos para Amarante. Acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Sebastião Campelo, e do vereador Itamar.

Fomos ao gabinete da deputada federal Iracema Portella, onde solicitamos recursos para a saúde e um ambulância. Em seguida, nos reunimos com o presidente do FNDE, Marcelo Pontes, para alinhar recursos destinados pela deputada Iracema e do senador Ciro Nogueira para a compra de um ônibus escolar, aparelhos de ar condicionado e um caminhão frigorífico para o transporte de merenda escolar.

 


Fonte: Reprodução / Instagram
Comentar

Compartilhar Tweet 1



No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Amarante fez uma ação de conscientização. Foi falado sobre a importância da preservação, das ações sustentáveis e de como cada um pode contribuir para um mundo melhor.

É uma sementinha que a gente planta agora para colher no futuro, por isso, simbolicamente distribuímos mudas de plantas!

 

 


Fonte: Reprodução / Instagram
Comentar