O prefeito Diego Teixeira de Amarante, como presidente da AMPAR, convida os gestores municipais do Médio Parnaíba a participarem da palestra "Os municípios e a arrecadação das Receitas próprias e de Transferência" e a palesta "Arrecadação da COSIP e Débitos de Consumo de Energia de Prédios Público: Possibilidades de Negociação/Parcelamento".

As palestras acontecem no Auditório Poty, no Manhattan River Center, das 15h às 18h, nesta segunda-feira (21/01).

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Amarante está na rota do Rally Piocerá 2019, e nessa terça-feira (22/01) às 5h30, os primeiros competidores largam do Parque Potycabana rumo a cidade de Floriano, no sul do Estado, passando por cidades com Médio Parnaíba como Monsenhor Gil, Miguel Leão e Amarante, onde os pilotos devem fazer paradas estratégicas.

E as 9h da manhã os trilheiros estarão concentrados na Praça Altamiro de Arêa Leão.

Em seguida a prova segue durante a semana rumo a cidade de Picos ainda no Estado do Piauí e adentrar ao Estado do Ceará, na cidade de Iguatu, até chegar em Juazeiro do Norte, em 25 de janeiro.

    Fotos: Reprodução

 


Fonte: Com informações da Tribuna 316
Comentar
Operação Parnaíba · 20/01/2019 - 10h15 | Última atualização em 21/01/2019 - 08h01

Prefeito Diego Teixeira participa de solenidade de abertura do Projeto Rondon


Compartilhar Tweet 1



O Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, realizou no sábado (19/01) a Cerimônia de Abertura da Operação Parnaíba. 

O prefeito Diego Teixeira de Amarante, um dos municípios contemplados, esteve presente no momento. A solenidade, que aconteceu no auditório da OAB-PI, e também contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, a governadora em exercício, Regina Sousa.

O Projeto Rondon é uma ação coordenada pelo Ministério da Defesa que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, une esforços com as autoridades municipais e as lideranças comunitárias, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania. O Projeto, orientado pelos princípios da democracia, responsabilidade social e defesa dos interesses nacionais tem dois grandes objetivos: a formação do jovem universitário como cidadão e o desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes.

 


Fonte: AsCom / APPM
Comentar
Verdadeira imersão cultural · 18/01/2019 - 16h02 | Última atualização em 18/01/2019 - 16h24

Amarante | Expedição Sertão Colonial visita o Lira Eco Parque


Compartilhar Tweet 1



Teve início na manhã desta sexta-feira (18/01) a Expedição Sertão Colonial, que tem como objetivo ser uma verdadeira imersão cultural e histórica por cidades do Piauí.

O evento iniciou no Parque Floresta Fóssil, em Teresina, onde os participantes puderam conhecer um pouco da programação e da importância arqueológica do local.

Em seguida o grupo com mais de 70 pessoas, incluindo personalidades de vários  seguimentos da sociedade piauiense, seguiram rumo a cidade de Amarante, com uma parada da Gruta de Betânia, às margens da BR-316.

Em Amarante, os participantes visitaram o Lira Eco Parque, onde almoçaram e seguiram para o Centro da cidade.

 

Comentar
Em Amarante · 17/01/2019 - 10h25

Expedição Sertão Colonial visitará Amarante


Compartilhar Tweet 1



O Piauí receberá no próximo final de semana um evento que será uma verdadeira imersão na história do estado. Nos dias 18 e 19 de janeiro a Expedição Científica Sertão Colonial vai passar pelas cidades de Oeiras, Amarante, Campinas do Piauí, Simplício Mendes e Santo Inácio do Piauí, com o objetivo de debater sobre políticas de conservação e proteção do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico piauiense.

Programação de 19 de Janeiro
8h - Partida para Campinas do Piauí

9h - Santo Inácio do Piauí (visita ao Banheiro dos Padres Jesuítas)

10h - Visita a Fábrica de Lacticínios (Campinas do Piauí)

12h - Almoço (Leitura e subscrição da Carta de Campinas do Piauí)

14h - Retorno a Teresina

14h30 - Simplício Mendes (Homenagem à memória do médico e humanista Dr. Isaías Coelho na praça que leva seu nome)

Confira mais clicando aqui

 

Comentar
Onde vai funcionar escola · 16/01/2019 - 08h24

Prefeitura inicia reforma da antiga sede da Uespi de Amarante


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Amarante, através da Secretaria Municipal de Educação, deu início aos serviços de limpeza e reforma da antiga sede do Núcleo da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), pertencente ao município desde agosto de 2018.

A espaço, segundo o secretário de Educação Ironilson Lima, vai abrigar uma das escolas públicas do município. “Nós vamos ainda fazer um estudo para sabermos qual das escolas do município irá ocupar a antiga sede da Uespi.”

“A gente fica otimista demais ao ver um prédio como o prédio onde funcionava a Uespi com estrutura gigantesca, principalmente na prática do esporte, pois contamos lá com duas quadras que vamos revitalizar. Quando a gente concluir a reforma, vamos ter uma das melhores estruturas para uma escola do município, isso nos deixa radiante porque a aprendizagem inicia com um ambiente escolar acolhedor”, disse o secretário.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar
No dia 22 de janeiro · 15/01/2019 - 14h55 | Última atualização em 18/01/2019 - 17h25

Largada oficial do Rally Piocerá Bike 2019 será em Amarante


Compartilhar Tweet 1



A programação do Rally Piocerá Bike 2019 está definida, segundo a organização do evento. A largada oficial, que será em Amarante no próximo dia 22 de janeiro, vai acontecer por volta das 9h e terá como destino a cidade de Floriano.

O percurso será de 82 km com previsão de chegada do primeiro atleta às 12h na avenida Beira Rio, em Floriano, num tempo máximo de 5 horas para o percurso.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Amarante. Em seu perfil no Facebook, o prefeito Diego Teixeira disse estar feliz com o Rally Piocerá Bike, que pela primeira vez tem largada oficial em Amarante.

“Estou muito feliz com esta realização! O momento está sendo aguardado pelo público com a expectativa de ser um dos mais importantes acontecimentos do gênero em Amarante”, disse gestor.
 
Para a largada oficial, que vai acontecer na avenida Desembargador Amaral, haverá aproximadamente 150 ciclistas, de acordo com a organização, de várias partes do Brasil. 

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os foliões de Amarante já se preparam para a prévia do Zé Pereira 2019 do Bloquinho Muvuca, evento que vai acontecer no dia 9 de fevereiro, a partir das 15h com percurso nas principais ruas e avenidas de Amarante.

A concentração, de acordo com a organização, vai acontecer no depósito de bebidas da Cláutenes, na rua Prefeito Enoque Silva.

O percurso terá a seguinte ordem: ruas Prefeito Enoque Silva, Petrônio Portela, Avenidas Afrânio Filho e Dirceu Arcoverde, ruas 13 de junho, João Ribeiro Gonçalves Filho, Da Costa e Silva e avenida Desembargador Amaral.

De acordo com a organização, haverá bebida liberada para quem estiver com o Kit do Bloquinho Muvuca, que será composto de pulseira, abadá, copo e pulseira e pode ser adquirido no valor de R$ 30,00.

O evento será animado pela banda Chamegâo Turbinado. Para quem deseja patrocinar o bloco, o valor é de R$ 80,00, com divulgação dos apoiadores no abadá e durante o trajeto.

 


Fonte: Somos Notícia
Comentar
Pré - Zé Pereira: · 15/01/2019 - 08h21 | Última atualização em 15/01/2019 - 08h58

Bloquinho Muvuca Abre o período carnavalesco em Amarante. No dia 09 de Fevereiro.


