Dias 22 e 23 · 16/11/2018 - 14h19 | Última atualização em 16/11/2018 - 16h43

Prefeitura de Amarante realizará o 1º Salão do Livro em novembro


Compartilhar Tweet 1



Nos dias 22 e 23 de novembro, a prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai realizar o 1º Salão do Livro de Amarante (Saliamar), homenageando o poeta Da Costa e Silva.

O evento irá acontecer na Praça Gil Nunes, em frente à Casa de Cultura Odilon Nunes, a partir das 8h.

O evento, que traz como tema ‘Amarante, o despertar da poesia – Da Costa e Silva: Memória e Resgate’, vai acontecer no mês do nascimento do poeta, falecido em 1950, aos 64 anos.

No ato de abertura, haverá a participação da banda Nova Euterpe de Amarante, e ainda o pronunciamento das autoridades convidadas para o evento.

 


Fonte: Ascom/Prefeitura de Amarante
Comentar
Em Amarante · 15/11/2018 - 11h18 | Última atualização em 15/11/2018 - 17h37

Prefeitura de Amarante realiza audiência pública de prestação de contas


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Amarante realizou na tarde desta quarta-feira (14/11) a 4ª Audiência Pública de Prestação de Contas do município.  Secretários da administração municipal apresentaram ao público o espelho das ações e serviços realizados à população durante o ano de 2018.

O evento, realizado na Câmara de Vereadores e aberto pelo secretário de Gabinete - Josineide Amorim, contou também com a apresentação da proposta orçamentária para o ano de 2019, que deve ainda ser votada pelos legisladores.

"Nós da atual gestão estamos felizes por tudo o que conseguimos realizar em meio a tantas dificuldades e muitas lutas que tivemos  este ano", disse Josineide ao considerar que, apesar das dificuldades, o município "tem conseguido avançar".

Questionado sobre os reflexos dos números de receitas e despesas, o assessor contábil da prefeitura, João Viana, considerou que o cenário de queda das receitas tem sido o maior problema do município.


 

 


Fonte: AsCom
Comentar
Interesse dos alunos · 14/11/2018 - 17h05 | Última atualização em 14/11/2018 - 17h06

Feira de Ciências da Natureza mostra o cotidiano de alunos da escola Polivalente em Amarante


Compartilhar Tweet 1



Os alunos de Tempo Integral do Polivalente de Ensino Médio realizaram, nessa segunda-feira (12/11), a I Feira de Ciências da Natureza.

O evento envolveu as disciplinas de Física, Química e Biologia sob a responsabilidade dos professores Rita de Cássia e Carlos Eduardo, tendo ainda o envolvimento dos professores do Integral que participaram da organização, orientação e decoração do espaço.

Os alunos realizaram exposições com experimentos e amostras de Química, Física e Biologia, relacionando teoria e prática envolvendo situações do cotidiano dos alunos.

“Uma feira de Ciências desperta o interesse dos alunos, pois através das experiências eles passam a compreender certos conceitos e métodos trabalhados em sala de aula”, afirmou a diretora Maria Edivânia.

O objetivo do evento é integrar conhecimentos de forma interativa e dinâmica. Os alunos colocaram em prática todos os assuntos vistos ao longo do ano.

 


Fonte: Somos Noticia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Amarante, Diego Teixeira também considera que o Sistema Municipal vai possibilitar grandes mudanças na Cultura do município. “Essa votação é muito importante para Amarante, pois o Sistema Municipal vai alavancar nossa Cultura e nos trazer mecanismos que vão possibilitar melhorias no exercício da cidadania do nosso povo. Sem dúvida, a Cultura de Amarante se fortalece com esta conquista e todos nós só temos a ganhar”.

Na noite de terça-feira (13/11), a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, durante sessão ordinária, o projeto elaborado pela Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que visa a criação do Sistema Municipal de Cultura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na noite desta terça-feira (13/11), a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, durante sessão ordinária, o projeto elaborado pela Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que visa a criação do Sistema Municipal de Cultura.

Depois apresentar o projeto em sessão anterior, o secretário municipal de Cultura, Ronaldo Brandão, acompanhou a votação durante a sessão desta terça-feira. Ele considera que foi dado um passo essencial, que se configura como uma das mais importantes etapas para o fortalecimento da Cultura de Amarante.

“A gente fez a adesão ao Sistema Nacional de Cultura e estamos agora passando por esta importante etapa. É uma contribuição que estamos dando à Cultura de Amarante. Agora, o Sistema Municipal é que vai dar os rumos da Cultura do nosso lugar. Esse é um momento ímpar a todos nós”, disse ele.

 

 

    Fotos: AsCom
    Fotos: AsCom

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar
Mais precisão as tributações · 14/11/2018 - 11h10 | Última atualização em 14/11/2018 - 11h33

Câmara dos Vereadores aprova projeto de Lei que vai implantar Nota Fiscal Eletrônica em Amarante


Compartilhar Tweet 1



A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, na noite desta terça-feira (13/11), o projeto de lei do executivo municipal que vai implantar a partir de janeiro do próximo ano a Nota Fiscal eletrônica no município.

O projeto foi apresentado pelo chefe do Setor Tributário da Prefeitura de Amarante, Antonio José. Segundo ele a informatização do sistema de emissão de notas vai permitir também um avanço aos prestadores de serviço.

A nova modalidade vai possibilitar uma fiscalização mais ampla, além de acompanhar com mais precisão as tributações.

O prefeito Diego Teixeira considera um avanço para o município a implantação do novo documento fiscal. “O novo documento fiscal representa um avanço ao nosso município como também às empresas de Amarante”, disse o prefeito.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Amarante, Diego Teixeira, esteve na manhã desta terça-feira (13/11), na sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) em Teresina para finalizar um convênio de perfuração de poços em Amarante.

Durante a visita, ele esteve com o coordenador estadual do Dnocs, Djalma Bezerra Policarpo e pediu brevidade no atendimento ao município.

Segundo o gestor, a medida vai suprir grande parte da necessidade de famílias da zona rural de Amarante. O convênio vai possibilitar a perfuração de 10 poços na zona rural.

A informação foi dada com satisfação pelo gestor nas redes sociais. “Estivemos finalizando um convênio para perfuração de dez poços artesianos no município de Amarante. Vamos com esta ação garantir o acesso à água potável em regiões e comunidades que têm dificuldades no abastecimento d’água”.

 

 

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na última sexta-feira (09/11), a prefeitura municipal de Amarante, junto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, fez entrega de peixes para os moradores da zona urbana do município.

Ao todo foram distribuídos 500 Kg às famílias dos bairros Alto Alegre, Areias e Limoeiro, como também na casa rural e no casarão. A ação acontece em todo o município por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“O nosso olhar está na segurança alimentar e na questão nutricional. Ontem fizemos entrega de peixes, mas damos acesso também a frutas e verduras, tanto na cidade quanto na zona rural”, afirmou a secretária Ana Tércia.

O prefeito Diego Teixeira disse que a distribuição é feita com foco nas famílias de baixa renda. “A entrega é feita de modo descentralizado visando favorecer famílias de baixa renda. Vez por outra, essa entrega acontece também na zona rural por meio do PAA”.

 

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar
Assembleia do mês · 09/11/2018 - 18h12 | Última atualização em 09/11/2018 - 18h31

STR entrega 3,6 mil kg de milho e feijão para agricultores de Amarante


Compartilhar Tweet 1



O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Amarante (STR) realizou a assembleia do mês, na manhã desta sexta-feira (09/11). Durante o encontro, houve a entrega de sementes aos agricultores.

A entrega de sementes, segundo a entidade, é parte do pagamento da multa de 80 mil, contraída pela diretoria anterior, que será paga em três etapas: a primeira com kits de irrigação, entrega feita em abril deste ano; a 2ª com sementes, entrega realizada, hoje (09/11); e a 3ª a ser definida pela atual diretoria em comum acordo com o Ministério do Trabalho. Ao todo, 500 agricultores foram beneficiados com a entrega das sementes.

A assembleia também aprovou por unanimidade a previsão orçamentária para o ano de 2019, apresentada pela contadora da entidade, Márcia Gleice.

Participaram do evento, representantes jurídicos do STR, membros da Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetag) e um representante do Banco do Nordeste.

 


Fonte: Somos Noticia
Comentar

A prefeitura municipal de Amarante, na gestão do prefeito Diego Teixeira, realizou na noite desta quinta-feira (08/11), a solenidade de inauguração do novo posto de saúde e das obras de calçamento do Povoado Conceição, na zona rural da cidade, que foram realizados através de emendas parlamentar.

Na oportunidade, estiveram presentes o senador Ciro Nogueira, os deputados estaduais Júlio Arcoverde, João Madison e Cicero Magalhães, além do secretário estadual de Saúde Florentino Neto, representado o governador Wellington Dias.

 


Fonte: Reprodução / Facebook
Comentar
Segunda etapa · 08/11/2018 - 18h04 | Última atualização em 08/11/2018 - 18h10

Adapi deve imunizar 12.500 animais contra a febre aftose no município de Amarante


Compartilhar Tweet 1



A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), está realizando a segunda etapa de imunização contra a febre aftosa em todo o estado.

De acordo com o órgão, em Amarante há 12.5 mil bovinos, que devem ser vacinados. “Os criadores da nossa área de atuação são parceiros nossos, e têm contribuído bem com os índices vacinais no estado do Piauí”, afirmou o médico veterinário da Adapi em Amarante, Gerardo Lira.

Segundo ele, nessa etapa de vacinação, somente devem ser imunizados os animais de até 2 anos. A meta é vacinar 100% do rebanho.

O gerente de Defesa Sanitária Animal da Adapi no estado, Idílio Moura, recomenda que os criadores não deixem de declarar a vacinação na Adapi.

“Nós pedimos a todos os criadores de bovinos e bubalinos que efetuem a vacinação dos seus animais até o dia 30 de novembro, e até o dia 15 de dezembro faça a certificação ou a declaração da vacinação dos animais nos escritórios da Adapi onde o criador é cadastrado”, disse o gerente.

 


Fonte: Somos Notícia
Comentar
Com várias atividades · 07/11/2018 - 07h42 | Última atualização em 07/11/2018 - 08h17

Prefeitura de Amarante vai realizar um dia de ações sociais na comunidade Conceição


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Amarante realizará um dia de ações sociais, na comunidade Conceição, zona rural do município, nesta quinta-feira (08/11).

De acordo com a programação, haverá pela manhã visita da Equipe de Saúde da Família para aplicação de flúor na escola local e ainda ações do programa Bolsa Família e Junta Militar – com emissão da primeira via de Carteira de Identidade.

Os moradores da localidade vão ter também um ‘Espaço Beleza’ para cortes de cabelos, hidratação e designer de sobrancelhas.

Ainda, conforme a programação, haverá à noite Missa em Ação de Graças e inaugurações do Posto de Saúde e do calçamento da comunidade.

Finalizando o dia de ações sociais, haverá participação das bandas Cláudio Silva & Banda C e Garota Estilosa.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar
18 de novembro · 06/11/2018 - 16h52 | Última atualização em 06/11/2018 - 16h55

Amarante vai sediar o V Encontro Cultural de Capoeira


Compartilhar Tweet 1



O Centro Cultural e Educacional Magia da Capoeira vai realizar em Amarante, no dia 18 de novembro, o V Encontro Cultural de Capoeira.

O evento vai acontecer na Unidade Escolar da Costa e Silva, com a presença de pais de alunos, amigos e amantes da capoeira. Durante a programação, que terá início às 16h, haverá batizado, troca de cordas e roda livre.

“Nós estamos novamente com um grande acontecimento voltado aos nossos jovens e aos amantes da capoeira. O nosso trabalho tem sido contínuo e com retorno satisfatório no social e também no familiar”, afirmou o organizador contramestre Pelourinho.

O encontro tem a supervisão do mestre Caçador, do Maranhão, e do mestre Raio Negro, de São Paulo.

 


Fonte: Somos Noticia
Comentar
Mais educação · 06/11/2018 - 16h35 | Última atualização em 06/11/2018 - 17h33

‘Mostra IFPI’ é realizado pela primeira vez no Ginásio Poliesportivo no município de Amarante


Compartilhar Tweet 1



Os professores e alunos do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus de Angical, fizeram na manhã desta terça-feira (6/11), no Ginásio Poliesportivo Municipal a ‘Mostra IFPI’, realizada pela primeira vez em Amarante.

O evento, que aconteceu das 9h às 11h40 em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, contou com apresentação de cursos, serviços e setores da instituição.

A mostra, que estava prevista para acontecer na praça do Pousada Velho Monge, no Centro de Amarante, foi realizada no Ginásio Poliesportivo Municipal por causa da forte chuva que caiu na cidade.

 


Fonte: Somos Noticia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em Amarante, no próximo domingo (25/11), será realizado o XV Festival da Cultura Afro, na comunidade Mimbó, a partir das 8h.

O evento, é um espaço dedicado à beleza negra, chega a 15 anos de tradição com um dia de manifestações culturais e muita animação ao público presente.

As festividades do dia são alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado em todo o Brasil no dia 20 de novembro.

 


Fonte: Somos Notícia
Comentar
Esporte para crianças · 31/10/2018 - 19h59 | Última atualização em 31/10/2018 - 20h07

Grupo Pitágoras realizou jogos interclasses no município de Amarante


Compartilhar Tweet 1



O Grupo Pitágoras realizou, nos dias 24, 25 e 26 de outubro, os Jogos Interclasses envolvendo a participação de alunos do 4º ao 9º ano. Segundo a organização, a programação esportiva, realizada sob o comando do professor Taylson, teve as seguintes modalidades: voleibol feminino e futsal masculino, contando com premiação de medalhas e troféus para os ganhadores.

Além do benefício pedagógico, a diretora administrativa e presidente do Grupo Pitágoras, Maria Rodrigues, considera de grande valor o entretenimento dos meninos.

“Queremos agradecer à instituição por nos proporcionar momentos tão agradáveis nesses jogos interclasses. Bom mesmo é poder ver a felicidade no semblante de todos, pois é um grande prazer”, afirmaram os demais alunos do 9º ano.

 


Fonte: Somos Noticia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Amarante vai sediar, na próxima terça-feira (06/11), uma mostra com apresentações de projetos e cursos do Instituto Federal do Piauí (IFPI), núcleo de Angical.

O evento será intitulado ‘Um dia de IFPI’, e traz como proposta possibilitar que jovens alunos conheçam os cursos e a estrutura que o instituto dispõe em Angical. A ação, que já foi realizada em outros municípios como São João do Piauí e Parnaíba, vai acontecer das 8h às 11h e traz para Amarante um histórico de sucesso.

O diretor-geral do Instituto, Rogério Azevedo, se diz um entusiasta. Ele disse ainda que a ideia da interiorização do IFPI visa possibilitar o alcance do ensino de qualidade aos jovens no estado.

Os detalhes da organização foram definidos na manhã desta segunda-feira (29/10), na sede da Secretaria Municipal de Cultura.

 


Fonte: Somos Noticia
Comentar
Suporte à população · 30/10/2018 - 17h15 | Última atualização em 30/10/2018 - 17h18

Prefeitura de Amarante é contemplada com ambulância por meio de emenda parlamentar


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Amarante foi contemplada, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, nesta sexta-feira (26/10), com uma ambulância que vai dar suporte ao município melhorando a qualidade dos atendimentos em saúde.

O prefeito Diego Teixeira falou sobre a conquista e enfatizou a melhoria da qualidade de vida como objetivo da administração.

“É com imensa satisfação que anuncio essa conquista para o município. Esse passo importante somente foi possível por meio de uma emenda parlamentar do senador Ciro Nogueira e da deputada Iracema Portella. Sem dúvida, buscar benefícios para melhorar a qualidade de vida é o objetivo da nossa administração”, disse ele.

 


Fonte: Somos Noticia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Amarante, por meio da Assistência Social do município, realizou um encontro com as gestantes do grupo ‘Mães Saudáveis’, nesta sexta-feira (26/10).

O grupo teve hoje a participação de duas médicas cubanas, Madalena Fernandez Moreno e Liliana Gago Haber – integrantes de Equipes de Saúde da Família (ESF). Elas falaram às futuras mães sobre a importância do aleitamento materno.

A ação acontece no município através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). A finalidade segundo informações, é ofertar às gestantes uma preparação para a chegada do bebê.

Ao final do ciclo de reuniões, as gestantes recebem enxovais, entregues pela Assistência Social do município.

Para integrar o grupo de gestantes, a mulher deve receber o Bolsa Família, ter o Benefício de Prestação Continuada (BPC), estar realizando o pré-natal e estar com, no mínimo, 5 meses de gestação.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar
Sonho de Menina · 26/10/2018 - 11h16 | Última atualização em 26/10/2018 - 17h06

Prefeitura inicia os encontros de adolescentes para o I Baile de Debutantes de Amarante


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Amarante, através da da Secretaria Municipal de Assistência Social deu início nesta quinta-feira (25/10), os encontros de adolescentes para o I Baile de Debutantes: "Sonho de Menina".

Marcado para dezembro, o baile contempla jovens que tenham 15 anos, ou que completem 15 anos até a realização da festa, cujas famílias sejam beneficiárias do programa Bolsa Família.

Os encontros, que serão realizados a cada 15 dias, serão realizados na sede da Secretaria de Assistência Social do município.

"Na ocasião serão discutidos temas para o fortalecimento dos vínculos familiares e a autonomia das adolescentes, sendo que no último encontro vamos ofertar o baile a elas", afirmou a secretária de Assistência Social, Ana Tércia.

Sobre a iniciativa, o prefeito Diego Teixeira afirmou que "a ação representa o melhor desejo de proporcionar esse momento especial na vida dessas jovens e suas famílias".

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar
Obras iniciadas em até 60 dias · 26/10/2018 - 08h04 | Última atualização em 26/10/2018 - 08h45

Prefeito de Amarante anuncia construção do Residencial da Costa e Silva com 100 casas no município


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Amarante, Diego Teixeira teve um encontro nessa quarta-feira (24/18), com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy. Na ocasião, o gestor foi informado que cem casas adquiridas pelo programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ devem ter as obras iniciadas em até 60 dias no município.

A novidade foi anunciada oficialmente aos amarantinos com satisfação pelo próprio gestor em seu perfil no Facebook.

"Recebi (do ministro) a informação de que as cem casas que conseguimos para Amarante por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, terão as obras iniciadas em até 60 dias. Estou feliz demais com essa conquista."

De acordo com informações, as casas vão formar um novo conjunto habitacional, que vai contemplar cem famílias de Amarante. O prefeito informou que o espaço habitacional vai receber o nome 'Residencial Da Costa e Silva', e será construído nas proximidades do bairro Baixa Verde.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito municipal de Amarante, Diego Teixeira visitou a deputada Iracema Portella no seu gabinete em Brasília e o ministro das Cidades Alexandre Baldy nessa quarta-feira (24/10). O objetivo, segundo ele, foi a busca por melhor qualidade de vida para Amarante.

A visita, disse ele, resultou na obtenção de recursos para pavimentação, como também para investimentos na área da Saúde. Na ocasião da visita, estiveram com Diego Teixeira o prefeitos Junior Bill, de São Pedro do Piauí.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar
Meninos de ouro · 24/10/2018 - 17h08 | Última atualização em 24/10/2018 - 17h19

Município de Amarante conquista 4 medalhas de ouro na I Copa Palmeirais


Compartilhar Tweet 1



Alunos do Judô de Amarante participaram da I Copa Palmeirais de Judô, nesta terça-feira (23/10), e trouxeram para casa quatro medalhas de ouro. A conquista foi recebida com satisfação pela secretária de Assistência Social, Ana Tércia.

Os alunos participam dos treinamentos por meio do projeto social da prefeitura, iniciado há menos de 2 anos. Os alunos são treinados de segunda-feira a quarta-feira.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar
De 22 a 24 de Novembro · 18/10/2018 - 18h07 | Última atualização em 22/10/2018 - 15h54

Exposição do fotógrafo Victor Melo sobre as marcas do Quilombo Mimbó será realizada na UFPI


Compartilhar Tweet 1



A exposição do fotógrafo Victor Melo, sobre as marcas do Quilombo Mimbó de Amarante, será realizada entre os dias 22 e 24 de Novembro, na Galeria de Artes do CCE, na UFPI em Teresina, que estará aberta ao público das 8h às 18h.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Amarante
Comentar
Outubro Rosa · 16/10/2018 - 16h28 | Última atualização em 16/10/2018 - 17h06

Prefeitura de Amarante promove atividades sobre Outubro Rosa com usuários da UBS Mamede Rodrigo


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou atividades em alusão ao Outubro Rosa, nesta terça-feira (16/10), com usuários da UBS Mamede Rodrigo.

Uma equipe com profissionais promoveu diversas atividades como palestras, distribuição de brindes, exibição de vídeos e um lanche ao final do evento.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar