Compartilhar Tweet 1



A vereadora Alcileide Campos Martins de Amorin, na manhã desta quarta-feira (13/11), faleceu aos 40 anos lutando contra um câncer, no hospital regional de Bom Jesus, segundo informações do site portalb1.

Alcileide era também técnica de enfermagem, inclusive exerceu a profissão no município Cristino Castro onde nasceu, antes de ir para a vizinha Alvorada do Gurgueia iniciando sua carreira política sendo vereadora de segundo mandato.

    Reprodução

 


Fonte: PortalB1
Comentar

A Escola Agrícola de Alvorada do Gurguéia, realizou a IV edição do 'LiterArte', projeto que, nessa edição, abordou a literatura piauiense, destacando o autor Torquato Neto, no último sábado (02/11).

Esse projeto, na sua II edição foi destaque nacional no prêmio professores do Brasil. O 'LiterArte' é de autoria da professora Marlice Saraiva.

O evento atraiu uma grande multidão, estando presente autoridades políticas e religiosas, como os vereadores Valmir Paixão, Aderialdo Costa, Edimar Oliveira e José Evertano, o pastor Samuel Filgueira e o padre Márcio Batista, o empresário Ildegildo Monteiro e o pré candidato a prefeito Capitão Pinheiro.

 

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Alvorada do Gurguéia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Lécio Gustavo e deputado Marcos Aurélio buscando melhorias para o abastecimento de água de Alvorada do Gurguéia se reuniram com o Superintendente da Funasa no Piauí, Dr. Raimundo José, na manhã de sexta-feira (27/09).

Na ocasião, trataram sobre os sistemas de abastecimento de água dos bairros Primavera e Novo Horizonte.

O Superintendente Regional José Raimundo, fez contato imediato com a FUNASA Nacional para reforçar o pedido de liberação da 2ª Etapa do Convênio TC/PAC 0441/2014, já que a primeira etapa foi realizado 100% do pagamento. O Deputado Marcos Aurélio, conversou com o Superintendente Nacional sobre o assunto e classificou a situação como de emergência para o abastecimento de água em Alvorada do Gurgueia.

 A FUNASA Nacional aprovou e autorizou a liberação do recurso da 2ª Etapa.

Lécio destacou que a população estará atenta e acompanhará de perto cada ação realizada referente a esse assunto.

 


Fonte: Portal Gurgueia
Comentar
Movimentação política · 24/09/2019 - 15h32 | Última atualização em 24/09/2019 - 15h54

Pré-candidata a prefeita de Alvorada do Gurgueia esteve com o senador Marcelo Castro


Compartilhar Tweet 1



A liderança política e pré-candidata a prefeita de Alvorada do Gurguéia, Professora Bruna, esteve com o senador Marcelo Castro, nessa sexta-feira (20/09). As lideranças políticas do município de Altos, Antônio Fausto e Janaína Pires, também marcaram presença.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: AsCom
Comentar
Gestão Vergonhosa · 17/09/2019 - 09h34 | Última atualização em 17/09/2019 - 10h01

População de Alvorada do Gurgueia vai às ruas para manifestar contra falta de água nas casas


Compartilhar Tweet 1



Moradores dos Bairros Primavera e Novo Horizonte em manifesto a falta de abastecimento de água no município de Alvorada do Gurgueia vão as ruas nesse domingo (15/09).

Segundo moradores, o sistema de abastecimento já foi finalizado e o prefeito por não prestar conta com o convênio fica impossibilitado de ligar a água para a população.

No vídeo é ressaltado que na cidade tem um poço jorrando água e é atração turística, mas não tem água na casa das famílias que lá moram.

Confira o Vídeo:

 

 


Fonte: AsCom / Organização da Manifestação
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os moradores de Alvorada do Gurgueia reclamam do mau abastecimento de água na cidade. Segundo eles, a gestão municipal não dá importância ao sofrimento da população.

Eles relatam que foram instaladas 5 caixas d'água, mas não funcionam. à noite muitos ficam esperando água chegar e não chega. 

"Temos caixa d'água de enfeite! As pessoas sofrem muito.", disse uma moradora.

Ainda segundo ela, algumas famílias são abastecidas através de caminhões pipas, mas não abastece a todos e motoristas aparentam se recusar a dar água para pessoas que não votaram no atual prefeito.

Veja o vídeo:

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Prefeito de Alvorada do Gurguéia, Luís Ribeiro Martins, negou o pedido de efetivação de empréstimos consignados feito pelos servidores municipais. O pedido foi formalizado pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Alvorada do Gurguéia (SINSMAG).

O gestor alegou que o município teria um convênio com a Caixa Econômica Federal e que devido a muitos empecilhos e complicações se viu obrigado a exigir a rescisão do convênio de consignação com a CEF.

O município já responde a um processo administrativo juntamente com o secretário de administração por negar o pedido de desconto em folha de 1% dos vencimentos dos servidores filiados para contribuição sindical, o prazo final para resposta seria dia 12 de agosto. 

Sindicato

A diretoria do sindicato informou que vai entrar com um novo mandado de segurança, pois o gestor atuou de forma arbitrária e não atentou ao interesse da coletividade.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Juízo da Vara Única da Comarca de Cristino Castro, em análise do Mandado de Segurança impetrado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada do Gurguéia (SINSMAG), deferiu liminar para que o município proceda os descontos de contribuições sindicais dos filiados do SINSMAG que expressamente o autorizaram, bem como o repasse de tais valores ao sindicato. A decisão é datada no dia 1º de agosto de 2019.

O sindicato alega que tem como única fonte de renda, a contribuição voluntária proveniente de seus associados, que deveria ser descontada em folha de pagamento dos filiados, mediante autorização por escrito inserta na ficha de filiação, mas que o secretário de Administração, William Guimarães Vital Ferreira, através de ofício, comunicou que não efetuaria os descontos e o respectivo repasse.

O juízo ainda fixou multa no valor de R$ 500 por dia de atraso ao secretário e ao município, que respondem solidariamente.

 

 

Comentar
Esporte · 11/07/2019 - 17h06 | Última atualização em 11/07/2019 - 17h07

Time de Alvorada do Gurguéia disputará final do Copão Currais dia 13 de julho


Compartilhar Tweet 1



Acontecerá neste sábado (13/07), no clube Central Show, a grande final do 1º Copão Currais -PI, com o jogo entre os times de Alvorada do Gurguéia e Colônience.

A partida começará às 15h45 e logo após o término, haverá uma festa liberada onde ocorrerá, das 20h às 21h, a entrega da premiação para o grande campeão.

    AsCom

 


Fonte: AsCom
Comentar
Recursos para o município · 09/07/2019 - 10h37 | Última atualização em 09/07/2019 - 11h48

Liderança política de Alvorada do Gurguéia se reúne com o senador Marcelo Castro


Compartilhar Tweet 1



A reunião de Lécio Gustavo, liderança política do município de Alvorada do Gurguéia, acompanhado do vereador Edvam Duarte, de Lagoa do Piauí, com o senador Marcelo Castro, nesta segunda-feira (08/07), teve como pauta a solicitação de recursos para os municípios.

    Foto: Reprodução/Instagram senador Marcelo Castro

 


Fonte: Reprodução/Instagram Marcelo Castro
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A empresa Geoscan foi encaminhada pela Caixa Econômica Federal para realizar a sondagem de solo na comunidade Cascavel em Alvorada do Gurguéia, com a finalidade da construção de um Ginásio Poliesportivo coberto, para proporcionar a prática de esportes e outras atividades para a comunidade.

A ação de emenda parlamentar foi feita pela senadora e hoje vice governadora Regina Sousa que prontamente atendeu o pedido do grupo político da oposição de Alvorada do Gurguéia liderado pela professora Bruna.

    Divulgação
    Divulgação

 


Fonte: Divulgação
Comentar
Parcerias federais · 02/07/2019 - 10h31 | Última atualização em 02/07/2019 - 11h56

Senador Marcelo Castro recebe liderança política e empresários de Alvorada do Gurguéia


Compartilhar Tweet 1



O senador Marcelo Castro recebeu nesta segunda-feira (01/07), a liderança de Alvorada do Gurguéia professora Bruna e os empresários Antônio Ribeiro Neto, Francisco Monteiro Ferreira e Idegildo Monteiro Ferreira. O senador firmou parcerias no sentido de lutar por investimentos para o município.

    Divulgação/ Senador Marcelo Castro

 


Fonte: Divulgação
Comentar
DESTAQUES NO ESPORTE · 19/06/2019 - 13h40 | Última atualização em 19/06/2019 - 15h40

Times de Alvorada do Gurguéia são destaque na 2ª etapa do JEPEP´S em Bom Jesus


Compartilhar Tweet 1



A Escola Agrícola do DNOCS de Alvorada do Gurguéia, foi a grande campeã em duas categorias nos JEPEP´S (Jogos das Escolas Públicas Estaduais Piauienses), infantil masculino e infanto-juvenil, sendo assim destaque na 2ª etapa da competição.

A 2ª etapa da XIV edição do JEPEP’S, aconteceu no último sábado (15/06), no Ginásio Poliesportivo de Bom Jesus, na 14ª Gerência Regional do município. Foram selecionadas as equipes que representarão a região abrangida pela GRE na 3ª etapa do evento, que acontecerá em Teresina. Confira os vencedores de cada categoria:

Categoria Infantil Masculino

Campeão: Escola Agrícola do DNOCS (Alvorada do Gurguéia).

Categoria Infanto-juvenil Feminino

Campeão: CETI Franklin Dória (Bom Jesus).

Categoria Infanto-juvenil Masculino

Campeão: Escola Agrícola do DNOCS (Alvorada do Gurguéia).

Fonte B1.

 


Fonte: Portal B1
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A população do município de Alvorada do Gurgueia se reuniu na tarde de sábado (11/05) para recepcionar o Deputado Federal Marcos Aurélio Sampaio (MDB), o mesmo visitou a cidade e as localidades da zona rural, Barra de santana e Assentamento Boa Esperança  a convite do jovem líder político, Lécio Gustavo.

Na oportunidade,Lécio apresentou algumas demandas do município e também aproveitou para levar o parlamentar para conhecer de perto o potencial agrícola, comercial e turístico.

O deputado firmou compromisso com as lideranças e prometeu designar emendas em benefício do município.

“É de extrema importância que tenhamos um parceiro do nosso município, que tenha força de vontade para trabalhar em benefício da população. Estaremos empenhados, levando nossas demandas para o nosso deputado, para que ele possa estar destinando melhorias ao nosso município. Quem ganha é a nossa população” disse Lécio em entrevista ao Portal Gurguéia.

    Fotos: Reprodução


 

 

Comentar
Trabalhando para a população · 12/04/2019 - 08h33

Conheça os vereadores Eldimar e Genésio de Alvorada do Gurgueia


Compartilhar Tweet 1



Os vereadores Eldimar (PTB) e Genésio (PTB), presidente da Câmara, são parlamentares experientes de Alvorada do Gurgueia, que vem trabalhando cada vez mais em prol da população.

O vereador Genésio já tem cinco mandatos como vereador e já foi cinco vezes como presidente da Câmara Municipal.

Já o vereador Eldimar tem três mandatos e é agricultor, motorista e operador de máquina.

As sessões na Câmara são realizadas durante três sextas no mês.

O município fica à 530 km da capital Teresina.

Vereador Eldimar (PTB)
Vereador Eldimar (PTB)  
Vereador Eldimar (PTB) e presidente Genésio (PTB) 
Vereador Eldimar (PTB) e presidente Genésio (PTB)  

 

Comentar

Por volta das 15hs da tarde de ontem, quinta-feira (28/03), mais um acidente foi registrado na BR-135, também conhecida como ‘rodovia da morte’. Houve um capotamento há cerca de (08) km da cidade de Alvorada do Gurguéia no sentido Colônia, região Sul do estado.

Conformes informações, o condutor de uma caminhonete perdeu o controle após passar numa poça d’água e capotou o veículo.

Além do motorista, mais três pessoas ocupavam a caminhonete, entre elas uma criança e uma idosa. O carro teria saído de Teresina com destino a Brasília.

As quatro vitimas foram socorridas por uma equipe do hospital de Alvorada do Gurgueia e levadas para o Hospital Regional de Bom Jesus. Um homem sofreram escoriações, a criança e a idosa saíram saíram ilesas do acidente.

A identidade das vitimas não foi divulgada. O carro foi retirado do local do acidente por  uma empresa auto socorro.

 


Fonte: Portal Ponto X
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dados da pesquisa entomológica do Aedes aegypti apontam que aumentou o número de municípios que estão com alta infestação do vetor. São 108 cidades no Piauí, incluindo Alvorada do Gurguéia, que estão em alerta e têm risco para ocorrência de surto das doenças relacionadas ao mosquito, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, referente aos meses de fevereiro e março deste ano.

O boletim também aponta a diminuição na redução dos casos de arboviroses em relação ao ano passado. Em 2018 foram notificados 575 casos de dengue em 34 municípios, já esse ano foram 378 casos em 42 municípios, representando uma redução de 34,4%. Já, Chikungunya reduziu 76,5%, foram 170 casos em seis cidades em 2018 e este ano foram 40 casos em 10 cidades.

 


Fonte: Ccom
Comentar
Aplicação na educação · 23/10/2018 - 15h45

Alvorada do Gurgueia tem seu FUNDEF bloqueado pelo TCE


Compartilhar Tweet 1



O Tribunal de Contas do Estado do Piauí decidiu pelo bloqueio da conta do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) de Alvorada do Gurgueia.

A decisão atende pedido formulado pelo Ministério Público de Contas, para garantir a aplicação adequada dos recursos na educação pública.

Para que sejam liberados os 40% do FUNDEF, o MP de Contas solicitou que seja encaminhado ao TCE-PI o Plano de Ação Estratégico, em consonância com as metas e estratégias previstas no Plano Municipal de Educação. Também, que toda documentação exigida através do Acórdão nº 2.711-A-17/TCE-PI, que regulamenta meios de fiscalização da aplicação desses recursos, sejam entregues também ao TCE.

Em relação aos 60% do Fundo, o MPC-PI solicitou que, enquanto não julgado o mérito por parte do Tribunal de Contas da União, o gestor se abstenha de utilizar recursos do Fundo para realizar pagamento a profissionais.

 


Fonte: AsCom/MPC
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 1.329 votos e 64,85% dos votos válidos.


Para o Senado, Marcelo Castro teve 1.433 votos e 26,17%. E Ciro Nogueira teve, em Alvorada do Gurguéia, 1.423 votos e 27,97% dos votos válidos.


Os três primeiros colocados para deputado federal, em Alvorada do Gurguéia, foram: Iracema Portella com 1.084 votos (36,00%). Rejane Dias com 642 (21,32%) e Marcos Aurélio Sampaio com 498 votos (16,54%).


Os três primeiros colocados para deputado estadual, em Alvorada do Gurguéia, foram: Coronel Carlos Augusto 1.105 votos (37,46%); Fernando Monteiro com 574 (19,46%); e Marden Meneses teve 292 votos (9,90%).

 

Comentar

O I Seminário de Ciências Biológicas do Vale do Gurguéia (I SCBVG) e XI Semana da Biologia terá como tema “Desafios, inovações e avanços em Ciências Biológicas na região sul do Piauí para redução das desigualdades no âmbito nacional”. O evento será promovido em sua primeira edição sob a coordenação de membros do corpo docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, juntamente com discentes do centro acadêmico e demais alunos, do Campus Professora Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí (CPCE-UFPI), em de Bom Jesus.

A programação ocorrerá entre 16 e 19 de outubro durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2018), nas dependências do CPCE, com atividades de extensão realizadas também na Fazenda Alvorada, em Alvorada do Gurguéia, na Praça Central de Bom Jesus e em Cristino Castro. Serão ofertadas palestras, mesas-redondas e minicursos.

O I SCBVG tem como objetivo contribuir com a formação de profissionais.

 


Fonte: Portal Gurguéia
Comentar

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quarta-feira (12/09), os nomes dos professores vencedores e destaques da etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil.

A professora Marlice Saraiva de Sousa, da Escola Agrícola do DNOCS, de Alvorada do Gurguéia, foi destaque  na categoria Ensino Médio (F), com o relatório "Arte tivemos esse resultado, a formação do título".

Criado em 2005, o prêmio é voltado a professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Nesta edição, segundo o MEC, 4.040 professores de todo o país se inscreveram.

Confira todas as informações na matéria completa.

Os resultados estão disponíveis na página oficial da premiação. 

 

 


Fonte: Com informações da Agência Brasil
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Alvorada do Gurguéia entrou na lista de município que irão receber auxílio de Forças Federais durante as eleições.O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) divulgou a lista na tarde da terça-feira (08/08). O reforço na segurança foi aprovado na segunda-feira (07/08) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, serão 114 cidades a receber topas que ajudarão a garantir a segurança na votação e apuração do resultado nas urnas. 

Além das cidades no Piauí, serão contemplados 11 municípios do Acre, 41 do Rio de Janeiro, 72 do Maranhão.

De acordo com o artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), uma vez constatada a anormalidade da situação, é competência do TSE requisitar Força Federal com o objetivo de garantir a normalidade da votação e da apuração dos resultados.

Confira aqui a lista completa

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A 1ª Seresta Bar do Selinho acontece no dia 1º de setembro, em Alvorada do Gurguéia.

O evento irá contar com a animação de Valdiney dos Teclados, Carretinha O Sallan, e paredões de som. A organização é de Selino e Zezinho Eventos com apoio do Rocha CD's.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Mesmo com a contínua redução no número de casos de dengue, zika e chikungunya, dados da pesquisa entomológica do mosquito Aedes aegypti apontam que alguns municípios estão com alta infestação do vetor e têm risco para ocorrência de surto dessas doenças. O município de Alvorada do Gurguéia e mais outros 65 cidades entraram nos dados divulgados no boletim.

 A pesquisa, realizada no mês de maio pelos municípios, foi apresentada nesta quinta-feira (28/06), pela Sala de Controle à Arboviroses, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Segundo o boletim da 25ª Semana Epidemiológica, houve uma redução de 92,3% dos casos de chikungunya em relação ao mesmo período de 2017, aonde foram notificados 3.714 de casos prováveis e este ano foram 285. Os casos de dengue também reduziram: ano passado houve 4.206 e em 2018, 1.206 casos notificados, representando uma redução de 70,5%.

Confira aqui o boletim de dados.

 

 


Fonte: CCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um ônibus tombou na BR-135 próximo ao município do Alvorada do Gurguéia.  A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que quatro passageiros tiveram ferimentos leves.

Na última quarta-feira (28.02), também na BR-135, na altura do município de Bom Jesus, um caminhão carregado de gesso tombou na pista que ficou interditada das 18h30 às 22h.  Nesta ocorrência, a PRF informou que o motorista, que não teve a identidade revelada, perdeu  o controle do veículo. Não houve mortes ou feridos.

    Foto: Divulgação/PRF

 


Fonte: Portal Gurguéia
Comentar