Compartilhar Tweet 1



No dia 09/02, em Amarante o Bloquinho Muvuca, irá abrir o período carnavalesco, com uma brincadeira que promete movimentar a cidade.

As vendas iniciarão, na próxima quarta-feira, no valor de 30 reais. 

Os foliões que adquirirem o vale abadá terão direito a Camiseta, Copo, Pulseira e bebida liberada durante o percurso.

O percurso contará também com a banda chamegão turbinado.

Mais informações no Instagram do Bloquinho @Bloquinho_Muvuca Amarante e com os organizadores e apoiadores; David Williams, Luan Brandão, Lucas Soares, José Carlos Rodrigues, Wemily Sousa e Aluízio Fernandes.


Fonte: Organização do bloco.
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Saúde realizou mais uma reunião envolvendo Equipes de Saúde da Família (ESF). O encontro aconteceu nesta segunda-feira (14/01). O objetivo é dar continuidade ao planejamento das ações para o ano de 2019.

“Nessas atividades estamos dando continuidade ao que vinha sendo feito, agora por equipes. São avaliações das ações de saúde de 2018 e planejamento das ações de 2019”, explicou a coordenadora de Atenção Básica, Fátima Noleto.

“Esses encontros são importantes em razão do monitoramento e acompanhamento necessários para o alcance das metas estabelecidas ainda na etapa de planejamento”, afirmou a secretária de Saúde Antônia Carvalho.

“Houve uma reunião de planejamento para definir o monitoramento e acompanhamento, o que será importante para o alcance dos indicadores de Saúde em nosso município”, disse o prefeito Diego Teixeira em seu perfil no Facebook, parabenizando às equipes de saúde.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar
Vigilância noturna de Amarante · 12/01/2019 - 12h17 | Última atualização em 12/01/2019 - 12h33

Suspeito de assalto e tentativa de arrombamento é capturado pelo CRC Segurança em Amarante


Compartilhar Tweet 1



Uma tentativa de arrombamento no Centro de Amarante e um assalto resultaram na captura e prisão de um suspeito identificado como Mantega, por volta das 21h dessa sexta-feira (12/01).

A captura foi feita pela equipe do ‘CRC Segurança’ – de vigilância noturna em Amarante, que, ao ser informada do arrombamento à loja Mundo Infantil, conseguiu capturar o suspeito.

“O Mantega não conseguiu arrombar a loja e saiu caminhando. Por trás do portão que ele arrebentou havia outra porta. A gente estava na sede quando recebeu o chamado e fomos ao local. Achamos estranho quando ele passou por nós, correndo na rua Mateus Avelino. Fomos à loja e, pelas informações que obtivemos, logo desconfiamos dele. Voltamos para procurá-lo e vimos uma moça que tinha sido assaltada naquele instante por ele, que tentou descer o morro que dá acesso ao Cajueiro. Passamos o rádio para o nosso segurança e conseguimos capturá-lo”, explicou o integrante da equipe.

 


Fonte: Somos Notícia
Comentar
Oficinas em várias áreas · 11/01/2019 - 16h17

Amarante | Abertura oficial do Projeto Rondon será segunda-feira (21/01)


Compartilhar Tweet 1



Universitários voluntários do Brasil estarão em Amarante a partir do próximo dia 21 por meio do Projeto Rondon com execução de oficinas aos jovens do município. 

Até o dia 1º de fevereiro, a população de Amarante vai ter à sua disposição oficinas em várias áreas, através da Operação Parnaíba, que também vai contemplar diversas cidades do Piauí.

A ação tem finalidades como estimular a transformação social nas áreas de atuação do Projeto, que é resultado de uma ação do Ministério da Defesa em parceria com a prefeitura municipal, por meio das secretarias de Educação, Cultura e Turismo, Assistência Social e Saúde.

O ato solene de abertura do projeto, segundo informações, está marcado para o dia 21 de janeiro, ficando para o dia seguinte o início das oficinas, que terão temáticas nas áreas da Saúde, Educação, Direitos Humanos, dentre outras.

 

 


Fonte: Somos Notícia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Desafio Bike Day Audax do Rally Piocerá 2019 acontece de 21 a 25 de janeiro e o município de Amarante está na rota. E dia 22 de janeiro os participantes da prova estarão ocupando o município, de onde se iniciará a prova. 

Esse contará com provas pontuais nas cidades que passaram na 32ª Edição do Rally. 

Confira a programação do Desafio Bike Day Audax:

1º Dia 22/01/2019: Amarante - Floriano
2º Dia 23/01/2019: Oeiras - Picos
3º Dia 24/01/2019: Circuito em Iguatu
4º Dia 25/01/2019: Circuito no Cariri

 


Fonte: Reprodução / Rally Cerapio Rally Piocerá
Comentar
Várias autoridades presentes · 10/01/2019 - 16h12 | Última atualização em 10/01/2019 - 17h32

Prefeito Diego Teixeira de Amarante marca presença na posse da diretoria da APPM


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Amarante, Diego Teixeira, esteve presente, na manhã desta quinta-feira (10/01), na posse da nova diretoria da Associação Piauiense dos Municípios (APPM). O evento foi realizado no auditório da Associação e o prefeito de Água Branca, Jonas Moura (PSD), assumiu o seu primeiro mandato à frente da presidência.

Compondo toda a diretoria está o prefeito Tairo Mesquita, de Santo Inácio do Piauí, como 1º vice-presidente, como 2º vice o prefeito de Batalha, João Messias, como 3ª vice a prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita de Castro. Para secretário geral assume o prefeito de  Marcolândia, Francisco Pedro, como 1º secretária a prefeita Ceiça Dias, de Valença do Piauí, e 2º secretário o prefeito José Valdinar, de Padre Marcos.

O evento contou ainda com outras autoridades políticas, como o governador Wellington Dias.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Saúde reuniu na manhã desta quarta-feira (09/01) profissionais das equipes de trabalho para avaliação das ações de 2018.

O encontro foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 8h, com profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

“Com base nas informações analisadas, estamos planejando as ações para 2019, e definindo as coordenações e apoios para estarem nos ajudando este ano no monitoramento e acompanhamento de todas as equipes”, afirmou a secretária de Saúde Antonia Carvalho.

“Esse acompanhamento da secretária e o empenho dos profissionais, sem dúvida, vão possibilitar que as ações cheguem mais rapidamente e com maior eficácia”, considerou o prefeito Diego Teixeira em seu perfil numa rede social.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar
Prevenção de doenças · 09/01/2019 - 14h21

Prefeitura de Amarante intensifica as ações de limpeza na cidade


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Amarante, através da Limpeza Urbana, mantêm o cronograma de serviços de limpeza por toda a cidade, intensificando estas ações no início do ano, nesse período chuvoso em Amarante. As informações são do Portal C7.

O planejamento para o mês de janeiro conta com ações de capina, roçagem, varrição, coleta domiciliar e remoção de lixo em pontos de descarte irregular.

As ações atendem a uma determinação do prefeito Diego Teixeira para garantir uma cidade mais limpa, além de contribuir para a prevenção de doenças e também para facilitar o escoamento das águas das chuvas, evitando pontos de acúmulo em diversos bairros da cidade ocasionado pelo descarte irregular de lixo.

A gestão Municipal informa que a limpeza na cidade abrange diversas áreas e traz benefícios à população. 

    Foto: Reprodução

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, está avançando na aração de terras iniciada há quase 30 dias na zona rural do município.

O secretário Gonçalo Filho assegura que o serviço já contemplou várias localidades. “Estamos arando 01 hectare para cada trabalhador rural, e estamos avançando muito bem com muitas localidades já atendidas.”

Voltada a lavradores vinculados ao programa da Agricultura Familiar, a aração de terras iniciou no município há quase 30 dias.

O programa, segundo o secretário, já atendeu agricultores das seguintes comunidades: Poço Danta, Bonito, Periperi, Gonçalo Alves, São José e Canto, e está concluindo Ponta da Várzea, Saco da Boa Vista, Dois Coqueiros e Saco da Cachoeira.

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de Amarante
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O público de Amarante, São Francisco do Maranhão e região está sendo convidado para participar da Vaquejada da Fazenda Carocustou, que vai entregar no dia 16 de fevereiro R$ 7 mil em prêmios. A informação é do proprietário do estabelecimento, Israel Severo.

Este ano, de acordo com a organização, a premiação será de R$ 5 mil para a pega de boi no limpo na categoria profissional e R$ 2 mil na categoria amador, conforme informações a seguir:

1º lugar: R$ 2 mil;
2º lugar: R$ 1 mil;
3º lugar: R$ 500,00;
4º lugar: R$ 500,00;
5º lugar: R$ 500,00;
6º lugar: R$ 500,00.

Para a categoria amador, serão de duas a quatro vagas, que também terão a premiação com base nos valores definidos pela organização.

As senhas para a categoria profissional têm um custo simbólico de R$ 50,00. Na categoria amador, uma custa R$ 80,00 e três custam R$ 200,00. Os interessados devem garantir a vaga com antecedência.

 


Fonte: Somos Notícia
Comentar
Biênio 2019/2020 · 03/01/2019 - 14h19 | Última atualização em 03/01/2019 - 14h24

Câmara Municipal de Amarante realiza posse da nova mesa diretora Biênio 2019/2020


Compartilhar Tweet 1



No início da noite desta quarta-feira (02/12), a legisladora Mylana Vilarinho (PT) foi empossada ao cargo de presidente da Câmara de Vereadores de Amarante, devendo permanecer à frente da nova Mesa Diretora durante o biênio 2019/2020.

Ela assume a presidência, e o vereador Juliano Ayres (PSD) deixa o comando, finalizando o primeiro biênio 2016/2018. A nova Mesa Diretora recebeu as boas-vindas dos demais membros do Legislativo Municipal e também do público que compareceu à Câmara de Vereadores.

A nova mesa diretora do Poder Legislativo do município passa a ter a seguinte composição.

1 – Mylana Vilarinho (presidente);
2 – Cleiton Moura (vice-presidente);
3 – Aldeci Azevedo ( 1º secretário) e 
4 – Márcio Prado (2º secretário).

Além da sociedade civil, participaram representantes da administração municipal e convidados como o ex-prefeito de Amarante, Francisco Câmara.

 


Fonte: Somos Notícia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou o Réveillon de Amarante com grande público na avenida Desembargador Amaral.

O evento aconteceu com a animação de Fábio Abelha, Garota Estilosa, Xamegão Turbinado, Pegada do Ghettho, Shock Musical, e também Os Meninos de Barão.

“A melhor maneira de encerramos o ano é nos confraternizando com público. Essa festa de Réveillon acontece, a exemplo do ano passado, com grande participação dos amarantinos e de cidades vizinhas. O que é maravilhoso é que o prefeito valoriza os talentos da terra e contratou bandas locais”, considerou o secretário Ronaldo Brandão.

O prefeito Diego Teixeira agradeceu ao público pela presença do público. Em seu perfil ele afirmou que “a presença de todos foi o maior brilho da grande festa de Réveillon em Amarante”.
 

 

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de Amarante
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou o Réveillon de Amarante com grande público na avenida Desembargador Amaral.

O evento aconteceu com a animação de Fábio Abelha, Garota Estilosa, Xamegão Turbinado, Pegada do Ghettho, Shock Musical, e também Os Meninos de Barão.

“A melhor maneira de encerramos o ano é nos confraternizando com público. Essa festa de Réveillon acontece, a exemplo do ano passado, com grande participação dos amarantinos e de cidades vizinhas. O que é maravilhoso é que o prefeito valoriza os talentos da terra e contratou bandas locais”, considerou o secretário Ronaldo Brandão.

O prefeito Diego Teixeira agradeceu ao público pela presença do público. Em seu perfil ele afirmou que “a presença de todos foi o maior brilho da grande festa de Réveillon em Amarante”.

 


Fonte: Somos Notícia
Comentar

A Prefeitura Municipal de Amarante vai instalar duas ‘Academias da Saúde’ em Amarante, uma no bairro Cajueiro e outra em Areias.

A conquista foi anunciada pelo prefeito Diego Teixeira em seu perfil numa rede social. Segundo ele, a ação é fruto de uma iniciativa da deputada federal Iracema Portella e do senador Ciro Nogueira.

“Através da deputada federal Iracema Portella e do senador Ciro Nogueira, conseguimos cadastrar e empenhar duas academias da Saúde, que serão devidamente instaladas nos bairros Cajueiro e Areias, em Amarante”, disse ele.

O gestor completou ainda dizendo que “trata-se de uma estratégia adotada de promoção da saúde por meio de práticas corporais e atividades físicas, como também de educação em Saúde”.

 


Fonte: Academia
Comentar
Um grito pela Paz · 27/12/2018 - 08h28

Vidal Carvalho será homenageado em Amarante com sarau


Compartilhar Tweet 1



Nesta quinta-feira (27/12), em Amarante, vai ser realizado um Sarau em homenagem ao policial e também poeta amarantino, Vidal Carvalho.

O evento, intitulado “Um grito pela Paz”, vai acontecer na churrascaria Novo Point, onde funcionava a churrascaria do Doutor, em frente ao Mercado Público, a partir das 20h.

Como parte da programação, haverá música ao vivo e declamação de poesias, segundo a organização. “Algumas poesias serão declamadas por artistas e atores de Amarante. Esse momento será justamente para homenagear meu irmão e para dar um grito em prol da paz, exigindo mais segurança para todos. Eu acho que vai ser um momento muito importante de fortalecimento e de energias positivas”, afirmou Valdemar Santos, irmão de Vidal Carvalho.

Ainda como compositor, o amarantino teve participação no VII Concurso Músicas Carnavalescas, pela Prefeitura de Teresina, em fevereiro deste ano.

 


Fonte: Somos Notícia
Comentar
Na Av. Desembargador Amaral · 27/12/2018 - 07h54

Prefeitura de Amarante anuncia as atrações para o Réveillon


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Amarante vai realizar pelo segundo ano consecutivo, o Réveillon aos amarantinos. O evento vai acontecer na Av. Desembargador Amaral, a partir das 20h.

De acordo com o prefeito Diego Teixeira, estão confirmadas as seguintes atrações: Fábio Abelha, Garota Estilosa, Xamegão Turbinado, Pegada do Ghettho, Shock Musical, além de Os Meninos de Barão.

O secretário de cultura e turismo, Ronaldo Brandão, afirmou que “a definição das bandas traz o objetivo de valorizar e reconhecer os talentos da terra”.

“Estão todos convidados”, disse o prefeito em seu perfil numa rede social. O gestor considera também que “é um orgulho para Amarante a participação de talentos locais num evento tão importante como o Réveillon”.

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de Amarante
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Alunos do Projeto Mediotec Solidário fizeram a entrega de cestas básicas em comunidades rurais de Amarante neste domingo (23/12).

A ação solidária contou com uma parceria da Rotary Club de Amarante e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A entrega aconteceu na manhã desse domingo, beneficiando 65 famílias das localidades Chapada do Bacuri, Recanto e Flor de Maio.

De acordo com a apoiadora pedagógica do Pronatec / Mediotec em Amarante e também integrante da Rotary Clube, Inês de Sousa Filha, parte do bairro Escalvado, também foi contemplada.

 


Fonte: Somos Notícia
Comentar