Bem como, renda -

Plano Safra 2024/2025: Revolução tecnológica na agricultura familiar promete mais produtividad

O Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025 foi lançado com promessas de transformação para os agricultores familiares, introduzindo incentivos como a mecanização do campo e a criação de fundos garantidores para facilitar o acesso ao crédito destinado à compra de máquinas agrícolas de pequeno porte. Essas medidas visam aumentar a produtividade, reduzir custos operacionais e incentivar a permanência dos jovens no meio rural.

José Melchior, agricultor de Goiás, e Hélder Batista Silva, estudante da Escola Família Agrícola de Natalândia, em Minas Gerais, demonstraram otimismo com os novos recursos. Hélder, que planeja seguir os passos de seu avô como técnico agropecuário, enfatizou a importância da qualificação e da tecnologia para o futuro no campo. "Pretendo fazer uma faculdade e seguir os passos do meu avô no campo, com qualificação", afirmou.

Melchior destacou a necessidade de tratores pequenos que possam operar sem danificar o solo. Ele acredita que o Fundo Garantidor facilitará o acesso a essas máquinas, reduzindo o trabalho árduo e aumentando a renda dos agricultores. "A máquina, quando em operação, se paga. Com o Fundo Garantidor, o acesso às máquinas adequadas será mais fácil, o que diminuirá o trabalho penoso e aumentará a renda, incentivando os jovens a permanecer no campo", comentou.

Foto: Reprodução/Agência Gov (Divulgação/MDA).

Heidi Seidler, sócia de uma indústria de serrarias portáteis em Brasília, compartilhou sua experiência com máquinas simples e de fácil uso destinadas a pequenas comunidades envolvidas em manejo florestal e plantio de madeira. Ela explicou que sua empresa ensina os comunitários a operar as máquinas, agregando valor à madeira e melhorando a qualidade de vida das comunidades. "No Amazonas, quase todas as comunidades envolvidas em manejo florestal comunitário têm nossas máquinas. Para pequenas escalas, várias pessoas se unem e compram a máquina de forma comunitária, o que facilita seu uso e pagamento", disse.

Para marcar o lançamento do Plano Safra, uma exposição na Praça dos Três Poderes exibiu 45 máquinas agrícolas de pequeno porte, destacando-se pela diversidade e inovação tecnológica.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco