Atribuído principalmente à expansão -

Produção de grãos no Brasil atinge 325,7 milhões de toneladas, com crescimento de 9,4%, estima a Con

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projetou para a safra 2024/25 uma produção recorde de 325,7 mi de toneladas de grãos no Brasil, um crescimento de 9,4% em relação à safra anterior. O aumento é atribuído principalmente à expansão de 2,1% na área plantada, que chega a 81,6 mi de hectares, e à recuperação de 7,1% na produtividade média das lavouras, que deve atingir 3.990 quilos por hectare.

Foto: Reprodução/CNAAgro

Entre os destaques, a produção de milho deve alcançar 122 mi de toneladas, com um aumento de 5,5% em relação ao ano passado. A soja também tem boas perspectivas, com uma produção esperada de 166 milhões de toneladas, o que representa um incremento de 18,3 mi de toneladas. Já o arroz terá uma colheita de 11,8 mi de toneladas, um aumento de 11,4% frente à safra anterior.

A produção de feijão também deve crescer, com estimativas de 3,3 mi de toneladas das três safras. A área de plantio de algodão aumentou 4,8%, e a expectativa é que o país colha 3,8 mi de toneladas, estabelecendo um novo recorde. Já o trigo deve registrar 9,1 mi de toneladas, com início do plantio previsto para abril nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.

Embora o clima tenha favorecido a maior parte das lavouras, a Conab alerta para possíveis desafios no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul devido a altas temperaturas e falta de água. Apesar disso, a previsão geral é de um excelente desempenho da safra brasileira de 2024/25.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco