Compartilhar Tweet 1



A população do município de Alvorada do Gurgueia se reuniu na tarde de sábado (11/05) para recepcionar o Deputado Federal Marcos Aurélio Sampaio (MDB), o mesmo visitou a cidade e as localidades da zona rural, Barra de santana e Assentamento Boa Esperança  a convite do jovem líder político, Lécio Gustavo.

Na oportunidade,Lécio apresentou algumas demandas do município e também aproveitou para levar o parlamentar para conhecer de perto o potencial agrícola, comercial e turístico.

O deputado firmou compromisso com as lideranças e prometeu designar emendas em benefício do município.

“É de extrema importância que tenhamos um parceiro do nosso município, que tenha força de vontade para trabalhar em benefício da população. Estaremos empenhados, levando nossas demandas para o nosso deputado, para que ele possa estar destinando melhorias ao nosso município. Quem ganha é a nossa população” disse Lécio em entrevista ao Portal Gurguéia.

    Fotos: Reprodução


 

 

Comentar
Trabalhando para a população · 12/04/2019 - 08h33

Conheça os vereadores Eldimar e Genésio de Alvorada do Gurgueia


Compartilhar Tweet 1



Os vereadores Eldimar (PTB) e Genésio (PTB), presidente da Câmara, são parlamentares experientes de Alvorada do Gurgueia, que vem trabalhando cada vez mais em prol da população.

O vereador Genésio já tem cinco mandatos como vereador e já foi cinco vezes como presidente da Câmara Municipal.

Já o vereador Eldimar tem três mandatos e é agricultor, motorista e operador de máquina.

As sessões na Câmara são realizadas durante três sextas no mês.

O município fica à 530 km da capital Teresina.

Vereador Eldimar (PTB)
Vereador Eldimar (PTB)  
Vereador Eldimar (PTB) e presidente Genésio (PTB) 
Vereador Eldimar (PTB) e presidente Genésio (PTB)  

 

Comentar

Por volta das 15hs da tarde de ontem, quinta-feira (28/03), mais um acidente foi registrado na BR-135, também conhecida como ‘rodovia da morte’. Houve um capotamento há cerca de (08) km da cidade de Alvorada do Gurguéia no sentido Colônia, região Sul do estado.

Conformes informações, o condutor de uma caminhonete perdeu o controle após passar numa poça d’água e capotou o veículo.

Além do motorista, mais três pessoas ocupavam a caminhonete, entre elas uma criança e uma idosa. O carro teria saído de Teresina com destino a Brasília.

As quatro vitimas foram socorridas por uma equipe do hospital de Alvorada do Gurgueia e levadas para o Hospital Regional de Bom Jesus. Um homem sofreram escoriações, a criança e a idosa saíram saíram ilesas do acidente.

A identidade das vitimas não foi divulgada. O carro foi retirado do local do acidente por  uma empresa auto socorro.

 


Fonte: Portal Ponto X
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dados da pesquisa entomológica do Aedes aegypti apontam que aumentou o número de municípios que estão com alta infestação do vetor. São 108 cidades no Piauí, incluindo Alvorada do Gurguéia, que estão em alerta e têm risco para ocorrência de surto das doenças relacionadas ao mosquito, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, referente aos meses de fevereiro e março deste ano.

O boletim também aponta a diminuição na redução dos casos de arboviroses em relação ao ano passado. Em 2018 foram notificados 575 casos de dengue em 34 municípios, já esse ano foram 378 casos em 42 municípios, representando uma redução de 34,4%. Já, Chikungunya reduziu 76,5%, foram 170 casos em seis cidades em 2018 e este ano foram 40 casos em 10 cidades.

 


Fonte: Ccom
Comentar
Aplicação na educação · 23/10/2018 - 15h45

Alvorada do Gurgueia tem seu FUNDEF bloqueado pelo TCE


Compartilhar Tweet 1



O Tribunal de Contas do Estado do Piauí decidiu pelo bloqueio da conta do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) de Alvorada do Gurgueia.

A decisão atende pedido formulado pelo Ministério Público de Contas, para garantir a aplicação adequada dos recursos na educação pública.

Para que sejam liberados os 40% do FUNDEF, o MP de Contas solicitou que seja encaminhado ao TCE-PI o Plano de Ação Estratégico, em consonância com as metas e estratégias previstas no Plano Municipal de Educação. Também, que toda documentação exigida através do Acórdão nº 2.711-A-17/TCE-PI, que regulamenta meios de fiscalização da aplicação desses recursos, sejam entregues também ao TCE.

Em relação aos 60% do Fundo, o MPC-PI solicitou que, enquanto não julgado o mérito por parte do Tribunal de Contas da União, o gestor se abstenha de utilizar recursos do Fundo para realizar pagamento a profissionais.

 


Fonte: AsCom/MPC
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 1.329 votos e 64,85% dos votos válidos.


Para o Senado, Marcelo Castro teve 1.433 votos e 26,17%. E Ciro Nogueira teve, em Alvorada do Gurguéia, 1.423 votos e 27,97% dos votos válidos.


Os três primeiros colocados para deputado federal, em Alvorada do Gurguéia, foram: Iracema Portella com 1.084 votos (36,00%). Rejane Dias com 642 (21,32%) e Marcos Aurélio Sampaio com 498 votos (16,54%).


Os três primeiros colocados para deputado estadual, em Alvorada do Gurguéia, foram: Coronel Carlos Augusto 1.105 votos (37,46%); Fernando Monteiro com 574 (19,46%); e Marden Meneses teve 292 votos (9,90%).

 

Comentar

O I Seminário de Ciências Biológicas do Vale do Gurguéia (I SCBVG) e XI Semana da Biologia terá como tema “Desafios, inovações e avanços em Ciências Biológicas na região sul do Piauí para redução das desigualdades no âmbito nacional”. O evento será promovido em sua primeira edição sob a coordenação de membros do corpo docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, juntamente com discentes do centro acadêmico e demais alunos, do Campus Professora Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí (CPCE-UFPI), em de Bom Jesus.

A programação ocorrerá entre 16 e 19 de outubro durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2018), nas dependências do CPCE, com atividades de extensão realizadas também na Fazenda Alvorada, em Alvorada do Gurguéia, na Praça Central de Bom Jesus e em Cristino Castro. Serão ofertadas palestras, mesas-redondas e minicursos.

O I SCBVG tem como objetivo contribuir com a formação de profissionais.

 


Fonte: Portal Gurguéia
Comentar

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quarta-feira (12/09), os nomes dos professores vencedores e destaques da etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil.

A professora Marlice Saraiva de Sousa, da Escola Agrícola do DNOCS, de Alvorada do Gurguéia, foi destaque  na categoria Ensino Médio (F), com o relatório "Arte tivemos esse resultado, a formação do título".

Criado em 2005, o prêmio é voltado a professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Nesta edição, segundo o MEC, 4.040 professores de todo o país se inscreveram.

Confira todas as informações na matéria completa.

Os resultados estão disponíveis na página oficial da premiação. 

 

 


Fonte: Com informações da Agência Brasil
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Alvorada do Gurguéia entrou na lista de município que irão receber auxílio de Forças Federais durante as eleições.O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) divulgou a lista na tarde da terça-feira (08/08). O reforço na segurança foi aprovado na segunda-feira (07/08) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, serão 114 cidades a receber topas que ajudarão a garantir a segurança na votação e apuração do resultado nas urnas. 

Além das cidades no Piauí, serão contemplados 11 municípios do Acre, 41 do Rio de Janeiro, 72 do Maranhão.

De acordo com o artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), uma vez constatada a anormalidade da situação, é competência do TSE requisitar Força Federal com o objetivo de garantir a normalidade da votação e da apuração dos resultados.

Confira aqui a lista completa

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A 1ª Seresta Bar do Selinho acontece no dia 1º de setembro, em Alvorada do Gurguéia.

O evento irá contar com a animação de Valdiney dos Teclados, Carretinha O Sallan, e paredões de som. A organização é de Selino e Zezinho Eventos com apoio do Rocha CD's.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Mesmo com a contínua redução no número de casos de dengue, zika e chikungunya, dados da pesquisa entomológica do mosquito Aedes aegypti apontam que alguns municípios estão com alta infestação do vetor e têm risco para ocorrência de surto dessas doenças. O município de Alvorada do Gurguéia e mais outros 65 cidades entraram nos dados divulgados no boletim.

 A pesquisa, realizada no mês de maio pelos municípios, foi apresentada nesta quinta-feira (28/06), pela Sala de Controle à Arboviroses, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Segundo o boletim da 25ª Semana Epidemiológica, houve uma redução de 92,3% dos casos de chikungunya em relação ao mesmo período de 2017, aonde foram notificados 3.714 de casos prováveis e este ano foram 285. Os casos de dengue também reduziram: ano passado houve 4.206 e em 2018, 1.206 casos notificados, representando uma redução de 70,5%.

Confira aqui o boletim de dados.

 

 


Fonte: CCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um ônibus tombou na BR-135 próximo ao município do Alvorada do Gurguéia.  A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que quatro passageiros tiveram ferimentos leves.

Na última quarta-feira (28.02), também na BR-135, na altura do município de Bom Jesus, um caminhão carregado de gesso tombou na pista que ficou interditada das 18h30 às 22h.  Nesta ocorrência, a PRF informou que o motorista, que não teve a identidade revelada, perdeu  o controle do veículo. Não houve mortes ou feridos.

    Foto: Divulgação/PRF

 


Fonte: Portal Gurguéia
Comentar
Festa de abertura do Carnaval · 11/01/2018 - 16h24 | Última atualização em 23/01/2018 - 16h15

Dupla Damara e Dina estará em Alvorada do Gurguéia neste dia 20


Compartilhar Tweet 1



Cartaz de Publicidade Dupla Damara e Dina
Cartaz de Publicidade Dupla Damara e Dina    Clube do Rosal

https://youtu.be/CnRXK8So-DE


Fonte: Clube do Rosal
Comentar
Movimento em Prol da BR-135 · 30/08/2017 - 15h32 | Última atualização em 04/09/2017 - 15h44

Em Alvorada do Gurguéia: Nova Manifestação em prol de Alargamento da BR-135 Veja o Vídeo!


Compartilhar Tweet 1



Inconformada com o descaso em que as autoridades politicas estão fazendo. Diante do crescente numero de vitima acidentadas ou fatais na BR-135, a população de Alvorada do Gurguéia, a 539 km de Teresina, interditou parcialmente a BR-135, que liga o Piauí ao estado da Bahia, durante o protesto que teve início às 8h desta quarta-feira (30). De acordo um dos moradores, a manifestação é por conta da falta de sinalização adequada da via, como, redutores de velocidades em trechos de grande risco à vida do condutor ou pedestre, lombadas (quebra-molas) e o mais importante frisado pela população, alargamento e acostamento da BR.


Fonte: Marcos Sallan
Conquista Popular · 19/07/2017 - 21h32 | Última atualização em 20/07/2017 - 08h09

Governador autoriza a recuperação da PI que dá acesso a cidade de Alvorada do Gurguéia


Compartilhar Tweet 1



O Governador Wellington Dias ordenou a Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans) à iniciar procedimento licitatório destinado à contratação de empresas para realização de obras de pavimentação asfáltica, que contemplarão todos os 224 municípios. Executando a solicitação, a SETRANS/PI marcou para o dia 11 de agosto a abertura da concorrência 08/2017, com valor estimado em mais de R$ 222 milhões.

A licitação prevê 665 mil quilômetros de pavimentação. O projeto diz que as obras são de grande importância social.

Na cidade de Alvorada do Gurguéia será aplicado uma camada asfáltica no percusso de 2600 metros da PI que dá acesso a cidade, ligando-á a BR-135. "Talvez o auge das manifestações da polêmica envolvendo a BR 135 tenha influenciado."


Fonte: Divulgação/CCOM

Compartilhar Tweet 1



Nesta quinta-feira (06/07), os assessores Marcos Sallan e Francinaldo Cardoso participaram do treinamento de capacitação do Portal da Transparência na Associação Piauiense de Municípios (APPM).
A qualificação tem como base na necessidade de ampliar os mecanismos técnicos e facilitar a inserção de arquivos.A capacitação foi gratuita para todos os municípios que ocorreu no auditório da entidade.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Na noite deste domingo (18/06), um homem de aproximadamente 50 anos foi assassinado com um golpe de faca no peito, na zona rural de Alvorada do Gurguéia, localidade conhecida como setor 2.

José Ailson de Sousa teve uma perfuração no peito e veio a óbito imediatamente. O acusado de ter praticado o crime é conhecido popularmente como Nascimento, que foi preso, com a ajuda da Polícia de Bom Jesus e Colônia do Gurguéia.

O criminoso estava trancado dentro de sua residência. Quando a Polícia invadiu a casa para efetuar a prisão o mesmo ainda estava com a faca usada para praticar o crime em punho.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal do Gurguéia
Concursos · 16/06/2017 - 16h16 | Última atualização em 16/06/2017 - 18h32

Prefeitura de Alvorada do Gurguéia lançará concurso público, 23 novas vagas


Compartilhar Tweet 1



Foi publicado no Diário Oficial dos Municípios, nesta última quarta-feira, dia 14/06, a Lei nº 252, de 08 de junho de 2017, que cria novos cargos, os quais passaram a fazer parte da estrutura administrativa do município. A lei passou a vigorar na data da publicação.

Veja a baixo a Lei na integra!


Fonte: Marcos Sallan
Corte de Energia · 05/06/2017 - 17h35 | Última atualização em 09/06/2017 - 08h54

Toda a cidade de Alvorada do Gurguéia ficará sem energia no domingo


Compartilhar Tweet 1



Em comunicado enviado à "Rádio Gurguéia FM 87,9", a Eletrobras-PI, informa a população de toda a cidade de Alvorada do Gurguéia, e quando se diz toda, incluem-se também as comunidades do município, que haverá o desligamento do fornecimento de energia elétrica, no horário que compreende de 06h às 10h, do próximo domingo, Atualização:dia, 18 de junho de 2017.

Serão realizados serviços de manutenção e melhorias na rede elétrica. Veja o comunicado na integra!


Fonte: Marcos Sallan
Foi proibido Som Automotivo? · 01/06/2017 - 17h05 | Última atualização em 02/06/2017 - 09h18

Foi Proibido? Proprietários de som automotivo em reunião com o Comando Policial Militar


Compartilhar Tweet 1



A cidade de Alvorada do Gurguéia foi representada pelos membros do Conselho Tutelar, pelo jovem Marcos Sallan, representando o Conselho Municipal de Direitos – CMDCA e a Rádio Gurguéia FM 87,9 além do Vereador Presidente, Genésio Carvalho, e o Secretário Municipal de Administração, Wiliam Guimarães, na reunião do Comando da 2ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Capitão César Augusto, com proprietários de sons automotivos (todo veiculo que possui som, interno ou externo de qualquer porte).


Fonte: Marcos Sallan

Compartilhar Tweet 1



O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 9 de junho a campanha de vacinação em todo o Brasil. O Governo do Estado convoca a população a procurar os postos de saúde municipais.

A meta é atingir 90% da população nos grupos elegíveis para a vacinação. No Piauí, aproximadamente 447 mil pessoas se vacinaram até agora, representando 64 % do público vacinal. O Estado recebeu do Ministério da Saúde 884.300 doses da vacina para cobertura estadual, nas quais já foram repassadas integralmente aos municípios.

Destacam-se os municípios com melhores coberturas vacinais: Socorro do Piauí, atingindo já 100% da cobertura prevista; Milton Brandão, com 99,51%; Rio Grande do Piauí, com 98,48%; Sebastião Leal, com 95,68%; e Alvorada do Gurguéia, com 95,17%.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal do Governo do Estado do Piauí

Compartilhar Tweet 1



Alvorada do Gurguéia foi uma das 92 cidade do país e a única do Piauí contemplada pelo projeto "Conecta Biblioteca", realizado pena ONG Recode e Caravan Studios.
O programa é um estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas.

A biblioteca do município foi revitalizada e climatizada, recebendo vários livros. Além disso o professo Pedro Neto foi enviado ao RJ para uma capacitação.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal B1
Prazo até dia 31 de maio · 09/05/2017 - 11h44

Dr. Delano alerta sobre bloqueio de contas por causa do IEGM


Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias recebeu, na última segunda-feira (17/04), no Palácio de Karnak, um grupo de vereadores e líderes políticos do município de Alvorada do Gurguéia, situado a 512 km ao sul de Teresina.

Entre as obras autorizadas, destacam-se o recapeamento do anel viário de acesso à cidade, construção de um estádio de futebol e reinício da construção do Matadouro Público e de um Hospital de Pequeno Porte. Por meio do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), deve ser construída uma ponte sobre o Rio Gurguéia, para cesso ao povoado Capitão de Campo.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do portal do Governo do Estado do Piauí
Alvorada do Gurguéia · 16/02/2017 - 21h11 | Última atualização em 17/02/2017 - 11h24

Alvorada Club alcança o título de Campeão do Futsal 2017


Compartilhar Tweet 1



Com uma final surpreendente, que aconteceu neste último dia, 26/01, o Municipal de Futsal, evento que aconteceu no Ginásio Poliesportivo, Raimundo Nonato da Silva, elevou o nível na disputa onde o time Alvorada Club sagrou-se campeão, impondo uma derrota contra Amigos FC, de 1x0. Segundo a equipe vencedora, embora mais 75% da torcida fosse do Amigos FC, eles estavam determinados a vencerem, e foram construindo o seu árduo caminho ao longo de todo o campeonato, chegando a surpreendente vitória na final.

O prêmio em dinheiro foi de R$ 1.000,00 para primeiro colocado e R$ 500,00 para o segundo além de medalhas para as equipes da final.

Você pode conferi toda a partida no vídeo logo a baixo, filmado em FULL HD (altíssima resolução) por: Marcos Sallan I. Bezerra.


Fonte: Marcos Sallan